placardpt
    Benfica vence em Alvalade

    Vermelhão em Alvalade (1x3)

    No dia e hora marcada, 20h15 de segunda-feira, o Benfica apresentou-se em Alvalade para somar mais três pontos e colar-se ao FC Porto no topo da tabela, ao cabo da 11ª jornada. O Sporting, que até partiu na frente, já está a 18 pontos dos rivais.

    Wolfswinkel ainda fez sonhar o Sporting

    À 11ª jornada da Liga... o Sporting reservou-nos um fator extra para o dérbi. A diferença pontual para o Benfica (15 pontos de atraso). Ainda assim, talvez por isso, e depois da vitória do FC Porto ao Moreirense (1x0), a pressão caía muito mais sobre os jogadores encarnados. Em todo caso, do outro lado, os jogadores do leão - já com vários objetivos perdidos - entraram em campo com a certeza de que uma vitória era seguramente um tónico decisivo para colocar este Sporting no rumo certo.

    O conjunto verde e branco entrou, portanto, em campo a saber que uma vitória sobre o Benfica podia não ser, longe disso, a solução para todos os seus problemas mas era também, como dizem os médicos, um belo analgésico para o sofrimento que os seus adeptos têm passado.

    Wolfswinkel antecipou-se a Garay e colocou o Sporting na frente ©Carlos Alberto Costa
    Na fria noite lisboeta, o Benfica subiu, por isso, ao relvado na tentativa perceber, desde cedo, que Sporting tinha pela frente. O conjunto de Jorge Jesus tentou racionalizar o risco, gerir os momentos e calcular as potencialidades do seu adversário.

    Do outro lado, os jogadores do Sporting entraram fortes, sobretudo, no momento ofensivo; a equipa de Vercauteren mostrou-se, todavia, bem mais pressionante que o habitual e quem ganhou foi o seu todo em campo. A distribuição no terreno foi suficiente para pressionar bem próximo o portador da bola, retirando-lhe tempo de decisão.

    Com menos espaço, o Benfica foi obrigado a não ser tão encantador. Em vez da enorme capacidade técnica e tática de outros dias, as águias tiveram de se apoiar na circulação rápida da bola, quase sempre nos lançamentos de Matic e André Gomes, apoiados por Lima e a velocidade de Salvio e Ola John.

    O golo, numa primeira parte equilibrada, acabou por cair para o lado do Sporting, aos 30 minutos, por RickyVan Wolfswinkel; Cruzamento de Capel, do lado esquerdo, e o holandês desviou, no ar, para o fundo da baliza de Artur Moraes! 1X0 em Alvalade.

    Com o golo de vantagem... o Sporting recuou mas até podia ter ampliado a vantagem. Ainda assim, seriam do Benfica as melhores ocasiões para chegar ao empate; 33 minutos, Lima atirou com força mas ao lado e Cardozo, aos 40', ficou perto de livre.

    Antes do descanso o Benfica ainda «cheirou o golo»; Salvio fez o que quis perante a passividade de Rojo e Boulahrouz, tirou o cruzamento direitinho para a cabeça de Cardozo.

    Ao intervalo, o Sporting vencia mas o Benfica até justificava o empate. Diga-se, porém, que se assistiu a uma partida intensamente disputada.

    Benfica consegue a reviravolta na segunda parte

    Na segunda parte, o Benfica - forte e inteligente em campo - teve consciência do que se passou no primeiro tempo e passou a assumir mais o jogo.

    No entanto, os 35 mil 114 adeptos começaram por ver um Sporting perto do segundo golo. Aos 54', Artur Moraes nega o golo a Elias, após uma grande jogada de Carrillo, que isolou o brasileiro. Só que Elias, perante Artur, permitiu uma defesa apertada ao guardião encarnado.

    Cardozo voltou a marcar em Alvalade e foi fundamental no triunfo encarnado ©Carlos Alberto Costa
    Quem marcou pouco depois foi o Benfica, aos 58'. Ola John tirou um cruzamento da esquerda e Cardozo apareceu no «coração da área» a desviar de cabeça, sendo que Rojo acabaria por ser o último a introduzir a bola na sua própria baliza.

    Os minutos que se seguiram foram de claro domínio benfiquista. A equipa leonina acusou o golo sofrido e ia tremendo perante o crescimento do Benfica, que podia ter marcado. Lima e Garay ficaram perto, aos 65' e 66'. De resto, o argentino mandou mesmo a bola aos ferros da baliza de Patrício.

    O desgaste físico começou o «pesar» nas pernas dos atletas do Sporting que se mostravam exautos.

    Jogada após jogada. Remate após remate o Benfica ameaçou e chegou ao golo, aos 81 minutos de grande penalidade.
    Boulahrouz cortou a bola com a mão em cima da linha de golo, após um forte remate de Salvio! Vermelho e expulsão do holandês!; na transformação do castigo máximo Cardozo não falhou.

    O que se seguiu foi pura e simplesmente a serenidade de um Benfica, forte e mais inteligente, perante um Sporting já sem forças. O terceiro golo não tardou, aos 86'; Livre de Gaitán Cardozo apareceu a cabecear para o fundo da baliza de Rui Patrício. 3X1.

    Depois... o Benfica geriu ao som dos «olés» vindos do topo onde estavam os benfiquistas.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Cardozo
    2012-12-11 19h46m por vogwaY
    Hat-trick ? Um golo nao foi auto-golo do rojo ?
    o grande defeito deste Sporting
    2012-12-11 17h38m por alexandrephilippe
    Como tem vindo a acontecer ao longo desta época e ontem foi mais uma prova de que o maior defeito desta equipa do Sporting é que quando começa a correr alguma coisa mal em campo, a equipa desequilibra-se toda e treme por todos os sectores até o árbitro dar o jogo por terminado.
    Ontem o Elias falhou o 2-0 na cara do Artur, e o Benfica empata o jogo pouco depois. . . A partir daí o Sporting rendeu-se e "convidou" o Benfica a ganhar o jogo!
    Penso que tem sido este o maior problema do Sporting esta época
    BL
    . .
    2012-12-11 16h37m por blablabla_007
    autogolo do rojo q parece uma pedra, cardozo, cardozo. BIS
    atençao sou portista e tou me a . . . . . . para os golos do cardozo tem ou nao, n é sp ele q joga, se o benfas assimilar bem os atacantes, q se lixe o pato do tacuara.
    o q preferem benfiquistas? um gajo q marca todos os golos e quando n marca a equipa perde? ou uma equipa q marque sp muitos golos repartidos por toda a sua team?
    EU
    cardozo
    2012-12-11 16h05m por Eu_divido_por_zero
    Acho que deviam contar o primeiro como sendo do Cardozo.

    Nem que seja para que fique como tantos golos marcados ao Sporting como o Sporting marcou até agora na liga.
    Olé
    2012-12-11 15h36m por roby___98

    Tenham cuidado , ele é perigoso , ele é o Óscar "Takuara" Cardozo ! ♫♫
    TH
    Vi agora
    2012-12-11 13h50m por the_reader
    O resumo do jogo, e realmente fica mais uma vez provado que no campeonato português existem duas equipas cada vez mais superiores a todas as outras , campeonato entre Porto e Benfica vai ser muito renhido este ano, com Porto a ganhar em Braga e Benfica a ganhar em alvalade arrisco a dizer que os dois jogos de confronto directo entre estes dois grandes clubes, ( fora rivalidades) é o que vai decidir o campeonato !
    _A
    vmba
    2012-12-11 13h19m por _Anger_ via mobile
    Tens q ver melhor o lance do 1o golo :) acho q estas a trocar os protagonistas
    benfica sporting
    2012-12-11 13h10m por diogo2b via mobile
    Acho também when o benfica presisa urgentemente de ir as compras e o treinador demora demasiado tempo A substituir! Salvio não ta em forma gaitan presisa de jogar nao temos trinco nem 8 nem defesa esquerdo
    VM
    Tacuara jogão???
    2012-12-11 12h39m por vmba
    Abalroou o Rojo no 1º golo. . . . bateu o penálti para o 2º, cabeceia ao lado mas a bola bate numa cabeça do jogador do scp e entra no 3º. . . .

    Jogão??? enfim. . . influência teve. . . agora dizer que aquilo foi fazer um grande jogo. . . o Artur é que tira ao Elias o 2-0 numa boa altura. . . . contra um scp fraquissimo o slb ainda sentiu dificuldades a mais. . .
    VM
    vermelhão???
    2012-12-11 12h35m por vmba
    a mim pareceu-me mais ausência de verde. . .
    Penaty
    2012-12-11 12h29m por Vogler
    Era penalty para mim. Quem sou eu para falar disso????????? Desculpem mas não entro em guerras.
    PI
    Unreal_zh_ch
    2012-12-11 12h25m por Pirisca
    Um jogador tirar as mãos dos tintins para evitar levar com a bola na cara é penalty pq é um movimento de braços q é natural

    É isso q a lei determinada se o movimento de braços é natural, como por xemplo os braços deslocarem-se de trás para a frente qd um jogador está a correr, ou movimentarem-se de baixo para cima para facilitar a impulsão do jogador.

    Na lei nada diz q um gajo pode usar os braços para se proteger de uma bolada.

    A distinção entre m...ler comentário completo »
    PI
    DracoFortissimu s
    2012-12-11 12h16m por Pirisca
    Movimento n deliberado é um movimento natural, e n é se é deliberado para cortar a jogada ou para evitar q a bola lhe bata na cara.

    Um jogador para correr tem de andar com os braços para trás e para a frente (movimento n deliberado)

    Um jogador para se elevar para cabecear uma bola é natural q use o movimento dos braços apra ganahr impulsão.

    O q tu estás a confundir é o termo deliberado, se é um movimento feito propositadamente para desviar a tranj...ler comentário completo »
    para mim:
    2012-12-11 12h12m por Vogler
    Quem ganha é considerado um justo vencedor. Só quero reparar Sporting fez 75 min. muito bons anulou Benfica a 0, depois ouve circustancias que impediram Sporting de sair com empate ou vitoria. Mas isso faz parte do futebol. Dou os Parabéns as duas equipas. O empate seria resultado mais justo neste jogo.
    Pirisca
    2012-12-11 12h09m por DracoFortissimus
    Os jogadores normalmente colocam um braço a proteger a cara e outro a proteger os genitais!
    MA
    estoirou
    2012-12-11 12h08m por martiresfjr
    o scp estoirou aos 60m de jogo como e possivel uma ekipe( nao digo candidata porke os outros estao muito mais fortes)mas um clube ke investe 60milhoes em duas epokas nao e pra isto ja vou tendo saudades daera paulo bento sempre iamos ganhando umas tacitas com a formaçao mas nao acredito no pai natal. .
    Pirisca
    2012-12-11 12h08m por DracoFortissimus
    Não diz, mas não é preciso ser uma sumidade para entender que se a Lei diz que para ser falta o movimento tem que ser deliberado, então se o jogador faz um movimento para proteger uma determinada parte do corpo não é um movimento deliberado para desviar a bola, mas sim para proteger uma parte do corpo! Porque se fosse como tu dizes, os jogadores nas barreiras tinham que estar com os braços na extenção do corpo e não podiam proteger os genitais e a cara!
    PI
    DracoFortissimu s
    2012-12-11 12h06m por Pirisca
    diz-me lá de form concreta. Um gajo tem as mãos nos tomates, o jogador amrca o livre o gajo tira as mãos dos tomates para proteger a cara, deixa de ser penalty por causa disso (protecção) Não, é na mesma penalty pq esse movimento n é natural. . . .
    PI
    DracoFortissimu s
    2012-12-11 12h05m por Pirisca
    Colocaste aqui a lei, onde é q diz q o movimento passa a ser legitimo se for para prioteger uma determinada zona?
    PI
    DracoFortissimu s
    2012-12-11 12h03m por Pirisca
    Aquilo q o ureal estava a dizer fiquei com ideia q tinha havido nesse jogo para além do lance do cardozo outra mão na bola duvidosa e eu n me estava a lembrar de outro lance desse género.
    Pirisca
    2012-12-11 12h02m por DracoFortissimus
    A Lei é clara, "tem que haver um movimento deliberado", se o movimento é para proteger uma determinada zona e não aumente o volume do corpo, não é grande penalidade!
    Pirisca
    2012-12-11 12h01m por DracoFortissimus
    Então mas foste tu que perguntaste qual era o outro penalty. . . eu só te respondi, que não tem nada a ver com o assunto sei eu!
    PI
    unreal
    2012-12-11 12h01m por Pirisca
    LOL imagina que o CR remata e a bola vai direitinha aos teus testiculos, metes a mao para te protejeres, é penalti, acharias justo?

    É penalty, n há anda nas leis q diga q t podes usar as mãos para te protegeres de uma bolada, se é justo ou não, é outra discussão, agiora n há anda na lei q fale nisso.

    PI
    DracoFortissimu s
    2012-12-11 11h59m por Pirisca
    Esse lance do luisão tem a ver com o q se está a discutir? Estamos a discutir bola na mão, mão na bola, penalty ou não, queres lançar para a discussão lances se a falta é dentrou ou n da área, se a bola passou ou n a linha de golo, se o avançado carregou ou n o GR????
    PI
    FCPORTOSEMPRE1
    2012-12-11 11h57m por Pirisca
    O exemplo q dei da barrreira n é penalty? um gajo tem as mãos nos tomates há um remate o gajo movimeta os braços na direcção da cara para n levar com a bola na mesma, não é penalty?
    jogos históricos
    U Segunda, 10 Dezembro 2012 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Marco Ferreira
    1-3
    Ricky van Wolfswinkel 30'
    Óscar Cardozo 59' 81' (g.p.) 86'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47