placardpt
    Primeiro jogo de preparação termina em empate

    Nação valente e... displicente

    Está dado o pontapé de saída na preparação do Euro 2020, no que a jogos diz respeito. A seleção portuguesa foi até Madrid para defrontar a Espanha, mas este duelo ibérico não teve espaço para festas e terminou com o mesmo resultado com que começou, o 0x0.

    Apesar da crescente qualidade individual à disposição do selecionador, foi mais uma exibição desapontante de Portugal, que foi quase sempre inferior ao adversário. O nulo é possivelmente o melhor resultado que se poderia ambicionar deste jogo, depois de o ver, mas não inspira confiança numa seleção que quer revalidar o título de campeão Europeu.

    Um candidato não joga assim

    É difícil tirar positivos do futebol português no Wanda Metropolitano, durante a primeira hora deste primeiro duelo de preparação. Portugal agiu pouco, limitou-se à reação, e pareceu estar a ser mais controlado por Luis Enrique do que por Fernando Santos - algo potencialmente preocupante.

    A bola foi de Espanha, não num sentido do tiki-taka de outros tempos, mas de uma equipa que soube controlar todos os momentos do jogo e jogar em qualquer lugar do campo. A dupla de esquerdinos no centro da defesa, o jovem Pau Torres e o estreante Aymeric Laporte, foi a base desse conforto com bola, com ambos a revelar facilidade a queimar linhas lusas tanto em condução como em passe.

    Em individualidades, a aposta de Portugal foi claramente em Renato Sanches, e na velocidade do médio do Lille no momento da transição ofensiva.
    Gayá e Llorente foram perigosos nas faixas, Thiago e Fabián Ruiz foram meticulosos no miolo e no ataque evidenciava-se Ferrán Torres, mas o principal fator para uma roja dominante foi a... displicência lusa. A resistência à pressão foi quase nula, o acerto no passe foi muito pior que o habitual e as perdas de bola foram acumulando-se.

    Desperdício espanhol e crescimento luso

    Torres foi um dos melhores ©Getty / David Ramos
    Ainda assim, talvez com alguma surpresa (tal foi o domínio), a Espanha não criou ocasiões de perigo flagrante durante o primeiro tempo. José Fonte e Pepe, particularmente o segundo, foram chamados a intervir dentro da área em diversas ocasiões, mas só Ferrán Torres podia realmente ter marcado, através de um cabeceamento.

    A segunda parte foi uma história diferente, pois o facto de nuestros hermanos não terem marcado nos primeiros 15 minutos é algo que só pode ser classificado como milagre, com diversas oportunidades de ouro a serem desperdiçadas por Morata e até Sarabia, de baliza aberta. 

    Fernando Santos percebeu que tinha de mudar, e fez uso do banco que tinha à sua disposição. Já tinha lançado Pedro Gonçalves ao intervalo, mas aos 60 minutos deu sangue novo ao meio-campo (William e Bruno Fernandes), que ainda reforçaria com Palhinha para que o jogador do Manchester United tivesse licença para subir. Aí sim, chegou uma melhor versão de Portugal.

    Não houve golpe final

    A subida de rendimento de Portugal, que ainda dispôs de algumas ocasiões e contra-ataques perigosos, fez crer que poderia haver algum lance decisivo na reta final do jogo, mas isso nunca chegou a acontecer.

    Aliás, ainda houve tempo para lances de relevo, mas não seriam bem recebidos pelo adepto português caso a bola tivesse entrado, pois pertenceram à equipa da casa. Primeiro, aos 88 minutos, uma enorme defesa de Rui Patrício a manter o nulo, e depois, já nos descontos, Morata conduziu isolado mas pecou na finalização e atirou forte à trave, que ficou a tremer até ao apito final.

    U Sexta, 04 Junho 2021 - 18:30
    Civitas Metropolitano
    Craig Pawson
    0-0
    Civitas Metropolitano
    Lotação70 460
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1994
    FaseJogos Amigáveis
    Lances Capitais
    23´
    GOLO INVALIDADO Portugal
    Canto batido por Raphael Guerreiro e José Fonte corresponde com um cabeceamento eficaz. No entanto, o árbitro Craig Pawson considerou que o central português fez falta sobre Pau Torres aquando do cabeceamento.
    A Chave

    90+1' Álvaro Morata, isolado, atirou à trave da baliza de Rui Patrício.

    O Árbitro

    Nada a assinalar na prestação de Craig Pawson, que não teve nenhuma decisão difícil para tomar durante o jogo. 

    O Melhor
    Última linha de defesa

    Pepe esteve excelente enquanto esteve em campo, pelo menos sem bola. José Fonte igual durante os noventa minutos. Foi esta dupla (aliada a Rui Patrício) que manteve Portugal no jogo até ao fim e que garantiu que uma exibição medíocre não terminou em derrota.

    O Pior
    Futebol pouco evoluído

    A bola fez muita confusão a Portugal nos primeiros 60 minutos, quando não houve um meio campo com dinamismo suficiente para compensar as fragilidades da construção lusa, o que deu em várias bolas perdidas para a pressão espanhola. Sem bola, Portugal não quis tentar pressionar, e posicionou-se à espera do adversário que teve sempre espaço para queimar linhas em condução e passe.

    Forma
    Espanha
    2020/2021
    10J
    5V
    4E
    1D
    19-6G
    Portugal
    2020/2021
    10J
    6V
    3E
    1D
    18-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    5.º empate consecutivo entre as duas seleções em casa da Espanha (sempre em jogos de preparação)
    Portugal continua sem qualquer vitória em casa da Espanha: em 15 jogos, soma 5 empates e 10 derrotas
    4.º empate consecutivo entre Espanha e Portugal, o 2.º sem golos
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESPANHA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Seleção de Portugal - Previsão
    2021-06-05 13h37m por Tekashi
    Os amantes de futebol de uma forma geral esperam muito de Portugal neste Euro 2020, é assim um pouco por toda a Europa!

    A larga maioria das pessoas ao fazer as suas previsões daquilo que vai ser o Campeonato da Europa coloca Portugal na Final juntamente com a França, ou seja uma reedição do Euro 2016.

    Falo propriamente do Tournament Predictor que está disponível no site oficial da Uefa. As pessoas colocam Portugal a eliminar Seleções como a Espanha, Alemanha ...ler comentário completo »
    Seleção
    2021-06-05 09h58m por thekarga5
    Para ser sincero, o melhor que pode acontecer à seleção é ficar pela fase de grupos deste Euro, para se perceber que o Fernando Santos não é treinador para este lote de jogadores que temos.

    A equipa não vai jogar muito mais que isto mesmo com todos os titulares nos jogos a doer. A minha única questão é quem vai jogar atrás do Bruno no meio-campo e se o treinador consegue tirar melhor partido do Bernardo Silva na ala, esta equipa joga sem extremos e isso é preocupante.

    Venha o Euro mas esta equipa não me inspira confiança nenhuma.
    Sem ilusões
    2021-06-05 08h33m por MrHyde
    Portugal não vai jogar muito mais do que isto. . . E não deixa de ser impressionante como é que uma equipa com tanta qualidade individual consegue jogar tão mal. Desde que Fernando Santos é o treinador que são poucos os jogos em que se pode dizer que Portugal jogou bem mesmo contra seleções mais fracas. De 2016 até agora mudaram alguns jogadores, mas, a qualidade de jogo é a mesma. Acredito que o objectivo de Fernando Santos é fazer 5 pontos na fase de grupos, mas como o primeiro jogo é c...ler comentário completo »
    Arshavin10-Alex is7
    2021-06-05 01h16m por kavujr
    Nao percebeste o que ele quis dizer. .

    Em futebol rapido o CR7 e bom porque passa maior parte do tempo na mama a espera de uma bola boa. Ele correr corre e ate e rapido (Eu ate costumo ver treinos da juve) mas so que ele nao se quer esforcar para durar os jogos todos.

    Concordo com MisticaEncarnada ate
    Arshavin10-Alex is7
    2021-06-05 00h52m por MisticaEncarnada
    O Ronaldo dá muito jeito em alguns jogos mas quando queres jogar em posse não dá. Já prende muito a bola. Em bolas paradas e ataques rápidos é que pode fazer a diferença.
    A selecção joga melhor sem ele mas a equipa técnica também tem de encontrar uma forma dele casar melhor com a equipa quando lhe falta esse golinho.
    mib
    2021-06-05 00h47m por MisticaEncarnada
    Acho desequilibrado. Para jogar só com 2 médios tinha de haver um 8 em campo. O Bruno não é um médio que complete um 6, ele tem de ter mais um médio atrás para não ter fazer o trabalho "sujo" que de vez em quando um MC mais puro faz de ir recuperar bolas à defesa, andar pelo campo todo, batalhar muito com os médios adversários. . . o Bruno quer-se soltinho para aparecer na frente.
    Depois, na frente o Ronaldo procura as zonas centrais, o Jota procura as zonas centrais, e o André ...ler comentário completo »
    MI
    O meu onze para o Euro
    2021-06-05 00h36m por mib
    Um onze sem medo de pegar no jogo.

    Gr--- Rui Patricio

    DD---João Cancelo
    DC--- Rúben Dias
    DC--- Pepe
    DE--- Nuno Mendes

    MC----João Palhinha
    MC---- Bruno Fernandes
    2°AV-- Diogo Jota

    EE----- Cristiano Ronaldo
    PL----- André Silva
    ED----- Pedro Gonçalves (Pote)


    yellow_ledbette r
    2021-06-05 00h34m por MisticaEncarnada
    Para mim o campeonato melhor para o Félix seria mesmo o Espanhol, tem velocidade e técnica, resta saber se ele se adapta. O futebol Inglês é intenso demais e o Italiano é meio meio.
    Eu gostava de ver o Rúben Neves, o Renato e o Bruno mas o Rúben Neves é mais ou menos um 6 e meio que pode ser MC ou um MC que pode ser um 6 e meio, não sendo um tampão.
    Tenho uma certa curiosidade em ver o Palhinha a 6 com o Renato ou o Rúben Neves ao lado dele.
    E daqui a uns anos gos...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2021-06-05 00h25m por MisticaEncarnada
    Eu acho que é bom no passe longo, cruzamentos então para jogo directo. . . são meio golo. Mas uma coisa é isso, outra é estar mais talhado para o contra-ataque como o Jota ou o Guedes.
    MO
    Sem hipóteses
    2021-06-05 00h24m por Motamaral
    Face a Alemanha e França
    PalancaFCP
    2021-06-05 00h22m por MisticaEncarnada
    Goste-se mais ou menos do perfil dos jogadores e por causa das rivalidades, mas falta ali um Jorge Costa para virar o balneário de vez em quando.
    Félix
    2021-06-05 00h20m por OneWinner
    Não acrescenta nada e muito forçado a sua titularidade
    João Felix
    2021-06-04 23h46m por PalancaFCP
    Começa a ser forçada a sua titularidade indiscutível.

    CR ou Quaresma, quando surgiram nos AA, comiam relva e acrescentavam muita genialidade. Félix passeia no campo e tem um perfil de mimado, não obstante do talento que é evidente.

    Simplesmente, acredito que jovens como ele não deviam estar em campo com tanta altivez quando ainda são apenas um grão de areia.

    O futebol está mudado, antigamente, os colegas mais velhos intimidavam e não davam espaço a mimados.
    MisticaEncarnad a
    2021-06-04 23h45m por slbmeireles
    Bernardo bom passe longo? Ruben Neves concordo, agora Bernardo não.
    Bernardo é bom é para um equipa que joga em posse, dá soluções na linha e no jogo interior.
    slbmeireles
    2021-06-04 23h35m por MisticaEncarnada
    O Bernardo encosta muito bem nos médios e é dos que tem melhor visão de jogo e passe longo. Aí ele e o Rúben Neves podem ajudar. Às vezes os passes bem feitos comem metros em campo.
    MisticaEncarnad a
    2021-06-04 23h29m por slbmeireles
    Lá está então vai de encontro ao que eu disse. Se queremos ter um 11 mais forte defensivamente, e com uma postura mais conservador, entao não faz sentido jogar com jogadores que são para jogar em posse bola.
    Referiram ai que Bruno ta fora de água na seleção, mas o mesmo acontece com Bernardo, e porque será? Porque não jogamos em posse. E esses jogadores a partir dai tornam-se menos 1 em campo. Sao eles que vao fazer sprints em contra-ataques transportando a bola? nao me parece, q...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2021-06-04 23h23m por MisticaEncarnada
    A postura vai ser nos jogos mais importantes ter um 11 mais forte do ponto de vista defensivo, uma postura mais conservadora, tentar segurar o ímpeto inicial das equipas mais criativas do ponto de vista ofensivo e tentar lá chegar em contra-ataque com o Ronaldo, o Jota, o Bruno ou o Guedes, por exemplo, entre outros.
    yellow_ledbette r
    2021-06-04 23h21m por MisticaEncarnada
    Na minha opinião, se queremos ter sucesso o Renato e o Moutinho devem jogar muito. Podem não jogar juntos mas um deles deve estar sempre ou quase sempre em campo. São os médios mais "equilibrados" em termos defensivos e ofensivos e ligam muito bem os sectores, ajudando na recuperação de bola quando é preciso. São médios "sólidos", digamos assim. O MC mais "puro".
    O Bruno para mim é como o Félix, acho que têm muito talento (o Bruno já é um jogador de topo mas o Félix tem de atina...ler comentário completo »
    KE
    Outra coisa
    2021-06-04 23h10m por keylor1904
    O Nando é outro que não tem pedalada para a seleção mas já digo isto à anos, que selecionador fraco que Portugal tem, o que lhe safa são os 2 títulos no currículo (enquanto selecionador de Portugal) senão já estava no desemprego. Portugal tem jogadores para jogar futebol ofensivo, talvez das melhores gerações a seguir à de 2004 e este homem insiste em praticar futebol de autocarro sem fio de jogo.
    Rua com o Nando.
    MisticaEncarnad a
    2021-06-04 23h09m por slbmeireles
    sim, sera a volta disso
    A questão passa pela postura que vamos ter em campo.
    Se queremos uma equipa a jogar em posse de bola, o meio campo deveria ser composto por Danilo, Moutinho ou Ruben Neves e Bruno Fernandes, e a frente de ataque por Ronaldo, Andre Silva e Bernardo.
    Agora se a ideia passar por jogar á retranca e explorar o contra-ataque, jogadores como Moutinho, Bruno Fernandes e Bernardo deixam de fazer sentido neste estilo de jogo porque sao jogadores para j...ler comentário completo »
    Ronaldo e a Selecção
    2021-06-04 23h05m por kropotkin
    Dá pena ver esta selecção com o Ronaldo em campo. Todos jogam a medo, com a obrigação de lhe meter a bola. E não é de agora. . . talvez não tenha sido apenas "sorte" o que ajudou à vitória de Portugal no Europeu anterior, foi mesmo uma final em que Portugal teve a oportunidade de colocar dinamismo em campo, o que com o Ronaldo é totalmente impossível.

    Mas com este "yes man" na liderança da equipa, qualquer tipo de ideia rebelde está morta à partida. Mas estou a prever ain...ler comentário completo »
    KE
    Sérgio Oliveira
    2021-06-04 23h04m por keylor1904
    Ainda há aqui iluminados neste site que dizem que o Sérgio Oliveira é um craque. É um craque em casa dele. Que jogador fraquinho, não tem pedalada para a seleção, o FCP se o vender por 20 milhões faz o negócio do século.
    yellow_ledbette r
    2021-06-04 22h58m por MisticaEncarnada
    Para nós, adeptos, a selecção pode não ter um 11 definido mas para o Fernando Santos se não for o 11 anda muito perto com 12 ou 13 possbilidades para isso.
    Na Baliza é o Rui. Na defesa será o Guerreiro, o Cancelo, o Pepe/José Fonte e o Rúben Dias. No ataque deve ser o Ronaldo, o Bernardo e o Jota. Aqui não tenho dúvidas.
    No meio campo há várias possibilidades mais equilibradas (diria que o Rúben Neves, Sanches e Bruno nunca vai acontecer porque é demasiado ofensivo par...ler comentário completo »
    rs24bfc
    2021-06-04 22h51m por slbmeireles
    sinceramente não estamos em alturas de testes
    este europeu já foi adiado 1 ano, precisamos andar a fazer testes a 10 dias de começar a prova?
    entao o que se andou a fazer este ano todo, nas vezes que tivemos jogos de seleção?

    Se queria experimentar coisas fazia na segunda parte, na primeira devia utilizar a equipa que idealiza ser o 11 inicial para a prova, e dava rotinas de jogo entre os esses jogadores.
    nelsongomes11 e jsilva77
    2021-06-04 22h14m por rs24bfc
    2 comentários inteligentes no meio desta imundice.
    mas vocês têm ideia sequer do propósito deste jogo? quais as rotinas que o treinador quis implementar? acham que o objetivo seria jogar bonito ou até ganhar? o objetivo é dar rotina à equipa sem que ninguém se lesione. . .
    estamos a 10 dias do primeiro jogo e vi aqui alguém a dizer que não entende como a seleção não faz pressão. acho uma excelente ideia sem dúvida se o objetivo for romper antes do euro começar.

    ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Brasileiro
    Mais uma noite de muitos jogos
    Mais uma madrugada de futebol brasileiro, mais treinadores portugueses em ação. Esta semana é de Copa do Brasil e, depois de Pedro Caixinha e António Oliveira, esta noite ...