placardpt
Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
Portugal perdeu amigável com Espanha

Notas do primeiro ensaio: falta melhorar a finalização

2022/10/14 20:12
E0

Portugal perdeu o primeiro de dois jogos de preparação frente a Espanha por 0-2. Em Rio Maior, a primeira parte não teve grande história, com as equipas a passarem longe das balizas durante grande parte do tempo.

Na etapa complementar, Espanha entrou praticamente a vencer, mas Portugal soube reagir e fez que chegue para empatar. Marta Balbuena, guarda-redes que assumiu a baliza espanhola na segunda parte, fez uma exibição de gala e impediu que Portugal entrasse na discussão do resultado, e La Roja aproveitou para ampliar a vantagem, que conseguiu manter mesmo quando Portugal apostou no 5x4+GR.

Faltou ritmo

Durante toda a primeira parte, as equipas estudaram-se a fundo, sem arriscar em demasia. A bola andou quase sempre longe das balizas, com Peque e Janice a protagonizarem as melhores oportunidades dos primeiros 20 minutos.

Portugal acabou por ser a equipa com mais iniciativa, mas recorria em demasia aos remates exteriores, sem nunca incomodar verdadeiramente a guardiã Sílvia Aguete. Do outro lado, Odete também não teve um final de tarde propriamente trabalhoso, mostrando-se à altura do (pouco) que a Espanha conseguiu criar.

Balbu roubou as chaves

Portugal entrou com níveis de agressividade elevados, procurando intensificar o ritmo da partida. Só que isso também se traduziu no acumular precoce de faltas: em dois minutos, já a seleção das Quinas tinha cometido 3. Foi preciso reajustar, e Espanha aproveitou logo a situação.

Aos 23', numa jogada de insistência junto à área portuguesa, Inês não consegue aliviar, permitindo que a bola chegue até Vanessa Sotelo, que não fez cerimónia e atirou a contar - Ana Catarina ainda tocou, mas não evitou. Regresso à seleção espanhola e aos golos para a pivot, que falhou o último Europeu por lesão. Soutelo nem estava a fazer um jogo particularmente inspirado, mas quando lhe dão uma nesga de espaço, Vane raramente perdoa.

Portugal não acusou o golo, bem pelo contrário. As comandadas de Luís Conceição assumiram o jogo e apontaram baterias à baliza de Marta Balbuena, que rendeu Aguete na baliza adversária. A número 12 espanhola viria a ser a grande figura da partida, com uma série de enormes defesas que impediram que Portugal entrasse na discussão do resultado.

Aos 30', completamente contra a corrente do jogo, um contra-ataque bem trabalhado por Anita Luján terminou com o golo de Ale de Paz. As espanholas estavam confortáveis com a margem no resultado, e não havia nada que Portugal pudesse fazer. Nos últimos dois minutos, Pisko ainda vestiu a camisola de guarda-redes avançada, mas Balbu fechou a baliza e escondeu as chaves.

As duas equipas voltam a medir forças amanhã, no mesmo sítio, à mesma hora, no último jogo de preparação antes do início da fase de qualificação para o Europeu 2023.

Luís Conceição em discurso direto

«Faltou a concretização. Espanha fez dois golos em três ou quatro oportunidades, nós tivemos mais três ou quatro ocasiões mas não fizemos... Se tivéssemos reduzido para 1-2 ainda tentaríamos com cinco chegar ao empate, mas pronto, fica o bom jogo contínuo que realizámos. Agora, temos que matar o jogo, temos que finalizar, para depois nos dar outra confiança

Jogo foi muito equilibrado. A Espanha faz 1-0 numa altura em que podíamos ter feito dois ou três. Com este tipo de adversárias, as oportunidades que temos têm que ser transformadas em golos". Interessa é para a semana, três jogos para depois garantir apuramento em fevereiro»

Janice em discurso direto

«Foi uma ótima partida, jogámos com uma das melhores seleções da Europa, que é a seleção espanhola, o que faltou foram os pequenos detalhes mas tenho a certeza que vamos dar de novo o nosso melhor no jogo de amanhã e vamos honrar esta camisola, que pesa muito

Estamos prontas para atacar o apuramento para o Campeonato da Europa, para conquistar o título que mais desejamos. Tem sido uma ótima semana de trabalho, muito exigente e que nos tem preparado para um grupo que será difícil. A Itália é uma seleção com cada vez mais qualidade. Agora é desfrutar e sermos felizes em campo»

Leninha em discurso direto

«Tivemos muitas oportunidades, mas em frente à baliza temos que ser mais frias, mais eficazes. Estamos a conseguir chegar lá, mas não estamos a conseguir marcar. É isso que temos que melhorar.

Estes jogos têm essa particularidade, tanto caem para um lado como para o outro; amanhã é um novo jogo e vamos procurar a vitória. O pavilhão esteve bem composto, precisamos do apoio de todos. Seleção A tem sido muito importante para mim, é um espaço muito exigente e é um espaço de aprendizagem»



U Sexta, 14 Outubro 2022 - 18:00
Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior
0-2
Vanessa Sotelo 23'
Ale de Paz 30'
Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior
Lotação2 000
Medidas45X27
Inauguração2000
Lances Capitais
23´
GOLO Espanha!
Vanessa Sotelo marca
30´
GOLO Espanha!
Ale de Paz marca
A Chave

Balbu. A guarda-redes espanhola que assumiu a baliza roja na segunda parte fechou a baliza e deitou fora a chave, conseguindo manter a baliza inviolada com um punhado de intervenções de alto nível.

Arbitragem

Equipa de arbitragem com critério ajustado à natureza do jogo. Nota positiva para os portugueses Cristiano Santos, Rúben Santos, Cláudio Bica e Fábio Carapuça.

O Melhor

Depois de uma lesão grave que a afastou da Seleção durante dois anos, Jenny regressou às escolhas de Luís Conceição. 

O Pior

Balbuena esteve a um nível elevadíssimo, sem dúvida, mas também faltou pragmatismo na hora de finalizar. Há trabalho a fazer neste capítulo.

Forma
Portugal
2022/2023
0J
0V
0E
0D
0-0G
Espanha
2022/2023
0J
0V
0E
0D
0-0G

Fotografias(37)

Jogos Preparação (Feminino)| Portugal x Espanha (Jogo 1)
Jogos Preparação (Feminino)| Portugal x Espanha (Jogo 1)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
ESPANHA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Empate a zero no Morumbi
Ao quarto jogo, o segundo empate e o terceiro seguido sem ganhar. O Palmeiras de Abel Ferreira jogou, na última madrugada, o dérbi de São Paulo e não passou do empate a ...