placardpt
    Vimaranenses triunfam em Paços de Ferreira

    Vitória da ousadia

    Foi uma espécie de «febre de sábado à noite» em Paços de Ferreira, com o Vitória Sport Clube a sair da Capital do Móvel com um triunfo por 1x2. A equipa de Jorge Simão vencia ao intervalo, mas a ousadia de Pepa na segunda parte valeu aos vimaranenses a reviravolta.

    O jogo no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, começou embrulhado numa linha de um equilíbrio compreensível, à espera que as vicissitudes do mesmo se começassem a manifestar. E nessa expetativa daquilo que poderiam ser as características da partida, foi o Vitória Sport Clube que deu os primeiros sinais perto da baliza de André Ferreira.

    Embalados por um Rafa Soares que apareceu especialmente afoito ofensivamente, a equipa de Pepa teve dois momentos relevantes nos quais podia ter ferido os castores. Aos seis minutos, Tomás Händel recebeu um passe atrasado do lateral esquerdo, mas atirou muito por cima. Dois minutos depois foi o próprio Rafa a aparecer em posição de finalização, mas André Ferreira opôs-se com uma excelente defesa.

    Sem ser arrasador, o emblema de Guimarães era melhor. Mas o minuto 15 mudou a «cara» do jogo, quando Denilson Jr. viu ser-lhe negado o primeiro golo da noite. O avançado brasileiro marcou depois de uma assistência de Maracás que, no entanto, jogou a bola com o braço na antecâmara da finalização. Depois de largos (demasiados) minutos de João Pinheiro a ver as imagens, o golo seria mesmo invalidado.

    Ponto de viragem

    No entanto, o momento de infelicidade pacense levou a partida para domínio amarelo. Começou, então, Luiz Carlos a pautar o futebol do Paços com tremenda qualidade, tal como Stephen Eustáquio, que aos 28 minutos tentou alvejar a baliza de Bruno Varela, mas sem sucesso. Seguiu-se um remate de Denilson Jr. para defesa apertada do guardião vitoriano (32') antes do golo, legal, do Paços.

    Aconteceu aos 34 minutos e na sequência do pontapé de canto que resultou da defesa anterior de Bruno Varela. Nuno Santos foi quem o bateu da direita do ataque dos castores, Marco Baixinho quem desviou, de cabeça, a bola ao primeiro poste e o incansável Denilson Jr. o responsável por empurrar para a vantagem pacense. Por esta altura, o golo ajustava-se na perfeição à história no relvado.

    Quem não arrisca....

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Com as costas para a parede, Pepa tinha de reagir - e fê-lo. Ao intervalo mudou o sistema - de 4x3x3 para 4x4x2 - e juntou Óscar Estupiñán a Bruno Duarte, tirando Händel para transformar equipa numa «máquina» mais ambiciosa. E resultou. O Vitória SC cresceu a olhos vistos e encostou, a cada minuto que passava, o Paços de Ferreira «às cordas», até que se tornou uma espécie de massacre. 

    Quase sempre pela esquerda, muito por culpa de Rafa Soares, foram oportunidades em catadupa. Aos 50', 52', 64' e 67 minutos cheirou a golo na baliza de André Ferreira, com destaque para um cabeceamento de Estupiñán e um remate de Bruno Duarte. E, como é sabido, «tantas vezes que o cântaro vai à fonte...» que tanta pressão só podia dar em golo, conseguido por Estupiñán, aos 70 minutos.

    A jogada começa com um corte de Borevkovic na esquerda do ataque do Paços de Ferreira que lançou o contra-ataque perfeito finalizado pelo colombiano. Pelo meio, a bola chegou à esquerda a Edwards, que colocou em Bruno Duarte e esse, com excelente visão, deixou para o companheiro de ataque, que de pé esquerdo bateu André Ferreira para o 1x1.

    Esperava-se, fruto daquilo que a segunda parte «contava», que a história não ficasse por ali. Houve nova bomba de Rafa Soares que André Ferreira desarmou (77') mas só em cima do minuto chegou a libertação vitoriana. Edwards recebeu na esquerda, temporizou à espera da melhor alternativa que lhe foi oferecida por Bruno Duarte, bem no coração da área. O resto foi só encostar para o 1x2. O resultado manteve-se, mesmo que no desespero final o Paços ainda tenha criado muito perigo num remate de Antunes.

    jogos históricos
    U Sábado, 04 Dezembro 2021 - 20:30
    Estádio Capital do Móvel
    João Pinheiro
    1-2
    Denilson Jr. 34'
    Óscar Estupiñán 70'
    Bruno Duarte 90'

    ESTÁDIO

    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    Lances Capitais
    15´
    GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira
    João Pinheiro, árbitro da partida, assinalou falta de Maracás, que, no entender do juiz da AF Braga, jogou a bola com o braço, antes desta chegar a Denilson Jr.
    34´
    GOLO Paços de Ferreira!
    Denilson Jr. marca
    Denilson Jr. marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    70´
    GOLO Vitória SC!
    Óscar Estupiñán marca
    Óscar Estupiñán marca o seu 4º golo na prova (10 jogos)
    90´
    GOLO Vitória SC!
    Bruno Duarte marca
    Bruno Duarte marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
    Positivo
    Ousadia de Pepa

    É uma imagem pouco comum neste Vitória SC, o de um 4x4x2 com dois homens de área bem vincados. Pepa, a perder, foi ousado e «desenhou» a sua equipa dessa forma na segunda parte; e o resultado foi perfeito, com a equipa a dominar por completo o Paços de Ferreira e a virar o resultado.

    Negativo
    Demora no VAR

    É difícil de compreender que árbitros de primeira categoria demorem cinco minutos a tomar uma decisão com recurso às imagens do VAR. João Pinheiro demorou, demorou e demorou a analisar o golo invalidado a Deni Jr. aos 15 minutos, algo que irritou todos os intervenientes do encontro.

    Forma
    Paços de Ferreira
    2021/2022
    21J
    5V
    7E
    9D
    20-27G
    Vitória SC
    2021/2022
    18J
    8V
    5E
    5D
    27-19G
    O Árbitro

    João Pinheiro não teve uma noite propriamente fácil e a coisa não ficou simplificada depois do minuto 15. O golo de Denilson Jr. foi invalidado por mão de Maracás. A decisão até se aceita, mas foi a demora de cinco minutos a ver as imagens que não abona a favor do árbitro da partida.

    Fotografias(21)

    Liga BWIN: Paços de Ferreira x Vitória SC
    Liga BWIN: Paços de Ferreira x Vitória SC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Paulo Meneses
    2021-12-05 16h50m por f1950
    Já nem tenho vontade de comentar os jogos porque com esta amostra de treinador o desfecho se torna mais previsível que uma novela da TVI. 4ª ou 5ª reviravolta para uma derrota esta época, a mesma tática, as mesmas substituições todos os jogos, é de levar qualquer um ao desespero.
    Gosto da maneira de estar do presidente mas infelizmente faz-nos cada vez mais acreditar que a escolha do Pepa foi um rasgo de sorte porque já conta com uma descida de divisão e agora está a deixar arrastar ...ler comentário completo »
    Pormenortatico
    2021-12-05 11h25m por redlegion
    Então o Ivo já não é o teu treinador de eleição? O tal que devia treinar todas as equipas da Liga? 😂
    Nunca mudes pá 😂
    SO
    Simy
    2021-12-05 10h27m por SomosPorto1989
    E é por um jogo que se define que um GR está verde? É que tirando esse jogo frente ao Liverpool não me lembro de nenhum jogo que tenha comprometido e em Alvalade salvou o Porto inúmeras vezes na 1ª parte, claro que ainda tem algumas limitações ainda têm 22 anos como na sua saída entre postos mas na minha opinião até já melhorou nesse aspeto e ter o Marche no banco também é um pouco ingrato para o que tem sido nas últimas épocas e para aquilo que ganha mas não faz qualquer sentido retirar o Diog...ler comentário completo »
    Nunolopes
    2021-12-05 07h24m por ricardocunha251
    Eu digo isso à 3 anos e quase sou crucificado aqui! Ele e dos treinadores mais fracos da liga! E temos o Lito e o petit, agora pensa …
    Pepa
    2021-12-05 05h04m por moumu
    Tem feito bons trabalhos, no paços tambem.
    Simy
    2021-12-05 00h25m por ACastro6
    Varela melhor que o Diogo Costa ent?
    Laterais
    2021-12-04 23h33m por AegonT
    Rafa Soares está a fazer uma epoca interessante e João Ferreira começa a afirmar-se
    Jorge Simão
    2021-12-04 23h11m por MCP5
    Será desta?
    SA
    Fka
    2021-12-04 23h10m por samuel67
    E eu conheço o presidente do Paços :(
    BA
    Jorge Simão
    2021-12-04 22h59m por batuko
    parecia muito melhor quando iniciou a carreira, mas revelou-se muito fraquinho, assim como o Petit, entre outros, porque agora apostam se ex-jogadores e não em treinadores, pode existir ex-jogadores bons treinadores, mas a maioria são fracos, ajudados por um empresário.
    SA
    Fka
    2021-12-04 22h45m por samuel67
    Jorge Simão quem dera mas infelizmente nao

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Palavras na conferência de imprensa
    Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...