placardpt
    Benfica vence no Dragão e é lider

    Que pena os Óscares já terem sido na semana passada

    Concordará comigo se lhe disser que a edição 18/19 da Liga NOS está a ser um filme bem melhor do que muitos daqueles que estavam nomeados para os Óscares. A luta pela manutenção acaba por ser melhor que as cantorias de Bradley Cooper e Lady Gaga. A história do Moreirense é bem melhor que o Black Panther e a montanha-russa que é o Sporting é superior a Roma. Para terminar, meus amigos, a luta pelo título entre Benfica e FC Porto está bem ao nível de Bohemian Rhapsody.

    No filme que é a Liga tivemos um importante capítulo este sábado. O Benfica, um dos coprotagonistas, venceu no Estádio do Dragão por 1x2 e, depois de entrar em 2019 a sete pontos do FC Porto, agora já tem dois de avanço (sendo que acabam por ser três). O outro protagonista da luta pelo título voltou a perder (uma volta depois) e, após ter sido apelidado como «o próximo campeão», volta a ter de correr atrás.

    O filme deste jogo começa nos bancos, especialmente no de Sérgio Conceição. Talvez ainda de castigo, Militão ficou no banco e Manafá foi lançado. A outra aposta «surpreendente» passou por Adrián López. Se o espanhol deu bem conta de si, o lateral acabou por ser um dos piores em campo.

    Já Lage manteve a sua estrutura e, principalmente, manteve as dinâmicas que estão a tornar o Benfica uma verdadeira máquina de soluções ofensivas.

    Intensidade e erros

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Só foram precisos 30 segundos para se perceber que o jogo ia ser num ritmo bem diferente dos últimos jogos entre as duas equipas, para o Campeonato. Alex Telles testou de imediato o guarda-redes do Benfica e deu o mote para 45 minutos onde houve espaço para se jogar futebol.

    E, com espaço, aparecem os erros e os bons momentos. O FC Porto fazia o seu jogo normal, explorando Marega. Fosse com bola nas costas da defesa ou no lançamento direto para a receção do maliano, a equipa de Conceição fazia desse aproveitamento a sua principal arma. Outra das armas era Brahimi. Fosse na esquerda ou no meio (para convidar a subida de Telles), o argelino estava naqueles dias em que queria assumir o jogo e em que queria fintar tudo. Por vezes exagerou, mas também veio de um lance desses o primeiro golo.

    Aos 19 minutos, numa cena que podia ter sido de um filme nomeado para os Óscares, Adrián López fez o 1x0. Um jogador que foi uma das contratações mais caras da era Lopetegui, que foi proscrito, dispensado e emprestado, teve o seu momento de redenção (qual Rocky) ao marcar na recarga ao seu próprio livre.

    A reação encarnada veio pouco depois e contou com uma ajuda...do FC Porto. Uma sucessão de erros (Brahimi, Adrián e Manafá) permitiu uma recuperação a Gabriel e permitiu a Seferovic deixar Félix isolado para o golo.

    E foi esse golo que soltou o Benfica e, especialmente, João Félix. A equipa de Lage passou a mostrar muito mais soluções ofensivas, contrastando com a equipa de Conceição. Pizzi acabava por partir da direita para estar no centro de tudo e, perto do intervalo, inventou a jogada que deixou Seferovic na cara de Casillas. Valeu ao FC Porto que o remate saiu à figura.

    Mais soluções deram em decisão

    ©Catarina Morais / Kapta +
    É certo que o jogo foi para o intervalo empatado e sem que uma equipa estivesse a esmagar a outra, mas percebia-se que o Benfica estava com mais soluções. Tinha as diagonais de Seferovic lançado por Pizzi, tinha a movimentação de Félix e tinha as arrancadas de Rafa. O FC Porto mantinha a aposta em Marega e, mesmo com o maliano a conseguir algumas vezes ganhar o espaço, podemos dizer que essa arma acabou por ser bem anulada, quer na pressão sobre Herrera e Óliver, quer pela ação de Ferro.

    Foi através do extremo português que surgiu o momento do jogo e aquela que pode ser a cena principal do filme que é o Campeonato. Corrida, combinação com Pizzi e remate rasteiro para o 1x2.

    Depois do golo entrou o homem que se notava que fazia falta a FC Porto, Tiquinho Soares. E quando falo de fazer falta não estou apenas a falar da questão goleadora do brasileiro, estou a falar das dificuldades que os dragões estavam a ter na construção, percebendo-se que o jogo direto nos dois possantes avançados podia ser mesmo a melhor solução.

    Cumpriu-se esse jogo direto e ainda mais depois da expulsão de Gabriel. Marega e Soares foram solicitados em permanência e, por várias vezes ganharam espaço na área, faltando depois uma melhor definição aos lances. A melhor oportunidade até acabou por surgir por Felipe numa bola parada, atirando de cabeça à barra.

    A transformação do Benfica acaba de dar a liderança isolada do campeonato e, honestamente, quem via os encarnados jogarem nos primeiros quatro meses de temporada nunca arriscaria este cenário. A equipa de Lage venceu com clareza em Alvalade e agora venceu no Dragão o campeão nacional e a equipa que seguia no 1º lugar. Agora os holofotes estão sobre a formação lisboeta e passam a ser eles os atores principais deste apaixonante filme que é a Liga NOS. Faltam 10 cenas...

    U Sábado, 02 Março 2019 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Jorge Sousa
    1-2
    Adrián López 18'
    João Félix 26'
    Rafa Silva 52'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 24
    Lances Capitais
    18´
    GOLO FC Porto!
    Adrián López marca
    Adrián López marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    26´
    GOLO Benfica!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 9º golo na prova (16 jogos)
    52´
    GOLO Benfica!
    Rafa Silva marca
    Rafa Silva marca o seu 9º golo na prova (18 jogos)
    A Chave
    O empate do Benfica foi o momento que permitiu à equipa de Lage soltar-se. Uma sucessão de erros do FC Porto e o golo de João Félix criaram outro jogo.
    O Árbitro
    Bem validado o golo do FC Porto e Bem expulso Gabriel. Em suma, uma boa arbitragem.
    O Melhor
    Soluções do Benfica
    Elogiei em cima e não vou voltar a explicar com muito detalhe. Combinações, progressões com bola, diagoniais e jogo direto. O Benfica de Lage mostrou várias formas de atacar no Dragão e isso nunca permitiu à forte defesa do FC Porto estar confortável.
    O Pior
    Muito tempo só a fazer a mesma coisa
    Marega sozinho massacra uma defesa. Ganha espaço, ganha faltas e ganha cartões. Sabemos disso. Mas, num jogo contra um candidato ao título passar quase uma hora a explorar apenas isso parece pouco. Apenas Brahimi dava outra solução e isso não chega...
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    42J
    32V
    6E
    4D
    95-33G
    Benfica
    2018/2019
    45J
    31V
    7E
    7D
    96-43G
    Sabia que...by playmaker stats
    Adrián López marca pela 1.ª vez em clássicos (3 jogos), logo na estreia frente às águias.

    O espanhol fez o 6.º golo nesta temporada (Vila Real x4, Roma e Benfica); foi o 7.º golo em 50 jogos de Dragão ao peito

    Fotografias(46)

    Liga NOS: FC Porto x Benfica
    Liga NOS: FC Porto x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    qual é o record
    2019-03-03 18h49m por voltou_apito_dourado
    de nº de comentários numa crónica?
    NE
    Bitw
    2019-03-03 18h23m por Neymar10
    Os ultimos 4 qeres dizer porqe penta so a um
    NE
    Glorioso 1904
    2019-03-03 18h22m por Neymar10
    Lenbro me e bem ate foi esse treinador que levou o porto ao avismo para o benfica ser campeao 4 epocas seguidas
    JS
    E assim fica decidido o campeonato
    2019-03-03 18h20m por jsilva77
    Este jogo, apesar de muitos falarem do seu caráter não decisivo, acho que tem um fator anímico muito importante para as duas equipas, em sentidos opostos . . . Dificilmente o SLBenfica não será campeão, umas vez que, a jogar desta forma dificilmente perderá pontos e, essa é a realidade . . .

    Ao contrário de muitos que falam aqui de ser uma vitória merecida e . . . Blábláblá . . . O resultado mais justo seria sempre o empate ou a vitória do FCPorto, e basta ver os número...ler comentário completo »
    NE
    Bitw
    2019-03-03 18h19m por Neymar10
    Obrigado pelo conselho visto bem tens razao falas por experiencia propria que ja olhaste para cima muitas vezes
    MA
    Bruno Lage
    2019-03-03 18h18m por manso98afl
    Quando assumiu o comando da equipa esperava algumas mudanças mas nucna pensei que a mudança fosse tão grande, é incrível o que tem feito nestes últimos 2 meses ora vejamos: ganhou 12 jogos em 14, foi ganhar a duas vezes seguidas a Guimarães, ganhou duas vezes seguidas ao Sporting, ganhou na Turquia (1ª em toda a história do Benfica!) num 11 com várias mudanças e agora vai ganhar ao Dragão virando o campeonato e a história de 2015/2016 parece estar a repetir-se apenas com a diferença de que n...ler comentário completo »
    TA
    SchmeichelTheSa ndman
    2019-03-03 18h16m por Tantoscasos
    Ora muito bem, nisso estou de acordo. Nada está ganho, e ainda falta muito campeonato.
    Neymar10
    2019-03-03 18h13m por Glorioso_1904
    ÓBVIO que lembro-me, como tu te lembras da época em que o BENFICA ELIMINOU O PORTO da meias-finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, na época 2013/2014.
    Também deves te lembrar da vitória por 2-0 no Dragão, em 2014, na altura comandava o Porto Lopetegui.
    TA
    Tarik_10
    2019-03-03 18h12m por Tantoscasos
    Tarik, segundo o que li, ele no FC Porto fora desprezado, daí o tal festejo na sequência do golo. Não o considero provocador, talvez se tenha entusiasmado (admito até que tenha tido vontade), mas já vi festejos bem piores.
    NE
    Bitw
    2019-03-03 18h12m por Neymar10
    Isso e uma ameaca eu ouco de tudo e nao ameaco
    NE
    Lage
    2019-03-03 18h09m por Neymar10
    50 M acho que e pouco mete ai mais um bocadito ele vale bem mais 1, e o felix 500 M esse vais ser o proximo cr7 do seixal
    BITW
    2019-03-03 18h09m por Tarik_10
    "banhinho de bola" 🤣
    NE
    Glorioso 1904
    2019-03-03 18h07m por Neymar10
    Esconde te nao me lenbra de uns 5 0 nen de fazerem a festa no dragao nao lenbra nada disso lenbras te ? Ai vos andavas caladitos ninguem vos via falar
    Neymar10
    2019-03-03 18h04m por Glorioso_1904
    E o Benfica já deu muitas tristezas ao Porto, tal como o Porto já deu ao Benfica.
    ÓBVIO!
    Não há nenhuma novidade no que disseste.
    Creed
    2019-03-03 18h03m por Tarik_10
    Antes do que se passou ontem ódio nenhum até o elogiei mas agora mesmo não havendo ódio quero que se. . . Tu sabes.
    Quando um puto não tem o mínimo respeito por uma casa onde passou para mim não pode ter bom carácter.
    É desculpa que te diga mas é hábito em alguns dos vossos miúdos.
    A maneira de estar da direcção infecta os putos.
    De qualquer maneira é só a minha opinião.
    NE
    Brahimi
    2019-03-03 18h03m por Neymar10
    Todos falam nele mas ninguem fala do caceteiro do dias incrivel como ha tanta gente cega neste pais
    NE
    Bitw
    2019-03-03 18h00m por Neymar10
    E normal ficarez contente e quando levas te 3 que dizes da ideia ai e se recuares no passado vais te esconder concerteza vais ter vergonha
    NE
    Calma
    2019-03-03 17h57m por Neymar10
    Com o braga o senhor lvf tem tudo controlado nao vas por ai
    NE
    Glorioso 1904
    2019-03-03 17h56m por Neymar10
    Bem qe podes ter orgulho no benfica ja vos deu muitas tristezas, mas ja deu muitas satisfacoes ao porto ai sim deu
    Neymar10
    2019-03-03 17h49m por Glorioso_1904
    SEMPRE tive ORGULHO no BENFICA!
    Nem que perca 20 a 0, terei sempre ORGULHO no BENFICA!
    Foi uma vitória JUSTA!
    Quem não marca, sofre!
    É a vida. .
    paperkutchy
    2019-03-03 17h45m por voltou_apito_dourado
    Pior foi o festejo do André Gomes na meia final da taça e não me recordo na altura de tanto alarido. . . será que é a azia por terem dispensado um bom jogador?
    NE
    Benfica
    2019-03-03 17h43m por Neymar10
    Orgulho em ser benfiquista normal ganhou da maneira que ganhou e normal se perdesse esses orgolhosos nem diziam nada
    JOGO
    2019-03-03 17h31m por Glorioso_1904
    Grande BENFICA!!!
    Nada melhor que uma VITÓRIA para responder ao apedrejamento lançado pelos adeptos portistas. . .
    Sempre acreditei na VITÓRIA!!!
    GRANDE FÉLIX!!!
    GRANDE LAGE!!!
    ORGULHO EM SER BENFIQUISTA!!!

    voltou_apito_do urado
    2019-03-03 17h24m por Paperkutchy
    Ja tem idade para ter juízo, qql apanha algum tolo que não vai com manias de vedetismo e leva na benta, ontem no Dragão estava com vontade de chegar a Lisboa com uns dentes a menos, teve sorte.
    Tarik
    2019-03-03 17h09m por CreedEinsteinBratton
    É um puto de 19 anos. . . De certeza que com a cabeça fria arrependeu-se disso.

    O Sr Frontal até podia ter sido pedagógico ao ponto de ir falar com ele e tentado avisá-lo de alguma coisa mas não, foi mais infantil que o João. . .

    E calma com o ódio ao puto (ódio talvez seja excessivo).

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...