placardpt
    Bruno Fernandes e Montero marcaram os golos

    Leão tranquilo volta ao caminho das vitórias

    O Sporting voltou às vitórias. Depois de perder pela primeira vez esta época, em Braga, os leões regressaram a casa e aos triunfos, derrotando o Marítimo por 2x0. Bruno Fernandes e Fredy Montero foram os homens golo de um Sporting que forçou nos momentos certos e que procurou controlar o ritmo da partida já com o pensamento no jogo a meio da próxima semana, para a Liga Europa.

    Numa exibição algo inconstante, a equipa de José Peseiro conseguiu o principal objetivo, isto num encontro que ficou marcado pela ausência de Nani depois de um episódio que o treinador do Sporting considerou «inadequado». Já o Marítimo voltou a sair derrotado de Alvalade (não vence no terreno da equipa verde e branca há oito jogos) e deixou fugir os leões, que até então tinham os mesmos 10 pontos que o conjunto de Cláudio Braga.

    Leão forçou o golo antes de gerir

    O reencontro não tardou. Depois de terem jogado para a Taça da Liga, Sporting e Marítimo voltaram a encontrar-se em Alvalade, numa prova para a qual os clubes olham com mais atenção. Apesar disso, Nani e Battaglia nem sequer foram convocados, depois de, durante a semana, o capitão dos leões ter sido tema de conversa após a saída em Braga, com alguma polémica à mistura. Coloquemos essas polémicas à parte.

    Como tem acontecido nos últimos encontros em Alvalade, o Sporting entrou forte e dominador, imprimindo velocidade até chegar ao golo. Se Peseiro já tinha elogiado o jogo pelos corredores da equipa leonina, o jogo interior tem dado mais dores de cabeça ao treinador sportinguista, mas foi precisamente de um movimento interior que nasceu o primeiro golo da partida, apontado por Bruno Fernandes.

    O movimento de Jovane Cabral da esquerda para o centro e o passe do cabo verdiano desequilibraram a defensiva maritimista. Amir ainda tentou corrigir mas chegou ligeiramente atrasado e acabou por derrubar Raphinha, num lance que motivou protestos dos jogadores do Marítimo mas que deixou o Sporting mais confortável na partida.

    Depois de 15 minutos intensos e com boas dinâmicas, o Sporting procurou gerir a partida, talvez a pensar no jogo a meio da semana para a Liga Europa. Perante isso, o Marítimo começou a aparecer e a equilibrar a posse de bola, mesmo sem conseguir chegar à baliza de Salin com grande perigo. O conjunto de Cláudio Braga acabou por ter uma superioridade consentida, período no qual Danny foi o elemento mais lúcido. 

    Com mais espaço para contra-atacar, o Sporting procurou mais o jogo direto e pelos corredores. Nem sempre correu bem, mas num desses movimentos Jovane voltou a ser determinante ao sofrer uma falta junto à bandeirola de canto que culminou no golo de Montero. O colombiano, que passou recentemente por momentos complicados, estreou-se a marcar esta época e deu maior conforto à turma leonina, que bem pôde agradecer a Marcos Acuña o corte já nos descontos que evitou um golo certo do Marítimo, que podia ter mudado a história do jogo.

    Bruno Fernandes abriu a contagem ©Carlos Alberto Costa

    Dos assobios aos aplausos mais desejados

    Ao contrário do que aconteceu a seguir ao golo de Bruno Fernandes, o Sporting não entregou a bola ao Marítimo e passou a segunda parte praticamente toda no meio-campo da equipa insular.

    Com a bola mas sem forçar, a equipa de José Peseiro esteve sempre mais perto de fazer o terceiro golo do que de sofrer o segundo. Raphinha e Montero tiveram boas oportunidades para bater Amir, mas acabaram por ser desperdiçadas, também muito por mérito da defensiva do Marítimo. 

    Apesar do golo, adeptos leoninos foram pedindo mais ©Carlos Alberto Costa

    A vantagem de dois golos deixou os leões num dilema. Manter a procura do terceiro para fechar a contagem ou voltar a baixar as linhas e a velocidade de jogo? A opção pareceu ser a segunda, para descontentamento do público de Alvalade, que começou por brindar a sua equipa com alguns assobios pela lentidão com que fechou a partida.

    Novamente com o Sporting a diminuir a velocidade, o Marítimo tentou reduzir a desvantagem, mas sai de Alvalade sem criar um verdadeiro lance de perigo (exceção feita ao corte de Acuña antes do intervalo quando Rodrigo Pinho já se preparava para marcar). Quanto aos adeptos do Sporting, os assobios dos minutos finais foram transformados em aplausos com a confirmação do regresso às vitórias depois da derrota em Braga, isto numa jornada em que o rival Benfica perdeu pontos.

    U Sábado, 29 Setembro 2018 - 21:00
    Estádio José Alvalade
    Nuno Almeida
    2-0
    Bruno Fernandes 12' (g.p.)
    Fredy Montero 35'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 6
    Lances Capitais
    12´
    GOLO Sporting
    Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
    Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    35´
    GOLO Sporting!
    Fredy Montero marca
    Fredy Montero marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Corte de Acuña: É certo que o Sporting já vencia por 2x0, mas um golo do Marítimo antes do intervalo podia catapultar a equipa de Cláudio Braga para uma segunda parte de intensa procura pelo golo. O lateral leu bem o lance e evitou um golo que os adeptos do Marítimo já festejavam.
    O Árbitro
    Muitas dúvidas no penálti assinalado sobre Raphinha. O extremo brasileiro vai em grande velocidade, mas o toque de Amir parece acontecer quando Raphinha já está em queda. 
    O Melhor
    Velocidade fez a diferença
    A velocidade é uma das palavras que melhor pode definir esta partida. Foi quando o Sporting jogou a um ritmo mais alto que conseguiu chegar ao golo, isto na sequência de duas bolas paradas após jogadas em... velocidade.
    O Pior
    Dois jogos e poucas oportunidades
    Depois de já não ter conseguido criar muitas oportunidades no jogo para a Taça da Liga, o Marítimo volta a sair de Alvalade sem conseguir causar grande perigo e desta vez acaba mesmo por não conseguir fazer qualquer golo. A equipa de Cláudio Braga trabalhou bem na zona de construção, mas faltaram ideias no último terço.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    8J
    6V
    1E
    1D
    14-5G
    Marítimo
    2018/2019
    8J
    4V
    1E
    3D
    9-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! 35 anos depois, o Sporting bateu um novo recorde de invencibilidade em Alvalade, após 28 jogos consecutivos sem perder [23V vitórias e 5 empates]
    Nos últimos 35 jogos em Alvalade, o Sporting venceu 27 partidas, empatou 7 e sofreu apenas 1 derrota frente ao Barcelona [0-1] para a Champions League com um autogolo de Coates
    Há 2 jogos consecutivos que o Sporting não sofre golos em Alvalade para a Liga Portuguesa.

    Desde 2003/04, com Fernando Santos, que o Sporting não conseguia estar 2+ jogos consecutivos sem sofrer nos 3 primeiros jogos em Alvalade para o campeonato
    HISTÓRICO!!! José Peseiro faz história ao vencer, pela 1.ª vez na sua carreira de treinador, nos primeiros 5 jogos em casa da temporada (100% de aproveitamento)

    Fotografias(29)

    Sporting x Marítimo - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 6
    Sporting x Marítimo - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 6
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CR28
    2018-09-30 20h02m por batenarede
    Essa falta do Renato ficou me gravada para sempre na memória, especialmente porque o Adrien foi expulso directamente por pedir a expulsão do Renato. Do género, uma falta durissima não justifica o vermelho direto mas pedir o vermelho sim?
    river_shannon_i s_bac
    2018-09-30 14h52m por Blue_Bitter
    Por acaso o meu clube já teve 2 jejuns de campeonatos. Um de 18 anos e outro de 15 anos. Mas também nem sequer era nascido em nenhuma dessas alturas haha

    Também não pode ser assim meu! Quer dizer tanto protestamos por causa das práticas correntes e ilícitas da seita de carnide e depois iriam vocês ganhar um campeonato desse jeito? É que assinalar 1 penaty/jogo em todos os jogos não seria só casualidade. Levantaria de imediato suspeitas e posteriormente investigações. E lembra-...ler comentário completo »
    RI
    Blue_Bitter
    2018-09-30 13h30m por river_shannon_is_bac
    "É um remake da época 2001/2002!"

    Meu caro, quem dera a todos os sportinguistas que assim fosse. . . mesmo que houvesse 1 penalti por jogo para o Sporting e sermos campeões no final, eu assinava já por baixo, por muita contestação que houvesse. . . sabe lá você o que é estar 16 anos sem ganhar uma liga. . . eu nesta altura já estou por tudo, nem que sejamos levados ao "colinho" e ganhemos no final. . . eu adorava. . . queria lá saber dos protestos dos outros. . . mas não...ler comentário completo »
    Penalties da praxe
    2018-09-30 13h12m por Blue_Bitter
    Mais um penalty da praxe né verdinhos?! Para compensar a falta de um penalty da praxe na passada segunda-feira, marcou-se agora este. Aliás não fosse a falta do penalty da praxe o Sporting teria ganho em Braga e estaria agora isolado no 1º lugar. É um remake da época 2001/2002!
    RI
    Sporting
    2018-09-30 11h40m por river_shannon_is_bac
    Tem obrigação de jogar muito mais e melhor. Não se iludam, apesar dos 10 pontos este Marítimo está irreconhecível, e o treinador Cláudio Braga não dura lá muito. Então deixa por exemplo 2 jogadores de grande qualidade (Edgar Costa e Joel) no banco? O que vale é que o Marítimo não nos deu muito trabalho neste jogo, porque contra o Braga na semana passada, foram os tremeliques que foram. . . e a seguir vêm uma sempre complicada deslocação a Portimão. . . não melhorem esse jogo não.

    De qualquer forma Viva ao Sporting.
    FA
    Penalty
    2018-09-30 11h25m por fabiopereirascp
    Como é que há gente a dizer que não era penalty??? Não entendo
    vascafongalo
    2018-09-30 11h19m por PedroFCP_RockNRoll
    Conseguiste dizer isso tudo sem te rires?
    VAR
    2018-09-30 10h47m por PORTO__INVICTUS
    EU juro. . . não percebo. . .

    Mas para que raio serve o VAR se não serve para anular a marcação do penalty fantasma do 1º golo?!?!? Não perecebo. . . não percebo. . . se não é para este tipo de lances, então não sei!!!
    HA
    Sporting
    2018-09-30 10h43m por Halibut
    Acho que o Acuna devia continuar pela defesa, é um jogador muito raçudo, tem pulmão e sobe e desce sem problemas, como extremo não acho que seja tão bom, logo que tenham o Sturaro em condições vai ser um Upgrade ao meio campo, juntando a ele Battaglia e Bruno Fernandes, na frente Raphinha pela esquerda e Nani (com a cabeça no sitio) pela direita, Bas Dost. .

    Mathieu logo que regresse é titular. . . Este Sporting ainda está a criar rotinas com o Peseiro e tem estado condic...ler comentário completo »
    Sporting CP
    2018-09-30 01h46m por Detalhista
    Muito promissor este Sporting, com apenas 3 titulares da época passada e sem o melhor central( Mathieu) da Liga, sem o melhor trinco da Liga( Sturaro) e sem o melhor PL da Liga( Bas Dost), com os reforços Gudelj e Diaby ainda a integrarem-se, com o aparecimento de Carlos Mané e Elves Baldé nas alas e a equipa está uns furos bem acima da do antigo treinador a nível coletivo e individual.

    Uma equipa muito mais agressiva na transição ofensiva, com mais apoios ao portador de bol...ler comentário completo »
    SC
    Pedro3000SCP
    2018-09-29 23h49m por Scpdp
    Sim, não foi anti jogo mas sim falta de qualidade de jogo da equipa como mencionei no meu comentário anterior. Novamente aos assobios, como é que querias que o público presente demonstrasse o seu desagrado?? Atirando pedras ao Peseiro xD???
    SC
    Pedro3000SCP
    2018-09-29 23h33m por Scpdp
    Penso que estavam a assobiar pois como eu estavam descontentes com aquele anti jogo ou pelo menos com a falta de qualidade da equipa. Querias o quê? Que batessem palmas??
    FA
    Sporting
    2018-09-29 23h17m por fabiopereirascp
    Belo jogo! Só mostra que o Nani não faz muita falta, o Jovane e o Raphinha são melhores! Foi um jogo tranquilo e com belas jogadas. Gostei de ver o Montero hoje, também o Raphinha! Só gostava que o Peseiro desse mais tempo ao Diaby, se o jogo já estava ganho, porque não o pôs mais cedo? Ele parece ser rápido e estou curioso para o ver jogar mais
    SC
    Jogo
    2018-09-29 23h17m por Scpdp
    Raios Peseiro, já começo a ficar mesmo farto!!! Isto parece a época passada!!!! Não há remates, marcar dois golos e fazer anti jogo ( Legia), substituições ao menos certas mas a tempo completamente errados!!!! Acorda Peseiro!!!! O Sporting não é uma equipa que está a lutar pela manutenção e que após marcar dois golos faz de tudo para que o resultado não se altere pois não quer perder os três pontos!!!!! Depois do segundo, o Sporting quer o terceiro e depois o quarto e por aí adiante!!!!!!ler comentário completo »