placardpt
    Sporting goleia na Turquia

    Encheram o papo num banquete para todos os gostos

    Aí está o primeiro triunfo milionário do Sporting de Rúben Amorim, conquistado em grande estilo. Num jogo louco e marcado por um festival de oportunidades, os leões mostraram ser mais equipa que o Besiktas e golearam por 1x4, no sempre difícil ambiente de Istambul. Três pontos importantes e que alimentam ainda o sonho de passagem

    Mesmo com aspetos a melhorar - os leões passaram por problemas defensivos e desperdiçaram bastante no ataque - , este triunfo prova que o Sporting tem capacidade para competir na Europa e dá uma importante injeção de confiança para a segunda volta da fase de grupos. 

    Bolas paradas, cada vez mais importantes

    A tendência já é conhecida, mas nunca é fácil reverter e o Sporting passou por problemas. Com uma envolvência fantástica do seu público, o Besiktas entrou forte no encontro e deixou os leões em dificuldade para terem bola. Os homens de Amorim tiveram sustos em cantos e num remate de Ghezzal, no entanto, a equipa conseguiu segurar o início intenso dos turcos, algo que o técnico tinha apontado como muito importante para o sucesso neste jogo.

    Após sacudir a pressão, também não foi surpresa a facilidade que os campeões lusos tiveram para encontrar espaços em contra-ataque. O primeiro sinal de grande perigo surgiu pelo cada vez mais confiante Sarabia, com o 0x1 a aparecer na sequência, onde Gonçalo Inácio desviou um canto e fez a bola ir na direção de Coates, que cabeceou para o golo.

    Esta injeção de moral permitiu aos leões terem mais ousadia no ataque e várias jogadas prometedoras apareceram nos minutos seguintes, com as unidades mais avançadas do Sporting a revelarem alguma displicência, normalmente aspeto castigado nesta competição. Isso aconteceu mesmo e, também de canto, Cyle Larin restabeleceu a igualdade depois de ganhar um duvidoso duelo contra Matheus Reis.

    Os adeptos turcos quase não tiveram tempo para voltar aos seus lugares após o empate, pois os leões decidiram imprimir novamente o lance do seu primeiro tento e, a papel químico, Coates bisou para o 1x2, desta vez com Paulinho a assumir o papel de assistente. Começo louco de jogo, mas que não viria a ficar por aqui...

    Já depois de Michy Batshuayi atirar ao poste e lembrar a tendência sempre perigosa do Besiktas, o VAR descortinou uma mão de Vida após mais um canto bem trabalhado pelos leões, o que permitiu a Pablo Sarabia converter um penálti e estrear-se a marcar pelos verde e brancos. A ´sorte´ do vídeo-árbitro voltou a sorrir ao Sporting ainda antes do descanso, com um fantástico golo a ser anulado a Alex Teixeira devido a posição irregular do talentoso brasileiro.

    Uma ode ao desperdício 

    A partida continuou na mesma tendência depois do intervalo, com o Sporting a continuar a ter muito espaço no contra-ataque e um Besiktas mais desorganizado a cada minuto que passava no relógio. Ainda assim, os turcos não viraram a cara à luta e continuaram perigosos, num encontro que seguiu louco e partido, o que favoreceu o espetáculo.

    De um lançamento lateral a favorecer o Sporting surgiu um lance bastante perigoso para a equipa da casa, onde Adán defendeu o perigoso remate de Larin. Do outro lado, Paulinho continuou azarado nos momentos de finalização e levou a bola duas vezes ao ferro. Desperdício, desperdício e mais desperdício em Istambul.

    Com naturalidade, o fôlego das duas equipas baixou na reta final, o que favoreceu o controlo dos acontecimentos pelo conjunto de Rúben Amorim. Já perto da compensação, Paulinho encontro o caminho da felicidade e terminou a seca de golos em grande estilo, num prémio justo para a entrega deste avançado em todos os momentos do jogo.

    Há aspetos a melhorar, mas a primeira vitória do Sporting em solo turco abre boas perspetivas para, pelo menos, ser garantida a continuidade nas provas europeias na final desta fase de grupos.

    U Terça, 19 Outubro 2021 - 17:45
    Vodafone Arena
    Slavko Vinčić
    1-4
    Cyle Larin 24'
    Sebastián Coates 16' 27'
    Pablo Sarabia 44' (g.p.)
    Paulinho 89'
    Vodafone Arena
    Lotação41 903
    Medidas105x68
    Inauguração2016
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 3
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Sporting!
    Sebastián Coates marca
    Sebastián Coates marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Sebastián Coates marcou o seu 24º golo na equipa (251 jogos)
    24´
    GOLO Besiktas!
    Cyle Larin marca
    Cyle Larin marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    27´
    GOLO Sporting!
    Sebastián Coates marca
    Sebastián Coates marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    Sebastián Coates marcou o seu 24º golo na equipa (251 jogos)
    44´
    GOLO Sporting
    Pablo Sarabia marca de grande penalidade!
    Pablo Sarabia marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Besiktas!
    Alex Teixeira marca
    Alex Teixeira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    45´
    +1
    GOLO INVALIDADO Besiktas
    90´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    Paulinho marcou o seu 6º golo na equipa (26 jogos)
    A Chave

    Pouco tempo após o 1x1, o Sporting conseguiu reagir rapidamente e voltar a ferir o Besiktas de canto, com Coates a mostrar a sua veia goleadora. Momentos de jogo pesado para os turcos e fundamental no triunfo leonino.

    O Árbitro

    O VAR corrigiu algumas decisões difíceis e conseguiu controlar o jogo com um critério justo e regular ao longo dos noventa minutos. Ficam dúvidas no lance do golo de Larin, onde parece ter-se apoiado de forma irregular em Matheus Reis.

     

     

    O Melhor
    Fazer muito com pouco

    O Sporting terminou a partida com 39 por cento de posse de bola, mas isso não impediu os leões de terem em Istambul uma grande noite ofensiva, com quatro golos apontados e um festival de oportunidades criadas. Amorim disse na conferência de antevisão que queria ter bola, mas esta disposição até acabou por permitir muitos espaços nas costas da defesa turca.

    O Pior
    Descontrolo turco

    Era uma tendência conhecida desta equipa, mas que foi acentuada nesta noite. Com as mudanças no resultado, o Besiktas perdeu o controlo e ficou uma equipa sem organização e demasiado subida no terreno, sendo castigada pelos espaços permitidos ao Sporting. A este nível não há espaço para tanta instabilidade. 

    Forma
    Besiktas
    2021/2022
    12J
    5V
    2E
    5D
    20-19G
    Sporting
    2021/2022
    13J
    9V
    2E
    2D
    24-12G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! O Sporting faz pela 1.ª vez 4 golos numa partida fora de casa da Champions League.
    Foi a primeira vitória do Sporting na Turquia (5 jogos)

    Numa só partida, os leões marcaram mais golos do que nos 4 jogos anteriores em solo turco (3)
    Foi a primeira goleada fora de casa do Sporting na Champions League:
    1997 Monaco, V 3-0 (estreia na prova)
    2001 Dinamo Kyiv, V 3-0
    2021 Besiktas V 1-4
    Juntando Champions League e Taça dos Campeões Europeus esta foi a 7.ª goleada dos leões:
    1962 Shelbourne
    1970 Floriana x2
    1982 Dinamo Zagreb
    1997 Monaco [UCL]
    2001 Dynamo Kyiv [UCL]
    2021 Besiktas [UCL]
    Assistências do Sporting na Champions League:
    1 Paulinho
    1 Gonçalo Inácio
    1 Matheus Nunes
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BESIKTAS
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting CP
    2021-10-20 10h26m por UK-SPORTING10
    Apesar da vitória expressiva por 4-1, convém não assumir que o jogo em Alvalade frente aos turcos vá ser fácil e até espero dificuldades! Embora o Sporting CP num bom dia tenha argumentos para passar o Besiktas, em casa e fora, mas o futebol é tudo menos previsível e monótono.

    Saudações Leoninas!
    AS
    nunca pensei
    2021-10-20 08h30m por AsMo
    que este besitkas era tão fraco, felicitações ao sporting por esta excelente vitória.
    Sei que o Paulinho tem falhado golos inacreditáveis, mas neste jogo teve azar e apesar de tudo marcou um bom golo, o Pote , esse foi um a menos está numa forma péssima, aliás não parece o mesmo.
    De resto a equipa esteve muito bem e realmente , como já o tinha escrito após o jogo do ajax em casa, o Coates é meia equipa neste sporting, é patrão , é lider e ajuda em grande parte a estabilizar esta equipa de ''miudos''.
    SCP
    2021-10-20 06h08m por moumu
    Que bom! O SCP ainda tem condições para passar tal como o FCP!
    JS
    Eh pá, gosto muito do Ajax
    2021-10-20 01h15m por jsilva77
    Mas tenham lá calma, está num grupo com . . . Dortmund . . . Sporting . . . Besiktas . . . Não deixa de ser surpreendente o nível elevado que têm apresentado em todos os jogos da CL, mas só têm uma equipa do Big5 e que nem é daquelas inalcançáveis, o que não lhes tira o mérito do notável resultado de hoje, mas . . . Ganhar a CL com isto, hmmmmmm . . . Vale o que vale e neste momento vale tão só e apenas, muito importante, muitos milhões . . . O prestígio vira quando jogar contra Bayerns, Liverpools, Citys, PSGs e afins . . .
    Besiktas 1 - 4 Sporting CP
    2021-10-20 01h14m por UK-SPORTING10
    Boa prestação Europeia! O emblema Turco conta com alguns nomes conhecidos, mas só isso não foi o suficiente. Mostrámos que sabemos marcar e que o Capitão Coatas está de serviço. Bom ritmo de jogo e os 3 pontos voltam para Alvalade.
    Parabéns Sporting Clube de Portugal!!! Orgulho!
    Coates a ponta lança não?
    2021-10-20 00h25m por yogamaster
    Boa vitória para o Sporting e Portugal. Soube sair bem do sufoco inicial e ser muito eficaz no 1o tempo. 3 golos bola parada. Foi um bom jogo para os espectadores com bola cá e bola lá, não tão bom para o árbitro que claramente estava cansado de correr o campo todo. Não achei jogo de champions tal o amadorismo da partida. Definitivamente um patamar onde o Besiktas não merece estar, pelo menos vendo este jogo que foi o único completo que vi deles. Ver o Porto-Milan e o Besiktas-Sporting n...ler comentário completo »
    luisFilipe791
    2021-10-20 00h18m por yousandro
    continuo a achar muito dificil pois para arrumar tudo basta o Dortmund nao perder em Alvalade, mesmo que nao ganhem ao Ajax ou ao Besiktas

    o Sporting precisa que na proxima jornada o Dortmund perca em casa contra o Ajax, e vencer em Alvalade o Besiktas e o Borussia. . . de forma a que na ultima jornada tenha mais 3 pontos de vantagem e quase de certeza que os alemaes vencem em casa o ultimo jogo contra o Besiktas, o Sporting teria ainda que empatar em Amesterdao
    OBRIGADO SPORTING
    2021-10-20 00h06m por sporting4leReturns
    Por esta enorme vitória europeia!

    Ainda acredito no apuramento!
    luisFilipe791
    2021-10-19 23h30m por MisticaEncarnada
    O Sporting só tem uma hipótese de passar com os 9 pontos que é ganhar ao Besiktas em casa e ganhar ao Dortmund por 2 golos de diferença, esperando que o Ajax vença ao Dortmund novamente.
    Sporting
    2021-10-19 23h26m por luisFilipe791
    Para sonhar ainda com o apuramento, o que precisava era que o Dortmund não fosse vencer em casa o Ajax, porque caso fosse vencer, faria 9 pontos, o Sporting ganhando ao Besiktas faz 6 pontos, o Sporting depois recebe o Dortmund, ganhando faz 9 pontos também, a diferença é que o Sporting no último jogo vai ao Ajax, e o Dortmund recebe o Besiktas, e a probabilidade de o Dortmund ganhar é maior do que a do Sporting em casa do Ajax, mas pelo menos a Liga Europa, o Sporting já garante
    Portugal
    2021-10-19 23h06m por yousandro
    grande dia para os clubes portugueses, Sporting golear em plena Turquia e o Porto vencer o AC Milan. . . muito bom!
    Grande jogo! Grande vitória!
    2021-10-19 22h58m por SportingCP_1906
    A última vitória na Liga dos Campeões tinha sido há quatro anos, em 22 de novembro de 2017, sobre o Olympiacos (3-1), em Alvalade. Dos jogadores que hoje jogaram na Turquia, Sebastian Coates e João Palhinha são sobreviventes no plantel. Nesse jogo de 2017, Coates ficou de fora e Palhinha ficou no banco. O treinador era Jorge Jesus.
    Grupo do Sporting
    2021-10-19 21h52m por Skittlez
    Até agora isso tem sido um passeio para o Ajax, dá gosto de os ver a jogar, com essa vitória o Sporting ainda pode sonhar com o apuramento podendo fazer 6 pontos agora em casa com um Besiktas que é das piores equipas que defendem da LC. . Prevejo uma luta do Sporting com o Dortmund para o 2ºlugar. . e acredito que passem caso o Dortmund não pontue com o ajax em casa
    JS
    Parabéns pela vitória e os 3 pontos
    2021-10-19 21h06m por jsilva77
    Bastou um Sporting minimamente competente para vencer estes turcos, tal como tinha escrito na antevisão ao jogo. Com este resultado e a diferença que existe entre Portugueses e Turcos, a questão do terceiro lugar está garantida . . . A CL fica em aberto a confirmar-se a mais que eminente derrota do Dortmund na Holanda . . . O Sporting pode fazer uma gracinha, uma vez que tem um jogo fácil contra uma das piores equipas desta CL, em casa, e recebe ainda o Dortmund, a tempo de decidir o ap...ler comentário completo »
    Turcos
    2021-10-19 20h46m por Pestinha666
    Uma equipa equivalente a um Arouca do nosso campeonato. Não fazer no minimo 6 pontos no grupo será vergonhoso.
    Até deu para o cepo se enganar e marcar um golo!
    Em Alvalade é obrigatorio mais uma sacada. . .
    Besiktas
    2021-10-19 20h44m por CreedEinsteinBratton
    Não vi o jogo mas excelente resultado para o Sporting. Questão do 3ºlugar ficou resolvida parece-me.
    Jogo
    2021-10-19 20h30m por pedrinho_dgl
    Bem, se contra o Ajax correu tudo mal, hoje as coisas correram bem, especialmente no timing dos golos.
    O jogo ficou praticamente decidido na 1 parte. A entrada do Sporting foi francamente má, muito nervosismo, provavelmente pelo ambiente no estádio e ímpeto inicial do Besiktas. O golo acabar por surgir um bocado contra corrente assim como o 2-1, isso ajudou a destabilizar os turcos e a facilitar a tarefa do Sporting.
    Na 2 parte foi um Sporting sem bola a aproveitar os er...ler comentário completo »
    RJ
    2021-10-19 20h17m por RJAR8
    Uma boa vitória.

    Melhor jogador: COATES!

    Coates e Sarabia foram os únicos que na primeira parte não andaram a tremer.

    Porro esteve mal, podia ter dado dois golos aos colegas.

    Mateus Reis… péssimo.

    Esta equipa turca se tem o azar de apanhar uma equipa que jogue futebol ao ataque levam 7 ou 8.

    Agora com o prémio gerado por esta vitória na champions, a direção que pague o prémio de campeão nacional aos jogadores, que ainda está em falta…
    Extra: Foi pena
    2021-10-19 20h09m por Aleaotejano
    Os nossos atacantes não terem a performance da nossa defesa. . . 9 foras de jogo ao Besiktas, 9!! Estiveram salvo raras exepções (99% das vezes, Matheus Reis) muito sincronizados. Lindo de ser ver.

    Mas cá vai a minha critica ao Amorim: Demorou uma eternidade a mexer, a tirar M. Reis ou M. Nunes. Daniel Bragança hoje com o seu critério de passe e criatividade tinha isolado os colegas uma mão cheia de vezes. . .
    EN
    Grupo
    2021-10-19 20h03m por EnormeSCB
    Resolvido.
    Era mesmo isto
    2021-10-19 20h01m por Aleaotejano
    Não pensei que fossemos ganhar por estes números, mas a nossa exibição podia (e deveria) ter culminado num 1-6. E o golo do Besiktas penso ser falta mas okay. . . 3 pontos, uns €€€ valentes e pontos para o ranking. Today was a great day.

    Matheus Reis horrivel. É o que temos, mas muito mau.
    Grande Adan e Coates, Palhinha abaixo dos dois. Mas foram os melhores. O Porro não deve estar a 100%. . . e gostei muito do Sarabia. Matheus Nunes enterrou bastante, mas lá...ler comentário completo »
    Boa sacada
    2021-10-19 19h54m por Pestinha666
    E até deu para o Paulinho se enganar. . . . . e marcar!
    Sporting
    2021-10-19 19h51m por MisticaEncarnada
    Grande resultado, importantes 3 pontos para o clube e para o ranking nacional. E claro, o dinheiro. Mesmo que o Sporting não passe a fase de grupos ainda pode fazer algums milhões.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    MARxFEI em direto!
    Já há onze do Feirense: Diego Callai, Sérgio Conceição, Guilherme Ferreira, Tony Shimaga, Bruno Silva, Jorge Pereira, Henrique Jocú, Washington, Olamide Shodipo, Carnejy Antoine, Zidane Banjaqui ...