placardpt
    FC Porto bateu Benfica e reduziu distâncias

    Sexta-feira Santa para o Dragão

    Em dia de sexta-feira Santa em Portugal, o campeão nacional FC Porto não ligou a distâncias pontuais, quis sempre mais que o rival Benfica, foi inteligente taticamente e aproveitou para reduzir distâncias para o líder ao vencer, no Estádio da Luz, por 1-2. Veremos se pode ser um jogo que muda uma época ou se surge tarde de mais.

    Olhando para as equipas iniciais, o Benfica não apresentava grandes novidades e o único destaque era o regresso à titularidade de Florentino Luís, para o lugar que pertencia a David Neres, enquanto do lado do FC Porto, Sérgio Conceição mexia três peças no onze titular, chamando Diogo Costa, Pepe e Grujic para os lugares que pertenciam a Cláudio Ramos, Fábio Cardoso e Toni Martínez.

    Quem disse que 6 cms não interessam?

    A tensão e a importância deste jogo sentia-se no ar e aumentavam a cada passe feito por parte das duas equipas. O FC Porto entrou a pressionar altíssimo aquando da perda da bola e bastante agressivo nesse momento, mostrando que era claramente a equipa que mais precisava de algo neste jogo, e isso levou a várias faltas e paragens nos primeiros minutos. Contudo, o Benfica mostrou saber aproveitar o espaço criado dessa pressão nas alas e foi dessa forma que chegou ao golo inaugural, aos 11', fruto de uma cabeçada fulminante de Gonçalo Ramos, a responder ao cruzamento de Bah na direita. Foi, no entanto, considerado auto golo de Diogo Costa, uma vez que a bola embate nas costas do guardião antes de entrar e depois de ir à barra.

    Este golo fez o Inferno da Luz explodir e as bancadas, de parte a parte, intensificaram o apoio à sua equipa. Os dragões foram obrigados a tentar responder e foram tentando chamar a habitual pressão alta do Benfica para ter espaço para construir pelo miolo, mas os encarnados mostraram-se mais resguardados e isso trouxe dificuldades aos azuis e brancos. Aí, Pepê ganhou um papel importante, uma vez que várias vezes baixou para apoiar o meio campo e ser esse elo de ligação, quase sempre pela ala direita, permitindo a Otávio estar em zonas centrais.

    Apesar dessa mudança evidente face ao seu estilo habitual, o Benfica escolheu aplicar a tal pressão alta ocasionalmente e isso trouxe alguns dividendos, como ficou bem patente aos 38 minutos, quando Gonçalo Ramos, após recuperação de bola em zona alta, só não ampliou devido a um corte enorme de Pepe. Ofensivamente, o FC Porto estava claramente com algumas dificuldades em ligar setores e até mesmo em explorar a profundidade de Taremi (bom controlo adversário), mas nunca se pode colocar de lado a matreirice de uma equipa comandada por Sérgio Conceição.

    1-2 foi anulado por 6 centímetros @Catarina Morais / Kapta +
    Com o jogo num ritmo mais baixo, o Benfica deixou-se adormecer e acabou por sofrer o empate em cima do intervalo, aos 45', numa jogada muito bem construída pelos dragões na direita: Manafá encontrou Pepê a romper na direita da área e este amorteceu de peito para Uribe encher o pé e não dar hipóteses a Vlachodimos. Estava feito o empate e três minutos depois, nos descontos, Galeno aproveitou o despocionamento da defesa encarnada para receber e virar-se entre os centrais, antes de bater Vlachodimos. Contudo, o VAR analisou e anulou o lance por apenas seis centímetros....

    Raça de campeão

    À imagem do que se tinha visto no apito inicial, o FC Porto voltou dos balneários com um nível de intensidade acima do Benfica e isso notava-se bem em cada bola disputada, o que causou novamente algumas dificuldades às águias. Os comandados de Roger Schmidt até pareceram, momentaneamente, responder, finalmente, a essa intensidade, mas nesse exato momento acabaram por ser «traídos», num lance, aos 54', onde os centrais foram apanhados «às aranhas» e Taremi aproveitou para, de fora da área, rematar rasteiro para o 1-2.

    Pela primeira vez em desvantagem na partida, o Benfica sentiu claramente o golo sofrido no momento de assumir as rédeas do jogo e em nada ajudou o facto de uma série de elementos habitualmente cruciais estarem uns furos abaixo, como era o caso de Grimaldo (a subir pouco), Rafa ou até Aursnes. Faltava muita coisa e os adeptos iam ficando claramente impacientes, provavelmente de uma forma como nunca se tinha visto esta época na Luz. Os dragões, por sua vez, iam agradecendo esse nervosismo e aproveitando para gerir o ritmo a seu belo proveito.

    Dragão quis sempre mais que a águia @Catarina Morais / Kapta +
    A animosidade ofensiva do Benfica era tal, que os erros eram uma constante e o FC Porto parecia bem mais capaz de chegar ao 1-3 do que sofrer o empate. De resto, isso apenas não aconteceu aos 73' - erro enorme de Gilberto a isolar Taremi no contra-ataque -, porque o avançado iraniano dos azuis e brancos teve uma péssima decisão mesmo na cara de Vlachodimos. Podia ter «fechado» o jogo.

    O Benfica até acalmou os nervos depois desse susto enorme, mas a verdade é que ofensivamente não se viam melhorias e apenas David Neres era capaz de implementar alguma velocidade no jogo encarnado. Seguiram-se largos minutos de cerco à área portista e Sérgio Conceição não teve problemas em assumir uma linha de cinco defesas para ajudar a segurar o resultado. O Benfica acabou por «facilitar» essa missão, insistindo quase sempre em cruzamentos inofensivos e os dragões acabaram por conseguir uma justíssima vitória na Luz por 1-2.

    U Sexta, 07 Abril 2023 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Artur Soares Dias
    1-2
    Diogo Costa 10' (p.b.)
    Matheus Uribe 45'
    Mehdi Taremi 54'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Benfica
    Diogo Costa marca na própria baliza!
    45´
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 3º golo na prova (25 jogos)
    45´
    +4
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Golo de Galeno anulado por fora de jogo do brasileiro na sequência do passe de Wendell. Seis centímetros!
    54´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 14º golo na prova (27 jogos)
    A Chave

    Um pouco à imagem do que tantas vezes acontece em Clássicos, especialmente desde  a chegada de Sérgio Conceição, a chave do jogo esteve na vontade e entrega distintas com que as duas equipas entraram para jogo. O FC Porto pareceu sempre querer mais que o Benfica e isso notava-se em quase todas as bolas divididas, o que acabou por ajudar no desenrolar do jogo.

    O Árbitro

    O árbitro Artur Soares Dias tentou deixar o jogo fluir, mas a verdade é que não conseguiu ter um critério bem equilibrado desde o início no que a amarelos diz respeito e isso acabou por condicionar um pouco a sua exibição. Esteve bem a ajuizar os alegados lances de possíveis grandes penalidades, nos dois lados.

    O Melhor
    Raça e inteligência

    São já duas características habituais do FC Porto de Sérgio Conceição e que ficam cada vez melhor patentes quando se chega a estes jogos grandes. As equipas portistas parecem querer sempre mais que os adversários e juntam a isso uma inteligência tática enorme. A pressão portista neste jogo foi exímia e a gestão da mesma também.

    O Pior
    Quem é este Benfica?

    Este foi, provavelmente, o pior jogo do Benfica da época. Notava-se uma águia ferida e perdida em campo, com dificuldades de aplicar o que fez ao longo da época e, às vezes, sem vontade. O FC Porto quis sempre mais e o Benfica nunca reagiu verdadeiramente.

    Forma
    Benfica
    2022/2023
    46J
    37V
    7E
    2D
    114-31G
    FC Porto
    2022/2023
    46J
    34V
    6E
    6D
    102-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto não perde em Lisboa frente a Benfica e Sporting há 10 jogos consecutivos: 6 vitórias e 4 empates
    Há 14 meses que Roger Schmidt não perdia um jogo em casa para a Liga:
    D 1-2 FC Porto (Benfica)
    D 1-2 AZ (PSV)
    Sérgio Conceição venceu de forma consecutiva o Benfica na Luz pela primeira vez na carreira.

    O técnico dos dragões em 11 partidas soma 5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.
    Os dois melhores marcadores da Liga bwin 2022/23, João Mário e Gonçalo Ramos (17 golos) não participaram, em simultâneo, em golo do Benfica pela 4.ª vez nesta edição (golo ou assistência):
    vs FC Porto [C]
    vs SC Braga [F]
    vs FC Porto [F]
    vs Vitória SC [F]
    O FC Porto reduz para 7 pontos a distância para o Benfica a 7 jornadas do fim do campeonato.

    Já houve campeões nacionais até com 8 pontos de distância (Boavista 2000/01), mas nunca com tão poucas jornadas para recuperar (7).
    Há quase três meses que o Benfica não sofria 2+ golos numa partida:
    FC Porto
    Sporting
    SC Braga (3)
    Est. Amadora
    Juventus (3)
    Rio Ave
    Paços Ferreira
    Nos últimos 11 jogos entre Benfica e FC Porto, os dragões só foram derrotados por uma vez:
    8 vitórias
    2 empates
    1 derrota (no Dragão)
    O FC Porto está invicto há 4 jogos consecutivos na Luz, a melhor série de sempre dos dragões em casa do Benfica (3 vitórias e 1 empate).
    O FC Porto vence com reviravolta no marcador pela primeira vez em 2022/23.

    O Benfica regista a primeira derrota em casa nesta temporada, a segunda em 22/23 (vs SC Braga e FC Porto)

    Fotografias(60)

    Liga BWIN: Benfica x FC Porto
    Liga BWIN: Benfica x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    5LB____Andrezim m
    2023-04-10 10h45m por MadjerFutre
    Estás muito enganadinho, se fizeste queixa vai ver onde parou porque nunca fui aqui banido nem NUNCA mudei de nick, se houve copycats. . . .
    Agora falar da banhada, o yellow só vem historietas de eu ficar indignado. . Levar com uma sarabanda daquelas, deixa qualquer um meio apagado. . . Não fossem os árbitros, internacionais–à-pressão que o Vitor Pereira meteu antes de ir para a Rusia, nem nada, no Dragão foi a falta de segundos amarelos, agora na Luz-salão-de-festas-apagada, u...ler comentário completo »
    Clássico
    2023-04-09 18h51m por MisticaEncarnada
    Como disse antes do jogo: ganha quem mais quiser ganhar.
    Uns entram a comer a relva, tenham piores ou melhores armas, estejam com 10 de avanço ou 10 ou 15 de atraso, outros entram para ganhar o pontinho, afinal ganhar já é bom.
    Com esta postura não me admirava que acabassem a época sem títulos.
    E os adeptos Benfiquistas que se capacitem que ganhámos 3 pontos no Dragão por causa de uma expulsão, caso contrário vínhamos de lá com mais uma derrota.
    Se o Porto ...ler comentário completo »
    Tontos
    2023-04-08 19h38m por yogamaster
    Ontem Porto foi muito melhor que o Benfica teve mais vontade, mais pulmao mas tambem parecia que os jogadores encarnados se estavam a poupar.
    Agora dizerem que o Porto é melhor é devia estar em primeiro é estupido para uma pessoa inteligente. Quem perde pontos com Rio Ave, Gil, Casa Pia, Estoril é então Santa Clara não merece estar a frente comparando com o campeonato imaculado que o Benfica fez ate agora. Benfica não esta a ser melhor está a ser muitooo melhor que o Porto este ano...ler comentário completo »
    MA
    Yellow the worst
    2023-04-08 17h34m por MadjerFutre
    É irritante o árbitro ASD. . . Só vcs para num jogo onde nos roubam um penalty como uma casa (Otamendi sobre Zaidu) um golo mal anulado ( Vlachodimos nunca chega a segurar completamente a bola) e no lance do Galeno, os 6 cm são com a bola já adiantada. . .
    BANHO-DE-BOLA os 99 minutos no Nosso salão de festas, levaste uma ensaidela de princípio ao fim do jogo, da equipa que era muito inferior à vossa. . . O 5LB é muito melhor do que o Porto, dito por um jornalista italiano e vcs todos amén, amén, amén. . . Está visto.
    Jogo
    2023-04-08 15h25m por Maxaqueen
    Penso que acabou por ganhar a equipa que mais quis vencer o jogo.
    O Benfica encarou o jogo com demasiada confiança achando que conseguiria um resultado que lhe interessasse de qualquer forma enquanto que o Porto, como era expectável, assumiu o jogo desde cedo de forma a ficar por cima.

    O golo do Benfica contra a corrente do jogo parecia indicar que ia ser uma tarde tranquila para uma equipa a quem tem saído tudo bem no campeonato, só que do outro lado o Porto não se de...ler comentário completo »
    Yellow
    2023-04-08 14h29m por rravv
    Todos os clubes já perderam, empataram e ganharam com todos os árbitros. Não podemos enumerar só quando nos interessa. O Benfica também já ganhou ao Porto com o ASD. Não podemos andar aqui a contabilizar só o que nos interessa.
    Agora, dizer que os jogadores já entram condicionados por causa do arbitro. . . tem la paciência. . . mas isso não são jogadores que querem ser campeões. Que jogam por titulos. Sinceramente se tu sentes isso nos jogadores então não são jogadores para o Benf...ler comentário completo »
    FCPorto
    2023-04-08 14h21m por Avalanche27
    Ontem fomos melhores, mas convém não esquecer que o campeonato não é só este jogo, tivéssemos jogado assim noutras ocasiões e estaríamos mais perto do primeiro lugar.
    ASD
    2023-04-08 12h54m por Aquaman
    Admito que em termos técnicos até pode ter prejudicado o Porto, mas em termos disciplinares beneficiou o Porto. Mais especificamente no lance do Otamendi sobre o Zaidu, seria grande penalidade.

    Por isso é que foram eliminados pelo Inter e perderam em casa com o Benfica, porque quando o árbitro é justo e aplica as leis da disciplina em campo, acabam por ter jogadores expulsos.

    Claro que o Benfica podia ter feito um esforço maior, lutado mais, mas agora é ten...ler comentário completo »
    Yellow
    2023-04-08 12h49m por rravv
    Eu dei-me ao trabalho de perder meia hora a vasculhar no site do zerozero os arbitros dos Benfica-Porto. Ultimos 13 anos:
    2010/11 - Benfica - Porto 1-2 Duarte Gomes
    2011/12 - Benfica - Porto 2-3 Pedro Proença
    2012/13 - Benfica - Porto 2-2 João Ferreira
    2013/14 - Benfica - Porto 2-0 Artur Soares Dias
    2014/15 - Benfica - Porto 0-0 Jorge Sousa
    2015/16 - Benfica - Porto 1-2 Artur Soares Dias
    2016/17 - Benfica - Porto 1-1 Carlos Xistra
    2017/18 ...ler comentário completo »
    JC
    Entram com medo
    2023-04-08 12h17m por JCCortez
    Endeusaram este treinador alemão, mas a verdade é que além de já ter perdido 2 competições (Taça da Liga e Taça de Portugal) quando joga com equipas guerreiras que mostram raça e querer, geralmente perde. Foi assim com o Braga. Foi assim agora com o Porto. Todos reconhecem que o trabalho dele trouxe bom futebol nova organização ofensiva da equipa do Benfica - verdade é que este ano, pela primeira vez em muitos anos, fizeram-se aquisições de jogadores que eram necessários para a equipa ser...ler comentário completo »
    Arbitragem
    2023-04-08 11h32m por Johnnythecreator
    João Mário faz n faltas e nem cartão leva
    Otamendi vai de pitons no joelho dentro de área, podendo lesionar um colega de profissão e nem falta nem cartão.
    O vlachodinos sai mal da baliza, o Porto marca e o golo é mal anulado.
    O fora de jogo é extremamente duvidoso.
    Perderam bem, pena não saberem perder
    Arbitragem
    2023-04-08 11h25m por Aquaman
    Uribe faz mais uma entrada em tesoura e mais um jogador saiu lesionado, como no jogo com o Casa Pia.

    Pepe entre de cotovelo às costas do Rafa.

    Florentino leva um amarelo na primeira falta que faz e depois o critério no resto do jogo para os outros jogadores foi diferente.

    Octávio fartou se de fazer faltas tacticas ou quando faz de propósito para desequilibrar o adversário que salta para tentar provocar uma lesão. Qudando recebe um amarelo vai ame...ler comentário completo »
    Realmente
    2023-04-08 11h14m por Johnnythecreator
    O ASD é que não deixa o Benfica jogar esse malandro. Os jogadores ficam logo tristes e revoltados quando vêm esse maroto na ficha de jogo. É um ervelheiro o ASD. Ele é tão maroto para os jogadores do Benfica que até o porto acaba o jogo com mais cartões e o João Mário acaba o jogo sem um cartão sequer, e o Porto ainda se pode queixar e bem da arbitragem. Mas sim, o ASD esse pistoleiro do diabo é que favorece sempre os do norte. Vocês vão ser campeões, assim os 14 milhões de adeptos em Marte podem festejar.
    SLB_Andreezim
    2023-04-08 10h55m por Johnnythecreator
    Tens razão, é bem pior o de ontem, porque vai de pitons no joelho. Mas tu é que é que deves ter uma credibilidade fantástica
    Não foi favorecido?
    2023-04-08 10h49m por Johnnythecreator
    Então se o clube que jogou em casa ontem não foi favorecido quem foi?
    Só vou falar do lance do Otamendi sobre o zaidu, que sim, é penalti, e quem diz que não é penalti então é hipócrita, porque contra o Gil Vicente o Uribe fez o mesmo lance e foi grande penalidade. Aí nesse lance muitos disseram que era pênalti a olhos vistos. . mas agr já não convém
    Jogo
    2023-04-08 08h59m por ago
    Parabéns ao porto , pela vitória . Não precisou de fazer uma grande jogo para ir a luz ganhar .
    Ao relação ao Benfica, é mais no mesmo , contra o Porto , parecemos uma equipa pequena , não sabemos fazer nada .
    Relação ao campeonato tudo em aberto , obviamente favoritismo para o Benfica, mas será até ao fim.
    Passei a semana toda
    2023-04-08 08h50m por FanecasMad
    Um pouco fora deste jogo, por razões necessárias, mas, também, diga-se , por pouco interesse para este jogo, no contexto em que decorria. Fui fazendo flashes aqui e ali nas notícias de imprensa e na televisão. Ao vê -las e depois ver o jogo e o resultado, só apetece dizer: não aprendem agora, vão aprender. . . Nunca. O Porto vai conseguir o impossível: ganhar em Alvalade e na Luz numa época, e não conseguir ser campeão.
    No entanto , como já desconfiava, o Benfica vai acaba...ler comentário completo »
    AngelEyes
    2023-04-08 07h29m por zlatan_21
    Tal e qual! A bola sai frocha e foi de fora da área. Tinha tempo mais do que suficiente para apanhá-la, mas enfim.
    Acho triste o Benfica ter renovado com ele. É apenas um GR's mediano.
    Para os anti-SC
    2023-04-08 00h39m por GregMiguelCastro
    Performance de Sergio Conceição contra Benfica e Sporting:

    Benfica:
    r
    16 jogos
    10 vitórias
    3 empates
    3 derrotas

    Sporting:
    r
    21 jogos
    10 vitórias
    9 empates
    2 derrotas

    Realmente que péssimo treinador. . .
    EagleReturnsAga in
    2023-04-07 23h51m por Inuyashapt
    Olha que engraçado, eu vi o jogo com duas belas benfiquistas haha. Mas não paguei nada 😁
    zlatan_21
    2023-04-07 23h49m por AngelEyes
    Também fiquei com a sensação de que o Odysseas podia ter feito mais no remate do Taremi, penso que o Diogo Costa defenderia. Foi um remate colocado, mas lento.
    O Vlachodimos, apesar de alguns adeptos acreditarem no contrário, é um guarda-redes bem limitado. Tem os seus momentos, é verdade, e não é um frangueiro, mas não é uma garantia num campeonatos de pontos corridos. Sempre me deu a sensação que ele é muito melhor quando são jogos a eliminar e quando é a Liga dos Campeões, então ele sobe imenso de nível.
    UD
    Resumindo
    2023-04-07 23h43m por UDScampeao
    O Porto perde o título por algumas péssimas exibições e pormenores que fazem a diferença, como a expulsão do Eustaquio no Dragao contra o Benfica. Tanto aqui como no Dragao (enquanto foi 11 para 11), acho que o FCPorto foi superior.
    bcpzero0
    2023-04-07 23h41m por Inuyashapt
    Pessoal não me digam que o bcpzero0 aka Tiy aka Feka aka newone foi outra vez a vida.
    Stelio_Kontos
    2023-04-07 23h39m por Inuyashapt
    Vejo que gostas de American Dad haha
    hahahahaha. . . .
    2023-04-07 23h30m por MagmaShow
    O melão neste site deve estar com desconto hahahahahaha