placardpt
    FC Porto vence Vitória FC no Bonfim

    Dragão sobreviveu nas águas agitadas do Sado

    Ainda não foi desta. O Vitória FC continua sem vencer o FC Porto no Bonfim. A última vitória foi há 35 anos e continua o jejum. Esta noite, o Campeão Nacional bateu os sadinos, por 0x2, com golos de Aboubakar e Sérgio Oliveira. Não foi uma exibição de encher o olho para o adepto portista, mas foi uma exibição suficiente para agarrar os três pontos, frente a um Vitória com muita personalidade e que conseguiu criar alguns problemas.

    Dragão de serviços mínimos

    Em equipa que ganha não se mexe. Neste caso, Sérgio Conceição não mexeu na equipa que foi a Gelsenkirchen empatar a uma bola a meio da semana, frente ao Schalke (1x1), em encontro da 1.ª jornada da fase de grupos da Champions.

    O treinador portista escolheu os mesmos 11 homens para o duelo no Bonfim, da 5.ª jornada da Liga NOS, e pela frente apanhou um Vitória transfigurado, desde logo no seu desenho tático, com Lito Vidigal a juntar Dankler a Artur Jorge e Vasco Fernandes no eixo defensivo, deixando os corredores entregues a Mano e André Sousa. E ainda com o grande destaque da Liga Revelação na frente de ataque: Valdu Té.

    Sem fazer uma grande primeira parte, o campeão nacional saiu para o intervalo a vencer, por 0x1, num dos poucos lances em que conseguiu ameaçar a baliza de Joel Pereira. Os setubalenses permitiram que os dragões tivessem mais bola, mas faltaram ideias à equipa de Conceição para fechar o primeiro tempo com uma vantagem mais confortável.

    Em sentido contrário, o Vitória FC apostava nas transições, sobretudo nas arrancadas de Berto, que protagonizou mesmo um lance que deixou algumas dúvidas – Felipe travou o avançado dos sadinos à margem das leis, aos 20 minutos, quando este seguia em posição privilegiada rumo à baliza de Casillas, mas Manuel Oliveira deixou seguir o lance.

    Ainda na primeira metade, um remate acrobático de Valdu Té, em estreia absoluta na equipa principal do Vitória FC, colocou a lenda Iker Casillas em sentido. Muito bem o internacional espanhol a evitar um contratempo para os azuis e brancos.

    Joel Pereira não conseguiu travar o golo de Sérgio Oliveira no segundo tempo ©Carlos Alberto Costa

    Sadinos correram atrás do benefício, mas...

    Que grande atitude do Vitória FC na segunda parte! Os sadinos inverteram os papéis e assumiram a postura de um claro favorito a vencer o encontro e chegaram mesmo a encostar o FC Porto no seu reduto defensivo. Mas não foram eficazes.

    Os adeptos da equipa da casa – grande parte dos 10.663 presentes no Bonfim – ainda festejaram o empate, aos 50 minutos, mas o golo foi anulado por pretensa mão na bola de Valdu Té no momento que antecedeu o remate do jovem avançado que enviou a bola para o fundo da baliza portista.

    O lance passou em claro ao árbitro Manuel Oliveira, que teve de recorrer à tecnologia (vídeo-árbitro) para anular o golo. Boa decisão. O Vitória FC continuou a carregar e esteve novamente perto do empate, com um excelente remate de Berto a ser travado por uma enorme defesa de Casillas, pouco depois de Sérgio Oliveira obrigar Joel a boa intervenção.

    A entrada de Sérgio Oliveira para o lugar de Otávio teve uma reação positiva na equipa azul e branco, que estava até então muito apagada do jogo, e o FC Porto pôde respirar finalmente de alívio quando o internacional português fez o 0x2 na cobrança de um livre direto, com Joel Pereira a ficar um pouco mal na fotografia.

    A partir do segundo golo portista, os sadinos caíram e não mais conseguiram discutir o jogo com o FC Porto, que é o novo líder, ainda que à condição, do Campeonato português.

    U Sábado, 22 Setembro 2018 - 21:00
    Estádio do Bonfim
    Manuel Oliveira
    0-2
    Vincent Aboubakar 17'
    Sérgio Oliveira 78'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    17´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    51´
    GOLO INVALIDADO V. Setúbal
    o árbitro considera que Valdu colocou a bola a jeito com o braço antes de finalizar.
    78´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Minuto 78: Foi à lei da bomba! Livre direto batido com força por Sérgio Oliveira e a bola só para no fundo das redes... mas Joel Pereira foi muito mal batido. Surgia assim o golo da tranquilidade para o FC Porto.
    O Árbitro

    Há um lance que deixa muitas dúvidas no trabalho de Manuel Oliveira, esta noite, no Bonfim. O árbitro da AF Porto deixou seguir um lance entre Berto e Felipe, à passagem do minuto 20, mas parece de facto haver contacto. A única dúvida parece mesmo ser a cor do cartão que deveria ter sido exibido ao central brasileiro. 

    O Melhor
    Regresso sadino para o 2.º tempo
    Excelente. É a palavra mais indicada para avaliar a entrada do Vitória FC, em desvantagem no marcador, para o segundo tempo. A equipa de Lito Vidigal conseguiu criar alguns problemas ao campeão nacional e só não conseguiu o golo por manifesto desacerto e bom momento de Casillas.
    O Pior
    Falta de criatividade portista
    Num jogo em que o FC Porto acaba por vencer, por 0x2, pode parecer estranho que a falta de criatividade portista tenha sido o pior deste encontro. Mas a verdade é que foi um Dragão desinspirado aquele que apareceu no Bonfim. Ou com pouco brilho.
    Forma
    V. Setúbal
    2018/2019
    6J
    1V
    2E
    3D
    7-9G
    FC Porto
    2018/2019
    8J
    5V
    2E
    1D
    20-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    5.ª vitória consecutiva fora de casa do FC Porto na Liga Portuguesa
    FC Porto regressa às vitórias, depois de dois empates consecutivos
    V. Setúbal não vence há 5 jogos
    5.ª época consecutiva que o V. Setúbal não marca em casa ao FC Porto. O último golo foi de Rafael Martins, em 2013
    19.ª vitória do FC Porto no Bonfim nos 20 últimos jogos
    FC Porto soma 31.º jogo consecutivo sem perder no Bonfim

    Fotografias(26)

    V. Setúbal x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 5
    V. Setúbal x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 5
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FC Porto
    2018-09-23 17h16m por CreedEinsteinBratton
    Será esta descida de rendimento do Herrera devido a dores que os portistas apontaram ao Jonas por exemplo?

    Ontem viu-se mais uma vez o centralão (lol) Felipe a mostrar o seu valor. Já nem surpreende.

    Duvidoso o golo anulado. Aceita-se a decisão de anular mas é um lance de dúvida e podia ter sido validado. Caiu para um grande, normal.

    O FC Porto ganhou (o empate era o mais justo na minha opinião) mas joga pouco.

    Muito bem o Hildeberto. Que continue em equipas como o Vitória FC que é onde pode demonstrar o seu valor.

    FCP
    2018-09-23 14h24m por EEElectro
    Melhor o resultado que a exibição. . Vitoria justa, continua a saga de penalties por marcar a favor do Porto, quanto ao vermelho de Felipe é vergonhoso essa campanha contra ele. .

    Militao txii que jogador. . noutro clube ja valia 100M :)
    Herrera outro jogo mediocre, talvez o proximo jogo ficar no banco
    Maxi falta velocidade, apesar de cumprir com os mínimos
    e Soares faz falta :/

    proximo jogo em casa contra Tondela apostava neste 11
    ler comentário completo »
    Militão
    2018-09-23 14h22m por petitor
    Não sei o que valerá Mbemba, eu ate gosto de diogo Leite, no entanto Militão tem de estar no centro, e rapidissimo nas dobras, e forte no jogo aereo, e um enorme central não deve sair do centro, temos e de olhar para João Pedro e ir testando em jogos de maior dificuldade caso não corresponda temos de ir ao mercado
    petitor
    2018-09-23 13h41m por PedroFCP_RockNRoll
    Concordo que seria o melhor sistema e na lateral direita em relação ao ano passado é a maior lacuna já que Maxi não tem nem de perto nem de longe a velocidade do Ricardo, é bom que Mbemba volte depressa para testar Militão na direita e no meio-campo jogava com Danilo, Oliver e SO já que Herrera não tem estado nada bem e uns jogos no banco fariam-lhe bem e Marega com Brahimi e Corona nas alas não seria mau, daria mais velocidade ao jogo e tinha mais espaço.
    Halibut
    2018-09-23 12h42m por petitor
    Concordo mas em jogos de 4 3 3 entre Marega e Corona preferia o Marega devido ao desgaste que dá ao lateral, e Corona sinceramente só joga bem quando se lembra, essa posição e a do lateral direito e que neste momento são os grandes problemas do Porto, depois temos o PL que mesmo não estando em forma tem 4 golos mas gostava de ver um melhor
    com a ajuda da arbitragem
    2018-09-23 12h07m por sadina
    o porto ganhou sem saber como. . .
    HA
    petitor
    2018-09-23 11h59m por Halibut
    Marega não tem técnica, não é forte no cruzamento e último passe, na direita só mesmo pela força e velocidade e nada mais, ele é bom ao lado de um ponta de lança onde consegue puxar as defesas contrárias e abrir espaços dos duelos corpo a corpo, remata com facilidade e aparece bem nas zonas a finalizar. . . Para mim Corona era titular na direita, nem sequer inventava, Maxi já não sobe tanto e temos que ter na direita sempre alguém que dê largura, que cruze, tenha criatividade, Otávio joga melhor pelo meio a meu ver.
    Halibut
    2018-09-23 11h50m por petitor
    Nesta fase contra equipes mais fracas jogava em 4 4 2 com Marega a juntar ao Aboubakar, mas contra equipes melhores em 4 3 3 mas com Corona no banco e Marega a direita. Trocava ai era o Herrera que esta em má fase por SO
    RI
    Halibut
    2018-09-23 11h45m por river_shannon_is_bac
    Meu caro eu nem sou até parte interessada na questão, até porque sou sportinguista, mas o Sérgio Conceição trabalha nos mesmos moldes que o Jesus que esteve no ano passado no Sporting (apesar de tudo, ainda bem que essa máquina de torrar dinheiro e desculpas constantes foi-se embora, apesar de não gostar nada do Peseiro mas pronto é uma situação delicada aquela que o Sporting vive).

    O que eu queria dizer é que o SC joga muitas vezes com os mesmos até rebentarem fisicamente. ...ler comentário completo »
    HA
    jogo jogado
    2018-09-23 11h37m por Halibut
    Jogar com Otavio e Marega a deambularem na direita e sem um lateral que dê mais profundidade é normal que as dinâmicas da equipa se ressintam, não nos podemos esquecer que Ricardo subia e descia, o Maxi já não o faz com a mesma eficiência de outros tempos e depois o que piora é não termos um extremo de raiz na direita, é por isso que eu preferia jogar num 4-4-2 ofensivo com Danilo/Herrera, Brahimi e Corona nas alas, Aboubakar e Marega na frente. . . Para o nosso campeonato acho ser a melho...ler comentário completo »
    HA
    river_shannon_i s_bac
    2018-09-23 11h30m por Halibut
    Concordo que o Marega deva rodar, e para mim este jogador não pode jogar numa ala, simplesmente não rende aquilo que rende junto ao ponta de lança, e temos outro problema porque Otavio na ala também não é tão bom, onde é bom é como médio ofensivo. . .

    Eu neste Porto jogaria com Brahimi à esquerda e Corona na direita (é irregular, mas é extremo de raiz e não o acho inferior ao Otávio e joga melhor que Marega numa ala). . .

    Na frente Aboubakar com Marega, com ...ler comentário completo »
    RI
    O Marega
    2018-09-23 11h23m por river_shannon_is_bac
    O Porto bem diz que não precisa dele, e eu acredito que possa ser verdade, mas desde que regressou, tem sido 90 sobre 90 minutos. Se o Porto jogasse de 2 em 2 dias e os jogos fossem de 120 minutos, ele fazia esse tempo todo. Entretanto um jogador da formação que até iniciou bem a temporada já joga bem menos que um que ok é importante mas não é da formação do Porto. Qual é o medo de assumir que o Marega mesmo com os problemas disciplinares é absolutamente fulcral no Porto? Ainda por cima c...ler comentário completo »
    SPECIAL-JUAN
    2018-09-23 11h16m por PedroFCP_RockNRoll
    Não sei se viu o meu comentário de ontem mas até faço copy paste quando falo precisamente disso:

    "Relativamente ao batatal não estou a usar como desculpa até porque não há desculpas para as exibições que têm sido feitas, com a equipa que temos temos futebol para muito mais que esta lástima, é completamente escusado tanto sofrimento, agora que é vergonhoso uma equipa de 1ª divisão já há vários anos ter um estádio naquelas condições lá isso é nos distritais há melhores mas també...ler comentário completo »
    HA
    petitor
    2018-09-23 11h07m por Halibut
    Borja e Dudu eram reforços a sério em Janeiro.

    Saiam logo Adrian e André Pereira, passando Marega a jogar em definitivo na frente e Hernani para 4º extremo.
    Extremo
    2018-09-23 10h48m por petitor
    Só um aparte que nada tem haver com o jogo, fomos muito incompetentes em deixar fugir Raphinha hoje era titular de caras nesta equipe
    Erro
    2018-09-23 10h45m por petitor
    Onde escrevi Hernani é Maxi Pereira penso que deu para entender Hernani não e Lateral
    HA
    petitor
    2018-09-23 10h43m por Halibut
    Sim, esses dois jogadores eram bem "roubados" ao Palmeiras, podiam vir num negócio tipo o do Militao, até porque caso não renovem certamente terão pretendentes.
    RI
    AvesSempre
    2018-09-23 10h42m por Ricardo_Gomes
    o herrera è carraça. mas na hora do passe é o ai jesus, falha muito mas só porque é estrangeiro ja é craque
    HA
    PLANTEL
    2018-09-23 10h39m por Halibut
    Em Janeiro (mercado de inverno), já estou farto de dizer, precisamos urgentemente de pelo menos mais 1 extremo de preferência direito que jogue e faça jogar, farto de ver o marega, otavio a deambularem por lá quando não é ai que rendem mais, além de que corona teria que ser melhor e mais regular e hernani não passa de um jogador que dá para 4º extremo no máximo. . . falta dinâmica ao ataque e passa muito por aqui. . .

    A defesa aos poucos vai-se compondo, com militao cada v...ler comentário completo »
    Força Porto
    2018-09-23 10h37m por petitor
    Sinceramente acho que necessitamos de alterar alguma coisa, não podemos ter o sistema do ano passado porque mudaram jogadores, e simplesmente não funciona primeiro porque Maxi não é Ricardo Pereira que dava profundidade a ala sem comprometer defensivamente e permitia a Marega andar pelo centro, Marega completamente encostado a ala e um jogador banal.
    Neste momento penso que o equilibrio era fundamental com a entrada de SO e Oliver para as saidas de Otavio e Herrera.
    Na latera...ler comentário completo »
    Fc Porto
    2018-09-23 05h11m por Origin_Of_Symmetry
    Herrera e Brahimi precisam de banco urgentemente, o problema é que n temos ninguem para o lugar do argelino. . . e talvez n seria mal pensado colocar o Leite com o Militão no lugar do Maxi.
    Abrir os olhos!
    2018-09-23 01h17m por tygop
    Mais um jogo fraco de Herrera! É este o nosso capitão!? Já chega, ele é fraco ponto final, não há desculpa. Não aparece em campo e quando o faz não é objetivo, não é claro nos passes e opta por fazer o mais difícil.
    DaniIo_TheBeast
    2018-09-23 01h00m por Torinha
    Vocẽs andam muito obcecados com as toupeiras, notou-se pelos cânticos do macaco e amigos. Está descansado que no Bonfim também detestamos esses bichos. Ainda há 2 anos atrás tivemos de aturar a azia descomunal dos benfiquistas quando o clube querido perdeu cá 3 pontos. Engraçado que eles diziam que estávamos alinhados com o Porto. Enfim, já estamos habituados a ser tratados como meros peões pela estarolada.

    Já agora, também não gostámos desses episódios do João Amara...ler comentário completo »
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-09-23 00h51m por Torinha
    Não percebo o porquê de se irritarem com a atitude defensiva do Vitória na 1ª parte. Isso não nos impediu de chegar à área do FCP. Se alguém tem de estar insatisfeito ou não com isso somos nós vitorianos. Da minha parte, sabendo das limitações do plantel, acho que a equipa esteve bem. Achei que podíamos ter saído felizes deste jogo. Só foi pena o Joel deixar a sua falta de experiência vir ao de cima, mas acontece.

    Quanto ao estádio, concordo que o Bonfim está gasto, mas...ler comentário completo »
    Relativamente aos outros lances
    2018-09-23 00h45m por PedroFCP_RockNRoll
    nem sei como ainda há quem fale do golo anulado, qualquer um sem palas viu que a bola foi ao braço portanto bem anulado.

    Mas também já se sabe o Porto devia ter acabado o jogo sem jogadores, o Militao ganha no duelo corpo a corpo e devia ter levado vermelho o Felipe toca no jogador quando este já está em queda e devia ter levado vermelho só falta mesmo pedir expulsão para o Casillas tee agarrado a bola com a mão. Qualquer jogador do Porto que toque num jogador adversário tem ...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga 3
    Em jogo decisivo para as contas da manutenção da Liga 3, o Anadia venceu o Canelas por 1-0 e leva todas as decisões para a última jornada. Tiago Leite foi o marcador do ...