FC Porto bate Estoril

Resgate argelino no Dragão (2x1)

2014/02/05 22:38
Texto por José Bragança

O FC Porto voltou a sofrer mas, desta vez, acabou por sair a sorrir de campo com uma vitória sobre o Estoril (2x1). Os dragões estiveram a perder mas conseguiram a reviravolta já perto do final com um golo do argelino Ghilas.

Um FC Porto sem ideias

Após a derrota frente ao Marítimo para o campeonato, o FC Porto procurava retomar o caminho das vitórias perante o seu público, no Dragão, no duelo com o Estoril.

Sem Fernando, que está entregue ao departamento médico segundo informação oficial do clube, Paulo Fonseca colocou em campo um onze com algumas novidades. Fabiano rendeu Helton na baliza azul e branca, enquanto que Diego Reyes foi parceiro de Mangala no eixo defensivo. Nas alas, naturalmente, Alex Sandro e Danilo. O meio-campo teve Steven Defour, Héctor Herrera e Carlos Eduardo, ao passo que Licá, Quaresma e Jackson Martínez foram os homens mais avançados.

Já o Estoril, que entrou no palco portista com a ambição de aproveitar o momento menos positivo dos tricampeões nacionais, teve em Sebá a referência de ataque, sempre municiado por Carlitos, Balboa e Babanco.

Babanco abriu o marcador ©Catarina Morais
O FC Porto entrou em campo a tentar tomar conta das despesas da partida mas o Estoril defendia e atacava em bloco e sempre com cautelas, dificultando as linhas de passe aos dragões.

O jogo ainda não tinha chegado ao minuto 20 e Carlos Eduardo já apresentava queixas físicas aos médicos do FC Porto. O médio acabaria mesmo por sair, por lesão, dando a sua vaga a Josué. Por esta altura, o Estoril criou a primeira grande oportunidade de jogo. Sebá, antigo jogador dos portistas, conseguiu desmarcar-se nas costas da defesa azul e branca, mas o remate saiu ligeiramente ao lado da baliza de Fabiano Freitas.

Da ameaça ao golo... o Estoril demorou oito minutos. Aos 28', os canarinhos inauguraram o marcador por Babanco. Yohan Tavares fez um passe em rutura para as costas da defesa azul e branca, Sebá simulou e permitiu a desmarcação de Babanco, que, só com Fabiano pela frente, picou a bola para o fundo da baliza.

O golo do Estoril fez desesperar as bancadas portistas que mostraram o seu descontentamento com um coro de assobios e uma tarja vinda por parte da claque "Super Dragões": "Será que estamos a ser Porto?".

Um FC Porto sem ideias, a perder e com o descontentamento dos adeptos bem presente, estava agora obrigado a correr em busca de, pelo menos, o empate.

Um remate com perigo, aos 36 minutos, às redes do Estoril, foi do "melhor" que os adeptos assistiram na primeira parte. De resto, o "melhor" mesmo, na ótima azul e branca, terá sido, porventura, o golo de Ricardo Quaresma, aos 43 minutos. Héctor Herrera, à entrada da área, tirou um cruzamento rasteiro, Jackson não conseguiu desviar para a baliza, Vagner não agarrou e, ao segundo poste, apareceu Quaresma a rematar para o empate.

Ghilas marcou o golo da vitória

Ghilas entrou para resolver o jogo ©Catarina Morais
Na segunda parte o FC Porto voltou a mostrar enormes dificuldades para criar problemas ao Estoril. Sem capacidade para pressionar e sem soluções para construir, o conjunto de Paulo Fonseca via os minutos a passar e as (poucas) ocasiões a não resultarem em golo.

Com o Benfica já qualificado para as meias-finais e à espera de adversário, o FC Porto começou a carregar mais, sobretudo depois dos 70 minutos. Mangala, Reyes, Jackson Martínez eram "armas" nos lances de bola parada mas a defensiva do Estoril ia livrando de todas as maneiras.

O FC Porto estava mais agressivo nos últimos minutos e a conseguir empurrar o Estoril para o seu meio-campo. A equipa de Paulo Fonseca tentava sobretudo o jogo exterior e cruzamentos para a área do Estoril. Aos 69 minutos, por exemplo, Jackson esteve à beira do golo, depois de um cruzamento Alex Sandro. O guarda-redes dos canarinhos saiu dos postes e falhou a interceção da bola mas o cabeceamento do colombiano saiu ao lado.

Já perto do fim, numa altura em que Nabil Ghilas já tinha entrado para o lugar de Ricardo Quaresma, o FC Porto chegou ao golo da vitória. O argelino, que esta temporada chegou ao Dragão, marcou o golo, aos 87 minutos. O ex-Moreirense aproveitou um cruzamento de Alex Sandro e disparou forte para o fundo das redes do Estoril.

Depois de ter segurado os portistas durante grande parte do jogo, a verdade é que a equipa do Estoril "morreu na praia".

O FC Porto, por seu lado, voltou a sofrer mas acabou por carimbar a sua passagem para as meias-finais da Taça de Portugal. Agora vem o Benfica na Prova Rainha.
 

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Fotografias

FC Porto v Estoril 1/4 Taça de Portugal 2013/14
FC Porto v Estoril 1/4 Taça de Portugal 2013/14

Quadro completo (Meias-Finais):


Taça de Portugal 2013/2014: veja aqui tudo sobre a edição
Comentários (58)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
enfim. . .
2014-02-07 08h11m por master01
Bem vá lá que na 2ª parte jogaram 1 pouco melhor e por isso a haver vencer só poderia ser o fcp.
Mas continuo a não gostar da prestação global da equipa e muito menos da capacidade de liderança do treinador.
Lance do golo estoril se não é falta aquele afastamento do reyes do lance. . . . mais do mesmo, se fosse outra equipa grande era falta!
O que interessa é que o treinador aposte mais em ghillas e acerte com as posições de defour e herrera no meio campo.
espera-se que carlos eduardo recupere rápido.

RI
Vitória importante mas não convenceram
2014-02-06 17h47m por rickybraga
Sobre o FC Porto, custa-me dizê-lo mas não vi na primeira parte com o Estoril atitude, luta e foram muito pacificos pelo que a pergunta que muitos adeptos do Tricampeão Nacional questiona se "será que estamos a ser Porto?" É verdade que o Porto virou o resultado perto do final da partida mas era escusado que essa situação acontecesse e tiveram que ter outra atitude na segunda parte. Reagiram bem mas honrar a camisola deixa muito desejar, na minha opinião.

Contudo o FC Porto ...ler comentário completo »
DE
biomano
2014-02-06 17h16m por derhell
para mim, nem Josué nem Herrera, jogava Quintero.
AR
Falar de Futebol.
2014-02-06 15h53m por Arcadas
Mais uma vez repito , para bem do FC PORTO que os laterais são "garotos irresponsáveis " a defender !O FC PORTO fez mais um jogo miserável !LIcá não pode jogar nesta equipa . A teimosia e incompetência do treinador vão levar o FC PORTO à vergonha !!!!A equipa não tem dinâmica , ritmo competitivo, alegria, determinação na disputa dos lances . . . . . . . Temo que vamos ser totalmente dominados pelo Benfica nos jogos a disputar. . . . vamos perder em Alvalade . . . . . Cada jogo é um sofrimento !!...ler comentário completo »
SU
King_lion
2014-02-06 14h30m por Superfuzz
Enquanto andaram de mãos dadas com o porto, quase durante 20 anos, tentando apanhar algumas migalhas que caiam para fora da gamela (foi o próprio João Rocha que o admitiu!) não falavam em corrupção. . . Foi preciso alguém com testículos do vosso clube ter aparecido e introduzir um novo discurso para a carneirada ir toda atrás!. . . :)
SU
King_lion
2014-02-06 14h17m por Superfuzz
BBBUUUUÁAAAAAAAA!. . . . .
Nem numa época em que são levados ao colinho desde o principio da época, marcando golos em fora de jogo uns atrás dos outros e penaltis que vos são perdoados que não perdem o velho vicio de chorar!. . . Vai ver a tabela da liga da verdade Record. . . Vai-te queixar aos clubes do fim da tabela só para ver o que é que eles te dizem. . . . .
ME
bsnxo
2014-02-06 13h47m por MercadoDaFruta
O não ter tocado na bola não influencia a decisão a tomar, fez-se ao lance partindo de fora-de-jogo, atraindo defesa e guarda-redes, logo deveria ter sido assinalado fora-de-jogo ao Jackson no 2º golo.

O 1º golo é antecedido por uma jogada onde o Herrera faz tabelinha com o Jackson que está em fora-de-jogo, logo também deveria ter sido assinalado fora-de-jogo e o golo não teria acontecido (assinale-se o demérito da defesa do Estoril no entanto).

Para os que go...ler comentário completo »
BI
Porto-Estoril
2014-02-06 11h53m por biomano
O Estoril é uma equipa interessantíssima, ainda há quem diga que é das piores do campeonato (Farto-me de rir com alguns "anti-tudo o que mexe").

1ª Parte foi toda do Estoril, mais concentrados, conseguiram fechar as saídas para o ataque dos Laterais do Porto, o que dificultou a construção do ataque e o alimentar do Jackson.

Existe um grande problema, passível de resolver com mais treino e jogos, entre o Danilo e o Quaresma, pois ambos efectuam movimentos in...ler comentário completo »
foras-de-jogo
2014-02-06 11h42m por King_lion
O lance do Jackson no primeiro golo do porto ontem é idêntico a um do Montero contra o benfica, que ainda hoje vai servindo como arma de arremesso contra o clube e jogador, no que diz respeito às questões da arbitragem.

Entretanto, os dois clubes do sistema vão sistematicamente ganhando jogos à custa de posições irregulares e de penaltys duvidosos ou inexistentes e "no se pasa nada".
Colou-se o rótulo a uns para outros terem o proveito.

Continua o andor, neste futebol minado de corrupção.
sobre os fora-de-jogo
2014-02-06 10h57m por zecic
é curioso ver aqui muita gente (a favor e contra o Porto) a comentar arbitragens, mas sem perceber nada sobre o assunto.

Tecnicamente não se pode dizer que o 1º golo é em fora-de-jogo. há um lance que precede o golo em que há um fora-de-jogo milimetrico do Jackson, deveria ter sido marcado, mas não foi. O assistente em caso de dúvida beneficiou quem ataca, logo aceita-se a decisão. Depois disso o Estoril teve várias oportunidades para aliviar a bola e não conseguiu. Logo ...ler comentário completo »
meias-finais da taça
2014-02-06 10h54m por slb_pride
com este porto a jogar assim, em condições normais o benfica passará à final da taça sem grandes problemas. prevejo um total de 3-1 ou 4-1 na eliminatória a duas mãos
PO
Jogo
2014-02-06 09h50m por porc0_corrupsson
o porto na 1ªparte não jogou nada teve a sorte de aquele golo do quaresma onde a defesa e principalmente o guarda-redes do estoril ficaram mal na fotografia.
Bonito golo de babanco.
Na 2ªparte jogaram melhor mas não deslumbraram.
No fim mais uma vez o estoril cai mal mas cai de pé e o paulo fonseca lá se vai aguentando o homem anda tão desesperado que festeja golos como se tratasse de um titulo
LM
porto
2014-02-06 09h42m por lmrs_fcp
é mais do mesmo. . a unica diferença e que hoje tivemos um verdadeiro 8 em campo. . e este (herrera), foi dos melhores ou mesmo o melhor em campo. .

este jogador tem de ser indiscutível no meio campo do porto!!
SU
Porto fraquinho. . . e sem alma. . .
2014-02-06 09h31m por Superfuzz
Com todo o respeito e sem querer forçar a provocação, mas a jogar assim e com os jogadores que tem o FCPorto arrisca-se a ceder o seu estádio para salão de festas do clube rival. . . Nada está ganho, nem nada está perdido, mas a continuar a assim será uma surpresa que o Benfica não repita as vitórias do jogo da Luz. . . Neste momento há muito mais rotatividade e qualidade na equipa de alternativas do Benfica que jogou ontem, apesar do magro 1-0, que o melhor onze portista de ontem à noite...ler comentário completo »
AZ
TUDO MAU
2014-02-06 09h04m por azulado
Ganhar assim, nao e' vitoria 'a Porto.
Jogar assim, nao e' futebol 'a Porto.
Concordo com os comentarios aqui, e acrescendo que o FCP nao ganha nada este ano.
Erro, vamos ganhar muitas vergonhas.
DA
Porto
2014-02-06 09h03m por danyfcp10
ALEX SANDRO, simplesmente o melhor jogador do campeonato, é bom a defender e excelente a atacar, faz melhor que qualquer extremo do porto, nunca vi lateral tao bom como este neste campeonato. Espero que "este" Porto consiga dar a volta por cima mesmo duvidando disso e reforçar. se no final da epoca k isto nao é plantel para um PORTO !!
Resultado e 11
2014-02-06 08h44m por kropotkin
Resultado: O pior que podia ter acontecido neste momento ao FCP foi esta vitória. Uma derrota e consequente afastamento da prova poderia ter ajudado a correr com o treinador, havendo assim oportunidade para recuperar o mal feito a início da época, evitando ainda uma humilhação frente ao Benfica.

11: O problema neste momento não é tanto a escolha de um 11 melhor para que a equipa comece a mostrar futebol. Qualquer 11 com este plantel curto em soluções pode ser o mais indicado,...ler comentário completo »
BS
11 do porto
2014-02-06 02h27m por bsnxo
Helton
danilo
maicon
mangala
alex sandro
defour
herrera
ntoze/pedro moreira/carlos eduardo
quaresma
varela
jackson
GR
. . .
2014-02-06 01h46m por grijo_campeao
Ponto 1 - 1ª parte miserável.

Na 2ª já sem Quaresma e Licá lá conseguimos criar oportunidades de golo e acima de tudo jogar como equipa(o Estoril nem se viu em campo). O Quaresma é grande jogador mas tem que jogar em equipa, hoje marcou um golo (com alguma sorte á mistura), mas o que fez mais? ZERO. Sobre o Licá acho que nem é preciso dizer nada.

A dupla de centrais nota-se que não tem entrosamento, hoje o Mangala queria fazer tudo e foi cometendo alguns erro...ler comentário completo »
EL
jonytrips
2014-02-06 01h11m por elchamp
Ah é porque sobre o teu comentário também não se vê a tua preocupação em atacar o slb lol
Sobre essa tal frase que tu dizes ser proveniente do fergusson. . eu percebo, supermercado e fruta têm um ótima relação.

Abraço ;)
Mangala
2014-02-06 01h07m por Nonnenmacher
Li há bocado que faleceu-lhe o pai ontem e mesmo com via verde por parte da direção para ir ter com a família, quis jogar hoje. Um grande gesto do francês num momento delicado da sua vida e do clube que representa. Grande atitude!

Os meus pêsames.
SU
hlourencoam_93
2014-02-06 00h37m por SUPER-MAXI-PEREIRA14
Que tal usares aquela coisa chamada. . . internet?
tadificil
2014-02-06 00h10m por jonytrips
Os adeptos estao, agora os jogadores é que nao. . .

Hoje vi tres interessados em jogar a bola, danilo alx sandro e quaresma, o resto ia acertando uns passes e tentando uma sortes.

O Faulo Ponseca ja teve tempo para aprender a ligar a equipa, em vez disso vai brincando à geometria, a inverter triangulos, a esquadrar vertices, olha, a estudar matematica aplicada em vez que aplicar futebol. . .

PS. Parabens pelas ultimas exibiçoes do Penafiel...ler comentário completo »
elchamp
2014-02-06 00h06m por jonytrips
Pois vai, o maior crime que ele cometeu, segundo voces benfas, foi roubar o titulo de clube portugues com mais titulos ao grande Sport Lisboa e Benfica, e coloca-lo de Dragao ao peito, numa demanda sem igual, nem Barnabeu viu disto!

E deste meu comentario se tiram imensas ilaçoes sobre a vossa preocupaçao cega em atacar o clube do Norte que vai conquistando uns titulos. . .

Olha, isto para no e tao facil, como limpar o rabo a meninos, como ate dizia o ferg...ler comentário completo »
TA
ADPTOS
2014-02-06 00h04m por tadificil via mobile
SERA QUE ESTAMOS A SER PORTO?
jogos históricos
U Quarta, 05 Fevereiro 2014 - 21:00
Estádio do Dragão
Rui Costa
2-1
Ricardo Quaresma 43'
Nabil Ghilas 87'
Babanco 28'
VIDEOS
SIMULADOR ZEROZERO
CASHBACK
Se falhar a sua aposta múltipla entre sexta e domingo o Casino Portugal devolve-lhe até 100€ para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Euro
Antevisão
Portugal defronta líder Ucrânia em Kiev
4 mil km. É a distância entre Lisboa e Kiev. A distância que separa a capital portuguesa da cidade que recebe um jogo muito importante para a definição do primeiro ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
pedropereira934 14-10-2019, 00:40
pedropereira934 14-10-2019, 00:38
JustaCausa 14-10-2019, 00:36
luisfilipe517 14-10-2019, 00:35
TO
tonefcp 14-10-2019, 00:22
TO
tonefcp 14-10-2019, 00:13
TO
tonefcp 14-10-2019, 00:11
SO
SomosPorto1989 13-10-2019, 23:53
PE
PERAMANCA 13-10-2019, 23:40
j-f-uite 13-10-2019, 23:37
PE
PERAMANCA 13-10-2019, 23:35
da_ni82 13-10-2019, 23:34
VerdeRubro 13-10-2019, 23:25
TI
TiagoACMiguel 13-10-2019, 23:21
PE
PERAMANCA 13-10-2019, 23:15
Arshavin_El_10 13-10-2019, 22:54