placardpt
    Vitória SC na fase de grupos da Liga Europa

    De penálti também conta... tragam a guilhotina

    2019/08/29 21:59

    Um Vitória demasiado subestimado por pelo menos uma pessoa está na fase de grupos da Liga Europa. Custou, o clube minhoto tornou a eliminatória com o FCSB bem mais difícil do que poderia ter sido por culpa própria e, em particular, por ineficácia, mas um penálti de Tapsoba resolveu a questão. Porque de penálti também conta.

    Um Vitória com 18,352 nas bancadas e, certamente, muitos mais a apoiarem a causa vitoriana nesta eliminatória, foi bem melhor do que no duelo da Roménia, superiorizou-se de forma evidente ao adversário, mereceu sem margem para dúvidas os próximos meses de viagens por esse continente fora. 

    Falhanços de perder a cabeça

    Fraco, o Vitória SC? Nada disso, senhor Becali, ainda que na tal questão da finalização até se possa dar um pouco a mão à palmatória... Com uma entrada muito forte no jogo, intensa, com vontade de mostrar rapidamente que merecia chegar à fase de grupos da Liga Europa, a equipa de Ivo Vieira foi desde cedo superior ao que foi na primeira mão, superior ao adversário, mas acumulou más decisões no último terço.

    Davidson e Rochinha, na teoria os principais elementos desequilibradores, tinham muita bola, deparavam-se com situações de possível criação de desequilíbrios, e resolviam mal no último momento, muitas vezes excedendo-se nas iniciativas individuais.

    Vitória SC acumulou falhanços ao longo do jogo ©Catarina Morais / Kapta +

    Ainda assim, o caudal ofensivo era tanto que a bola tinha de se aproximar, pelo menos, da baliza de Balgradean. Aproximou-se, aproximou-se muito desde muito cedo, mas houve desperdício incompreensível. Logo a abrir, Pêpê forçou o guardião a grande defesa e, no seguimento, Bruno Duarte não teve arte para a emenda. Já perto da meia hora foi o próprio Pêpê por duas vezes a atirar por cima... havia vontade, não havia sequer amostras de pontaria.

    A pior de todas foi já muito perto do intervalo: Rochinha tinha atirado às malhas laterais dez minutos antes, o francês Denis Poha (única novidade em relação à primeira mão) conseguiu deixar os vitorianos ainda mais desesperados: cruzamento, cabeça de Bruno Duarte, bola na trave e Poha, com a baliza escancarada... deixou que ficasse tudo a zeros.

    O rapaz aguenta a pressão

    O novo treinador do FCSB já tinha mudado uma peça na primeira parte (tirou Cretu, que estava amarelado e já se aproximava do vermelho), trocou um médio defensivo (Pintilii) por um jogador de características ofensivas (Gnohéré), mas a tendência continuou a ser a mesma: o Vitória SC por cima e, por fim, a chegar à vantagem e a deixar para trás o incompreensível nervosismo.

    Tapsoba já vai em três golos europeus ©Catarina Morais / Kapta +

    Foi com 52 minutos que o árbitro assinalou penálti por falta sobre Davidson e tal como tinha acontecido já esta época contra a Jeunesse o muito jovem Edmond Tapsoba assumiu toda a responsabilidade. E assim, depois de 90 + 53 minutos de nulo, o D. Afonso Henriques explodiu de alegria e Tapsoba não esqueceu as tais declarações polémicas no festejo.

    O Vitória via-se em vantagem, como merecia estar, e até ao fim foi mais do mesmo: podia e devia ter marcado, podia e devia ter conseguido muito mais conforto, acumulou falhanços por Davidson, Rochinha, tantos... e até uma bola ao ferro de João Carlos Teixeira houve, pouco depois de André Pereira saltar para o relvado para a estreia.

    Podiam e deviam ter sido mais golos, mas bastou. O Vitória SC acompanha o SC Braga, o FC Porto e o Sporting no sorteio de sexta-feira.

    U Quinta, 29 Agosto 2019 - 20:00
    Estádio D. Afonso Henriques
    Irfan Peljto
    1-0
    Edmond Tapsoba 53' (g.p.)
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    A Chave
    Minuto 52: Davidson sofre falta para penálti, Tapsoba chega-se à frente, não treme e traz o golo que durante tanto, tanto tempo escapou.
    O Árbitro
    Podia bem ter expulso o lateral-direito do FCSB, que já estava amarelado, tanto que o treinador até se apressou a retirá-lo. De resto, trabalho positivo da equipa de arbitragem.
    O Melhor
    D. Afonso Henriques sentiu cada jogada
    Grande ambiente no D. Afonso Henriques, como seria de esperar, num jogo com mesmo muito em jogo. Dinheiro, prestígio, alta competição e orgulho. Cada adepto sofreu com cada falhanço e todos se uniram a celebrar o golo de Tapsoba.
    O Pior
    Era preciso sofrer assim?
    Tantos, tantos falhanços imperdoáveis. Nem vale a pena apontar dedos, a tendência para a má decisão na frente de ataque foi coletiva. Fosse o adversário mais frio, tivesse mais qualidade, e podia ter corrido mal...
    Forma
    V. Guimarães
    2019/2020
    9J
    6V
    3E
    0D
    18-2G
    FCSB
    2019/2020
    15J
    5V
    3E
    7D
    17-21G

    Fotografias(20)

    Liga Europa: Vitória SC x FCSB
    Liga Europa: Vitória SC x FCSB
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    STEAUA BUCARESTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Grande Vitória
    2019-08-30 08h55m por castelux
    Gostei imenso de ver este jogo. Bom futebol mas muito bom futebol mesmo praticado pelo Vitória. O meu Sporting não está a jogar tão bem.
    Pena o Vitória ter falhado 2/3 golos. Resultado justo seria 4-0
    continuando assim na Liga acredito que no minimo consigam estar nos primeiros 5 lugares
    Liga Europa
    2019-08-30 08h42m por Voorhees
    Foi um grande jogo o Vitória não foi melhor foi muito melhor, o problema está na pouca eficácia que no campeonato já custaram pontos (vitórias) nos jogos com Boavista e Famalicão. A equipa é capaz de ter bola, sabe o que fazer com ela mas não é capaz de matar o jogo, mesmo que tenha muitas oportunidades para marcar, no jogo de ontem foram mais de 30 remates, uma mão cheia de oportunidades tem que ser golo, é preciso trabalhar para melhorar, que não aconteça mais. Foi um apuramento justo...ler comentário completo »
    . . .
    2019-08-30 05h13m por xithombo
    O Gigi Becalli foi visto no Afeganistão sob custódia do Daesh. Estes tipos adoram degolar, quanto mais por vontade propria (ser martir), já que aos olhos de Allah seria Haram.
    Grande jogo!
    2019-08-30 01h23m por Orgulhovitoriano
    Grande jogo do Vitória! Pecou demasiado na finalização e isso podia ter saído caro, felizmente correu tudo bem! Temos uma equipa com muitas soluções, capaz de realizar uma grande época, mas temos que ser mais assertivos! ainda estamos muito verdes e isso refletiu-se em grande parte do jogo! apesar de termos dominado o jogo por completo os jogadores demonstraram pouca maturidade! Estou confiante que isso vá mudar com o passar do tempo!

    Um abraço para o GiGi, a resposta foi dada dentro de campo e no final do jogo pelo Davidson! ahahahahah
    VSC
    2019-08-30 01h06m por SDCXXI
    Muito bom jogo do Vitória! Agora Gigi já sabes é cortar a cabeça!!!
    YoussefChippo
    2019-08-30 00h20m por rayman
    Sim, o Poha tem opção de compra mas o valor não foi revelado. Aliás, todos ou quase todos os emprestimos que o Vitoria fez tem opçao de compra. Foi uma promessa do MPL.

    Poha - ?
    Evangelista - 2M (50% do passe); 4M (100%)
    Bonatini - 3, 5M (50%)

    Quanto ao Andre Pereira e ao Bondarenko nao faço ideia se tem opçao de compra.
    Nao estou 100% certo dos valores que indiquei acima.
    Vitória
    2019-08-30 00h19m por Sirius_13
    Parabéns pela qualificação!!

    Gostei de ver o Vitória chegar a fase de grupos e gostava de os apanhar mais a frente na competição mas infelizmente não acredito. A passagem foi justa mas n deixa de ser so por 1-0 no total dos 2 jogos e fora foram mt inferiores. Têm mt trabalho pela frente. . . Mas que tomem o gosto e nos habituem a estar assiduamente nesta fase da prova.

    Parabéns
    2019-08-29 23h38m por Chama_Gloriosa
    ao Vitória! Grande jogo que fizeram, só pecaram na eficácia.
    Já agora, estou curioso para ver se o Gigi(o gajo tem nome de cadela) vai cortar a cabeça.
    Vitoria
    2019-08-29 22h54m por golden_lynx
    Para já foram 3 jogos em casa, todos a ganhar a 1-0 e a controlar, com tudo para matar completamente o jogo e nunca conseguimos fazer mais do que um golo. Contra o Boavista e o Famalicão foi o que foi, um gajo começa a ter stress pós-traumático quando vê que o jogo está assim.

    Quando o resultado deveria ter sido 3-0 conseguirmos ganhar até parece pouco, mas o que interessa é estarmos na LE, porém irmos assim para a fase de grupos não augura bom futuro. O Davidson é o joga...ler comentário completo »
    Vitória
    2019-08-29 22h47m por amo-te-vitoria
    Que sofrimento, quando podia ter sido goleada. Mas já está, e que bem que sabe. SIGA !!!!
    Parabéns também aos rivais de braga, que fizeram uma grande eliminatória.
    MI
    O Becali tinha razão, se não fosse o pên
    2019-08-29 22h33m por mib
    A jogar assim contra o último classificado da Roménia não se espera uma temporada risonha.

    Além da tremenda falta de qualidade e falta de pontaria á baliza também me parecem mal treinados.

    Com o Luis Castro a equipa jogava bem melhor e disfarçava as lacunas.

    V. Guimarães
    2019-08-29 22h23m por ruipatricio
    Adorava que contratassem Michael Estrada ( Macara ) para ponta de lança e também joga a extremo, e Badri, extremo. . .
    Ficariam com um bom ataque. . .
    Estrada é o melhor marcador do campeonato, tem um valor de mercado de 400 mil € e acredito que iria valorizar visto ter apenas 23 anos.
    Badri tem 28 anos, jogador experiente, boa técnica e bom remate.
    V. Guimarães ficaria muito forte e coeso para ter uma boa época tanto no campeonato como na liga Europa.
    Becali
    2019-08-29 22h16m por gattuso_v2
    As declarações devem ser encaradas como uma critica a ter em conta e não ser esquecida porque o Vitória passou. . . acredito que o Ivo não esteja totalmente satisfeito pelo que o Vitória (nao) fez na cara do golo. . . mas já sao 4 pontas de lança no plantel e nao há um que marque assim fica difícil. . .
    MA
    Yharnam
    2019-08-29 22h15m por Mark24024
    Epa cheguei em 96 e fiquei ate 2010, e continuo acompanhar o futebol portugues xD pela net tudo se consegue, de vez em quando pela tv, mas sim eu apesar de ver alguns jogos do Braga nao era muito de acompanhar los, mas fico feliz pelo crescimento que a tua equipa teve, faz falta grandes equipas em Portugal assim como foi o Boavistao hehe saudações.
    SO
    Vitória
    2019-08-29 22h12m por SomosPorto1989
    Tanto desperdício e tanta ansiedade na hora de rematar (já na Roménia também foi o mesmo), só mesmo de penalti é que lá foram mas pronto lá conseguiram e não fosse isso teria sido goleada das antigas, ainda dizia o outro paspalho que na Roménia lutavam para não descer mas se eles cá estivessem em Portugal eram eles que lutariam para não descer e até me arrisco a dizer que há equipas no CNS que jogam melhor que este Steaua.

    Parabéns aos dois clubes minhotos e boa sorte para toda...ler comentário completo »
    VSC
    2019-08-29 22h12m por pvon
    Que massacre!!!! Só não foram 3 ou 4 porque faltou eficácia.
    Steaua esses sim lutavam para não descer na Liga Portuguesa. . . .
    YH
    Mark
    2019-08-29 22h12m por Yharnam
    n deves ter chegado cá nos últimos 15 anos então xD mas fico contente por não ser hater, nos dias de hoje já é mesmo muito positivo
    BA
    Guimarães
    2019-08-29 22h12m por batuko
    Ainda bem que o Guimarães contratou o Leo Bonatini, Davidson joga muito, mas também falha muito golos, parece o Marega do Porto. . . . O Guimarães tem que trabalhar a finalização.
    V. Guimarães
    2019-08-29 22h11m por ruipatricio
    Excelente . . .
    Parabéns.
    Pena o desperdício. . .
    Tragam até dia 31 um avançado experiente. . .
    Dá dó empatarem com Boavista e Famalicão por falta de eficácia. . .
    Vão a uma liga Europeia menos visível tipo Eslováquia ou Eslovênia e tragam o PL matador.
    Já o Rio Ave acertou no Iraniano. . .
    Virem-se para outros mercados e apostem nisso. . .
    Na fase de grupos é essencial fazer melhor.
    Parabéns V. Guimarães e uma palavra aos...ler comentário completo »
    MA
    Yharnam
    2019-08-29 22h09m por Mark24024
    Quando cheguei a Portugal as equipas secundarias que mais acompanhava era o Guima r o Boavista normal ter apanhado certo carinho hehe mas tambem gosto do Braga.
    MO
    Grande Vitória
    2019-08-29 22h07m por mokenga
    Esqueçam a guilhotina
    O melhor que se pode fazer a um cretino é ignora-lo. . .
    Parabéns ao Vitória. . um clube e uma cidade que merece e deveria estar sempre nas competições europeias. .
    Jogo
    2019-08-29 22h06m por lockam
    Em relação ao jogo, nada a dizer. O Vitória SC dominou por completo, e não fosse o despredício dos jogadores este Steaua tinha levado uma goleada das antigas. Este Steaua se estivesse a jogar em Portugal, nem no Campeonato de Portugal tinha lugar, é uma equipa tão fraca que até mete dó.
    GIGI
    2019-08-29 22h04m por eznihilofcpbmrda2
    Se fores homenzinho cumpres com o que disseste! Bora toca a cortar o pescoço, ou só tens goela. . . . e diz ele que o guimarães na liga romena lutava para não descer. . . a lutar para nao descer estás tu, da europa já arredaste pé, da liga com um bocado de sorte vais para a segunda. . . .
    YH
    Mark
    2019-08-29 22h04m por Yharnam
    hey um sportinguista que prefere o vitória ao braga, nunca tinha visto, fico bastante surpreso. . . sempre a aprender coisas novas
    Vitória
    2019-08-29 22h03m por zsilva967
    É preparar a guilhotina ao homem! Excelente vitória num jogo em que. . . Só deu Vitória
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...