placardpt
    Atlético conquista Liga Europa

    Vitamina G foi remédio santo

    2018/05/16 21:43

    Começou na Champions, acabou com o caneco da Liga Europa em maio. Em Lyon, nem mesmo a espécie de fator casa beneficiou o Marselha, que saiu derrotado pelo Atlético de Madrid por 0x3. Griezmann, com dois golos marcados, foi o principal obreiro de nova noite de ouro para um Atlético que é cada vez mais europeu. 

    O Marselha até entrou melhor, com oportunidades e futebol de qualidade, mas a tarimba dos homens de Diego Simeone foi mais do que suficiente...mesmo sem o timoneiro presente no banco. Mas a marca do argentino está presente em todos os poros da alma colchonera, que teve na Vitamina G um autêntico remédio santo. 

    Entrada forte e um duplo pesadelo

    Encarado como o underdog da final, o Marselha entrou com vontade de mostrar ao que vinha. A equipa de Rudi García construiu duas grandes oportunidades de golo nos primeiros cinco minutos, com a primeira a manifestar o plano ofensivo da equipa: jogo apoiado, tabelas entre os criativos da equipa...e Germain a desperdiçar, após assistência primorosa de Payet. Servia de aviso, pelo menos... 

    Um Atlético mais capaz, mais lesto; um Marselha atabalhoado e pouco incisivo: eis a imagem da final ©Getty / Laurence Griffiths

    Mesmo com menos ritmo, o Marselha continuou mais ligado ao jogo, perante um Atlético pouco capaz em organização ofensiva e precipitado nas transições. A verdade é que o futebol, especialmente este, de top europeu faz-se de detalhes. Aí, os colchoneros mostraram outra tarimba, com Griezmann a aproveitar da melhor forma um passe a queimar de Mandanda e uma receção pouco mais do que sofrível por parte de Anguissa. O tal detalhe dava vantagem e conforto. 

    O tento de Griezmann teve o condão de tornar a final um jogo mais chato e menos espetacular, com pouco ou nenhum jogo junto das duas balizas. Se as oportunidades já tinham sido poucas até ao tal minuto 21, depois disso os dois guardiões foram apenas espetadores. Entretanto, para dificultar ainda mais a tarefa aos franceses, Payet saiu a chorar e o talento marselhês ficou seriamente ameaçado. 

    Chegou a haver esperança?

    Com vantagem moral por um final de primeiro tempo mais consistente e seguro, e por sentir ainda um Marselha mais frágil sem uma das suas principais estrelas, o Atlético entrou na etapa complementar com vontade de resolver a contenda e Griezmann fez questão de fazer a vontade a um coletivo sedento de nova vitória europeia. Koke assistiu e o francês, novamente na cara de Mandanda, não tremeu. Outra vez Griezmann, outra vez o tal detalhe e tarimba a aparecer.

    Lágrimas de Payet
    Um dos momentos da final aconteceu aquando da saída por lesão de Payet. Muitos recordaram a final do Euro 2016, mas há mais preocupação em França: o Mundial começa daqui a menos de um mês...
    Se o Marselha não dava grandes sinais, o golo apenas piorou o contexto para a equipa de Rudi García. Um coletivo amorfo, que deixou de acreditar, e que tornou a tarde/noite do Atlético numa espécie de passeio, se é que uma final europeia pode ser classificada nesses termos. Mas foi pouco, muito pouco, o nível apresentado pelos franceses após a tal lesão traumática de Payet. 

    É verdade que, até ao final, Mitroglou ainda atirou ao poste, mas a força do Atlético foi suficiente para travar as boas intenções finais do Marselha e materializar um terceiro golo, com Gabi a participar na festa. E alguém pode dizer que este Atlético não voltou a fazer o suficiente para ser feliz? 

    U Quarta, 16 Maio 2018 - 19:45
    Groupama Stadium
    Björn Kuipers
    0-3
    Antoine Griezmann 21' 49'
    Gabi 89'
    Groupama Stadium
    Groupama Stadium
    França
    Décines-Charpieu
    Lotação59 186
    Medidas105x68m
    Inauguração2016
    Lances Capitais
    21´
    GOLO Atlético Madrid!
    Antoine Griezmann marca
    Antoine Griezmann marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    49´
    GOLO Atlético Madrid!
    Antoine Griezmann marca
    Antoine Griezmann marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
    89´
    GOLO Atlético Madrid!
    Gabi marca
    Gabi marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    A Chave
    Golo de Griezmann (minuto 21) - Apesar de uma entrada forte do Marselha, o Atlético marcou uma posição no Equador da primeira parte, com Griezmann a ser decisivo. Depois deste momento, o Marselha morreu taticamente e mentalmente para o jogo. 
    O Árbitro
    Com experiência neste tipo de andanças, Bjorn Kuipers dirigiu a final da Liga Europa sem grandes sobressaltos. Um árbitro experiente e uma final tranquila foi a receita para uma arbitragem competente. 
    O Melhor
    Classe, acima de todos
    Não faltou talento a esta final de Lyon, mas Griezmann mostrou, ao longo dos 90 minutos, que está num pedestal diferente. O francês mostrou-se participativo na partida, sendo decisivo em dois momentos que retiraram qualquer tipo de reação ao adversário. Com classe, acima de todos os outros. 
    O Pior
    Inoperância francesa
    Depois de um percurso agradável, assente nas boas ideias e num futebol de qualidade, o Marselha desiludiu no jogo decisivo de Lyon. A equipa de Rudi García até entrou com boas intenções, mas exigia-se muito mais aos franceses após o(s) golo(s) sofridos. E a saída de Payet não pode explicar tudo...
    Forma
    Marseille
    2017/2018
    61J
    33V
    16E
    12D
    120-69G
    Atlético Madrid
    2017/2018
    58J
    34V
    15E
    9D
    94-34G
    Sabia que...by playmaker stats
    As equipas francesas continuam sem vencer a Liga Europa (5 finais perdidas)
    O Marseille iguala o Benfica: as equipas com mais derrotas em finais da Liga Europa
    3.ª derrota do Marseille em finais da Liga Europa (1999, 2004 e 2018)
    6.º título de Simeone no Atlético Madrid:
    2 Ligas Europa
    1 Supertaça Europeia
    1 Liga Espanhola
    1 Copa del Rey
    1 Supertaça
    4.º título nas 5 últimas épocas para as equipas espanholas na Liga Europa
    Títulos europeus do Atlético Madrid:
    1 Taça Taças (1962)
    3 Ligas Europa (2010, 2012, 2018)
    2 Supertaças Europeias (2010, 2012)

    3.ª vitória na Liga Europa para o Atlético Madrid (2010, 2012 e 2018)

    Fotografias(18)

    jordan amavi,jogador,marseille,equipa,atletico madrid,europa league 2017/18,europa league
    Jordan Amavi, Angel Correa
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARSEILLE
    EMPATE
    ATLÉTICO DE MADRID

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Liga Europa
    2018-05-17 10h53m por moumu
    VItória sem margem de contestação por parte do Atlético face a um Marselha que demonstrou várias carências a nivel defensivo. Não percebi a saida de Ocampos e o porquê de Mitroglou não ser titular no lugar de Germain mas Rudi Garcia é que sabe.
    O GR do Marselha mostrou porque foi um flop em Inglaterra! Griezmann e o meio campo do Atlético estiveram a um nivel muito alto e manietaram (sobretudo na 2ª parte) a circulação de bola.
    Liga Europa
    2018-05-17 00h43m por JHendrix
    O Olympique começou bem, mas aquele falhanço do Germain saiu caro. O Atlético mais experiente e matreiro soube aproveitar os erros do adversário e Griezmann fez o resto. A saida de Payet teve peso no jogo dos franceses, e a meu ver Mitroglou devia ter alinhado de início ou ter entrado logo no começo da segunda parte . O resto não teve grande história, como já tem sido as últimas finais da Liga Europa. . .
    Atlético
    2018-05-16 22h37m por Avalanche27
    Parabéns ^^ Vitória mais que justa.
    Já mereciam uma Liga dos Campeões e estou a falar daquela em Lisboa
    Atlético de Madrid
    2018-05-16 22h15m por 4lfredo
    Resultado sem contestação! Venceu a melhor equipa! Parabéns ao Atlético de Madrid!
    MO
    :)
    2018-05-16 22h02m por morcego
    Payet sai lesionado a meio da primeira p
    2018-05-16 20h27m por MAREEGOOLL
    Karma ou ironia do destino?! Eheh
    Jogo
    2018-05-16 21h55m por polnarado
    Nem vi o jogo, mas já sabia! Facil! Só o sporting fez frente ao atletico nesta liga europa, o arsenal mais ou menos tambem.
    KI
    Grande Atletico
    2018-05-16 21h49m por Kissas
    Uma grande equipa e muito bem treinada por El Cholo. Parabens Atletico Madrid.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...