placardpt
FC Porto venceu Famalicão no prolongamento

Sentido direction: Jamor!

Que jogo, caro leitor, (e que eliminatória!). O FC Famalicão apresentou-se cheio de personalidade no Dragão, conseguiu mesmo levar a eliminatória para prolongamento, mas Otávio - com uma bomba de fora de área -, fez explodir o Dragão com um golaço de fora de área.

O jogo (3-2) acabou sublinhado por 90 minutos de ascendente famalicense, mas também pela resiliência portista que nunca desistiu da eliminatória, sendo que, no prolongamento, só deu FC Porto. Destaque ainda para a exibição de Iván Jaime e para os golos de Cádiz e Evanilson.

Em relação à partida - e ao xadrez dos treinadores -, como expectável, Conceição, que igualou o número de jogos de José Maria Pedroto (322!) mudou cinco peças, enquanto João Pedro Sousa alterou sete jogadores em relação ao confronto em Alvalade.

E tudo o golo mudou

Cádiz marcou o primeiro golo do jogo no Estádio do Dragão @Catarina Morais / Kapta +

Que início de jogo asfixiante do Famalicão no Dragão. Que personalidade! Em desvantagem na eliminatória, os famalicenses correram autenticamente atrás do prejuízo e não se esconderam do jogo, aliás, bem pelo contrário. Um domínio, diga-se, inesperado, mas apenas sublinhado ao minuto 21 com o golo de Jhonder Cádiz.

O FC Porto, por outro lado, entrou a dormir e também foi culpado pela forma como permitiu os famalicenses galvanizarem-se no jogo. Iván Jaime partiu a loiça toda no último terço e sofreu a falta que deu o primeiro da partida.

Ivo Rodrigues, na sequência de um pontapé livre, cruzou tenso para o coração da área e o ponta de lança venezuelano, à matador, desviou subtilmente para o primeiro.

De repente, a esperança famalicense alcançou novos patamares, não obstante, a partir do golo... tudo mudou.

Galeno faturou o 15º golo da temporada @Catarina Morais / Kapta +
O FC Porto respondeu de forma afirmativa à adversidade e Uribe, dois minutos depois, sofreu um penálti dentro de área - Dobre chegou tarde à bola e acertou na barriga do colombiano.

Com a ajuda do VAR, Manuel Mota assinalou o castigo máximo e Galeno não vacilou. Depois do golo, os dragões estiveram por cima - Toni assustou, Galeno marcou após fora de jogo -, e voltaram a apresentar-se serenos na partida.

El Picasso de Famalicão

@Catarina Morais / Kapta +

Ligados à corrente e - novamente - cheios de personalidade, os famalicenses voltaram a entrar melhor no segundo tempo e Iván Jaime, cedo, prenunciou o que viria a fazer mais tarde. Ao minuto 60, fez dançar a defensiva azul e branca e acertou no poste da baliza guardada por Cláudio Ramos.

O FC Porto, apesar do ascendente contrário, conseguiu recompor-se e, acima de tudo, organizar-se, mas fica a pergunta: que organização é capaz de travar a arte de Iván Jaime?

O artista espanhol encontrou espaço no corredor direito azul e branco - Pepê, responsável pelo corredor, ainda estava a recuperar depois de uma transição ofensiva - e fez o que quis de Fábio Cardoso. Da esquerda para o meio, Jaime disparou rasteiro e colocou a eliminatória na estaca zero. 

Até final, Conceição - depois de mudar Manafá e puxar Pepê para lateral - reestabeleceu a ordem na lateral direita com a entrada de Rodrigo Conceição e o jogo aqueceu, mas sem muito a acrescentar sobre futebol. 

Otávio marcou o golo do empate perto do final da partida @Catarina Morais / Kapta +

Otávio, Evanilson e basta!

No prolongamento, o FC Porto foi muito superior - Famalicão limitou-se a defender e a contra atacar -, no entanto, apenas viria a desbloquear a eliminatória com uma bomba de Otávio (que obra de arte!).

O internacional luso, de fora de área, pegou bem na bola e fez explodir o Dragão. Poucos minutos depois a confusão instalou-se - Conceição foi expulso -, e Evanilson, num ataque rápido, matou a eliminatória.

U Quinta, 04 Maio 2023 - 20:30
Estádio do Dragão
Manuel Mota
3-2
a.p.
Wenderson Galeno 28' (g.p.)
Otávio 120'
Evanilson 120'
Jhonder Cádiz 21'
Iván Jaime 75'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
Lances Capitais
21´
GOLO FC Famalicão!
Jhonder Cádiz marca
Jhonder Cádiz marca o seu 6º golo na prova (6 jogos)
28´
GOLO FC Porto
Wenderson Galeno marca de grande penalidade!
Wenderson Galeno marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
38´
GOLO INVALIDADO FC Porto
posição irregular de Toni Martínez no decorrer do lance. Nota para a má saída de Luiz Júnior dos postes, que foi ao limite da área tentar cobrir a jogada.
75´
GOLO FC Famalicão!
Iván Jaime marca
Iván Jaime marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
120´
+1
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Otávio marcou o seu 29º golo na equipa (277 jogos)
120´
+3
Cartão vermelho para Sérgio Conceição (FC Porto)
120´
+4
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Evanilson marcou o seu 34º golo na equipa (106 jogos)
A Chave

O golo de Otávio ao minuto 120 + 1. Com as dificuldades azuis e brancas em criar situações de perigo, o médio luso brasileiro voltou a mostrar a sua classe e, ainda para mais, num momento absolutamente decisivo.

O Árbitro

No primeiro tempo, Manuel Mota procurou deixar o jogo seguir e evitar apitar em demasia - algo positivo para o espetáculo - contudo, o critério revelou-se algo incongruente, ainda que sem prejudicar nenhuma das equipas. O árbitro não viu o lance da grande penalidade sobre Uribe, mas depois foi ao VAR e retificou a decisão. Poderia ter exibido segundo cartão amarelo a Pepe por protestos, num lance onde Colombatto ficou deitado no relvado durante algum tempo. Pepe, todavia, já justificou de forma esclarecedora e forte o que aconteceu.

O Melhor
FC Famalicão

Podia-se destacar um jogador - Iván Jaime, (mais uma) exibição de luxo -, mas a verdade é que este Famalicão fez um dos jogos mais completos da temporada. Jogar no Dragão não é fácil, entrar com esta personalidade, confiança e talento não está ao alcance de muitos.

O Pior
Um problema antigo

A lateral direita teima em causar dores de cabeça a Sérgio Conceição. Seja pelas lesões - João Mário estava indisponível -, seja pela quantidade de jogadores que passam por lá. Hoje, foram três os jogadores que passaram pela posição e ficou sempre a sensação que nenhum teve pernas para tapar Jaime.

Forma
FC Porto
2022/2023
51J
39V
6E
6D
112-32G
FC Famalicão
2022/2023
40J
18V
5E
17D
50-49G
Sabia que...by playmaker stats
4.ª final da Taça de Portugal entre FC Porto e SC Braga
33.ª presença do FC Porto na final da Taça de Portugal ? soma 18 títulos

Fotografias(50)

Taça de Portugal: FC Porto x Famalicão
Taça de Portugal: FC Porto x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Octávio
2023-05-05 16h36m por VerdeRubro
Que grande golo o Octávio marcou, é sem duvidas o melhor futebolista a actuar em Portugal. Fica a impressão de ainda não estar recuperado da lesão que teve há uns meses atrás.
E mais
2023-05-05 15h54m por AngelEyes
É por culpa do SC e de outros como ele que muitas vezes a instituição FCP é vista como é. Isto prejudica a imagem do futebol português, mas também a imagem do clube, tal como aquilo que aqueles sujeitos que supostamente apoiam o Benfica (não vou chamar-lhes adeptos) fizeram em Milão.
ZootAllures
2023-05-05 15h51m por AngelEyes
Exatamente, dão-lhe a corda toda. A culpa não é inteiramente dele, porque o deixam agir assim. E o pior é que o vamos ver mais umas quantas vezes a reclamar de atitudes alheias e de outras mil e uma coisas.
Bom velhos tempos
2023-05-05 15h45m por Jayman
Ontem matei saudades do futebol dos idos anos 90! Ganda Porto!! Ganda Sérgio e grande Pepe. Para ter sido perfeito só faltou o Baía a defender com mão a meio do meio campo e o Paulinho Santos e o Fernando Couto a aviar tudo que mexa e chegarem ao fim com a ficha limpa! De resto esteve tudo perfeito!
Fanecas
2023-05-05 15h30m por AngelEyes
Nós aqui em Portugal já estamos habituados a estes personagens, infelizmente. O Conceição e o Jesus são os piores que cá andaram/andam, mesmo que percebam muito de bola. Acho que não vale tudo, tem que se saber estar neste meio e respeitar se queremos ser respeitados, o problema é que esses dois querem ser respeitados quando atiram para todos os lados e eu ainda me admiro que eles consigam se manter na primeira prateleira do futebol profissional com estas tiradas e atitudes. Só denigrem a...ler comentário completo »
ProBono
2023-05-05 14h29m por FanecasMad
Concordo contigo.
Gosto muito do Sérgio, mas há limites para tudo. Se ele porventura poderia ter alguma moral para fazer aquilo (que não sei se tem), ao ter aquele gesto desce ao mesmo nível e perde a razão.
Agora, também não posso deixar de recordar um certo mago da bola de cabelo branco, que se enganava de propósito no nome dos treinadores adversários, e o povo até achava piada à chacota, que se virou para um colega de profissão, após um 4-0 da sua equipa, com 4 dedos...ler comentário completo »
Conceição
2023-05-05 13h14m por Bracara_Avgvsta
O Sérgio Conceição está no clube com o DNA certo. Ontem, disse que não gosta de hipocrisia, mas no fundo é uma pessoa hipócrita. 'Sérgio Conceição explica silêncio e protesto: É preciso mais de todos no futebol português'. É dos treinadores mais nojentos do campeonato, insulta muitas vezes os árbitros e já teve vários problemas com treinadores.
MS
Meu deus
2023-05-05 12h57m por Msilva83
Para certas pessoas o que se passou com o Pepe e normal por isso daqui em diante pudemos todos chamar nomes uns aos outros, na boca da maioria encarnada.

Quando um adversário pontapeia um jogador na barriga não e falta, para os ditos cujos.
Quando se cabeceia a bola para própria mão, tem que se marcar penalty.

Se o jogador do Famalicão e inocente porque razão o treinador substituiu na hora?

Porque razão Cádiz e Ivo tentaram acalmar Pepe e nã...ler comentário completo »
yellow_ledbette r
2023-05-05 12h41m por mikev
Exato porque para boas exibições temos os jogos do benfica né? É qualidade dos 0 aos 90min. Vai te encher de moscas
BITW
2023-05-05 11h59m por mikev
O teu conhecimento de futebol é fantástico deixa que te diga. Nao acertas uma
orgulhovermelho
2023-05-05 11h36m por fcpflaw25
Tu já nem vês se é mesmo motivo para penalti ou não. O que importa é vir criticar. O penalti é claro, assim como todos os que foram marcados, com o beneficio da dúvida no do TOni contra o Santa Clara.

De resto, em Barcelos, curiosamente não te vi tão afoito com a arbitragem.
Lol
2023-05-05 11h26m por Sir_jaof
Pontapear o adversário na barriga é. . . NADA. . . Lol

Assim vai a credibilidade de alguns users-sacerdotes. . . Enfiar a perna na barriga do adversário é. . .
. . . Agressão da barriga a perna que estava a descansar no ar acima da cintura, coitadinha da perna, até vemos o pé a virar, aquela barrigada foi forte.

PS:
Os mesmo que defenderam a grande-penalidade assinalada a Ramos, quando cabeceia a bola e o GR defende e acerta também na cabeça...ler comentário completo »
JOGO
2023-05-05 11h12m por orgulhovermelho
Grande jogo do Famalicão, não fosse mais um penalti e tinham sido eliminados. É sistemático os penaltis em todos os jogos para dar empate ou a vitória, ou penalti ou expulsão. Nunca vi nada disso noutro País que não aqui, e o que fizeram ao arbitro? e os festejos? Tanta falta de educação e respeito pelos adversários. Mais um árbitro manhoso e com medo, como quase todos os outros. O futebol jogado deles é muito fraco e não fossem os árbitros nem estariam a lutar pelo titulo, mas todos sa...ler comentário completo »
Otávio e o golo da época
2023-05-05 11h11m por GERRARDandRONALDINHO
Das melhores execuções de remate que vi esta época. Nota máxima.

Porto precisa urgentemente de soluções de alto nível para a defesa: centrais E laterais!!


P. S. Só quem não se dá com argentinos/não esteve na Argentina/não joga com argentinos/não conhece a cultura e a história da Argentina é que pode duvidar de Pepe em prol de Colombatto naquele lance. . .
Apito de Fama?
2023-05-05 10h54m por Sotkio
Então, lendo os comentários, o Porto foi gamado no Dragão pelo novo Toupeirense? Incrível para um clube que e internacionalmente reconhecido pelas capacidades obscuras no domínio da liga portuguesa. Parabéns ao Famalicão que além de jogar á bola já sabe comprar Motas e bandeirinhas. Até os comentadores televisivos pareciam estar comprados. Brilhante da parte deste pequeno clube.
Mais de vinte expulsões em Portugal
2023-05-05 10h42m por Ze_Pancada
A impunidade com que o Sérgio Conceição se passeia nos estádios em Portugal é uma absoluta vergonha.

Este homem já foi expulso mais de vinte vezes e vai continuar a insultar árbitros e promover violência se ninguém lhe aplicar um castigo à medida.

Depois o Marco Orelhas e seus capangas vÊm fazer-se de virgens ofendidas.
Mais do mesmo
2023-05-05 10h31m por Master-of-Puppets
Antes do jogo escrevi que só um Porto muito incompetente perdia o jogo e, o que se viu ontem, foi tudo menos um Porto competente. Mas, nem tudo foi demérito do Porto, é preciso dar os parabéns aos jogadores do Famalicão que mostraram muita vontade em chegar à final da taça de Portugal.

O problema no jogo de ontem, do futebol português, e já é assim desde que Sérgio Conceição é treinador do Porto, é o triste espectáculo que este clube oferece aos adeptos de futebol sempre ...ler comentário completo »
ProBono
2023-05-05 10h05m por Sir_jaof
Apenas serve para quem viu o jogo. . .
. . . Exemplifiquei com lances que ocorreram e se viu até com repetições. . . Daí ou se viu o jogo ou não se viu e inventa-se que nada existiu.
Wendal é Manafá no chão agarrados a perna é terem de ser assistido (fixando o FCP com 10), não é opinião. . . Otávio a ser atingido 2 vezes na cara e pisado no pé tal como Pepe fez e vou (correctamente) cartão, também foi visto e repetido. . . A direção oara o de vai a bola, também se vê. . . ...ler comentário completo »
Arbitragem
2023-05-05 09h53m por Sir_jaof
FCP tem de aprender com esta arbitragem. . . Teve de jogar contra 2 equipas, e assim será até fim da época. . .

. . . Basta olhar para Otávio ontem para perceber como o árbitro inclinou o campo. . . Otávio acaba o jogo com 1 chapada na cara, uma cotovelada e 1 prisão no pé (igual ao que valeu o amarelo a Pepe), só a chapada foi assinalada e cartões foi ZERO. . .

. . . FCP não conseguia sair para o ataque!? Só quem estava distraído não viu como eram logo tra...ler comentário completo »
Jogo
2023-05-05 09h14m por fcpflaw25
Só vi a 2 parte e o prolongamento, e foi uma pobreza de jogo da nossa parte em que se notava claramente que a equipa estava a jogar para o empate, nem vou comentar muito o que fizemos.

Da parte do Fama, Ivan Jaime, craque todos os dias! Quem duvidava da sua qualidade( se é que alguém ainda duvidava), ontem fez o que quis da defesa do Porto! Espero realmente que ingresse no nosso clube. O Zaydou fez também uma enorme exibição e espero que seja um jogador a ter em conta.
ler comentário completo »
JS
petitor
2023-05-05 08h58m por jsilva77
Nem mais . . . E que acham que por termos ganho títulos, temos uma equipa fora de série . . . Queria ver esta cambada sem um treinador como SC, apesar de todos os seus defeitos, ao leme . . . Um Shmidt ou um Amorim com Manafás, Zaidus, Wendells Cardosos, Francos e afins . . . Ia ser lindo ia, a lutar pela Europa, mas enfim . . .

Acho que Navarro e Jaime, bem como Penetra, iriam acrescentar valor a este plantel . . . Depois, ainda vejo comentários a dizer que se va...ler comentário completo »
JS
pepiII
2023-05-05 08h53m por jsilva77
Portanto, mas um pontapé na barriga dentro da área não é pênalti ??? Hmmmmmm, estranho . . .
p120571@gmail. com
2023-05-05 08h29m por p120571
Penso que terá sido uma meia final à altura de uma meia final de taça. Para os românticos do futebol, teria sido bonito o Famalicão ter conseguido ir à final. . . No entanto, o golaço do Otávio fez com que o "realismo" vencesse o "romantismo". O Porto mereceu esta passagem, essa é a verdade. . . Como moro ao pé do Estádio Nacional irei ver o Famalicão com o Braga em feminino e viver o ambiente das "barraquinhas" no dia da final masculina. . . O meu Sporting vejo na TV
Fama
2023-05-05 08h24m por moumu
Fez o FCP sofrer até ao fim e há que acreditar no 6º lugar, quanto ao FCP vai ter tarefa dificil na final mas prontos era a final esperada.
85FCP85
2023-05-05 08h24m por Inuyashapt
Para além desses reforços (não confundir com contratações) que falaste também faz falta um homem golo, e nem que for a única especialidade desse jogador mas precisamos urgentemente de voltar a ter alguém forte nas bolas paradas. Um dos pontos fortes do Porto do Sérgio Conceição era a capacidade de marcar em livres mas principalmente cantos, hoje em dia já vimos até gajos como o Zaidu a baterem cantos. Nas épocas anteriores eu "cheirava" o golo em alguns cantos, hj já sei que o perigo será zero.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...