placardpt
    Vitória SC empata na Roménia

    Margem para crescer e vir a ser feliz

    2019/08/22 21:38

    Podemos analisar o jogo desta quinta-feira entre Steaua e Vitória SC, que terminou empatado a zero e foi referente à primeira mão do play-off da Liga Europa, de uma de três maneiras diferentes: pessimista, otimista ou uma mistura dessas duas (talvez a mais adequada).

    Ser pessimista é dizer-se que o Vitória foi inferior ao adversário em boa parte do jogo - porque foi -, que podia ter sofrido os golos que não sofreu, que não criou muitos lances de perigo, que as ideias que Ivo Vieira está a incutir na equipa, com circulação rápida de bola e capacidade para desequilibrar, pouco se viram na primeira metade do jogo e não foram eficazes na segunda. Que este foi talvez o jogo menos interessante dos sete jogos oficiais já realizados pelo Vitória num arranque de época muito atarefado.

    Ser otimista é dizer-se que o Vitória não sofreu golos numa deslocação difícil, contra o adversário mais exigente do trajeto europeu até agora, e terá em casa uma belíssima oportunidade para fazer um jogo melhor e vir a conseguir a passagem à fase de grupos da Liga Europa. A equipa minhota tem jogadores e um processo que permitem acreditar em golos em solo vimaranense e o adversário, tendo também jogadores de qualidade como Florin Coman, não se mostrou um bicho-papão.

    Um nulo que não caía nada mal

    O facto de não ter sofrido golos em Giurgiu, na casa emprestada ao Steaua, foi lisonjeiro para os homens de Ivo Vieira, em particular pela forma como decorreram os primeiros 45 minutos, em que os vitorianos se depararam com um adversário ambicioso, agressivo e com alguns sinais de boa criação ofensiva, ao contrário da equipa portuguesa.

    Casa emprestada
    A partida jogou-se em Giurgiu, a 80 quilómetros de Bucareste, devido ao mau estado do relvado do Steaua depois de dois concertos

    Houve golo (bem) anulado aos romenos logo aos três minutos por fora de jogo, houve um Steaua com vontade de causar dano e que fez a bola embater no ferro aos 24 minutos, com remate de Coman. A equipa de Ivo Vieira não conseguia ter palavra a dizer no ritmo de jogo, perdia os muitos duelos físicos e quase se limitava às tentativas de Davidson de longe nessa primeira metade do jogo.

    Mudanças trouxeram melhorias

    O Vitória SC conseguia sair incólume da pior fase no jogo, Douglas resistia na baliza e a segunda metade trouxe melhorias, em particular a partir do momento em que Ivo Vieira começou a refrescar a equipa. Denis Poha e Rafa Soares entraram bem no encontro, o Vitória construía em meados da segunda metade as boas jogadas coletivas que então tinham faltado.

    Depois de um cabeceamento perigoso de Tapsoba, o momento de grande destaque acabou por ser aos 65 minutos, altura em que Rochinha sofreu falta na grande área do Steaua mas o árbitro não concedeu o penálti que era pedido (e justo). 

    Estreante no onze
    Bruno Duarte foi titular na posição de ponta-de-lança, estreando-se pelo Vitória SC. Douglas e Bondarenko também foram titulares

    A principal surpresa do onze inicial de Ivo Vieira, o avançado estreante Bruno Duarte, saiu depois de 76 minutos de muito pouco envolvimento no jogo, Guedes saltou para o relvado e viu ainda Popescu ameaçar na meia distância e Poha deixar uma ameaça perto do apito final.

    Vai decidir-se tudo em Guimarães, o Vitória deverá melhorar e terá mais do que uma palavra a dizer na eliminatória.

    U Quinta, 22 Agosto 2019 - 19:30
    Marin Anastasovici
    Matej Jug
    0-0
    Marin Anastasovici
    Lotação8 500
    Medidas-
    Inauguração2001
    A Chave
    Minuto 62: Foi neste momento que Ivo Vieira mexeu pela primeira vez na equipa e foi neste momento que a exibição se tornou melhor. Não foi pela saída de André Almeida, nem obrigatoriamente pela entrada de Poha (ainda que este tenha estado em bom plano), mas esse refrescar da equipa pareceu ser o impulso necessário para acordar os homens vitorianos. Não trouxe golo, mas trouxe melhorias.
    O Árbitro
    Ficou um penálti por assinalar por falta sobre Rochinha no segundo tempo, o que mancha a exibição da equipa de arbitragem.
    O Melhor
    Solidez defensiva
    Os vitorianos conseguiram resistir mesmo durante a fase mais complicada do jogo, a primeira meia hora, mantendo o nulo. Bondarenko saltou para o onze para o lugar de Pedro Henrique e formou uma boa dupla com Tapsoba, com a dimensão física do ucraniano e a qualidade técnica do burquinense a complementarem-se.
    O Pior
    Ideias escondidas
    Os jogos oficiais realizados até este mostraram já as ideias incutidas por Ivo Vieira e qualidade na construção ofensiva, que já valeu muitos golos (e em particular nas eliminatórias anteriores da Liga Europa). Desta vez, contra um adversário mais difícil, o Vitória foi pouco interessante a nível ofensivo.
    Forma
    Steaua Bucuresti
    2019/2020
    13J
    5V
    3E
    5D
    17-16G
    V. Guimarães
    2019/2020
    7J
    5V
    2E
    0D
    16-1G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    STEAUA BUCARESTE
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Não foi um grande jogo
    2019-08-23 08h42m por Voorhees
    E o resultado não é o melhor mas o Vitória tem equipa para passar a eliminatória. O Steaua até pode não ser a equipa que já foi em outros anos mas tem um ou outro jogador de qualidade e é sem dúvida o adversário mais complicado que o Vitória jogou esta temporada, ficou por marcar um penalti claro sobre Rochinha. Do que já vi do Vitória tem tudo para eliminar esta equipa e chegar à fase de grupos da Liga Europa.
    Gilista1924
    2019-08-23 04h14m por VocesSabemLa
    esse teu comentário seria bonito, se não fosse hipócrita da tua parte, que já te vi numa noticia qualquer do Sporting a mandar uma bocas desnecessárias. . .
    foi pouco
    2019-08-23 03h22m por falcom5ever
    O Steaua foi um pouquito superior e muito ofensivo. Mas a verdade é que também não foram muito perigosos, até aquela bola ao poste estava controlada pelo Douglas se fosse dentro.

    O VSC ainda incomodou menos, tantos passes falhados. . . A partir do 65~ começaram a subir um pouco mais, mas nunca houve uma grande jogada de grande perigo.

    Houve um pênalti claro a favor do VSC por marcar.

    Penso que o jogo em Portugal será diferente e espero que o FCSB continua sem ganhar na liga romena.
    LE
    Estes cepos
    2019-08-22 22h05m por legion
    Lá conseguiram empatar sem saber ler nem escrever contra uma equipa da terceira divisão europeia
    jogo
    2019-08-22 21h56m por Sirius_13
    Algum adpto que tenha visto o jogo me pode fazer um resumo?

    Pelo que li, entre golos anulados e bola ao poste pareceu-me inferior, pese o penalty que ficou por marcar
    YH
    vitória
    2019-08-22 21h46m por Yharnam
    penso que passam, acredito sinceramente q vão vencer em guima
    só vos falta um ponta de lança de jeito na minha opinião de resto têm uma equipa mt boa,
    n sei se o welthon tá lesionado ou se n joga por opção
    VSC
    2019-08-22 21h41m por SDCXXI
    Tem tudo para passar a eliminatória!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Terceira jornada da prova
    O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da ...