Uma semana depois de ter celebrado a conquistado do décimo campeonato, o Benfica volta a medir forças contra o HC Turquel, na meia-final da Taça de Portugal feminina. No outro desafio, a Académica de Coimbra recebe o CA Feira. Será que alguém tem a capacidade de inverter a hegemonia no Benfica?
Essa é a grande questão do hóquei feminino, em Portugal, nos últimos anos. As águias venceram as últimas 28 provas internas e ninguém tem conseguido inverter essa tendência. No entanto, na primeira meia-final, o Benfica vai medir forças contra o HC Turquel, equipa que já bateu a equipa de Paulo Almeida, esta temporada. Sendo um jogo a eliminar, o valor das equipas está mais aproximado, mas as encarnadas são favoritas.
Na outra meia-final enfrentam-se Académica de Coimbra e CA Feira. O conjunto da cidade dos estudantes está habituado a ser um viveiro da modalidade nos últimos anos e apresenta-se com uma geração nova e cheia de capacidade. Pela frente vai ter o CA Feira, equipa que cresceu muito no último ano, pela experiência que ganhou nas competições europeias, mas também no campeonato.
Os jogos vão decorreram num dos mais icónicos pavilhões da vertente feminina, da modalidade: o pavilhão da Fundação Nortecoope, na Maia. A extinta equipa dominou o hóquei patins feminino na viragem do milénio. A título de exemplo, na taça de Portugal, com duas equipas distintas, venceu 12 ocasiões, além de dez títulos de campeão.