placardpt
Arouca bate Tondela na 10.ª jornada

Chuva abençoada

Chegou ao fim o jejum de vitórias do Arouca, que durou dois meses (seis jornadas). O conjunto orientado por Armando Evangelista foi abençoado pela forte chuva que se fez sentir no Municipal de Arouca ao longo de 90 minutos da receção ao Tondela (2x0), colocando-se agora ao lado dos beirões na tabela classificativa da Liga Bwin.

Defesa a escaldar e Victor Braga inspirado

As condições climatéricas - chuva e vento - não ajudaram ao espetáculo, mas não foi por isso, atenção, que faltaram bons momentos no encontro de abertura da 10.ª jornada. O jogo começou dividido, até que o Arouca, curiosamente a jogar contra o vento, protagonizou as primeiras ocasiões flagrantes de golo.

©Rogério Ferreira / Kapta+
A formação da casa começou por ter um golo anulado, logo aos 14 minutos, quando Pedro Moreira, em posição irregular, recebeu de André Silva e picou a bola sobre Trigueira. Aos 28', foi a vez de Eduardo Quaresma salvar os beirões junto à linha de baliza, o jovem central que viria a ficar diretamente ligado ao primeiro da partida.

O defesa emprestado pelo Sporting cometeu falta sobre André Silva no interior da área tondelense e, num lance que deixa algumas dúvidas, o árbitro Luís Godinho não teve dúvidas para apontar para a marca dos onze metros, onde João Basso não desperdiçou a oportunidade de colocar o Arouca em vantagem.

A resposta da equipa de Pako Ayestarán não tardou e surgiu pelos pés de Salvador Agra, que cobrou um livre de forma fantástica para defesa sensacional de Victor Braga, e Neto Borges, com cruzamento traiçoeiro para nova defesa de grande nível do guardião brasileiro.

Já no segundo tempo, Jhon Murillo não aproveitou um bom passe de Rafael Barbosa, aos 50 minutos, para restabelecer a igualdade, mérito também para a leitura de Mateus Quaresma, que fez um acompanhamento (e corte) excelente. Ainda antes da hora de jogo, Pako promoveu três alterações em simultâneo, mas... marcou o Arouca.

©Rogério Ferreira / Kapta+
Um erro na primeira fase de construção, num lance em que os dois centrais do Tondela não ficam nada bem na fotografia, resultou na perda de bola de Saignan para Bukia e o camisola 10 dos arouquenses não perdoou para dar volume à vantagem.

O Tondela ainda teve duas ocasiões para reduzir, mas Victor Braga - que jogo! - somou mais duas defesa fantástica, desta feita a remates de Salvador Agra (72') e Dadashov (90+3'). Incrível!

jogos históricos
U Sexta, 29 Outubro 2021 - 20:15
Estádio Municipal de Arouca
Luís Godinho
2-0
João Basso 31' (g.p.)
André Bukia 68'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Arouca
Lotação5 600
Medidas106x65
Inauguração2006
Lances Capitais
14´
GOLO INVALIDADO FC Arouca
Pedro Moreira, lançado por André Silva com um belo passe, picou sobre Trigueira para o golo, mas estava em posição irregular
31´
GOLO FC Arouca
João Basso marca de grande penalidade!
João Basso marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
68´
GOLO FC Arouca!
André Bukia marca
André Bukia marca o seu 2º golo na prova (10 jogos)
90´
+5
Cartão vermelho para Pité (FC Arouca) Pité vê o seu 1º vermelho na prova (10 jogos)
Positivo
Um muro

João Basso e Bukia marcaram os golos, mas o grande destaque vai para Victor Braga. O guarda-redes somou seis defesas, praticamente todas de grande nível. Fundamental para a vitória.

Negativo
Erros defensivos

Apesar de deixar dúvidas, a abordagem de Eduardo Quaresma no lance da grande penalidade é imprudente. Depois, no segundo golo do Arouca, erro grosseiro do central Saignan, após passe a queimar de Eduardo Quaresma.

Forma
FC Arouca
2021/2022
13J
3V
4E
6D
14-18G
CD Tondela
2021/2022
12J
4V
0E
8D
15-21G
O Árbitro

Algumas dúvidas na grande penalidade assinalada a favor do Arouca ainda na primeira parte, apesar da imprudência de Eduardo Quaresma, e critério muito apertado no capítulo disciplinar. 

Fotografias(15)

Liga BWIN: Arouca x Tondela
Liga BWIN: Arouca x Tondela

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RV
A historia
2021-10-31 02h57m por RVL22
Faz se dentro de campo. Todos passam pelo processo de crescimento. O Arouca faz muita comichão mas eu espero que esteja na liga para ficar.
LE
Dirtylooks
2021-10-30 11h03m por leoes18
O homem tem 1. 85m! Não é um argumento
Grande golo do Bukia
2021-10-30 09h59m por tcb9277
E enorme exibição do Victor Braga. O Salvador Agra ainda está neste momento a pensar como é que aqueles 2 remates não deram em golo.

O golo do Bukia é de facto genial, é ele que consegue roubar a bola ao adversário no meio campo contrário e depois tira outro defesa do caminho e remata colocadíssimo no ângulo inferior, que golaço mesmo, 100% do golo é dele.
Arouca
2021-10-30 03h29m por moumu
Tem bons argumentos para assegurar a manutenção.
Edu Quaresma
2021-10-30 00h32m por Mastarado
Minha nossa, as barbaridades que aqui se escrevem. O Quaresma é um prodigío, não vê isso quem não quer, simples.
Aroucafan
2021-10-30 00h28m por Kurika
Pois, esse também não é o melhor exemplo de empréstimo, verdade. Ele até começou com uma boa exibição em Vizela, mas realmente parece estar cheio de caruncho. O mais provável é ate ser "devolvido" em Janeiro.
AR
Kurika
2021-10-30 00h04m por Aroucafan
O Quaresma é fraco, mas o Boavista tem um emprestado do Sporting com muito mais experiência que tb é miserável e está todo podre. . . . Tiago Iori. Um erro de casting completo
3dA
2021-10-29 23h59m por Kurika
Tens razão que é a errar que se evolui, o problema é que o Tondela é que anda a levar com as dores do crescimento do rapaz, e isto numa situação de luta pela permanência. Não me surpreendia se o encostassem no futuro.
É por isto que no BFC não gosto de receber emprestados tão jovens, em posições tão essenciais como GR ou DC. Aí é preciso experiência, pois qualquer erro pode ser fatal.
3D
E. Quaresma
2021-10-29 23h18m por 3dA
Infelizmente está a acusar (e muito) a falta de experiência, não está a conseguir lidar com a exigência de jogar regularmente na 1ª Liga.

Muitos erros até ao momento ao serviço do Tondela mas é a errar que se evolui, é difícil comparar E. Quaresma com G. Inácio porque, embora tenham ambos qualidades acima da média para a posição de central, o segundo está sempre super concentrado e focado em todas as ações que tem durante o jogo, e deve ter sido assim que conquistou a con...ler comentário completo »
Pedroboss3
2021-10-29 22h46m por MantoApedrejado____
Parece ser realmente um puto educado e humilde mas do que vi dele nem para estas equipas serve. Parece que so conseguiu aquelas titularidades que teve quando apareceu pq ainda não tinham "descoberto" o Inácio
Quaresma
2021-10-29 22h37m por Pedroboss3
A aventura no Tondela não anda a correr muito bem parece que vai flopar muita pena quando apareceu gostava muito dele e parece ser um rapaz 5 estrelas
AR
FC Arouca
2021-10-29 22h28m por Aroucafan
GRANDE VITÓRIA E GRANDE ATITUDE. VAMOS CONSEGUIR A MANUNTENÇÃO!

FORÇA FCA!

OUTRAS NOTÍCIAS

CFEA 0-1 SCF intervalo
Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Est. Amadora x Farense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.