placardpt
    Empate no clássico no Dragão

    Rasgadinho, mas bem calçados

    Foi o chamado mal menor. Ninguém quis o empate, ninguém se amedrontou e, sempre que houve cabeça, o jogo foi de bom nível. O saldo foi de empate e não pode subtrair o empate do Sporting, que, bem vistas as coisas, não deixou dragões e águias mais distantes do título. No Dragão, havia a hipótese da histórica quinta vitória seguida dos portistas em clássicos e, farto de dormir, o Benfica enfim acordou. Por isso, o jogo foi bom. E não faltou uma boa dose de polémica.

    Acossados pelas críticas de uma espécie de submissão à maior fibra da equipa de Sérgio Conceição, o Benfica surpreendeu no onze e também na atitude, o que deu bem mais valor ao jogo, no seu todo. Um jogo em que as pernas do dragão desapareceram bem mais cedo e que, aliado à expulsão de Taremi (faltou a de Pizzi), impediram um último assalto à área contrária. Se bem que, bem vistas as coisas, não foi um jogo desequilibrado nas oportunidades. Podia dar para qualquer lado e não deu prejuízo para ninguém.

    Clássico de levantar a relva

    Ah!!! Afinal, podem-se equiparar. Afinal, conseguem disputá-lo como dois gigantes. Afinal, conseguem dizer ao mundo que Portugal tem grande futebol entre os seus maiores clubes. Afinal, têm mesmo condições para ombrear como titãs. Por culpa do Benfica, que nos últimos jogos com o FC Porto muito se rebaixou em termos mentais e que nunca conseguiu situar a sua confiança em patamares próximos dos portistas. Para este encontro, na gélida noite portuense, houve muito mais Benfica do que as últimas amostras, sem que tenha havido menos FC Porto. Por isso, houve muito mais jogo.

    Grimaldo a médio foi aposta ganha ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Claro que nem sempre foi bem jogado. O começo, em que os dragões tentaram desde logo estar por cima e condicionar alguma surpresa do surpreendente adversário (Nuno Tavares apareceu e fez subir Grimaldo, Seferovic juntou-se a Darwin), foi muito atabalhoado, cheio de falhas posicionais e de compensações tardias. A uma bola parada que Mbemba quase aproveitava seguiu-se um desvio defeituoso de Seferovic, num contra-ataque de Darwin. Foi no minuto 8 e ajudou a serenar as águias.

    O golo chegaria logo a seguir. Quase como carimbo de validação das surpresas operadas, Nuno Tavares cruzou, Seferovic amorteceu e o médio esquerdo Grimaldo marcou com classe. Mas tão depressa chegou um como outro, porque o FC Porto está num momento em que não precisa de muito para chegar à zona de golo. Taremi, claro, com preciosa ajuda de Marega.

    Com Corona a partir da direita, mas quase sempre na meia esquerda na continuidade dos lances ofensivos, a equipa portista fazia como o adversário: canalizar os ataques pelo lado canhoto, forçando um Gilberto que não esteve intranquilo e que contou com um Rafa bem melhor do que o que se tem visto nos últimos tempos.

    É difícil canalizar a crónica numa direção apenas. Darwin atirou ao poste, Luis Díaz rematou ao lado, ambos com tudo para marcar. Houve entrega, raça em doses iguais, qualidades e defeitos à vista. 45 minutos que tinham justificado 50 mil bilhetes.

    Foi-se o discernimento

    Muito se falou, no pré-jogo, sobre a questão do desgaste físico. Ora, a uma primeira parte intensa, frenética, a um nível altíssimo seguiu-se uma segunda em que muito do mais interessante (ou menos) aconteceu sem bola. Com o jogo parado ou em andamento.

    Taremi marcou e foi expulso ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Quezílias, entradas duras, fitas, cartões mostrados e por mostrar - falamos disso no espaço abaixo. Luís Godinho teve foi chamado a jogo e não conseguiu que as equipas se preocupassem apenas em jogar, o que é um reparo claro à exibição do árbitro - também ele terá de crescer.

    No jogo, foram 15 minutos adicionais ao intervalo (quase não se jogou) e depois uns fogachos de futebol, com Rafa a ter oportunidade para o Benfica e Marega a desperdiçar para os dragões, já depois da expulsão de Taremi.

    Um momento que aconteceu numa altura em que se notava a quebra física portista, três dias depois dos 120 minutos da Choupana, e que agudizou essa falta de frescura. Deu-se o toque a recolher por parte de Sérgio Conceição e um FC Porto que, tal como na Taça, conseguiu ser mais arrumado em inferioridade numérica, perante um Benfica que se intalou no meio-campo contrário, muito à conta de Weigl - grande jogo - ameaçando o golo por Everton e Waldschmidt, que podiam ter entrado mais cedo.

    O empate, depois do empate do Sporting, não penaliza ninguém... mas o benefício foi mínimo.

    U Sexta, 15 Janeiro 2021 - 21:00
    Estádio do Dragão
    Luís Godinho
    1-1
    Moussa Marega 25'
    Álex Grimaldo 17'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 14
    Lances Capitais
    17´
    GOLO Benfica!
    Álex Grimaldo marca
    Álex Grimaldo marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    25´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 7º golo na prova (14 jogos)
    29´
    Darwin Núñez (Benfica) remata ao ferro!!! Marchesin estava completamente batido
    73´
    Cartão vermelho para Mehdi Taremi (FC Porto) Mehdi Taremi vê o seu 1º vermelho na prova (14 jogos)
    A Chave

    Esquerda benfiquista: ao canalizar muito o jogo por aí, o Benfica explorou inúmeras vezes o facto de Corona andar por terrenos centrais e deixar desapoiado Nanu, que teve de fazer frente a Tavares e Grimaldo, ambos em bom plano. Uma cartada acertada de Jorge Jesus que deu mais consistência ao Benfica e novas dinâmicas ao jogo.

    O Árbitro

    Num jogo muito intenso e cheio de peripécias, Luís Godinho teve critério largo, o que faz aceitar muitas das suas decisões, apesar de terem contribuído para um jogo muito agressivo. O grande pecado foi com Pizzi, que devia ter levado amarelo pela entrada sobre Marega na primeira parte e, já com cartão, devia ter visto o segundo por travar Corona na segunda parte. Justa a expulsão de Taremi.

    O Melhor
    Que bela primeira parte!

    Bola cá, bola lá, oportunidade aqui e acolá, falha neste e naquele, espaço, corrida, finta, perda... os primeiros 45 minutos foram assim, em ordem aleatória, mas em modo repeat. Belíssimo jogo de portistas e benfiquistas até ao intervalo, a mostrarem o valor que ambos têm e que nem sempre vem ao de cima nestes jogos mais tensos.

    O Pior
    Mexidas tardias

    Percebe-se que haja hesitação de parte a parte, pois o jogo ia mudando e apresentando vários aspetos difíceis de controlar por parte dos treinadores, mas o tempo demonstrou que Sérgio Conceição devia ter reforçado a zona medular mais cedo (Sérgio e Uribe estavam exaustos) e que Jorge Jesus podia ter lançado Everton e Waldschmidt bem antes.

    Forma
    FC Porto
    2020/2021
    25J
    19V
    3E
    3D
    58-24G
    Benfica
    2020/2021
    26J
    16V
    6E
    4D
    59-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nos últimos 5 clássicos no Dragão houve 3 empates e uma vitória para cada lado.

    Foi o clássico com menos golos dos últimos três no Dragão:
    2020/21 1-1
    2019/20 3-2
    2018/19 1-2
    Benfica rematou mais do que o FC Porto (11-8), contudo, ambas acertaram por 4 vezes no alvo para 3 defesas de Marchesín e Vlachodimos

    As águias tiveram 63% posse de bola e fizeram mais faltas (26-17)

    Fotografias(28)

    Liga NOS: FC Porto x SL Benfica
    Liga NOS: FC Porto x SL Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Halibut
    2021-01-16 15h05m por pedropereira934
    Montiel está a ser disputado pela Roma e Lyon, dificilmente aceitaria vir para Portugal. Quanto a Zaidu oxalá me engano, mas não acho que tenha nível para o Porto.
    HA
    pedropereira934
    2021-01-16 15h00m por Halibut
    Ao Zaidu dava-lhe tempo porque é a 1ª época num clube grande, mas precisa de alguém para concorrer com ele pelo lugar, escolhia Matheus Reis ao Rio Ave, seria barato e para já desenrascava. . .

    A direita preocupa-me mais, não gosto de Nanu e Manafa, são ambos jogadores mais ofensivos mas que defensivamente pecam bastante. . .

    É como digo, emprestava o Toni Martinez, acho-o um jogador fraco para o Porto e sem potencial para mais, Marega para já ficava porqu...ler comentário completo »
    Porto
    2021-01-16 14h48m por pedropereira934
    Jogo bastante fraquinho da equipa, o que até surpreende já que com Conceição normalmente somos superiores nestes jogos. Um bom Benfica a crescer sobretudo com a segurança dos centrais e Weigl muito confiante a permitir recuperar a bola bem subido, mas para quem não viu o jogo é ouve o que se vai dizendo na comunicação social, até fica com a impressão que o Porto perdeu por 5 e o Benfica é a reencarnação do Barca de Pep, quando na verdade quando estiveram 11 para 11 o jogo foi bastante equil...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2021-01-16 14h28m por Halibut
    Tentava a contratação de Montiel e Santos Borre ao Tiver, estão a terminar contrato e oferecia já dinheiro para os ter, quanto ao lateral esquerdo tentava Matheus Reis ao Rio Ave, outro jogador que está em final de contrato.
    HA
    Jogo
    2021-01-16 14h25m por Halibut
    Porto mais fraco que o costume contra o Benfica, notou-se cansaço. . ainda não vi reforço nenhum de inverno, para mim o interesse em Pepe ficava para mais tarde, a posição de lateral direito precisa de ser reforçada, Nanu é fraco para o Porto, Manafa é melhor mas insuficiente. . . E ainda na esquerda o Zaidu tem que ter concorrência. . . Na frente emprestava Toni porque acho que fazia falta mais alguém que seja decisivo na frente, Marega ainda serve tanto na frente com na ala embora não goste dele, o Evanilson é melhor que Toni. . .
    PIZZI
    2021-01-16 14h22m por PORTO__INVICTUS
    Quem nao se lembra desse célebre campeonato de há 2 anos, em que o Pizzi conseguiu jogar mais de metade da época com 4 amarelos, e acaba a época sem ver o quinto?lol
    JS
    BestInTheWRLD não sei que jogo viste
    2021-01-16 14h16m por jsilva77
    Mas ao nível das oportunidades pareceu-me bem equilibrado . . . Quanto ao queixar-se da agressividade, parece mais que os Benfiquistas estão um pouco confusos e discutem mais uns com os outros que com os portistas . . .

    Tenham falam, são só quatro pontos de atraso, como nós, e o terceiro lugar . . . Don't worry e vê happy . . .
    JS
    O Pizzi lança-se no ar
    2021-01-16 14h14m por jsilva77
    A bola estava no chão . . . E não vejo ninguém aqui a chorar e dizer roubo colo certos e determinados clubes da capital . . . A maioria das pessoas está a dizer que foi um bom jogo e bem disputado. Mais digo, muitos portistas nem se recusam na expulsão de Taremi, para que é que estão a grita para aí chorões . . . É para vocês próprios acreditarem nisso ??? Essa entrada foi violentada e coloca a integridade física do jogador em risco de forma deliberada, se isso não é cartão amarelo, não ...ler comentário completo »
    JS
    Bom jogo de futebol . . . Finalmente . . .
    2021-01-16 13h59m por jsilva77
    E isso é o mais importante a reter deste jogo, mais do que os critérios de arbitragem e afins . . . O SLBenfica apareceu melhor que já Supertaça, com mais garra e mais pressionante, taticamente aprendeu a aproveitar também os defeitos e fraquezas do FCPorto, nomeadamente as laterais e os desiquilibrios que se conseguem aquando da recuperação de bola e transições rápidas, muito bem Jesus neste aspeto. Não percebo o porquê de Nanu e Zaidu se juntarem quase ao central quando a jogada está a ...ler comentário completo »
    Kempes
    2021-01-16 13h49m por CreedEinsteinBratton
    Acho que havia mais uns quantos do SL Benfica que também mereciam ser expulsos. Basicamente o jogo nem chegaria ao fim já que o SL Benfica nem teria jogadores para o acabar lol

    #contratudoecontrat odos
    MA
    . . .
    2021-01-16 13h35m por Markes88
    Claro que falando de todos os lances, no geral o Benfica acabou por levar maior benefício porque realmente o Pizzi se pôs muito a jeito mas. . . . a maior 'derrota', que nem foi derrota propriamente dita, até foi da parte do Scp, que não aproveitou o jogo dos rivais. . .

    Sem Sporar nem Nuno Mendes percebe-se que o banco do Scp é o seu maior problema. . . . . muito curto.
    CarracaFCP
    2021-01-16 13h14m por slbmeireles
    milhões? voces tem um jogador num banco que ja foi comprado por 35 milhões
    Porto
    2021-01-16 12h53m por slbmeireles
    Quanto á desculpa que os jogadores do Porto estavam cansados porque fizeram 120 minutos, desculpem mas isso não cola.
    Marchesin nao jogou na taça
    Nanu jogou 76 minutos
    Zaidu jogou 50
    Mbemba não jogou
    Uribe não jogou
    Marega jogou 45

    Os unicos que jogaram 120 minutos foram Pepe, Corona, SO e Taremi.

    Curiosamente os que jogaram 120 minutos, ate foram dos melhores do Porto.
    Jogo
    2021-01-16 12h38m por slbmeireles
    No geral foi um jogo equilibrado, muito disputado tacticamente, sem as equipas entrarem em loucuras para vencer o mesmo. Mas se alguem tinha de vencer hoje era o Benfica, que teve ligeiramente superior.
    JJ leu muito bem o jogo, e tacticamente esteve muito bem.
    Quanto aos jogadores, uma palavra para Weigl, muitas vezes o critiquei mas ultimamente tem estado a um excelente nivel, e ontem voltou a fazer um grande jogo. A jogar assim é ele e mais 10.
    Na frente nota-...ler comentário completo »
    Portistas
    2021-01-16 12h25m por CreedEinsteinBratton
    Estão habituados a ver do outro lado uma equipa de mansos e agora que tiveram um adversário que aplicou a receita que o FC Porto usa constantemente já choram lol
    MAREMI
    2021-01-16 12h22m por AcaroInformatico
    Só vi o empurrão. . . vi que a bola foi contra ele mas não me apercebi que tenha sido o Pizzi, nem que tivesse sido de propósito. Se ele pontapeou a bola de propósito contra o jogador que estava no chão, isso não é amarelo, é laranja.
    Maremi
    2021-01-16 12h20m por wutangclan
    E ainda queriam a expulsao do baró em Guimarães por 2 faltas normais. O pizzi fez 8 dos quais 4 duras e ainda com uma bolada no sergio pelo caminho.
    Queriam a expulsão do zaidu pq fez uma falta na meia lua da area do nacional.
    Expulsões. . .
    2021-01-16 12h18m por AcaroInformatico
    Era expulso o Pizzi por acumulação de 10 amarelos, seria expulso o N. Tavares. . . pela excessiva agressividade. Já agora expulsar o Taarabt pela lambadas que não distribuiu. . .

    Esta vossa lógica tem imensa piada. . . num jogo normal, pedirem que o adversário tivesse acabado com menos 2. . . não seria bem necessário menos 2, bastava termos perdido e já poderíamos ter terminado com 11.

    Haja Santa Paciência. . . .
    Um destaque. . .
    2021-01-16 12h12m por AcaroInformatico
    Tenho que dar os mus parabéns ao melhor central portuguÊs da atualidade e o melhor central portuguÊs de todos os tempos. . .

    Grande jogo do Pepe ontem, mais uma vez. . . embora, usufruindo da falta de qualidade tanto do Darling como do Seferovic.
    Sobre o jogo. . .
    2021-01-16 12h01m por AcaroInformatico
    Quero acrescentar que fiquei surpreendido como a equipa jogou. Não criámos muitas oportunidades de golo, mas finalmente jogámos melhor do que o FCP e merecemos a vitória. Tínhamos sido MASSACRADOS em campo nos últimos 4 jogos, foram 4 derrotas consecutivas limpinhas limpinhas, com um resultado muitas vezes a pecar por escasso. Empatar ontem, não nos enchendo de orgulho como escrevem os FCP's, pelo menos deixam-nos com um estado anímico melhor (não são necessárias as pastilhas para a aza...ler comentário completo »
    Rescaldo
    2021-01-16 11h24m por Pedro215
    Já irrita esta necessidade de subvalorizar os jogadores do Porto e de fazer dos do Benfica algo que de facto não são.
    A diferença técnica entre as duas equipas não é assim tão grande como querem fazer passar mas pronto, passando ao jogo de ontem:

    Equipa do Porto claramente com mazelas físicas bem claras depois do jogo na Madeira, e a mostrar a importância que Otávio tem nos processos jogo da equipa (pagem lá o premio de assinatura que pede e renovem com o rapaz).
    ...ler comentário completo »
    Devespensar. . .
    2021-01-16 11h23m por AcaroInformatico
    Um abraço para o Algarve. . . !
    Já tenho saudade de ir aí passar ferias. . .
    So espero
    2021-01-16 11h20m por wutangclan
    Uma final porto vs benfica daqui a 8 dias na taça da liga. Quero um jogo durinho como ontem.
    Devespensar. . .
    2021-01-16 11h17m por AcaroInformatico
    Para mim o problema do FCP ontem, ao contrário do que escreveste, não foi a colocação de três homens no meio, até porque, na final da supertaça o FCP também jogou em 4-4-2.

    Na minha opinião, foi na ausência do Otávio que o FCP se ressentiu. O Otávio é um jogador que joga na ala mas fecha muitíssimo bem ao meio. . . ao contrário do Diaz.

    Depois. . . , quando saiu a noticia dos onze oficiais aqui no ZZ, eu fui o primeiro a escrever que finalmente o JJ abriu...ler comentário completo »
    Devespensar
    2021-01-16 11h16m por wutangclan
    O jogo de ontem foi igual ao primeiro classico de laje no dragao onde o felix e rafa marcou. Benfica nesse jogo foi duro e cortava todas as jogadas do porto com recurso a falta, ruben dias, ferro, grimaldo e gabriel fizeram inúmeras faltas. É uma táctica que o árbitro é que tem que intervir.
    Ontem quando no inicio o porto viu que o arbitro nao ia dar amarelos deveria ter começado a destribuir pau aos jogadores do benfica. Mas fomos anjinhos

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    Já há onze do UD Oliveirense: Nuno Macedo, Diogo Casimiro, Kelechi John, Guilherme Soares, Vasco Gadelho, Schürrle, Filipe Alves, João Paulo, Michel Lima, Jaime Pinto, ...