placardpt
    Portugal está nos quartos de final do Euro Sub-21

    Soldados da fortuna

    2023/06/27 19:17

    Portugal está nos quartos de final do Euro Sub-21! Com muito coração e pouca tranquilidade de jogo - apanágio desta campanha -, a equipa das Quinas venceu a Bélgica por 2-1, alinhou agulhas com o conveniente empate entre georgianos e belgas e marcou duelo com a Inglaterra no primeiro mata-mata da prova. Uma nova oportunidade para nos fazer sonhar... com o mesmo espírito de soldado, mas bem menos sofrimento, de preferência.

    A circunstância pedia a maior das concentrações aos jogadores portugueses, mas o primeiro minuto deve ter causado a uma vertigem de sensações no espetador luso. Ainda o relógio não tinha batido no primeiro minuto e o trauma das primeiras duas exibições parecia reencarnar no mais determinante dos jogos.

    Uma perda de bola de Samú Costa deixou o golo à mercê de Lois Openda, mas o temível avançado do Lens teimou em manter a seca na competição. Primeiro, ao acertar em cheio no poste da baliza de Celton Biai, permitindo, na recarga, a primeira grande parada ao guardião português. 

    A resposta não demorou a chegar por uma das figuras da companhia lusa: Pedro Neto furou o último terço belga, como se tivesse via verde na matrícula, mas o forte disparo impactou nas luvas de Maarten Vandevoordt.

    O mote parecia lançado e, embora as situações não mais surgissem com o mesmo fulgor, o espaço entre as linhas de meio-campo e defensiva de ambas as seleções eram o néctar a ser explorado.

    Depois de um jogo menos feliz, Celton Biai brilhou com boas intervenções @Getty Images

    Com mais pressa face ao cenário, a equipa das Quinas ultrapassou a pressão do miolo belga - as ações de Matazo sobressaíram - e a chegada à referida zona-chave começou a surgir. Por essa altura, Fábio Silva assustou, valendo novamente os reflexos do guarda-redes belga. 

    Ao perceber as dificuldades, a Bélgica compactou setores, baixou o ritmo do desafio e atacou pela certa. A mudança de paradigma quase surtiu efeito, não tivesse Balikwisha permitido nova parada importante a Celton Biai. 

    Reação, passo atrás e a fortuna nos pés de Dantas

    Com o resultado entre a Geórgia e os Países Baixos favorável às contas lusas, Portugal regressou sem receios, partiu para cima da Bélgica e retirou os frutos dessa postura.

    Fábio Silva deixou a bola a pairar em cima da linha de golo, numa espécie de aviso para a ação desenvolvida à esquerda - movimento insistentemente procurado pelo avançado - que esteve na génese da bomba que João Neves artilhou. Por fim, a festa lusa. Era hora de sonhar e não de...recuar.

    Precisamente o que viria a acontecer quase de imediato. Rui Jorge fez entrar Diego Moreira para o lugar de um dinâmico Francisco Conceição, mas foi Jacky Mathijssen a ganhar com as entradas de Raskin e Vertessen, bastando quatro minutos para o possante avançado cabecear para a igualdade, numa bela amostra da passividade defensiva evidenciada neste Europeu.

    Novamente em situação de eliminação, Portugal mostrou a atitude devida e, apesar de alguns calafrios motivados pela velocidade dos jovens belgas - Openda ainda viria a marcar em posição irregular -, o passaporte para os quartos chegaria da marca dos 11 metros, depois de falta sobre Henrique Araújo.

    Na hora da verdade, Tiago Dantas não tremeu e fulminou as redes de Maarten Vandevoordt. No final, a festa da comitiva portuguesa viria a confirmar-se, destoando nitidamente com a azia belga.

     

     

     

    jogos históricos
    U Terça, 27 Junho 2023 - 17:00
    Mikheil Meskhi Stadium
    Willy Delajod
    2-1
    João Neves 56'
    Tiago Dantas 89' (g.p.)
    Yorbe Vertessen 65'

    ESTÁDIO

    Mikheil Meskhi Stadium
    Lotação27 223
    Medidas-
    Inauguração1952
    Lances Capitais
    56´
    GOLO Portugal!
    João Neves marca
    João Neves marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    65´
    GOLO Bélgica!
    Yorbe Vertessen marca
    Yorbe Vertessen marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    82´
    GOLO INVALIDADO Bélgica
    anulado por fora de jogo assinalado a Openda
    89´
    GOLO Portugal
    Tiago Dantas marca de grande penalidade!
    Tiago Dantas marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Positivo
    Seleção em crescendo

    O jogo da equipa lusa esteve longe de ser brilhante, mas além da primeira vitória na competição, sentiu-se um ligeiro crescimento nas dinâmicas da seleção. A intranquilidade não desapareceu - sobretudo na retaguarda -, mas fica a boa imagem dada, logo após o golo do empate da Bélgica. 

    Negativo
    Pouca maturidade

    Apesar do crescimento referido, Portugal tarda em debelar a gritante intranquilidade defensiva que continua a revelar. Seja na construção de jogo, ou na defesa a bolas paradas/aéreas, a equipa de Rui Jorge terá de subir de patamar para não voltar a ser surpreendida como nesta fase de grupos.

    Forma
    Portugal
    2022/2023
    5J
    3V
    1E
    1D
    8-4G
    Bélgica
    2022/2023
    3J
    0V
    2E
    1D
    3-4G
    O Árbitro

    Sem o auxílio do VAR neste Euro Sub-21, Willy Delajod realizou uma partida equilibrada, tanto a nível da decisão como do critério escolhido para apitar os lances mais disputados. A única falha de relevo surgiu no último lance de perigo da seleção belga, quando Balikwisha tirou partido da posição irregular de um colega para realizar o remate. No lance da grande penalidade sobre Henrique Araújo, mérito para o olho clínico do juiz francês.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BÉLGICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    XP
    Análise
    2023-06-28 11h06m por xptoz
    Portugal fez uma fase de grupos muito fraca. Após a derrota no primeiro jogo, nota-se a equipa desconfiada e com pouco fio de jogo, apostando mais nas transições do que na construção.
    Na baliza, Celton Biai fez ontem um excelente jogo, mas nota-se a léguas que não tem qualidade para este nível (principalmente pela incapacidade de agarrar a bola e mau tempo de saída). Francisco Meixedo ou Gonçalo Tabuaço não seriam melhores opções?
    Na defesa, é inacreditável como não foi con...ler comentário completo »
    Enfim. . . Não dá para mais. . .
    2023-06-28 10h55m por GERRARDandRONALDINHO
    Notas positivas: Francisco Conceição tem sido dos poucos jogadores a mexer com o jogo e a criar qualquer coisa. Claro que se tivesse 2 avançados com quem combinar ou um lateral de raiz(!) a apoiá-lo podia ser muito mais eficaz. . .

    O Celton também tem safado a equipa uma série de vezes, sobretudo entre os postes ou em lances de 1-contra-1. Continua a ter muitos problemas pelo ar e a falta de referências dos defesas nas bolas paradas também não ajuda. . .

    Fábio ...ler comentário completo »
    DA
    Imparcialmente
    2023-06-28 09h52m por Dassaev
    Concordo contigo.
    O Tabuaço parece me que vai fazer uma daquelas carreiras de tras para a frente e vai dar bom g-r essencialmente pelos seus argumentos tecnicos.
    Vi a entrevista dele ao 11 e ele disse que de facto nunca levou o futebol muito a serio e que o avô(entretanto falecido) chamou o a razão.
    Apenas de referir que o Valido suplente do Arouca tb tem qualidade apenas está tapado pelo Arruabarrena. Sempre que este teve indisponivel o Valido jogou e deu bem conta do recado
    Platinum_Return s
    2023-06-28 04h12m por Sir_jaof
    Sim. . . Vamos rezar à sorte, jogar com 10 e esperar um ressalto que vá direitinho ao pé de Neves, que fica esquecido sozinho dentro da grande-área, em zona frontal. . .

    . . . Pois tirando ter rematado uma bola que chega dos céus direitinha para o seu pé e ter ficado sozinho para rematar. . .
    . . . Que mais é que fez!? Vis os 3 jogos, e trocando o Neves por um pino ia dar ao mesmo. Não conseguiu ou soube defender, não recuperou bolas, não fez desarmes. . . não ...ler comentário completo »
    Apuramento conseguido mas. . .
    2023-06-28 01h33m por marcosteixeira949
    Pelo futebol apresentado não é tanto bom, talvez seja os efeitos do primeiro jogo, ninguém esperava aquela derrota mas desde rui Jorge que está no comando dos sub 21, essa seleção é mais fraca de todas, tirando certos jogadores promissores, o de resto não tem potencial para tal mas não me admiraria de todo Portugal atingir o título, depois do euro 2016, ninguém esperava aquela seleção portuguesa fosse vencer o título (que festejei muito), já espero de tudo.
    BA
    esta é que devia ser a nossa seleção
    2023-06-27 23h37m por batuko
    Podemos dizer que este penalty foi divino. . . Tenho pena que o Rui Jorge, não tenha levado os melhores, mas o tempo do RJ na seleção acabou, precisamos de sangue novo, que vibre mais com os jogos.

    A nossa seleção devia ter sido:
    GR: Celton Biai; Meixedo; Samuel Soares;
    LD: Alexandre Penetra; João Mário;
    LE: Nuno Mendes; Nuno Tavares;
    DC: António Silva; Gonçalo Inácio; André Amaro; Tomás Araújo;
    MD: Florentino Luís;
    MC: João Neves;...ler comentário completo »
    PO
    Valeu neves e h. araujo
    2023-06-27 23h17m por portugal1910
    Não fosse neves a marcar grande golo coisa que por exemplo o maior barrete da história Fábio silva nem com 29 oportunidades. . .
    E h. araujo ganhar o penalty. . . .
    DA
    Imparcialmente
    2023-06-27 23h16m por Dassaev
    De facto Rui Jorge falhou na convocatoria e ainda mais na incapacidade de colocar a equipa a jogar da forma que os jogadores determinam.
    Ainda mais custa aceitar quando Ilidio Vale em 2011 em plena era das vacas magras da formação leva uma equipa sub 20 de talento bastante inferior a uma final de Mundial contra o Brasil.
    Ter menos ou mais talento é irrelevante para um treinador que tenha argumentos e capacidade.
    E isso falta muito a Rui Jorge argumentos e capacidade
    DA
    Pontas de Lança
    2023-06-27 22h51m por Dassaev
    Fabio Silva foi o avançado que fez mais golos esta epoca nas primeiras divisões dos respectivos paises(Holanda e Belgica) 16 golos salvo erro.
    Enquanto os seus pares Vitinha e Henrique Araujo, o 1º teve bem em Portugal mas teve pessimo fora e o Henrique Araujo passou oculto.
    Quem teve oportunidade de ver o PSV a jogar percebe como tem de utilizar de forma eficaz o Fabio:
    Cruzamentos atrás da defesa para antecipação ou diagonais curtas em passes de rotura.
    Agora n...ler comentário completo »
    Sem saber como. . . Lá foi.
    2023-06-27 22h48m por Sir_jaof
    Confesso desde já que não vi a 2ª parte. . .
    . . . Ao ver o 11, disse para mim, continua com escolhas bizarras, mas já fez algumas alterações que vão equilibrar a equipa, Samu para proteção à defesa e Dantas a ficar mais à frente, 2 alas e 1 ponta-de-lança. . .
    . . . Começa o jogo, e como fui enganado. . . Dantas a 6 e Samu a sua frente!?!?!. . . No ataque, Neto no meio e o ponta-de-lança na linha!?!?!?

    Biai que tinha apenas 6 jogos em 6 meses, e zero v...ler comentário completo »
    DA
    RSoares66
    2023-06-27 22h39m por Dassaev
    Já se esqueceram dos Nascidos em 87, 88, 89, 90 e 91 que falharam 3 Torneios Sub21(salvo erro 2009, 2011 e 2013).
    E até produziram alguns jogadores de qualidade(Rui Patricio, Fabio Coentrão, Pizzi, Mario Rui, Anthony Lopes, Cedric e Danilo).
    Ruben_Ferreira
    2023-06-27 22h23m por torres33
    O Reino Unido não entra no torneio de futebol. O comité olímpico aceita 3 vagas europeias, seleções indicadas pela UEFA, que se gere pelo Europeu sub21 do ano anterior. E é uma questão antiga e estranha, porque o comité olímpico não aceita a Inglaterra como Nação, mas a Uefa sim, e por isso a Inglaterra não tem direito a vaga. O Reino Unido não tem seleção na UEFA e por isso fica sem condições de se apurar.
    O Reino Unido entrou no torneio de futebol no Londres 2012, apenas pelo motivo de ter vaga garantida enquanto anfitrião.
    Drifter8 / Tobin - João Neves
    2023-06-27 22h09m por matrioska_russa
    Criticar o Neves hoje só pode ser clubite. Um dos melhores em campo e marcou um bom golo. Pelos primeiros dois jogos do grupo percebia a crítica. Mas é bastante mais novo do que os colegas e caiu neste grupo de paraquedas, por isso é natural que ainda não esteja completamente confortável. Felizmente, talento não lhe falta.
    JS
    nicolas_gaitan
    2023-06-27 22h06m por jsilva77
    Muito interessante esse jogador, sabes onde joga e em que clube ??? Bom, num site como o zerozero, fazer este tipo de perguntas, enfim :) se calhar ainda é um jovem em conta e uma boa aposta, ainda que de risco, para o futuro, tudo depende do preço . . .
    Dantas
    2023-06-27 21h52m por davidesantos321
    O pior jogador de longe desta seleção. É um menino de ouro já me tinha esquecido. . . . Enfim
    Ruben_Ferreira
    2023-06-27 21h42m por torres33
    Certo, isso é verdade é o que diz o regulamento. Mas agora imaginem o cenário em que França (é o anfitrião, tem apuramento automático) e Inglaterra (não participa nos JO), ocupam esses lugares, e sendo assim, têm de ir buscar alguma seleção das que arrumam nos quartos de final.
    Sub-21
    2023-06-27 21h35m por GregMiguelCastro
    Uma lição de como passar um grupo sem saber ler nem escrever, talvez seja um sinal de que vamos chegar ao fim com o caneco ao bom estilo do Engenheiro em 2016. Ou isso ou então levamos uma coça da Inglaterra e vimos embora com o rabinho entre as pernas. . .
    Continuam as opções geniais do nosso seleccionador, Fábio Silva na linha e Pedro Neto como PL, Tiago Dantas como 6 e Samuel Costa adiantado no terreno, tira Francisco Conceição quando estava a ser dos melhores portugueses em camp...ler comentário completo »
    Zerozero
    2023-06-27 20h56m por torres33
    Caso a França e a Inglaterra se apurem para as meias finais, alguém sabe como é apurada a 3ª seleção europeia para os Jogos Olimpicos?
    EN
    Rui Jorge
    2023-06-27 20h45m por EnormeSCB
    Dicas de como manter um tacho.
    Saba Sazonov
    2023-06-27 20h38m por nicolas_gaitan
    Muita atenção a este central da Geórgia, para mim está a ser o melhor jogador até ao momento.
    Rui Jorge
    2023-06-27 20h27m por nicolas_gaitan
    Espero que saia depois deste campeonato! A Seleção não tem fio de jogo e vai ser massacrada pela Inglaterra. Até a própria convocatória foi mal elaborada.
    Sub21
    2023-06-27 20h12m por matrioska_russa
    Equipa muito frágil, com pouco jogo e sem garra. Passou o grupo com muitíssima sorte, mas o importante é que passou. Agora é jogo a jogo, mas infelizmente apanha a Inglaterra que, para mim, é a favorita a par da França. Já a Geórgia deu-se bem com o factor casa, está de parabéns.

    Nota para Nuno Tavares. Quem vê o histórico dele até pensa que é bom jogador, mas vê-lo jogar sempre foi penoso. Não admira que tenha sido expulso 2x do treino do Marselha por falta de empen...ler comentário completo »
    Horrível
    2023-06-27 20h08m por bet_now
    Rui Jorge pára de inventar!!! 🤦🏼‍ϓ 4;️

    O Celton Biai se é jogador eu também poderia ser.
    Zé Carlos a DDireito, com Tiago Santos e Costinha de fora?
    O Pedro Neto no meio é queimado. Ele é forte nas linhas e a arrancar para o meio!
    O Fábio Silva já é fraco, mas na linha deus me livre. . . 🤦🏼‍ϓ 4;️
    O Diego Moreira é só peneiras!
    O Nuno Tavares nem vale a pena. . . aquilo nem amo...ler comentário completo »
    Portugal
    2023-06-27 19h55m por brutal_power
    Foi quem esteve melhor durante grande parte do jogo. Mereciamos ter marcado mais um golo.
    Sub 21
    2023-06-27 19h55m por AngelEyes
    Muita sorte e pouca qualidade. Espero que consigam passar contra a Inglaterra, mas não tenho confiança nenhuma pelo que vi da segunda parte hoje. Este jogo deixou três enigmas no ar:
    1- Porque é que o RJ insiste no Dantas a 6?
    2- Porque é que o F. Silva e mais tarde, o H. Araújo, jogaram no lado esquerdo e o P. Neto no meio?
    3- Porque é que o Nuno Tavares ainda é titular?
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    em direto
    Dia decisivo no Dragão
    Bom dia! Hoje é dia de eleições no FC Porto e o zerozero vai acompanhar ao minuto este sufrágio, com as decisões e principais reações no Dragão....