placardpt
Boavista bate Arouca

Do Bessa estende-se a Avenida da Manutenção

Há cada vez mais vista sobre a manutenção na zona da Boavista, na cidade do Porto. Os axadrezados receberam e venceram, este sábado, o Arouca por 1x0, em jogo da 29ª jornada da Liga Bwin, e saltaram para o patamar dos 33 pontos. Os arouquenses ficam no imbróglio que são as profundezas da classificação, com 25 pontos.

Gorré fez a diferença

As ausências de «peso» existiam de parte a parte. Sauer do lado axadrezado, David Simão e André Bukia no Arouca. O jogo provou que doeram mais aos visitantes, incapazes de serem verdadeiramente perigosos na primeira parte. Do outro lado, a pantera de Petit provou ser cada vez mais um «animal» robusto à prova de contratempos.

Perante um estádio do Bessa bem composto (10.128 espectadores), o Boavista foi, desde cedo, mandão e apresentou-se com um padrão bem definido: construção nos pés de Seba Pérez à procura da profundidade de Kenji Gorré. Dentro do padrão, boas variabilidades. Filipe Ferreira esteve sempre ativo na ligação ao parceiro de ala e, por isso, a equipa da casa atacou mais por aí.

O momento em que Gorré faz o golo no Bessa ©Kapta+
A vantagem, aos 12 minutos, entrou diretamente para a categoria do expectável; na globalidade e no individual, porque Gorré já era - e continuou a sê-lo - o melhor em campo. No um-para-um com Thales Olques foi mais forte e o remate de pé esquerdo, tirado da meia esquerda, fez apenas um desvio pelo poste antes de confirmar o golo. Bem, também, Musa na génese a encontrar Gorré.

À naturalidade do golo seguiu-se a naturalidade do perigo boavisteiro: Musa (18') quase fez um golo de antologia, Gorré (30') e Seba Pérez (34') ficaram perto de folgar o marcador para o seu lado ainda dentro dos primeiros 45 minutos. Como apêndices daqueles que mais se destacavam, Vukotic cumpria e Luís Santos movia-se constantemente na linha da frente.

As palavras debitam-se a preto e branco porque do outro lado poucas servem para resumir a primeira parte do Arouca. Muito débil sem a visão de David Simão e a capacidade técnica de Bukia, a equipa de Armando Evangelista foi inofensiva. Um remate de meia distância de André Silva (42') foi dos poucos sinais de vida; Bracali estava batido, mas a bola passou ao lado.

Boavista cedeu e Arouca tentou

Foi praticamente o mesmo filme depois do intervalo. É certo que o Arouca regressou com vontade de mudar, algo que fosse. A equipa subiu mais as linhas e até teve na cabeça de Arsénio uma bola de golo feito (61'), mas a manta foi curta. Dentro e fora do relvado, onde Armando Evangelista, perante tantas limitações, ficou de mãos atadas para mexer decisivamente com o jogo.

Na fita do jogo couberam, por isso, mais momentos de perigo boavisteiro, com Musa a espreitar o golo em dois momentos (59' e 66'); no segundo, a jogada foi sublime, tal como o voo de Victor Braga a manter o Arouca ligado ao jogo pelo resultado. E faltava isso à pantera, tirar o Arouca da equação dos pontos e, por isso, no cavalgar dos minutos instalou-se algum nervosismo no Bessa.

Da tal manta curta, Armando Evangelista ainda «sacou» Alan Ruiz, Bruno Marques e Dabbagh para os 20 minutos finais, os tais onde a incapacidade boavisteira para fechar o jogo (Yusupha teve o 2-0 nos pés aos 79') foi dando oxigénio a um Arouca pouco perigoso mas com a esperança viva. No final, os três pontos ficaram mesmo no Bessa para gáudio dos mais de 10 mil boavisteiros. 

jogos históricos
U Sábado, 09 Abril 2022 - 18:00
Estádio do Bessa Séc. XXI
Vítor Ferreira
1-0
Kenji Gorré 12'

ESTÁDIO

Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
Positivo
Moldura humana no Bessa

É um histórico, com títulos no palmarés e uma base de apoio inconfundível. Por isso, e porque as plateias não raras vezes são pobres, os mais de 10 mil adeptos no Bessa coloriram o final de tarde na cidade Invicta. Por mais palcos assim.

Negativo
Manta arouquense curta

Para uma equipa que, já de si, vive da limitação do plantel, não ter David Simão e André Bukia é uma «machada» fulminante, não só na preparação mas nas opções para mexer com o jogo. Armando Evangelista tentou, mas pareceu tudo muito curto.

Forma
Boavista
2021/2022
35J
10V
16E
9D
45-48G
FC Arouca
2021/2022
32J
7V
9E
16D
31-52G
O Árbitro

Jogo tranquilo e sem notas relevantes a assinalar na arbitragem de Vítor Ferreira no estádio do Bessa.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Boavista x Arouca
Liga BWIN: Boavista x Arouca
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
FC AROUCA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BFC
2022-04-09 23h27m por moumu
Com fibra como esta chegaremos mais longe em 2022/2023.
GS
reginacosta
2022-04-09 22h05m por GSCGrandeamor
Muito obrigado!!!! Tem toda a razão é assim mesmo, pena que alguma malta não pense da mesma maneira.
Gondomar
2022-04-09 21h58m por reginacosta
Estou a torcer. Por si e por todos os adeptos dos chamados 'pequenos'. Sem nós os grandes não eram nada. . .
GS
reginacosta
2022-04-09 21h48m por GSCGrandeamor
Ora essa, é sempre bom termos um bom discurso, eu é que agradeço.
Espero que o meu Gondomar também se salve!!!!

Saudações
GSCGrandeamor
2022-04-09 21h25m por reginacosta
Obrigada pela simpatia de sempre.
Muito feliz, claro.
O amor é assim. . .
GS
Boavista e reginacosta
2022-04-09 21h08m por GSCGrandeamor
Fiquei muito contente com a vitória do Boavista sobre o Arouca, sem dúvida uma vitória merecida. O Arouca ainda tentou carregar mas a vitória ficou no Bessa.
Vitória saborosa, não só porque foi contra um adversário direto como quase que garante a manutenção. Aliás eu nunca tive dúvidas que o Boavista ia conseguir a manutenção mas pensei que fossem sofrer um pouco, mas ainda bem que não.

reginacosta, felizmente a manutenção está quase garantida, certamente já respira de alivio ahahah

Saudações
Vitória
2022-04-09 21h02m por reginacosta
Importantíssima!
Força Panteras.
O nosdo lugar é na primeira liga.
Boavista, Paixão ao Quadrado 🖤🤍🖤

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico elogiou época do Farense
Com a manutenção bem encaminhada, José Mota destacou o trabalho feito pelos seus jogadores ao longo de toda a época.
29-04-2024 23:00