placardpt
Sporting segue para a Liga Europa

Cair de pé perante um verdadeiro gigante

Foi uma noite inglória para o Sporting em Barcelona. Uma noite de grandes surpresas operadas por Jorge Jesus, mas uma noite onde se voltaram a perceber as diferenças entre uma equipa do topo máximo do futebol, para uma equipa com boas ideias, mas com falta de estofo europeu.

O leão caiu da Liga dos Campeões para a Liga Europa, uma situação que era esperada em agosto (altura do sorteio), mas que o Sporting vendeu cara. Uma derrota por 2x0 em Camp Nou, contra o gigante Barcelona definiu o futuro da equipa de Alvalade.

O sistema do Sporting era de uma dinâmica interessante. Acuña partia de uma posição de defesa esquerdo para fazer a ala, sendo Piccini a ter a missão de jogar a defesa direito e de fechar ao meio, formando uma linha de três, com Coates e o francês Mathieu. 

Do lado do Barcelona não jogou o «baixinho», mas também não aconteceu a revolução que se podia prever.

Confusão e um a menos

©Getty / Alex Caparros
Com tantas alterações profundas percebeu-se que os primeiros minutos fossem de confusão, passes errados e perdas de bola em zonas perigosas. Mathieu quase oferecia um golo à sua antiga equipa logo nos primeiros minutos e à defesa do Sporting ia valendo a inspiração de Piccini que, por mais do que uma vez, salvou quando era o útimo homem.

O leão tinha ainda mais um problema e este não se resolveu com o passar dos minutos na primeira parte. Esse problema chamava-se Alan Ruiz. O argentino teve talvez a maior chance da sua carreira de mostrar as qualidades que, com certeza terá. O certo é que o avançado pareceu sempre desinteressado do jogo, faltoso e longe de perceber que como avançado tinha que servir de farol para a equipa, segurando a bola e dando linhas de passe verticais. Fez quase sempre o contrário e por isso quase que podemos dizer que a equipa portuguesa jogou com 10 no primeiro tempo.

No meio de alguns equívocos, alguns lances interessantes de Marcos Acuña e de Bruno César e de alguns remates quase inofensivos de Bruno Fernandes, o Barcelona ia tendo bola. Um jogo menos rendilhado, mais objetivo dos catalães e que resultou em apenas uma grande oportunidade parada por Rui Patrício. Coates ainda estará  a tentar perceber como é que o seu compatriota Luis Suárez passou por ele.

Não estranhou ver Gelson Martins e especialmente Bas Dost a aquecer ao intervalo e percebeu-se que dificilmente Alan Ruiz e Ristovski iam voltar dos balneários.

O verdadeiro Sporting traído em nova bola parada

©Getty / Alex Caparros
A surpresa de Jesus só durou 45 minutos e as alterações foram as esperadas. Provavelmente o plano  foi sempre este e terá sido apenas uma coincidência que os dois piores elementos foram os dois que saíram ao intervalo. Seja como for, começou a ver-se o verdadeiro Sporting logo no início do segundo tempo e foi Gelson Martins o primeiro a criar perigo.

O primeiro momento de explosão no despido Camp Nou aconteceu por volta dos 50 minutos quando Valverde chamou Messi para entrar em campo. Talvez desconcentrados com o duelo de cânticos entre Cristiano Ronaldo e Messi que vinham das bancadas, o Sporting voltou a ser traído numa bola parada, tal como tinha acontecido em Alvalade. Canto na esquerda e Alcácer a antecipar-se a todos para marcar de cabeça.

A Juventus vencia na Grécia e o Sporting perdia em Barcelona. Estavam criadas as condições para que os jogadores verde e brancos perdessem totalmente a concentração no jogo e com Messi em campo as coisas podiam ter-se tornado bem piores. Não foi o que aconteceu e Bas Dost podia e devia ter feito o empate. 

O jogo passou a ser de parada e resposta, com Rui Patrício a brilhar no duelo com Messi e com Bas Dost a voltar a falhar. Já nos descontos  e com tudo decidido nas contas do grupo (Juventus já vencia por 0x2) o Sporting acabou por sofrer o segundo golo. Um auto-golo de Mathieu após um cruzamento de Messi. O central francês cometeu o erro, mas rapidamente se levantou com o estádio a cantar o seu nome, numa prova de que deixou boas recordações em Barcelona.

O leão caiu de pé, mas caiu. Perceberam-se as diferenças entre as duas equipas, mas também se percebeu que o leão sai de cabeça erguida da Liga dos Campeões. Lutar até à última jornada contra a Juventus não é para todas as equipas e agora segue-se a Liga Europa e um novo sonho...

U Terça, 05 Dezembro 2017 - 19:45
Camp Nou
Craig Thomson
2-0
Paco Alcácer 59'
Jérémy Mathieu 90' (p.b.)
Camp Nou
Camp Nou
Espanha
Barcelona
Lotação99 354
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
A Chave
O primeiro golo do Barcelona acabou por retirar força ao Sporting no seu melhor momento. Uma desconcentração numa bola parada e um golo de cabeça de Alcácer.
O Árbitro
Arbitragem sem erros.
O Melhor
Fase de grupos do leão
Vamos aproveitar este espaço para elogiar a fase de grupos do Sporting na Liga dos Campeões. É certo que não venceu os dois tubarões do grupo, mas bateu-se de forma muito competente nesses jogos. Venceu os jogos que tinha de vencer e saiu bem mais respeitado na Europa. Este jogo em Camp Nou mostrou isso mesmo.
O Pior
Alan Ruiz foi para esquecer
Foram 45 minutos de nada para Alan Ruiz. Correção: Nada não, houve direito a uma entrada fora de tempo sobre Piqué e um cartão amarelo. Muito mal o jogo do argentino nesta oportunidade que teve de jogar num grande palco. Sem surpresa saiu ao intervalo.
Forma
Barcelona
2017/2018
24J
17V
5E
2D
54-13G
Sporting
2017/2018
24J
15V
6E
3D
46-20G
Sabia que...by playmaker stats
Há quase 3 anos que o Sporting não perdia por mais do que um golo na Champions: 3x1 frente ao Chelsea
15 vitórias consecutivas do Barcelona em casa na fase de grupos da Champions
O Barcelona aumenta para 22 os jogos sem perder esta época
5 jogos, 5 derrotas: é este o registo do Sporting em Espanha na Taça/Liga Campeões
Sporting continua sem vitórias em Espanha: 12 jogos, 3 empates e 9 derrotas
3.ª derrota do Sporting no Camp Nou, em 3 jogos
O Sporting fica no 3.º lugar do grupo e transita para a Liga Europa

Fotografias(19)

Barcelona x Sporting - Liga dos Campeões 2017/2018 - Fase de Grupos Grupo D
Barcelona x Sporting - Liga dos Campeões 2017/2018 - Fase de Grupos Grupo D
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Só um reparo
2017-12-06 11h55m por SamAllardyce
Se a ideia era "não nos vamos desgastar muito pois a Juve dificilmente iria facilitar e nós poucas hipóteses teremos contra este Barça", talvez justificasse descansar jogadores como o Bruno Fernandes, Acuna (que revelou problemas fisicos recentemente) o próprio Piccini e um dos centrais (Mathieu ou Seba). . . . acho que tinha feito muito mais sentido. . . e nem sequer ia a jogo o Coentrão. . . mas não, JJ além das invenções táticas que não faz parecer uma a equipa coitadinha ainda desgasta...ler comentário completo »
Schmeichel_1_On ly
2017-12-06 11h27m por noobsaibot005
O Mathieu concordo. É o melhor central que vi no Sporting (sou de 86). Na minha opinião à frente de gigantes como André Cruz, Valckx e Naybet. Mas o André Pinto acho que tem potencial. O Coates faz muita borrada também. É um grande central, mas acho que deviam alternar mais vezes com o A. Pinto.
O André Pinto não joga porquê?
2017-12-06 10h37m por noobsaibot005
Eu não acho que seja inferior ao Coates. Além disso ainda seria convocado para o Mundial, tendo em conta a nossa escassez de centrais.
Jogo dos ses
2017-12-06 02h55m por Triper
Se isto. . .
Se aquilo. . .
Se depois. . .
Se não fosse o. . .

Enerva-me tanto saber que temos equipa para mais mas alguém mete-se a inventar e o clube nunca passa de um "good but not enough" porque a cabeça está mais focada noutra área (campeonato que acredito que novamente não vai ganhar. . . ) por simplesmente não acreditar que é possível consegui-lo.

A sério que gostava de ver esta mesma equipa treinada por um treinador como o Vítor Oli...ler comentário completo »
jlag
2017-12-06 02h46m por Triper
A sério que acreditas mesmo nisso? É o JJ, se ele nem neste jogo apostou na melhor equipa para tentar ir buscar uma vitória porque apostava mais na Juve ganhar o jogo deles e o Sporting assim ver o seu esforço ser feito em vão, achas mesmo que ele vai apostar na Liga Europa? Mais depressa aposto em segundas linhas a serem usadas para ver se elas fazem alguma surpresa e aposta a 100% nos habituais titulares para tentar conquistar o campeonato.

Ele é pragmático, nisto pelo menos...ler comentário completo »
e agora. . . Liga Europa
2017-12-06 01h05m por jlag
ao contrário de alguns comentários aqui, a mim parece-me que o Sporting vai apostar forte na Liga Europa pois caso não haja vitória no campeonato, uma vitória na Liga Europa significaria uma época de enorme sucesso. . .

Entre os possíveis adversários veria com bons olhos uma equipa espanhola (Villareal, Athletic ou Real Sociedad) com excepção do Atlético de Madrid, Italiana (Milan, Atalanta ou Lazio) com excepção do Napoli, Francesa (Marselha, Lyon, Nice), Alemã (Dortmu...ler comentário completo »
Sporting
2017-12-06 00h52m por 4lfredo
Acabou por não conseguirmos passar, mas como disse independentemente do resultado de hoje estou muito orgulhoso da equipa. Era um grupo muito dificil, Barcelona e Juventus dispensam apresentações, e chegar até á última com chances de seguir em frente já é muito positivo. Agora vamos para a LE com maiores aspirações, penso que temos uma boa equipa para chegar longe na LE. Deste jogo, destaco o Sebastián Coates, Cristiano Piccini e Bruno Fernandes. Não gostei do Alan Ruiz, esteve muito ...ler comentário completo »
Piccini
2017-12-05 22h59m por iSMURF4
Só vi a 1ª parte, depois fui ver o Chelsea.

Este piccini fez um jogaço.
ED
Sporting
2017-12-05 22h48m por eduscp11
Alguem sabe quando é que é o sorteio da liga europa ???
FA
Ai Dost
2017-12-05 22h41m por fabiopereirascp
Que nervos que me deste ao falhar aquela!! Mas pronto, mais me interessa que ganhem ao Boavista. Não deixa de ser uma excelente fase de grupos, num grupo bastante difícil.
jlag
2017-12-05 22h29m por senhor-doctor
Segunda feira, dia 11. Pensava que fosse quinta, mas será apenas a entrega do Ballon D'our
Bas Dost
2017-12-05 22h27m por senhor-doctor
Bom avançado, mas longe de excelente. . . . Penso que Rafael Leao neste momento marcaria naquelas duas chances. . .

Ja tinha dito isto antes, nos jogos da Champions contra os grandes parece que tem receio e não confia em si, como se os nomes das camisolas fossem o suficiente.
Sorteios CL e LE
2017-12-05 22h21m por jlag
Alguém me pode informar quando são os sorteios da próxima eliminatória de Champions e Liga Europa?
Competente
2017-12-05 22h06m por boixos_nois
O SCP, fez um jogo competente e serio, perdeu mas fez um óptimo grupo na liga dos campeões, essa é a verdade. E se eu Gozava com o SCP quando tinha e tem das piores prestações de equipas portuguesas na liga dos campeões, sinto me envergonhado com a prestação do Benfica. Quanto ao Barcelona, sem Busquets, Iniesta e Messi, o Barcelona é uma equipa virgem. 3 jogadores de elevada cultura táctica e tecnica, são a alma do Barça.
SC
Jogo
2017-12-05 22h03m por Scpdp
Para mim, os piores foram o Alan Ruiz ( que desilusão ) e o Bruno César ( Podence teria sido muito melhor opção ) e os melhores Bruno Fernandes, Piccini e Coates.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Excerto do episódio desta semana
Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.