placardpt
    Benfica entra a ganhar na Liga NOS

    Comandante traçou a rota, mas ainda houve perigo de naufrágio

    Que belo começo de campeonato, com cinco golos logo a abrir e um jogo com emoção e já uma figura a sobressair, Pizzi. O Benfica venceu o Vitória SC por 3x2, mas os encarnados podiam ter conquistado uma vitória muito mais tranquila, depois de terem ido para o intervalo a vencer por três golos de diferença.

    A exibição encarnada na primeira parte foi de grande qualidade e intensidade, com a equipa de Rui Vitória a aproveitar os muitos erros cometidos pela defensiva vitoriana para conseguir uma vantagem interessante ao intervalo. Pizzi foi mesmo um Comandante e fez um hat-trick no espaço de 38 minutos. A equipa de Luís Castro aproveitou a segunda parte para ganhar confiança e ameaçar o resultado, marcou duas vezes, mas regressa a Guimarães sem pontos na bagagem. Um bom começo para aquilo que se espera ser um bom campeonato.

    Pizzi! Pizzi! Pizzi!

    Três dias depois da eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica voltou a casa. Os encarnados pegaram na intensidade com que enfrentaram o Fenerbahçe na segunda parte dessa partida e entraram da mesma forma. A estratégia funcionou na perfeição, como foi possível perceber pelos três golos de vantagem ao intervalo. Pizzi foi a figura principal de um coletivo dominador e que aproveitou os imensos erros do Vitória SC, que ainda tem muito para afinar depois de uma pré-temporada que deixou água na boca.

    O início da partida teve algum equilíbrio, especialmente porque a equipa de Luís Castro conseguiu, nesses primeiros instantes, exprimir-se com bola e João Carlos Teixeira estava a encontrar algum espaço para criar jogadas de ataque. Antes do primeiro golo da nova época, já tinham existido duas ocasiões, uma para cada lado. O jogo tinha começado com um ritmo interessante e a qualidade também esteve presente nos primeiros minutos, até ao segundo golo benfiquista.

    Com o Vitória a sentir cada vez mais dificuldades para sair a jogar, fruto da forte pressão encarnada, os erros começaram a ser cada vez mais e alguns foram mesmo fatais. À perda de bola de André André a meio campo, acrescentou-se a falha no posicionamento de Rafa e o corte de Ósorio para zona proibida. O pé esquerdo de Pizzi fez o resto. O Benfica entrava na Liga NOS 18/19 praticamente em vantagem, mas os encarnados queriam mais e aproveitaram o nervosismo que se foi apoderando dos Conquistadores.

    Praticamente a seguir ao golo encarnado, Rafa Soares voltou a ficar mal na fotografia e cometeu uma grande penalidade. Douglas adiou o golo a Ferreyra e a recarga a Salvio, mas o Benfica voltou a marcar, novamente numa jogada pelo lado esquerdo. Já depois de João Carlos Teixeira ter obrigado Vlachodimos a uma boa defesa e Tyler Boyd ter atirado ao poste na recarga, Salvio fez o que quis de Rafa, combinou com André Almeida e o lateral assistiu Pizzi para o segundo. O golo deixou os vitorianos completamente perdidos e a pedirem intervalo.

    Só que, ainda antes do apito do árbitro, o Comandante benfiquista completou o hat-trick e o psicológico vitoriano bateu definitivamente no fundo. A equipa de Luís Castro até teve alguns momentos interessantes em que conseguiu criar perigo, mas a forma como cedeu à pressão e facilitou nos momentos defensivos, especialmente nas laterais, foi fatal para a equipa de Guimarães. Ou pelo menos assim parecia...

    Quase foi uma gestão ruinosa

    Com o jogo aparentemente decidido, Benfica e Vitória SC jogaram ao ritmo que mais desejavam. As ideias benfiquistas passavam por gerir o jogo já com vista à segunda-mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, as ideias vitorianas passavam por impedir o avolumar do resultado e tentar, pelo menos, fazer um golo para relançar a partida.

    Luís Castro quase conseguiu recuperação histórica ©Vítor Parente / Kapta+
    Já sem o ritmo da primeira parte, os encarnados controlaram o jogo durante vinte minutos e tentaram chegar ao quarto golo. Salvio foi dos que mais perto esteve de conseguir bater Douglas, mas o Vitória também parecia estar mais tranquilo e concentrado do que nos minutos antes do intervalo. O tempo foi dando a confiança que a equipa de Luís Castro tinha perdido e André André conseguiu reduzir com um remate já na grande área encarnada. 

    O golo vitoriano teve a capacidade de levantar um pouco a moral das tropas de Luís Castro, que já mandavam mesmo no jogo. A 10 minutos de fim, os adeptos do Benfica tinham razões para preocupações e os do Vitória SC encontraram motivos para acreditar depois de Celis reduzir e deixar a sua equipa a apenas um golo do empate. 

    Apesar do golpe, a equipa benfiquista apressou-se a voltar a ter bola e controlou assim o jogo, impedindo um resultado surpreendente logo a abrir o campeonato, depois da vantagem conseguida na primeira parte. Deu para o susto.

    U Sexta, 10 Agosto 2018 - 20:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Pinheiro
    3-2
    Pizzi 10' 30' 38'
    André André 76'
    Guillermo Celis 81'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 1
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    15´
    Facundo Ferreyra (Benfica) falha a grande penalidade!
    30´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    38´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 3º golo na prova (1 jogos)
    39´
    GOLO INVALIDADO Benfica
    Salvio estava em fora de jogo após um remate de Cervi
    76´
    GOLO V. Guimarães!
    André André marca
    André André marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    81´
    GOLO V. Guimarães!
    Guillermo Celis marca
    Guillermo Celis marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    2x0: O primeiro golo de Pizzi deixou os jogadores do Vitória SC bastante nervosos, mas a equipa estava a tentar reagir quando sofreu o segundo golo. Aí, caiu definitivamente.
    O Árbitro
    Bom começo de época para a equipa de arbitragem. Um golo bem anulado e um penálti bem assinalado. Um jogo sem dar nas vistas, como se pede.
    O Melhor
    Comandante do golo
    Exibição monstruosa de Pizzi. O médio encarnado tornou-se no primeiro médio do Benfica a fazer um hat-trick no Estádio da Luz e teve uma primeira parte de sonho. Três golos e não só. Muito acerto no passe, muita vontade e boas ideias. Já tinha mostrado na pré-época que estava a um nível superior ao da época anterior e os dois primeiros jogos comprovam isso mesmo.
    O Pior
    Fragilidade nas laterais
    Toda a defesa vitoriana esteve a um nível abaixo, mas os problemas maiores vieram mesmo das laterais, onde Rafa e Dodô tiveram um jogo para esquecer. Problemas individuais e coletivos, uma vez que alguns processos ainda estão por assimilar.
    Forma
    Benfica
    2018/2019
    2J
    2V
    0E
    0D
    4-2G
    V. Guimarães
    2018/2019
    2J
    0V
    0E
    2D
    2-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    5ª vitória consecutiva do Benfica na abertura da Liga Portuguesa.

    Desde 2012 que os encarnados vencem o jogo de abertura na Luz:
    18/19 V. Guimarães [V 3-2]
    17/18 Braga [V 3-1]
    15/16 Estoril [V 4-0]
    14/15 P. Ferreira [V 2-0]
    12/13 Braga [E 2-2]
    Desde a estreia de Rui Vitória nas águias que o Benfica não vencia o 1.º jogo na Liga e nas provas europeias:
    2018 V. Guimarães e Fenerbahçe
    2014 Estoril e Astana
    Nos 3 últimos jogos de abertura da Liga na Luz, o Benfica marcou sempre 3 ou + golos:
    V 3-2 V. Guimarães [2018/19]
    V 3-1 Braga [2017/18]
    V 4-0 Estoril [2015/16]
    Primeiros golos do Benfica na Liga (últimas 10 épocas):
    2018/19 Pizzi
    2017/18 Seferovi?
    2016/17 Lisandro López
    2015/16 Mitroglou
    2014/15 Maxi
    2013/14 Rodrigo
    2012/13 Salvio
    2011/12 Nolito
    2010/11 Jara
    2009/10 Weldon
    Duas derrotas nos dois primeiros jogos oficiais da época do V. Guimarães:
    2018/19 Benfica [Liga] e Tondela [Taça da Liga]
    2015/16 SCR Altach [3.ª pré-eliminatória Liga Europa]

    Fotografias(24)

    Benfica x V. Guimarães - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 1
    Benfica x V. Guimarães - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 1
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Jogo
    2018-08-12 10h39m por RN123
    Grande duelo!
    1ª parte demolidora do Benfica, muito pode agradecer ao Pizzi!
    Já na 2ª parte o Benfica não esteve ao mesmo nível, dado que já deveria de estar a pensar no próximo jogo com os turcos do Fenerbahçe. . .
    Destaco também os 2 golos do Vitória de Guimarães, os vimaranenses nunca desistiram!
    Fora de jogo
    2018-08-11 11h37m por Rik2703_YNWA
    Não sei se sabem que a linha é posta no pé do último defesa do Benfica neste caso. E o tallo está com o pé atrás, certo. Mas está inclinado para a frente, logo, está em posição irregular.

    Quanto ao penalti, é clarinho como a água, tão clarinho que nem o Rafa reclamou
    😂
    2018-08-11 11h31m por Loki
    . . . Imaginação podemos fazer qualquer coisa com ela 😏

    Imaginem só que o Pizzi não tinha jogado ontem. . . Será que o Benfica ganhava o jogo?

    Imaginem que o Ferreyra não tinha falhado o penalti.

    Ou. . . Ou, em vez de a bola ter batido no poste da baliza do Benfica se tivesse sido golo.

    Podia ter sido um jogo totalmente diferente. . .
    Imaginem
    2018-08-11 10h54m por FCP_18
    Se não tivessem marcado aquele fora do jogo roubado ao Thales na primeira parte. .
    Benfica-V. Guimarães
    2018-08-11 10h08m por Loki
    Para início de campeonato nada mal. É sempre bom ver jogos com vários golos e motivos de interesse. Espero que existam mais iguais a este jogo e não aqueles jogos chatos que se vê muito em Portugal em que só uma equipa está interessada em jogar.

    Uma boa primeira parte do Benfica em que Pizzi e Salvio mostraram mais uma vez estarem num bom momento. O que aconteceu na segunda parte não foi a primeira vez e não será a última com RV como treinador do Benfica. Por muitas vezes já ...ler comentário completo »
    PO
    Resumindo:
    2018-08-11 09h40m por PORTOTUGA2
    1PARTE. . . superior slb
    2PARTE. . . . superior Vsc
    Arbitro fraco com tendencias caseiras
    Resultado mais justo. . . empate
    Jogo
    2018-08-11 08h00m por ago
    O bom jogo de futebol, claramente o benfica foi melhor quase o jogo todo, menos em 15 minutos.
    Arbitragem sem erros graves.
    Continuar a trabalhar, para a semana temos mais dois jogos para ganhar , o resto é conversa de tasco.

    Pedro
    2018-08-11 02h25m por WeAreUnited
    Isso será sempre um amor sem fim xD uma relação de simbiose .
    PE
    WeAreUnited
    2018-08-11 02h15m por PedroFCP_Returns
    Yup só cheguei agora e já morri a rir com alguns comentários principalmente com o Schmeichel a cascar (como de costume) no BITW xD
    Eh pah
    2018-08-11 02h13m por WeAreUnited
    Eu juro por tudo : eu aqui rio me com grande parte de voces :D
    Pedro3000SCP
    2018-08-11 02h05m por moreno07
    Pois não é pénalti, se isto fosse assinalado a favor do meu clube eu era o primeiro a admitir que não era. . Será que o var viu o lance sequer?
    Enquanto escrevia o meu comentario
    2018-08-11 02h02m por RDArhgsar
    Mais 2 users a meter fogo para a fogueira. . .
    So vos pergunto uma coisa . . . Se o rafa soares nao chega a rasteirar o Salvio porque é que nem o proprio reclamou ou pediu para o arbitro ir ao Var?
    Reflexão
    2018-08-11 01h57m por RDArhgsar
    Porque é que a malta já aqui toda à guerra?! O penalty , na minha opinião bem assinalado ( os portistas certamente diram "palas vermelhas") mas mesmo que não fosse bem assinalado , nao tem influência no resultado e ainda para mais só serviu para moralizar o Vitoria visto que iam empatando de seguida . . Quanto ao suposto fora de jogo no primeiro golo do vitoria , nao me pareceu mas admito nem ter olhado para a repetição da jogada com a azia de sofrer o golo . . .
    Isto tudo para diz...ler comentário completo »
    Sai 1 mergulhador entra outro!!
    2018-08-11 01h47m por moreno07
    Muito bla bla bla aqui mas ninguém fala do mergulho do salvio, especialista em mergulhos e com a escola do jonas!
    Agora percebo alguns benfiquistas quando dizem que o jonas não vai fazer falta!
    SO
    ADrDEIMC1986
    2018-08-11 01h18m por sofintas
    Levar a mal?! Fogoooo. . . não tenho nenhuma razão para isso, levo é a bem (tanta boa-educação).

    E gostei muito de ler este teu último comentário (como sempre acontece). Tem coisas que concordo totalmente, outras que concordo parcialmente, outras que discordo parcialmente. . . como é normal. Comentário que lança reptos interessantes, mas que dava conversa para várias horas. . . ficará para outro dia, se não te importas. :)

    Uma boa noite. Até à próxima.
    MS
    Táctica
    2018-08-11 01h12m por msamuel
    Não precisamos de jogar com ponta de lança com a nossa maneira de jogar.
    Ferreyra é para uma equipa que tenha extremos a assisti-lo e o SLB não joga assim.
    Barcelona, Liverpool jogam sem ponta de lança
    MA
    . . . .
    2018-08-11 01h05m por Markes88
    Ganhar é o que interessa! E isso fizemos. . .

    Foi o típico jogo de uma parte espetacular e uma outra, por ter outro jogo pouco tempo depois, dá-se espaço e depois o coração que aguente. . . .

    Ferreyra continua a ter pouco a bola, mas hoje vimos algo dele muito útil, que foi conseguir o espaço para o Pizzi conseguir os golos. A ser sempre assim, quero acreditar que o Pizzi possa fazer uma época como há dois anos, que foi brilhante. . .

    Gedson ...ler comentário completo »
    Rik2703_YNWA
    2018-08-11 00h50m por ADrDEIMC1986
    É como digo, que seja lá que jogue. Não me importo. Era bom para o Benfica que assim fosse. O ano passado tinha lá uma dinâmica espetacular com o Grimaldo e com o Cervi.
    sofintas
    2018-08-11 00h48m por ADrDEIMC1986
    Não leves a mal. São opiniões. Dou mérito, obviamente que dou. Conseguir ter ganho os campeonatos que ganhou não foi por nada, mas simplesmente não acho que seja propriamente por grande trabalho dele (e pego um pouco no que disse ao ispeakwiththetrue), depende imenso de rasgos individuais dos seus jogadores, e muito pouco são questões ou pormenores técnico-táticos desenhados propriamente por ele. Tem o mérito de saber tirar o máximo de alguns dos seus jogadores, mas muito honestamente, ...ler comentário completo »
    Rik2703_YNWA
    2018-08-11 00h46m por CreedEinsteinBratton
    Que seja um ano vermelho. O glorioso cá em Portugal e o Liverpool em Inglaterra (apesar de o favorito ser o City na minha opinião).
    ispeakwiththetr ue
    2018-08-11 00h37m por ADrDEIMC1986
    É exatamente essa a questão. Não sabe gerir. É muito simples. Não o acho evoluído minimamente em termos técnico-táticos para ser treinador de um grande. Focando-me nas suas ideias com bola (se é que lhe possamos chamar de ideias), a equipa depende imenso da qualidade individual, imenso mesmo, a construção é muito fraca (não tem jogadores preparados para isso? Tem melhor plantel que muitos) com pouca dinâmica no sentido de ajudar nessa mesma construção apoiada e enfim, depende de passes e...ler comentário completo »
    SO
    ADrDEIMC1986
    2018-08-11 00h24m por sofintas
    Li agora posteriores comentários teus sobre Rui Vitória (o meu comentário anterior não foi motivado por esses comentários). Parece que não aprecias mesmo nada. . . ! xD Estás no teu pleno direito, como é óbvio.
    SO
    Correcção (ou Precisão)
    2018-08-11 00h17m por sofintas
    Seis troféus nos últimos doze domésticos nas três épocas anteriores. Entretanto, houve outro troféu, nesta época, ganho pelo Porto.
    SO
    ADrDEIMC1986
    2018-08-11 00h14m por sofintas
    Um pouco de contraditório. . . ! xD

    Acho que Rui Vitória(s) - seis troféus nos últimos doze domésticos, sendo dois campeonatos em três - tem feito muito com os recursos que lhe vêm sendo facultados (e proporcionou grande encaixe, com poucas compras, durante o seu "consulado").

    Depois, tenho este "azar" (pela discrepância com o que leio e ouço de muitos adeptos): sempre que vejo jogos do Benfica (ou partes de jogos) vejo grande dinâmica da equipa, com e sem...ler comentário completo »
    Fragha
    2018-08-11 00h10m por PORTO__INVICTUS
    Acredito. . já tenho muitos anos disto. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...