placardpt
    Dragões golearam o Tondela

    Fome e fartura

    O FC Porto curou a desilusão do encontro com o O. Lyon com uma goleada, mas o resultado esteve muito longe de ser a fartura que se veio a traduzir. A primeira hora de jogo dos portistas foi de baixa intensidade, mas o banco tranquilizou a noite.

    A ressaca europeia é sempre difícil de superar. Se a isso juntarmos o facto de haver novo embate europeu em poucos dias, então falamos de uma dificuldade ao quadrado.

    Muita parra, pouco sumo

    O FC Porto, naturalmente favorito, partiu para cima do Tondela, mas a dinâmica ofensiva foi demasiado baixa. O corredor esquerdo, com Wendell e Pepê funcionou com muita harmonia, nos primeiros minutos, mas foi demasiado efémero.

    Beirões causaram dificuldades, na primeira parte ©Catarina Morais / Kapta +

    A turma de Pako Ayestarán percebeu que, defendendo bem, iria ter as oportunidades e assim foi. Os beirões aproveitaram a forma menos ordeira dos azuis-e-brancos a atacarem para ferir. Com mais ênfase nas bolas paradas, mas sempre com muita disciplina, os visitantes criaram o maior perigo por Neto Borges, num livre lateral.

    Espicaçar-se com o perigo

    Percebendo o crescimento de confiança do Tondela, os dragões mudaram de postura. Como quem sente o perigo, e não necessitando de uma pausa técnica do treinador, os comandados de Sérgio Conceição subiram a intensidade, com Wendell (sempre ele) a aventurar-se no ataque e a levar com ele a equipa.

    Wendell esteve em grande destaque, no corredor esquerdo ©Catarina Morais / Kapta +
    Num desses lances, Taremi insistiu e Sagnan cortou fora de tempo. Grande penalidade para os dragões. Taremi manteve a bitola e marcou. Mesmo marcando, o FC Porto não conseguiu encontrar a tranquilidade emocional que tanto gosta.

    O Tondela apareceu na segunda parte, novamente, sem sentir a pressão de jogar no Dragão. A equipa de Pako Ayestarán, talvez recordando-se do jogo que fez na última temporada, não se encolheu e tentou o empate, mas faltou inspiração e assertividade no setor ofensivo.

    O banco das soluções

    Dobrou-se a hora de jogo e Sérgio Conceição resolveu agitar com a partida. Percebendo das dificuldades de João Mário a atacar e Evanilson a dar trabalho aos defesas do Tondela, meteu Fábio Vieira a apoiar Taremi e Francisco Conceição no lugar de Pepê, que desceu para lateral.

    O resultado foi imediato: o FC Porto passou a colocar em cheque as debilidades de Neto Borges e o perigo foi aumentando. A expulsão de Manu Hernando acabou por complicar, ainda mais, a vida do Tondela.

    Galeno entrou e marcou, três minutos depois de ter entrado no jogo ©Catarina Morais / Kapta +

    Os dragões aceleraram os processos e em seis minutos fizeram três golos: Galeno pelo meio (já tinha tido uma excelente oportunidade), Fábio Vieira em transição e Francisco Conceição, após um cruzamento de Zaidu.

    O Tondela desejou, rapidamente, pelo fim do encontro, depois do FC Porto ter sido uma máquina que aniquilou as opções de levarem um resultado positivo para casa.

    Os dragões aumentaram a vantagem sobre o Sporting, embora os leões joguem, apenas, esta segunda-feira.

    U Domingo, 13 Março 2022 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Gustavo Correia
    4-0
    Mehdi Taremi 45' (g.p.)
    Wenderson Galeno 73'
    Fábio Vieira 76'
    Francisco Conceição 79'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    Lances Capitais
    45´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!

    Mehdi Taremi marca o seu 14º golo na prova (25 jogos)
    67´
    Cartão vermelho para Manu Hernando (CD Tondela)
    Manu Hernando vê o seu 2º vermelho na prova (19 jogos)
    73´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 4º golo na prova (20 jogos)
    76´
    GOLO FC Porto!
    Fábio Vieira marca
    Fábio Vieira marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
    Fábio Vieira marcou o seu 7º golo na equipa (67 jogos)
    79´
    GOLO FC Porto!
    Francisco Conceição marca
    Francisco Conceição marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
    Francisco Conceição marcou o seu 3º golo na equipa (44 jogos)
    89´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Toni Martínez ainda colocou a bola no fundo da baliza, mas estava em posição irregular na altura do remate inicial
    A Chave

    O banco portista

    As entradas de Fábio Vieira e Francisco Conceição mexeram e muito com a equipa. Os golos foram apenas uma continuidade desse aspeto.

    O Árbitro

    Gustavo Correia teve uma noite tranquilidade. Houve decisões difíceis de tomar, mas foi apoiado pelo VAR. Não sendo salomónico, não teve influência com o jogo.

    O Melhor
    Banco portista

    Conceição mexeu na medida certa. As alterações foram certeiras e do banco vieram as boas dores de cabeça. O FC Porto passou a atacar mais, com mais intensidade e mais efetividade. Os três golos marcados por Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição foram sinal disso.

    O Pior
    Falta de soluções do Tondela

    O Tondela ficou sem energia, a partir da hora de jogo. Jogou como conseguiu e foi curto. Para reflexão de Pako Ayestarán, pois após a expulsão de Manu Hernando a equipa demonstrou muita dificuldade em jogar.

    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    42J
    30V
    7E
    5D
    95-40G
    CD Tondela
    2021/2022
    32J
    11V
    3E
    18D
    43-56G
    Sabia que...by playmaker stats
    O CD Tondela é a 1.ª equipa deste campeonato a sofrer 50 + golos (tem 52 golos sofridos)
    FC Porto marca 4 golos num jogo da Liga pela 2.º jornada consecutiva
    FC Porto chega aos 67 golos na Liga: ultrapassa o Benfica e passa a ter o melhor ataque da prova
    Sérgio Conceição faz história: é o treinador do FC Porto com + jogos consecutivos sem perder na Liga Portuguesa
    54.º jogo do FC Porto sem perder na Liga Portuguesa: se não perder no Bessa, na próxima jornada, iguala o seu melhor registo de sempre na competição

    Fotografias(40)

    Liga BWIN: FC Porto x Tondela
    Liga BWIN: FC Porto x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CA
    Sporting1906
    2022-03-14 21h14m por carlosferreira895
    Entras tarde na dança. Desculpa mas a tasca está encerrada amigo!
    11 em Lyon
    2022-03-14 16h41m por Redfoo_16
    Eu iria com D. Costa, J. Mário, Pepe, Mbemba, Wendell, Uribe, Grujic, Vitinha, F. Vieira, Taremi, Evanilson
    E não descartava mais mexidas. Grujic para compensar o subrendimento físico do Uribe e do Vitinha, Pepê como maior trunfo para entrar depois. 433 parecido ao que jogou em Alvalade. No entanto não acho que Grujic vá jogar
    Gestão de esforço
    2022-03-14 16h37m por Redfoo_16
    Ela devia ter sido feita ontem, e não foi, e no final não conseguimos nem resolver o jogo cedo (porque estava o melhor 11 mas estava desgatado) nem poupar jogadores. Evanilson, Taremi, Uribe e Vitinha somam titularidades consecutivas há muitos jogos. Se nem com o Tondela em casa descansam, podem descansar quando? Jogadores como Grujic, F. Vieira, Galeno ou Toni podiam perfeitamente ter sido titulares ontem. Toni não dá a qualidade entre linhas do Eva mas é forte na pressão (e estando f...ler comentário completo »
    felisbertocosta
    2022-03-14 15h14m por MisticaEncarnada
    Isso aí tem de ser, os árbitros daqui expulsam poucas vezes os dirigentes porque têm medo mas lá fora não querem saber.
    da_ni82
    2022-03-14 15h07m por MisticaEncarnada
    Estarem ou não estarem é apenas menos uma ou outra pessoa a saltar quando há uma decisão desfavorável. . .
    Ora bem!
    Eu entendo o motivo de estarem lá. É proteger o treinador. Assim queixam-se eles e o treinador não é expulso porque esse sim, é importante estar no banco. Mas já cansa. É demais. É gente que não sabe estar. Os treinadores e jogadores arranjam metade das confusões que esses dirigentes arranjam quando estão no banco. Inclusivé confusões de dirigentes de um lado com treinadores/dirigentes/jogador es do outro lado.
    felisbertocosta
    2022-03-14 15h04m por MisticaEncarnada
    Eu também já vi isso. Até posso falar só do Benfica. Já vi o Luisão a gritar com o árbitro e o Jesus no banco caladinho. Só pergunto, o que é que o Luisão faz ali? Ele e outro qualquer.
    Discussão sem sentido
    2022-03-14 15h02m por MisticaEncarnada
    Há certas coisas tão repugnantes que nem devemos olhar se o adepto é deste clube ou daquele, quer dizer. . . não é por ter um cachecol ao pescoço de um clube qualquer que o crime é mais grave ou menos grave. Eu vejo assim as coisas só que há quem adore apontar o dedo ao vizinho e dizer que é pior. Quero lá saber se é pior o que fez o adepto x do clube y em relação aos adeptos do clube z, o que me preocupa é um dia levar um filho ao futebol e sair de lá magoado/a ou pior.
    Não se tr...ler comentário completo »
    El-Patron
    2022-03-14 14h51m por MisticaEncarnada
    Se calhar expressei-me mal. Uma equipa pode jogar mal e perder mas um dos três grandes com a diferença de qualidade que tem a mais em relação a outros clubes não se pode queixar por perder um jogo porque jogou com 3 ou 4 suplentes. Era aí que queria chegar.
    Perde-se porque o adversário jogou melhor ou porque se falhou golos, o que quer que seja, não se perde porque se rodou a equipa. Esse argumento não aceito por parte de nenhum dos 3 grandes porque há suplentes nos 3 grandes que quem dera até ao Sporting de Braga tê-los a titular.
    da_ni82
    2022-03-14 14h47m por MisticaEncarnada
    Sei que a discussão não é comigo mas o que me mete mais impressão é quando dirigentes que nem treinadores nem médicos são passam o jogo todo a querer arranjar conflitos com árbitros e por aí fora. O banco deveria ser de jogadores, treinadores e equipa médica para qualquer eventualidade, nada mais. Tudo o que anda fora disso é só para arranjar mais poeira no futebol.
    Se o Sérgio Conceição, o Amorim ou outro treinador qualquer for expulso está tudo bem. O treinador excedeu-se, leva...ler comentário completo »
    El-Patron
    2022-03-14 13h54m por MisticaEncarnada
    Se o Porto ou qualquer dos 3 grande não tem 4 ou 5 suplentes para ganhar ao Boavista então os treinadores e diretores desportivos deviam ser todos despedidos. . . uma coisa é ter muitas lesões, isso aí é diferente, outra é estar tudo disponível e "ai Jesus que não há jogadores para jogar para o campeonato".
    O Porto tem Grujic, Francisco Conceição, Galeno, Toni Martínez, Fábio Vieira. . . jogadores que não jogam todos os jogos os 90 minutos com muita frequência.
    yellow_ledbette r
    2022-03-14 13h45m por MisticaEncarnada
    Por mim não era fazer desaparecer claques porque são míticas. Os No Name ou os Super Dragões, etc, são míticos, os White Angels, a Mancha Negra, por aí fora. Certos membros é que deviam desparecer das claques. Aí acho que era importante um mecanismo qualquer para se saber quem é que está em cada zona ou lugar do estádio de forma a ser fácil de identificar pessoas que atiram coisas para o relvado ou o que for, pessoas que agridam, que lancem cadeiras, etc.
    SO
    yellow_ledbette r
    2022-03-14 12h51m por SomosPorto1989
    Pois pois, o mesmo campeonato em que se vê uma claque incendiar um autocarro do adversário ou em que se apedreja o autocarro da própria equipa e se vandaliza a casa dos próprios jogadores e treinador. . .
    da_ni82
    2022-03-14 12h51m por MisticaEncarnada
    OS adeptos Portistas ou Benfiquistas (etc) não agridem todos ninguém.
    Foi um ou dois adeptos malucos, que não interessa de que clube são, que fizeram isso e merecem ser punidos. Não contam cores, é segurança pública, é crime, trata-se de justiça. Foram cidadãos que fizeram isso e deviam estar ou terem sido presos.
    Defendo que o que se passa nos estádios deveria ser filmado e a ideia do cartão do adepto, diga-se o que se disser, nem é má se permitir saber quem é que est...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2022-03-14 12h44m por One82
    Os dentes do Proença até se riram com esse comentário.
    ImBlankSpace
    2022-03-14 12h38m por Sir_jaof
    Só trocava Taremi pelo Galeno. . .
    . . . Manter velocidade nos corredores é apoio aos laterais. . .
    . . . e no centro, Vitinha e Fábio a alimentar o trio da frente e a surgir para finalizar (Fábio na área e Vitinha a entrada da área). . .

    . . . 4-1-2-3 com bola que vira 4-5-1 sem bola.
    3D
    Já não há paciência
    2022-03-14 12h30m por 3dA
    para a vitimização de alguma malta do Porto que aqui comenta e que se diz vítima do centralismo, e que estão eles contra o mundo etc etc

    Amigos, em Portugal é assim e toca a todos. O Porto é líder, os rivais queixam-se. No ano passado quando o Sporting ia à frente era ler os comentários de portistas nas notícias do Sporting. Quando era o Benfica, igual. Vai ser sempre assim. Claro que quando vocês se queixavam era justificado, agora é ''azia'' por vocês irem na frente. . . Claro. . . lá está, vai ser sempre assim.
    HA
    taremi
    2022-03-14 11h53m por HateDragoes
    deem ao homem o prémio nobel de melhor mergulhador deste século o homem engana o VAR e o árbitro e aquilo vermelho que ficou por assinalar aos 36min? eim? o árbitro estava a comer tremoços com 1 jolla ao lado só pode
    SO
    sofant
    2022-03-14 11h14m por sofant
    Fosse este o resultado de uma partida do Benfica, e os comentários seriam bem diferentes. Noite inesquecível, magia encarnada, Benfica preparada para vencer em Amsterdão, e ainda com esperanças de chegar ao título.
    Tanta desonestidade
    2022-03-14 11h12m por luissilva275
    Este site era muito bom de se ler comentários e opiniões de várias pessoas que por aqui escreviam.

    Ultimamente so vê comentários estúpidos, falsos, ofensivos. Isto mais parece site ABOLA.

    Vir para aqui dizer que o fc porto não é 1 justo líder ou que temos sempre penalidade a favor ou jogadores expulsos é claramente uma ofensa. Digam-me qual o jogo que o Porto foi beneficiado?SEM PALAS

    O penalty de ontem é escandaloso, o próprio jogador do Tondela re...ler comentário completo »
    Portistas
    2022-03-14 10h49m por One82
    Ignorem.
    Todos sabemos como eles e a sua guarda pretoriana (comunicação social e opinião pública/publicada) funcionam. Um pequeno exemplo do passado que resultou nuns dentes novos para o Proença:
    Luz 2-3 golo do Maicon em fora de jogo, segundo eles um grande escândalo e foi assim "vendido"
    É claro que o golo do Maicon é fora de jogo. Mas e antes?? O que aconteceu antes? A comunicação social e os adeptos lembram-se? Claro que não, nem interessa mas eu recordo, a falta...ler comentário completo »
    SO
    bludouro
    2022-03-14 10h25m por SomosPorto1989
    A mentira está-lhes nos genes não há nada a fazer, para esta gentinha os factos apenas contam quando lhes convém mas se não forem favoráveis à tese que proclamam a solução mais fácil é inventar na esperança de que por mais que proclamem a realidade em que vivem se se torna verdade.

    O Vlachodimos sai da sua grande área e derruba o jogador do Santa Clara falta para vermelho e continua em campo, o Paulinho pontapeia o jogador do Portimonense falta para vermelho e o VAR estava a do...ler comentário completo »
    SO
    orgulhovermelho
    2022-03-14 10h21m por SomosPorto1989
    "Limito-me a dizer que o que está a vista de todos. "

    À vista de quem? Só se for dos "especialistas" dos comentários destes sites públicos que analisam qualquer lance a favor do Porto até ao último frame mas ignoram os lances em seu prejuízo ou que dizem que o Porto tem sempre penaltis a favor quando está apertado mas vamos a ver e temos tantos quanto o Benfica e menos um que o Sporting e que nunca temos expulsões a favor mas temos 6 expulsões enquanto o Benfica tem emtade, uau com amparos destes. . .
    CA
    Orgulho
    2022-03-14 10h18m por carlosferreira895
    "limito-me a dizer o que está a vista de todos". Isso mesmo, tal como a verdade alternativa que cozinhas sobre os pênaltis? E o SLB nunca recebeu uma ajudinha sobrenatural para contribuir para o seu recorde de vitórias seguidas na liga, tudo limpo, limpinho. Acho melhor ficar por aqui. Bom dia para ti jovem.
    JS
    bludouro
    2022-03-14 10h15m por jsilva77
    Muito bom comentário, com aquilo que deve ter, não um conjunto de bitaites que ditos assim várias vezes e por várias pessoas, quase que se assume como uma verdadeira empírica e incontestável, mas com . . . Dados . . . Factos . . . Sustentados por fontes credíveis e contra factos não há argumentos, a eles lá arranjam sempre, quanto mais não seja, para se convencerem e darem desculpas a eles próprios . . . O ano passado sim, estava tudo bem e fantástico . . .
    Pormenorzinho
    2022-03-14 10h10m por tripeiroFCP
    Nunca viste nada assim ? Lembra te do pênalti em Braga que o melhor do mundo Félix ganhou onde uma falta para o braga deu penalti para o 5lb mas não te lembras 🤡

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Final: MAR 3-2 FEI
    O árbitro apita para o final da partida Acompanhe aqui o Marítimo x Feirense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.