placardpt
    Kepa em destaque na conquista do Chelsea

    Morrer vilão, ou viver até ser herói?

    O universo trabalha de formas misteriosas, como certamente pensaram os adeptos quando viram Kepa pronto para entrar no derradeiro minuto do prolongamento, dois anos depois de se ter recusado a sair na inesquecível final da Taça da Liga Inglesa que o Chelsea perdeu nas grandes penalidades.

    Em forma de redenção de um guarda-redes que ninguém esperava ver protagonista, o Chelsea levantou o troféu da Supertaça Europeia, depois de três derrotas consecutivas na prova. Já o Villarreal esteve a centímetros da glória, mas não foi essa a história que se escreveu esta noite.

    Tudo rápido em Belfast

    A inclusão de Pau Torres e Capoue no onze foi surpreendente, uma vez que estavam ambos em dúvida, mas não impediu que o submarino amarelo reconhecesse a sua menor expressão e se afundasse no terreno, permitindo ao Chelsea assumir por completo o jogo. Os blues, com um Havertz endiabrado e uma dupla inspirada a meio campo, foram donos da bola e somaram algumas ocasiões nos minutos iniciais.

    Bola cá e bola lá. Três corredores em constante utilização, mesmo com Hudson-Odoi a ter dificuldades pela direita, mas foi quando os espanhóis pareciam estar mais ambientados à velocidade do jogo que o golo chegou, numa transição que foi simplesmente rápida demais. Havertz foi lançado na profundidade por Alonso e lançou um cruzamento rasteiro de execução perfeita, que Ziyech finalizou.

    Minutos depois de marcar, o marroquino deslocou o ombro e forçou a primeira substituição do jogo, mas isso foi numa altura em que o Villarreal já começava a explicar como é que chegou a tamanho palco.

    Amarelo intermitente

    Acabaria por aparecer o goleador de serviço ©Getty / PAUL ELLIS
    O submarino ligou os propulsores e carregou os ingleses com vários remates e ocasiões. Primeiro Dia, que forçou enorme intervenção de Mendy e depois Moreno, que fechou a primeira parte com uma bomba à trave. A abrir a segunda parte houve novo capítulo nesta história, mas Moreno, isolado, permitiu que o guardião senegalês defendesse para o poste.

    Em momentos o Chelsea tentou reagir e voltar a fazer-se dono da bola, e até teve sucesso moderado, mas as oportunidades eram sempre amarelas e o golo acabou por chegar. Gerard Moreno (quem mais?) foi o finalizador de uma jogada em que Boulaye Dia faz um trabalho notável a desmontar a defesa blue.

    O momento de Kepa

    O empate voltou a mudar a forma do jogo, com o Chelsea a tentar assumi-lo novamente, mas Tuchel nunca mais voltou a encontrar as facilidades dos minutos iniciais. O tempo regulamentar acabou por terminar e dar lugar ao prolongamento, onde houve pouco mais do que uma boa ocasião de Mason Mount.

    A decisão ficaria guardada para as grandes penalidades onde, de forma algo poética, Kepa Arrizabalaga foi chamado a ocupar o lugar de Mendy e conseguiu redimir-se do momento mais baixo da sua carreira. À sétima ronda, o espanhol adivinhou o lado e lançou-se para uma defesa que valeu troféu europeu. Um final que não poderia ser inventado.

    U Quarta, 11 Agosto 2021 - 20:00
    Windsor Park
    Sergei Karasev
    1-1
    (6-5 g.p.)
    Hakim Ziyech 27'
    Gerard Moreno 73'
    Windsor Park
    Lotação24 734
    Medidas-
    Inauguração1905
    Lances Capitais
    27´
    GOLO Chelsea!
    Hakim Ziyech marca
    Hakim Ziyech marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    73´
    GOLO Villarreal!
    Gerard Moreno marca
    Gerard Moreno marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 119': Com o apito final à espreita, Tuchel optou por fazer o movimento oposto de Sarri e colocou em campo Kepa Arrizabalaga.

    O Árbitro

    Nenhuma decisão difícil para Sergei Karasev.

    O Melhor
    Assim nunca será passageiro

    Não há muitas edições da Supertaça Europeia que sejam inesquecíveis, porque a natureza do jogo muitas vezes o impede, mas esta não será uma delas. Não foi o melhor jogo de sempre, longe disso, ainda assim o seu desenrolar trouxe um momento que ficará permanentemente associado à memória de quem assistiu, bem como à do guarda-redes mais caro de sempre.

    O Pior
    Quebra blue

    O troféu é do Chelsea e ninguém lhe tira, mas as grandes penalidades são uma lotaria e a derrota podia muito facilmente ter sido o destino de Tuchel, destino esse que não seria assim tão difícil de evitar. Tão dominante e tão confortável nos primeiros minutos para depois fazer uma hora e meia tão desinspirada? Podia ter corrido mal.

    Forma
    Chelsea
    2021/2022
    1J
    0V
    1E
    0D
    1-1G
    Villarreal
    2021/2022
    1J
    0V
    1E
    0D
    1-1G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CHELSEA
    EMPATE
    VILLARREAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    elenor
    2021-08-12 12h44m por tenshi
    A eficácia é a grande debilade deste Chelsea o Werner falha 4 de cada 5 oportunidades e é por isso que estão disposto a gastar uma fortuna na contratação de Lukaku, Quanto a final eles ganharam 2 dos últimos 3.
    Chelsea
    2021-08-12 07h15m por elenor
    Está equipa deve ser a mais eficaz dos últimos 10 anos. Cada final cada vitória. Bem pode agradecer aos deuses do futebol porque calha te tudo bem.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...