placardpt
    Dragões vencem por 2-4 em Famalicão

    Campeonato com vida extra

    O FC Porto venceu em Famalicão por 2-4, num encontro onde foram marcados quatro golos de grande penalidade. Os dragões estiveram empatados, ao intervalo, mas nunca se sentiu qualquer tipo de nervosismo por parte dos jogadores portistas, mesmo que no jogo estivessem sobre a pressão de evitar que o título de campeão já fosse dado como entregue.

    Ligados, totalmente ligados, ligadíssimos. Assim entrou o FC Porto em campo. A equipa de Sérgio Conceição foi um vendaval, nos primeiros minutos de jogo e o Famalicão não soube lidar com isso.

    Dobre tentou ajudar Penetra, Ivo Rodrigues também foi obrigado a descer no terreno, mas Galeno foi mais que suficiente para os três. É certo que teve a sorte de Otávio por perto - o médio portista teve o poder aparecer em todo o lado, nos primeiros minutos - e os golos surgiram com naturalidade.

    Aos dois minutos Eustaquio deu a primeira ameaça, Taremi marcou aos sete, depois de Otávio ter sofrido grande penalidade aos quatro minutos. O iraniano bisou aos dez e nessa altura poucos, no estádio, pensaram que o FC Porto iria tremer. Mas tremeu.

    Apertar o cinto em andamento

    Não devia acontecer, mas aconteceu. O Famalicão entrou na mesma velocidade, sem ter que fazer STOP no encontro. O rolo compressor do FC Porto teve o modo turbo ativado, mas o Famalicão neutralizou com a capacidade de Ivo Rodrigues fugir no espaço.

    Dragões a festejar mais um golo @Catarina Morais / Kapta +
    O FC Porto manteve a pressão na primeira linha de construção, com as linhas subidas e os minhotos conseguiram contornar a estratégia portista e descobriram o ouro. Ivo Rodrigues ganhou confiança com duas saídas rápidas, os dragões não sentiram a ameaça e quando deram por ela, já Iván Jaime tinha marcado, com um golpe de cabeça, perfeito, na área.

    A equipa de João Pedro Sousa entrou ainda mais no jogo, com o golo. O FC Porto não mudou o chip, mas também não precisou, pois continuou a chegar com muito perigo à área de Luiz Junior. Grujic teve uma soberana oportunidade para fazer o terceiro golo, mas a defensiva do Famalicão mostrou-se, nesse período, mais coesa que nunca.

    Tudo igual, menos a pressão

    Apesar dos azuis-e-brancos terem estado mais perigosos, o Famalicão teve capacidade de aproveitar os erros posicionais dos portistas e causou calafrios. A equipa minhota preencheu bem a zona central e conseguiu igualar o jogo, em cima do intervalo, por Colombatto, na conversão de uma grande penalidade.

    O jogo ficou vivo e ainda na primeira parte os nervos portistas quase que colocaram os famalicenses na frente, mas Pablo ficou perdido com a falha de comunicação entre Marcano e Diogo Costa e o lance de perigo perdeu-se.

    O Famalicão voltou para a segunda parte com uma missão bem presente: evitar que o FC Porto pressionasse nos primeiros minutos e com isso tentar elevar os nervos portistas a outro nível.

    Tranquilidade dos 11 metros

    Os dragões nunca demonstraram preocupação com o resultado, até porque na baliza, Diogo Costa passou essa segurança. Aos poucos, os homens de Sérgio Conceição foram empurrando o jogo para o meio campo ofensivo, mesmo que o técnico portista já estivesse a preparar duas alterações para mexer com o jogo.

    O FC Porto conseguiu colocar-se novamente na frente de grande penalidade e ampliou da mesma medida. Em ambos os casos, os homens do Famalicão levaram ao máximo o risco e não tiveram capacidade de evitar o castigo máximo.

    Taremi não tremeu e assinou o seu primeiro poker na carreira. O FC Porto defendeu a sua ideia de jogo ao máximo e teve muito mérito nisso. Os portistas ganham em Famalicão com inteira justiça e os jogadores de Sérgio Conceição cumprem, na perfeição, o desejo dos adeptos: levar a discussão do título até ao fim.

    U Sábado, 20 Maio 2023 - 20:30
    Estádio Municipal de Famalicão
    Fábio Veríssimo
    2-4
    Iván Jaime 34'
    Santi Colombatto 44' (g.p.)
    Mehdi Taremi 7' (g.p.) 10' 67' (g.p.) 75' (g.p.)
    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 33
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 18º golo na prova (32 jogos)
    10´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 19º golo na prova (32 jogos)
    34´
    GOLO FC Famalicão!
    Iván Jaime marca
    Iván Jaime marca o seu 9º golo na prova (23 jogos)
    44´
    GOLO FC Famalicão
    Santi Colombatto marca de grande penalidade!
    Santi Colombatto marca o seu 3º golo na prova (32 jogos)
    67´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 20º golo na prova (32 jogos)
    75´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 21º golo na prova (32 jogos)
    A Chave

    Mão de Zaydou Youssouf

    O Famalicão conseguiu segurar os primeiros 15 minutos da segunda parte e até foi mais perigoso nesse período, mas aos 61 minutos Zaydou Youssouf fez uma asneira de um tamanho do estádio. O médio francês desviou um remate de Eustaquio com a mão, na área. A forma como o médio se fez à bola foi displicente. O FC Porto nunca mais perdeu o controlo do encontro.

    O Árbitro

    Fábio Veríssimo teve um jogo muito complicado e com muitas decisões para tomar. Assinalou quatro grandes penalidades e em todas elas teve razão na decisão. Na primeira fez cumprir as regras, depois de Riccieli ter entrado na área, antes de Taremi ter rematado à baliza. Num jogo onde os nervos estiveram à flor da pele esteve bem no capítulo disciplinar.

    O Melhor
    Gestão portista

    A equipa portista não acusou a pressão de ter de ganhar. Mesmo quando esteve empatada, os jogadores de Sérgio Conceição souberam manter a estratégia bem alinhada. Uma gestão perfeita a todos os níveis: na estratégia e na tranquilidade.

    O Pior
    Tempo extra

    É compreensível que Fábio Veríssimo tivesse de dar tanto tempo extra, mas 13 minutos do segundo tempo foram um exagero e jogados na totalidade, mesmo quando toda a gente já suspirava pelo fim do encontro.

    Forma
    FC Famalicão
    2022/2023
    43J
    18V
    6E
    19D
    53-55G
    FC Porto
    2022/2023
    54J
    42V
    6E
    6D
    119-35G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto é a equipa da Liga bwin com mais golos de penálti (10).

    Juntamente com o Benfica, os dragões e as águias são as equipas com grandes penalidades assinaladas a favor (12)
    O FC Porto não marcava quatro golos num jogo desde a receção ao FC Famalicão (4-1) à 16.ª jornada a 15 de janeiro 2023.
    FC Porto conquista a 10.ª vitória consecutiva, o melhor registo da temporada.

    Foi a 42.ª vitória em 54 jogos, 77% de aproveitamento.
    Nas seis épocas de FC Porto, Sérgio Conceição fez 80+ pontos à 33.ª jornada em cinco temporadas:
    2023 - 82 pts
    2022 - 88 pts
    2021 - 77 pts
    2020 - 82 pts
    2019 - 82 pts
    2018 - 85 pts

    Fotografias(42)

    Liga BWIN: Famalicão x FC Porto
    Liga BWIN: Famalicão x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    GRANDE JOGO DO PORTO?
    2023-05-21 19h22m por jorgexavier
    Quem ler esta cronica parece que o Porto fez um grande jogo. . .
    AmoFutebolAmoSL B
    2023-05-21 13h46m por MisticaEncarnada
    A bem ta transparência no futebol, os icentivos não devem existir. Deve-se jogar o futebol pelo futebol e pela vitória no final do jogo, nada mais.
    Amofutebolamosl b
    2023-05-21 13h42m por Alvalade00
    Concordo com quase tudo o que disseste, menos sobre os incentivos. Quem vai ganhar com a política dos incentivos vão ser uma vez mais os poderosos. O Santa Clara, o Tondela, o Ac. Viseu incentivamcom o quê???
    Gostavas que o Lyon por exemplo fosse incentivado pelo City com 30milhoes para ganhar ao Benfica? Não acho graça nenhuma e tenho dúvidas que isso aconteça na Premier e na Bundesliga.
    Famalicão vs Porto
    2023-05-21 13h40m por MisticaEncarnada
    Só para haver aqui mais imparcialidade :D
    Creio que nem o primeiro nem o terceiro penaltys do Porto sejam bem assinalados e tenho dúvidas no do Famalicão. O segundo do Porto é claríssimo.
    Posto isto, penso que o árbitro teve um apito muito leve ontem e assinalou coisas demais de parte a parte. O jogo poderia ter ficado 1-2 ou algo do género sem tanta facilidade em apitar.
    O jogo eu não vi mas fiquei a torcer ligeiramente para que o Porto empatasse ou perdesse. Ainda...ler comentário completo »
    Jsilva77
    2023-05-21 13h38m por Alvalade00
    Apoiado!!!!
    JS
    Esta caixa de comentários
    2023-05-21 13h16m por jsilva77
    Espelha bem aquilo que é o futebol português e o porquê de estarmos como estamos . . . Desta forma ainda vamos a meio da nossa descida no ranking e, quiçá, chegará o dia em que o próprio campeão não terá entrada imediata na CL e terá de disputar uma pré eliminatória, mas parece que o clubismo estúpido, cego e exacerbado é o que temos de mais tóxico . . . Mas são os típicos adeptos de sofá e cafézeiros, que vêk debitar uma enormidade de alarvidades por aqui, mas temos o que merecemos quan...ler comentário completo »
    + 1 vez
    2023-05-21 12h17m por JAM79
    Mostrem-me onde é que o árbitro errou a marcar as 4 grandes penalidades! Não falei se foram correctas por ser ao FCP, ao SCP, ao SLB, ao Unidos ao garrafão, onde é que se vê a grande corrupção no jogo de ontem?
    Alvalade00. . .
    2023-05-21 11h24m por AmoFutebolAmoSLB
    É incrível como tanto o SLB como o FCP, no último fim-de-semana, afirmaram que os adversários iam jogam muito mais por causa dos incentivos. . .

    Isso significa que os clubes adversários ao longo da época não dão o seu máximo. . .

    E mais, incrível como frente ao SLB e SCP o adversário do FCP faz x faltas e depois triplica frente ao FCP. . .

    E incrível como o Famalicão frente ao FCP faz 3 penalties e frente ao SCP e SLB não faz nenhum. . .
    ...ler comentário completo »
    JAM79. . .
    2023-05-21 11h19m por AmoFutebolAmoSLB
    Tu queres ser como os outros. . . ?!?

    Não. . . , tu já és como os outros. Ontem as grandes penalidades são todas bem marcadas, são bem repetidas, desde que o teu clube seja o beneficiado. . .

    Agora, se as 3 grandes penalidades forem marcadas ao rival, de preferência que esteja à frente da classificação. . . o discurso muda radicalmente.

    Isto é a cultura de todos, não é só a dos outros.
    Sport tv
    2023-05-21 11h14m por Aquaman
    Para aqueles que gostam de apontar todos os defeitos da Benfica tv, alguns com razão, jornada após jornada, estranho que agora não digam alguma coisa sobre a falta de repetições e imagens claras sobre os lances de dúvida no jogo em Famalicão de ontem.

    A mim parece que uma tv de desporto que devia ser imparcial, tinha a obrigação de mostrar com clareza e de vários ângulos os lances mais discutíveis do jogo de ontem à noite.

    Já sei, a culpa é do estádio que não tem condições, boa desculpa.
    Transparência e Desportivismo
    2023-05-21 11h05m por Alvalade00
    Começam acima de tudo em cada um de nós. Em casa, aqui, na TV, com os filhos. Não peçam aos outros sem exigirem o mesmo de vocês mesmos.
    Uma coisa é rivalidade, outra é querer destruir o adversário. Sem adversários fortes não há qualidade.
    Eu vi o Paulo Futre (que respeito como jogador) na TV, e estremeci. Dizia ele que concordava a bem do espectáculo que ouvesse incentivos financeiros para clubes que já tivessem a classificação regularizada!!! Mas só para esses dizia ...ler comentário completo »
    Comentários
    2023-05-21 11h04m por JAM79
    São, a maior parte, de adeptos do SLB, do grandioso, do clube dos 6 milhões, do virtual campeão nacional, o rolo compressor. . . e no entanto vejo-vos tão nervosos, com tanto medo de um clube falido, sem dinheiro, com jogadores fracos, com adeptos violentos, virulentos, desdentados, incultos e acima de tudo, do NORTE, abaixo com o norte, façam um campeonato só com clubes de elite, só com clubes de Leiria/Coimbra para baixo. . . alguém me mostre, a mim, um inculto do norte, ...ler comentário completo »
    Jam
    2023-05-21 10h02m por ago
    Eu prefiro estar dentro do campo não fora.
    Ago
    2023-05-21 09h37m por JAM79
    Eu fui, e sou, honesto, não consigo ver se a bola saiu ou não, se dizes que está CLARAMENTE fora, devias ir para VAR, quanto aos outros artistas que aqui andam com desconversas, não tenho palha, lamento. . .
    Orgulho vermelho
    2023-05-21 09h28m por tiagoferreira349
    Este iluminado tem memória curta. Chora coisas óbvias (não quero começar aqui a fazer um relatório contra uma organização, tenho mais que fazer) porque a mim só me interessa FCPorto. Mas para quem sofre de uma doença sem cura chamada clubite aguda e nem assim há muito tempo, vergonhoso aquele pênalti em Barcelos. Mas há mais meu caro, mas tenho mais que fazer. Recomendo um consulta, o seu problema é grave e agudo
    JS
    Adepto20
    2023-05-21 09h27m por jsilva77
    Apoiado, adeptos que gostem da modalidade acima de tudo e que querem melhorar o seu futebol pelos aspetos do jogo que podem ser melhorados como o tempo útil, por exemplo e a agilização de processos do VAR para não se perder longos minutos à espera de uma decisão, quebrando o ritmo de jogo e prejudicando-o dessa forma . . . Também ao nível dos horários dos jogos que possibilitem as romarias em família aos estádios, como havia há uns anos e não apenas quando um clube está na mó de cima e com ...ler comentário completo »
    A culpa é do Covid
    2023-05-21 09h22m por ruipatricio
    O jogo já começa com polémica devido ao tema.
    Há dois anos que não se falava de covid no futebol.
    Logo num jogo a duas jornadas do fim, na casa do adversário, 3 jogadores infectados com Covid.
    Os penáltis já é o normal.
    Só vieram reforçar a liderança mundial do clube com mais penáltis.
    O Tarenalti já é o melhor marcador do campeonato ( CLARO! ), é assim se joga cá por Portugal!
    Muito bom! Que campeonato nós temos!
    JS
    orgulhovermelho
    2023-05-21 09h12m por jsilva77
    Vergonhosa é a tua falta de cultura desportiva e os teus comentários sem qualquer tipo de nexo e fundamento, sempre com o intuito de incendiar o ambiente . . . No jogo de ontem, aponta uma grande penalidade que não o seja, quer do FCPorto, quer do Famalicão, que sejam um atentado às regras e à verdade deportiva . . . Um chorrilho de disparates de quem vem despejar o que não pode expressar na vida real, simplesmente deprimente e sem nexo . . . É este user e mais uma meia dúzia que por aq...ler comentário completo »
    Liga
    2023-05-21 08h50m por orgulhovermelho
    Mais uma jornada vergonhosa, mais um escândaloa favorecer o Porto. Não jogam nada a bola e têm sempre os penaltis do costume, o apito dourado está bem vivo, e assim so uma super equipa pode ser campeã em Portugal, porque jogar contra isto é simplesmente ridículo. O Benfica que fale, que faça uma comunicação mesmo se nos sagrarmos campeões, não podemos pactuar com esta vergonha. Por alguma razão são a equipa do mundo com mais penaltis e ontem so invetaram mais uns penaltis. Vão ver este...ler comentário completo »
    Jam79
    2023-05-21 08h35m por ago
    A bola está claramente fora . Temos que ser honestos, só não vê quem não quer.
    Grove street
    2023-05-21 08h17m por JAM79
    Como podes garantir isso? Se na TV não o conseguem? Eu fiquei com dúvidas pelo que vi na TV, já tu, com os teus poderosos olhos com leitura milímetrica consegues afirmar tal!
    Simone padoin
    2023-05-21 07h51m por JAM79
    1° penaltie: falta sobre o Octávio; 2° penaltie: mão do jogador do Fama; 3° penaltie: falta sobre o Evanilson; viste o jogo ou só vieste meter nojo porque te apeteceu?
    Famalicão e Porto
    2023-05-21 06h16m por zlatan_21
    Mais uma boa réplica do Famalicão, mas foram muito anjinhos nos lances na área.
    Penaltys sem discussão. Não entendo a demora do FV na decisão de marcar penalty quando há mão.
    Só entendo, se ele esteve a tentar perceber se a bola ia para a baliza ou não. Se a bola fosse para a baliza, tinha de dar vermelho.
    VI
    EagleReturnsAga in
    2023-05-21 06h00m por Vipop
    O Oscar Cardozo à uns anos teve uma proeza igual à do Taremi. E não se esqueçam que na liga portuguesa, não englobando o total das competições, o Benfica tem o mesmo número de penaltys a favor que o Porto. Saudações
    FCP
    2023-05-21 05h19m por moumu
    Boa liga mas o SLB foi melhor.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Figuras do Jogo
    Os destaques do clássico no Dragão
    Os destaques do clássico entre dragões e leões (2-2), a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic. No Estádio do Dragão, o FC Porto esteve a ganhar, ...