placardpt
    FC Porto volta a derrotar Benfica

    Feitas as contas... diferente, mas igual

    Foi um Benfica bem diferente na estreia de Nélson Veríssimo (tática e emocionalmente), mas foi um FC Porto igual e isso bastou para que a vitória voltasse a ficar no Dragão, uma semana depois dos 3x0 da Taça. Os encarnados deram mais troco, só que uma expulsão despropositada de André Almeida deitou tudo a perder... e deu tudo a ganhar a uma equipa a quem faltou Luis Díaz e que ainda teve duas lesões na mesma posição. Uma vez mais, foi um FC Porto triunfante e a mostrar superioridade sobre o rival.

    Enquanto as feridas não abriram

    Como muito tinha acontecido desde há sete dias, antever este jogo era tarefa hercúlea. Para os treinadores também, no que diz respeito à antecipação da dinâmica do adversário - e Conceição tinha redobrada dificuldade, para além de não poder contar com Luis Díaz e Evanilson. Por isso, também optou por surpreender, com Fábio Vieira a acompanhar Taremi e com Pepê na esquerda - Sérgio Oliveira e Corona poderiam ser opções mais lógicas, pela experiência. E surgiu no esquema do costume, esperando para ver o que o Benfica apresentaria.

    Rafa jogou a extremo direito ©Catarina Morais / Kapta +
    Nélson Veríssimo, no meio do turbilhão, teve pouco tempo para preparar o jogo e, como tal, era na mensagem que mais podia fazer a diferença. Ou de si ou dos jogadores, houve logicamente uma mensagem que se traduziu num interessante comportamento, bem melhor do que o de submissão que se vira na semana anterior. E os efeitos práticos começaram por se ver, até porque, à tal mensagem, fez-se acompanhar uma mudança tática, no regresso ao 4x4x2, que tinha feito sucesso com Jorge Jesus, Rui Vitória e Bruno Lage e que o primeiro desta lista tinha desfeito no seu regresso à Luz.

    Portanto, foram 20 minutos bem discutidos, com o Benfica a meter o pé e a crescer para o adversário. Só que, após a primeira grande oportunidade (já duas tinham existido do outro lado), Everton desperdiçou. E o FC Porto acusou o alerta.

    Pepê fez o segundo ©Catarina Morais / Kapta +
    Os portistas perceberam (e não era difícil) as lacunas que continuavam a existir nas laterais do Benfica, onde André Almeida surgiu desta vez na esquerda. Com processos simples, futebol triangulado e boas combinações, a equipa de Sérgio Conceição desmontou totalmente o adversário, com dois golos dignos dessa simplicidade e que demonstram que, sabendo tocar a bola, tudo fica acessível.

    O FC Porto subiu a pressão, depois de ter percebido o que fazia o adversário (Gonçalo Ramos e Yaremchuk participativos na construção, Rafa e Everton a tentarem o desequilíbrio por fora. Marcou os golos e podia ter feito mais, já que as feridas da águia ficaram totalmente expostas, outra vez desconfiadas do seu valor. Explicativo disso foi o facto de, momentos antes do primeiro, o Benfica ter tido a sua melhor oportunidade, pelo ucraniano - grande defesa de Diogo Costa.

    Sustos até aos olés

    A tal questão da mensagem repetiu-se, agora com efeitos práticos... mas não para todos. Aconteceu ao Benfica o melhor que podia ter acontecido, logo a abrir, numa cópia da simplicidade com que o FC Porto chegara aos golos: passe para desmarcação, cabeça de Rafa levantada e golo de Yaremchuk. O jogo estava relançado e havia alma benfiquista revigorada, só que André Almeida, teoricamente mais experiente, viu segundo amarelo de forma desnecessária e deixou a equipa com menos um.

    Almeida foi expulso e bateu no peito ©Catarina Morais / Kapta +
    Mesmo assim, ainda havia mensagem, alicerçada no golo, e o Benfica não deixou de ter personalidade e coragem com menos um. Teve mesmo uma enorme oportunidade, por Gonçalo Ramos, que obrigou o Dragão a suster a respiração. Só que, tal como na primeira parte, também aqui isso serviu de alerta e logo o FC Porto foi atrás do terceiro, que pouco demorou.

    O Benfica tinha feito tripla alteração pouco antes, mostrou-se mais desorganizado e Taremi furou para (finalmente) marcar, num golo que foi bastante especial pelo fim da seca e, sobretudo, para congelar as ambições que os encarnados ainda estavam a ter no jogo.

    Lesão de Manafá parece ser grave ©Catarina Morais / Kapta +
    Não foi o ponto final, quer porque a equipa de Nélson Veríssimo nunca deu o jogo como terminado (honra seja feita à mudança de atitude), quer porque os dragões também não relaxaram, variando entre a procura por mais golos e a conservação da posse, ao som de olés vindos da bancada.

    Foi um novo jogo, foi uma nova história, mas, tal como há uma semana, o final foi igual.

    U Quinta, 30 Dezembro 2021 - 21:00
    Estádio do Dragão
    Hugo Miguel
    3-1
    Fábio Vieira 34'
    Pepê 37'
    Mehdi Taremi 69'
    Roman Yaremchuk 47'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    Lances Capitais
    22´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Golo anulado a Pepê. A equipa portista voltou a ser rápida a colocar a bola nas costas e Pepê isolou-se na cara de Vlachodimos. Não tremeu e marcou mesmo, mas a equipa de arbitragem terá assinalado fora de jogo.
    34´
    GOLO FC Porto!
    Fábio Vieira marca
    Fábio Vieira marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    Fábio Vieira marcou o seu 4º golo na equipa (54 jogos)
    37´
    GOLO FC Porto!
    Pepê marca
    Pepê marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
    47´
    GOLO Benfica!
    Roman Yaremchuk marca
    Roman Yaremchuk marca o seu 6º golo na prova (11 jogos)
    49´
    Cartão vermelho para André Almeida (Benfica) André Almeida vê o seu 1º vermelho na prova (9 jogos)
    69´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 8º golo na prova (16 jogos)
    A Chave

    A história de «quem não marca, sofre»... O FC Porto teve mais oportunidades no jogo, mas os golos surgem precisamente após excelentes chances que o Benfica não aproveitou (Diogo Costa e Mbemba foram decisivos). E assim a velha máxima continua a fazer sentido.

    O Árbitro

    Arbitragem com algumas incoerências no critério, num jogo sempre muito difícil de gerir, pelas emoções à flor da pele. Castigou em demasia algumas entradas normais, deixou passar outras que mereciam punição. Gilberto também podia ter sido expulso perto do fim.

    O Melhor
    Bem melhor

    O facto de o Benfica ter tido um comportamento bem melhor desde o início tornou o jogo muito mais interessante (e bem jogado), embora isso não tire uma ponta de mérito ao FC Porto, pelo contrário. Na adversidade de não ter várias peças importantes, Conceição encontrou outras, conteve as surpresas vindas do outro lado e ganhou com qualidade, uma vez mais.

    O Pior
    Dupla lesão

    João Mário lesionado a meio da primeira parte já era mau para os dragões. Manafá lesionado a meio da segunda tornou-se ainda pior, pese embora a boa entrada de Corona. Sérgio Conceição ganhou um duplo problema na mesma posição, para solucionar em breve. Estará o mexicano com a cabeça no sítio certo?

    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    27J
    19V
    4E
    4D
    60-24G
    Benfica
    2021/2022
    31J
    20V
    5E
    6D
    72-33G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica sofre a 3 derrota consecutiva em clássicos nesta temporada, marcou 2 golos e sofreu por 9 vezes.

    Desde 2015/16 que as águias não tinham uma série tão negra em clássicos: 5 derrotas, 2 golos marcados e 9 sofridos
    FC Porto atinge a vitória 99 frente ao Benfica, tem mais 11 do que as águias.

    Há 11 anos, as duas equipas tinham o mesmo número de vitórias.
    FC Porto completou um ano civil na Liga Portuguesa sem derrotas:
    2021 Sérgio Conceição
    2011 Vitor Pereira
    1995 Bobby Robson
    1986 Artur Jorge
    Há um ano e meio que o Benfica não sofria duas derrotas consecutivas:
    2021/22 FC Porto x2
    2019/20 Santa Clara e Marítimo
    A uma jornada do final da 1.ª volta da Liga bwin 2021/22, FC Porto e Sporting têm vantagem de 7 pontos para o Benfica.

    Só por uma vez uma equipa conseguiu recuperar 7+ pontos à 16.ª jornada: Bruno Lage em 2018/19
    Sérgio Conceição de mãos dadas como registo de André Villa-Boas numa edição da Liga Portuguesa:
    44 pts em 16 jornadas, +32 de saldo de golos

    Siska tem o recorde de pontos à 16.ª jornada do FC Porto, logo na 1.ª edição da Liga (1939/40).

    Fotografias(55)

    Liga BWIN: FC Porto x Benfica
    Liga BWIN: FC Porto x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Golo com braço, penalty. .
    2021-12-31 17h07m por marta30
    Que ESCÂNDALO aquele primeiro golo. . .
    No início da 2 parte estava o Benfica por cima, Rita expulsar um. . .
    Agora
    2021-12-31 16h17m por champions2004
    Podem vender 100% das ações ao Textor. Continuará a ser o pizzi a mandar no clube.
    Clássico
    2021-12-31 15h24m por baetatomskaSCP
    Esperava um jogo mais equilibrado, pela forma como os jogadores do Benfica quereriam reagir após a derrota pesada da semana passada e os acontecimentos que levaram ao abandono de JJ (muito já se escreveu sobre isto, não vou estar a chover ainda mais sobre o molhado, até porque nem sou benfiquista e acho que é um assunto de benfiquistas). É verdade, o Benfica estava desfalcado na defesa, mas também o Porto partia para o jogo sem jogadores fundamentais, Luis Dias à cabeça! No entanto, mais...ler comentário completo »
    El Barto
    2021-12-31 14h23m por rravv
    Nenhum portista com dois dedos de testa anda a fazer peito.
    Agora é evidente que ter o Benfica a 7 pontos em vez de 4 é muito melhor. Mas o passado recente já nos ensinou que 7 pontos não são nada.
    Enquanto isso, eu por exemplo, estou mais preocupado com as atuações do arbitro/VAR que ao longo do campeonato vão empurrando o Sporting quando ele precisa (como se viu contra o portimonense) tal e qual como aconteceu no ano passado em que aqui e ali um penalti aparecia ou um cartão...ler comentário completo »
    Yellow Ledbetter
    2021-12-31 14h15m por rravv
    Caro amigo, surpreende-me um pouco a tua dor de fígado pelo PdC e o RC se cumprimentarem.
    É verdade que foi o PdC e o Pedroto que iniciaram a "cultura do insulto". Eu trocaria insulto por indignação, afrontamento. Afrontamento é a palavra melhor. O Porto afrontou, e isto é que é importante, não o Benfica mas o poder instalado no futebol. O Porto deixou de ser subserviente, deixou de comer e calar. O Porto era roubado. . . com as duas mãos. Era claro como água. Era por demais ...ler comentário completo »
    Benfica
    2021-12-31 13h56m por OJ_Silva
    O benfica nao tem porque atirar a toalha a chao! Tem é que defender as suas cores e fazer o melhor possivel. No futebol nao ha impossiveis.
    El_barto
    2021-12-31 13h53m por OJ_Silva
    Sim, ate alguns benfiquistas habituados ao vieirismo. Deve ser "estilo de vida"
    Os 3 de peito cheio. . .
    2021-12-31 13h47m por El_Barto
    Até os benfiquistas? Podem gostar mais ou menos do "estilo". Podem concordar mais ou menos. . . Mas, nunca minto. Vamos ver se o novo ano nos trás coisas diferentes ou as mesmas. Porque este filme já o vi muitas vezes. O pior vêm depois. Basta o Sporting ganhar vantagem no campeonato para tudo mudar. Não tenho dúvida que se o Benfica tivesse vendido os 2 jogos o ambiente seria muito diferente. Mas é esperar para ver. . .
    El_barto
    2021-12-31 13h33m por OJ_Silva
    Boa tentativa de criar uma realidade paralela.
    Só pra dizer que vejo adeptos dos 3 grandes de peito cheio. . .
    E críticas à arbitragem nunca vao faltar. . . ainda ontem nao deixar existiram lances no minimo estranhos. . .
    Portistas
    2021-12-31 13h25m por El_Barto
    Acabam o ano de peito cheio. . . 2 vitórias consecutivas contra um dos principais rivais. Dá gosto ver tanta arrogância e confiança "somos Porto" por isso "somos os melhores". E também tenho que dizer que o ar fica mais limpo com a vitória do Porto, e o ano termina sem grandes críticas à arbitragem. Espero que 2022 seja um bom ano para todos e que o Porto consiga vencer alguns dos seus jogos, porque senão, temo que esta boa disposição não dure muito tempo.

    Feliz ano novo para todos 🎉🎊🎉
    Yellow__ledbett er
    2021-12-31 13h22m por OJ_Silva
    É isso! Estas no bom caminho. A culpa é sempre dos outros.
    Devia era ser o pedro guerra o próximo presidente do benfica! Ehehehe
    É só rir
    2022
    2021-12-31 13h11m por OJ_Silva
    Bom ano a toda a comunidade do ZZ. Felicidades
    Malavika
    2021-12-31 12h51m por OJ_Silva
    Tudo bem. Ele recebeu duas
    NÓS SOMOS O PORTO!!
    2021-12-31 12h47m por PeevesThePoltergeist
    128 ANOS E DAR DUAS SEGUIDAS!!
    DESEJO A CADA UM QUE “SENTE” AQUI O AMOR PELO FCPORTO!!
    UM FELIZ ANO NOVO, FORTE ABRACACO!!
    Dirtylooks
    2021-12-31 12h42m por OJ_Silva
    Nao sabia isso do pastor. Mas enche-me de orgulho saber
    Dirtylooks
    2021-12-31 12h40m por OJ_Silva
    LoL
    Nem mais. . . férias mesmo!
    Yellow__ledbett er
    2021-12-31 12h35m por OJ_Silva
    O rui costa foi uma pessoa bem educada no camarote visitante. Nao percebo? Esta a defender a falta de educaçao? Grande nível
    Só nos temos que preocupar connosco.
    2021-12-31 12h21m por SportingCP_1906
    Mas da um gozo enorme ver este jogo assim…
    Queriam um Sporting forte? Agora aguentem-nos.
    Eu nunca fui muito
    2021-12-31 12h16m por FanecasMad
    de conversas de café. Penso que as contas do Porto são simples. Tem agora dois jogos seguidos em Lisboa (Estoril e B Sad) críticos para o campeonato. Passando por eles, até ao fim do campeonato só tem a saída na Luz na penúltima jornada, tudo o resto são jogos 'em casa' (na Região Norte). Já fez todas as saídas a Sul e Ilhas depois disto. Mal era se o Porto vai perder um campeonato a jogar com as equipas a meia dúzia de quilómetros de casa. Para mais quando o nosso campeonato está tão ni...ler comentário completo »
    MA
    Vlachodimos
    2021-12-31 12h03m por malavikaisback
    Vai ter que trocar de cuecas, dado que se borrou todo.
    Porto - Benfica
    2021-12-31 11h50m por ItEzzWhatItEzz
    O Benfica entrou organizado defensivamente na primeira parte, mas notava-se falta de ritmo. Durante o aquecimento, via-se na cara dos jogadores que eles não estavam ali pra fazer tudo por tudo pela vitória. Ofensivamente estávamos lentos e previsíveis.
    Parecia que estavam a treinar ao lado dos jogadores do Porto. . .

    Depois surge o primeiro golo do Porto, seguido logo do segundo. E aí acabou a primeira parte. Nota para Fábio Vieira: ele está só um degrau abaixo do...ler comentário completo »
    FanecasMad
    2021-12-31 11h37m por Maxaqueen
    O Sporting tem de ir ao Dragão, por isso, essa conversa não se aplica aqui.
    Se formos por aí, o Sporting também teve uma má fase na época passada onde empatou 3 jogos seguidos e os portistas já diziam que as faixas tinham de ser devolvidas.
    Conversas de café há muitas. . .
    Santos977
    2021-12-31 11h23m por rravv
    Por acaso tenho 40 anos, portanto lembro-me facilmente dos últimos 30 anos de futebol.
    lembro-me de muita coisa, desde os famosos sumarissimos, do caso do tunel, do caso do paulinho santos não jogar até o JVP estar recuperado. . . lembro-me de muita coisa.

    O que não esperava era, com o VAR supostamente a ajudar o arbitro, continuar a ver coisas que pensei que iriam acabar. O que só mostra o que sempre disse. Não interessa a ferramenta. O que interessa é quem a comanda. . .
    SO
    FanecasMad
    2021-12-31 11h18m por SomosPorto1989
    Honestamente não acho que seja justo comparar esta época com a época passada sobretudo porque foi uma época muito atípica devido ao Covid e por ter começado mais tarde que o habitual que implicou um maior aperto no calendário principalmente em equipas que participaram nas competições europeias e isso fez-se sentir um pouco por quase todos os principais campeonatos da Europa com os principais candidatos a perderem mais pontos que o habitual (Inglaterra e Alemanha foram as únicas exceções) enquant...ler comentário completo »
    RA
    Benfica
    2021-12-31 10h20m por razga
    Jogou melhor do que no outro jogo mas sem efeitos práticos, a culpa do 2 golo é do Morato que vai para o 1 poste junto com Vertonghen e deixa as costas para o Gilberto que não consegue marcar 2 ao mesmo tempo como é normal. Depois a expulsão só veio prejudicar e aí Veríssimo mexe mal a meu ver, eu teria tirado o Ramos, acho que teria sido melhor ter alguém mais possante na frente, a machadada final foi a entrada do trio maravilhoso, Taraabt foi o costume sempre a perder a bola, Seferovic ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Terceira jornada da prova
    O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da ...