placardpt
Primeiro nulo da competição

Os Mundiais não se fazem só de golaços e goleadas

Nem todos os jogos de um Campeonato do Mundo podem terminar com grandes surpresas (Argentina), ou com grandes tareias (Inglaterra). Estas competições também se fazem de jogos onde o empate tem o sabor de uma vitória e em que a bola não entra. Depois de cinco jogos, o Mundial do Qatar teve assim o seu primeiro nulo, num jogo em que a Dinamarca e a Tunísia olham para o ponto conquistado com olhos diferentes.

Não se pode dizer que o arranque do jogo tenha sido brilhante. A Dinamarca pareceu estar algo «perra» e sem ideias para desbloquear a bem organizada Tunísia, que, por seu lado, fazia da agressividade a principal arma para conseguir retirar iniciativa criativa à seleção europeia.

Posto isto, não foi uma grande surpresa ver a seleção africana a ter melhor futebol nos primeiros 15/20 minutos, ainda que sem claras oportunidades de golo. Essas possibilidades de golo apareceram já numa fase em que a Dinamarca, como se esperava, estava por cima, ainda que o sentido delas não tenha sido o que possa imaginar.

É que, mesmo a ser obrigada a estar mais recuada, a Tunísia criou o principal perigo, com destaque para um golo anulado por fora de jogo e uma defesa monumental de Kasper Schmeichel, negando o remate a Issam Jebali.

Domínio sem brilho

�Laurence Griffiths/Getty Images
Percebia-se que a Dinamarca teria de ser bem melhor na segunda parte e havia a clara ideia de que teriam condições para o fazer. Podemos até  dizer que a Tunísia preferia ver o adversário a controlar o jogo, para assim  conseguir explorar a velocidade dos seus homens da frente. Na reta final da primeira parte conseguiu-o com sucesso por duas vezes e, na segunda parte, apesar de a taxa de aproveitamento ter sido inferior, as tentativas de atacar dessa forma foram bem superiores.

Assim, o segundo tempo acabou por ir mais ao encontro do que se imaginou, com a Dinamarca a controlar, mas sem encantar por completo. As oportunidades, essas, foram claras e em dois lances seguidos, aos 69' e aos 70', só não tivemos golos porque Aymen Dahmen e o poste negaram os remates de Christian Eriksen e Andreas Cornelius, respetivamente.

Com o nulo a prolongar-se, com os minutos a passar e com a Dinamarcar cada vez mais por cima, os momentos finais do jogo foram de sufoco europeu, sofrimento africano (mais uma grande defesa de Dahmen) e ainda de VAR, com um possível penálti para os dinamarqueses.

A Tunísia estreou-se com resultado positivo, mas mostrou que as armas para discutir os jogos estão lá. A Dinamarca não colocou nada em causa com este resultado, mas num grupo onde França parece ter tanta vantagem, sobrará apenas um lugar de apuramento.

U Terça, 22 Novembro 2022 - 13:00
Education City Stadium
César Ramos
0-0
Education City Stadium
Lotação45 350
Medidas105x68
Inauguração2020
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 1
Lances Capitais
23´
GOLO INVALIDADO Tunísia
Jebali foi desmarcado nas costas da defesa nórdica, avançou vários metros e, na cara de Schmeichel, marcou, mas estava claramente em fora de jogo e o lance foi anulado.
55´
GOLO INVALIDADO Dinamarca
Skov Olsen marca, mas é anulado! Damsgaard foi desmarcado, obrigou Dahmen a defesa apertada e, na recarga, Olsen marcou, mas Damsgaard estava claramente em posição irregular.
A Chave

A chave do jogo acaba por se misturar com o melhor, descrito em baixo. Claro que as duas grandes defesas de Dahmen e a bola no poste são momentos cruciais num jogo que termina 0-0, mas tudo o resto se deve a organizada e alegre seleção da Tunísia.

O Árbitro

Boa arbitragem e, na nossa opinião, bem ao não marcar grande penalidade já dentro dos descontos.

O Melhor
Raça, querer e festa

As histórias dos Mundiais não se escrevem só pelos Maradona's, pelos Messi's ou pelos Pelé's. Também se fazem pelos Issam Jebali's ou pelos Ellyes Skhiri's. Jogadores que sabem que podem igualar todas as estrelas do mundo através da entrega, da raça e da clara vontade de estarem presentes na maior festa do futebol. Por isso, o melhor do jogo é mesmo a Tunísia, pelo seu  todo.

O Pior
Deram uma parte de avanço

A Dinamarca tem mais do que argumentos para vencer esta Tunísia, mas a primeira parte  não deu essa ideia. A equipa europeia entrou num ritmo baixo e, mesmo tendo melhorado ao longo dos primeiros 45 minutos, a primeira parte deixou muito a desejar.

Forma
Dinamarca
2022/2023
6J
4V
0E
2D
9-5G
Tunísia
2022/2023
2J
1V
1E
0D
4-0G
Sabia que...by playmaker stats
A Tunísia continua sem ganhar a equipas europeias em Campeonatos do Mundo: em 11 jogos, soma 4 empates e 7 derrotas
2.ª vez que a Tunísia não sofre golos no Mundial, em 16 jogos:
1978 Alemanha, 0-0
2022 Dinamarca, 0-0
Tunísia termina com uma série negativa: sofria golos no Campeonato do Mundo há 12 jogos
Dinamarca continua invicta frente a equipas africanas em Campeonatos do Mundo: 5 jogos, 2 vitórias e 3 empates
4.º empate consecutivo da Dinamarca em Campeonatos do Mundo
No Mundial 2018, só houve um jogo sem qualquer golo marcado - curiosamente, com a Dinamarca como interveniente (frente à França)
1.º jogo que termina sem golos no Mundial 2022
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
DINAMARCA
EMPATE
TUNÍSIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
bludouro
2022-11-23 01h47m por tenshi
Foi apitado uma falta no msm lance.
fcpflaw
2022-11-23 01h45m por tenshi
Relax a mim tanto faz. 🤣🤣🤣
fcpflaw
2022-11-22 18h30m por tenshi
Sim, mais a tua opinião não é credível neste caso, porque apostaste contra a Tunísia e o lado emocional está a afectar te o julgamento 😂😂.
Afinal
2022-11-22 17h45m por iSMURF4
Nao foi o Equador mas sim a Argentina que recebeu o suborno. .
Var
2022-11-22 17h17m por tenshi
Muito esquisito neste mundial, não se entende porquê mostrar apenas uma imagem ao árbitro.
Bom resultado para Tunísia
2022-11-22 17h12m por Homo_libero
Agora é só dar tudo em campo contra a Austrália e no fim a ver vamos como será o jogo contra a França. As selecções Árabes não devem se queixar do apoio nas bancadas nesse Mundial.
fcpflaw
2022-11-22 17h07m por tenshi
🤣🤣🤣 sorry, mais é falta claríssima, o dinamarquês empurrou o adversário nas costas.
fcpflaw
2022-11-22 16h10m por arturm99
Mesmo considerando uma falta anterior e por isso não assinalar o pontapé de penalti, penso que não é possível reverter aquilo para falta atacante porque a ida ao VAR apenas diz respeito a um possível pontapé de penalti, se considera algo antes penso que o jogo deveria ter sido retomado em conformidade, ou seja, com o pontapé de canto que tinha sido assinalado. Posso estar errado mas diria que não marcando o penalti inicialmente o jogo teria sido retomado com o pontapé de canto
JOGO
2022-11-22 15h43m por grove_street
Começar pelo arbitro , teve dois lances em cada aerea e vão ser discutidos na Dinamarca e Tunisia com cada um a puxar a brasa para a sua sardinha .

Quanto aos destaques , esta Tunísia conseguiu apagar a chave desta Dinamarca que são os cruzamentos ! Aquele falhanço de cornelius podia ter custado uma lesão , o Homem Aborda mal o cabeceamento e podia ter chocado no poste , mas não deixa ser um grande falhanço e tirando isso , a Tunisia defendeu sempre bem !

E di...ler comentário completo »
ZY
Dinamarca
2022-11-22 15h19m por zyxw4321
Hoje não acerto uma previsão. . . Pensei que ganhavam. Assim, fica muito mais difícil vencer o grupo, a não ser que a França também falhe contra a Austrália.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Treinadores portugueses em ação
A última noite no Brasil contou com dois treinadores portugueses em ação, desta feita na Copa do Brasil. O Corinthians de António Oliveira e Red Bull Bragantino de Pedro ...