placardpt
    Internacional português em entrevista ao zerozero

    O passado, presente e futuro de Josué: «Estou no meu melhor nível e os números dizem isso»

    Bancadas agitadas, no bom sentido. Recheadas até ao limite com pessoas que sentem o futebol e expressam esse amor com o fogo que arde e se vê (pirotecnia), mas também com vozes que, mesmo afinadas, evocam uma certa brutalidade. 

    É este o típico fim de semana para Josué, e assim tem sido nos últimos sete anos, desde que deixou o futebol português e viveu exclusivamente dessas culturas desportivas apaixonantes, tão prevalentes na Turquia, Israel e Polónia. Hoje a camisola 27, sobre o espírito de 10, está em destaque na Ekstraklasa.

    Encerrada a segunda temporada em Varsóvia, onde foi eleito médio do ano e conquistou a Taça já como capitão do Legia, o internacional português rumou ao Algarve para recarregar energias e relaxar com a família. Aí tocou o telefone, com o zerozero do outro lado da linha.

    Josué Pesqueira é figura no futebol polaco @Getty /

     

    zerozero: 15 golos e oito assistências, grande parte desses números na Liga, onde foste o melhor médio e o segundo jogador com maior participação em golos. Aos 32 anos, é esta a tua melhor versão?

    Josué: Sinto que estou no meu melhor nível e os números também dizem isso, mas a verdade é que desde os 30 tenho feito, época após época, cada vez melhor e espero que seja assim no próximo ano. Foi uma temporada muito boa individual e coletivamente. Depois de um ano mau que tivemos foi um início difícil, com novo treinador e jogadores, mas no fim conseguimos vencer a Taça da Polónia.

    zz: Logo na terceira jornada da segunda temporada no clube estreaste a braçadeira de capitão e nunca mais a largaste. Estavas à espera?

    J: Não era um objetivo, mas deixa-me orgulhoso viver isso num clube tão prestigiante. O Legia é o maior clube polaco, toda a gente está atenta ao que a equipa faz e por isso é óbvio que se sente a responsabilidade.

    zz: E essa «responsabilidade» encaixa bem no Josué...

    J: É boa. Eu gosto de ter responsabilidade, da pressão extra. Tenho dado conta do recado até agora e espero continuar assim.

    zz: Na primeira temporada também registaste grandes números, mas diferentes. Foram muito mais assistências do que golos, ao contrário deste ano. O que mudou?

    Josué
    2022/2023
    37 Jogos  3261 Minutos
    15   15   0   12x

    ver mais �
    J:  Foi principalmente a equipa que mudou, na sua postura em campo. Desde que entrou o novo treinador, com quem criei uma relação muito boa e a quem estou muito agradecido pela confiança que me deu no início da temporada, jogamos mais perto da baliza adversária e já não passamos tanto tempo a perseguir resultados. Estamos sempre mais perto de fazer golo e por isso as individualidades aparecem.

    zz: O Legia é conhecido pelo ambiente que coloca no seu estádio. Como é a experiência de jogar para esses adeptos e viver essa atmosfera a partir do relvado?

    J: Aqui na Polónia todas as semanas os adeptos fazem um show incrível. Quando dizemos que os adeptos do Legia são o 12º jogador, é mesmo verdade. Seja em casa ou fora usam pirotecnia, que é legal, e dão essa imagem diferente aos jogos enquanto criam aquele ambiente à volta do jogo. Só mesmo presenciando ao vivo é que se sente.

    O ambiente no Wojska Polskiego @Getty / Piotr Hawalej
    zz: Mas já estás habituado. Jogaste também na Turquia e em Israel, onde a cultura das bancadas é semelhante...

    J: Eu tenho tido a sorte de jogar nesses sítios de grandes ambientes. Por exemplo no Galatasaray, que é único quando tem o estádio cheio. Em Israel também são loucos pelo futebol e pudemos ver isso este ano quando o Maccabi Haifa jogou com o Benfica na Liga dos Campeões.

    zz: Em Portugal deixaste aquela imagem de um jogador raçudo, determinado, que não dá lances por perdidos. És o tipo de jogador que conquista facilmente os adeptos?

    J: Acho que sim, ligo-me facilmente a eles. Também porque os compreendo. Percebo quando os resultados são maus e eles vêm para o estádio em vez de gastar dinheiro noutras coisas, mas também carregam a mesma energia quando os resultados são bons. Até podemos não ganhar os jogos, mas se eles sentirem que lutámos e suámos eles vão nos apoiar sempre. Foi assim este ano, em que nem sequer perdemos em casa. Eu nunca me vou esquecer dos ultras do Legia.

    Josué fez quatro jogos (três oficiais) pela seleção principal de Portugal, às ordens de Paulo Bento @Catarina Morais

     

    Portugal, FC Porto e um futuro como treinador

    O futebol português é uma memória cada vez mais distante. O último jogo na esfera lusitana foi a final da Taça de Portugal de 2016, conquistada ao serviço do SC Braga frente ao FC Porto, clube onde foi formado e ao qual ainda estava contratualmente ligado - leia aqui as memórias desse jogo que Josué considera o «mais difícil de toda a carreira».

    zz: Já falámos desse teu último ano em Portugal, recuemos agora até 2013/14. O FC Porto voltou a contratar-te e tu contribuíste com cinco golos e 10 assistências, no que foi a tua melhor época até à data e até te valeu a chamada à seleção. Ainda assim, no verão seguinte, chega Lopetegui e és emprestado ao Bursaspor...

    J: Às vezes os resultados coletivos não ajudam as individualidades. Não me ajudaram a mim, porque se formos ver só o Josué ele fez um grande ano, na realidade de quem chega do Paços de Ferreira, mas coletivamente os resultados não me ajudaram. Quando surgiu a oportunidade de ir para a Turquia eu decidi com a minha esposa que iria, sem problemas. Até porque cheguei lá e fiz outro grande ano, fomos à final da Taça, e acabei por não sentir que fosse um passo atrás.

    zz: Então não há qualquer arrependimento? Estás satisfeito com o desenrolar dessa fase da tua carreira?

    Foram 37 jogos pelo clube do coração @Catarina Morais
    J: Não, não...  Obviamente que estando na minha cidade, no clube do meu coração, eu gostaria de ficar, mas grande parte da decisão de sair também passou por mim. Há muitas coisas que eu poderia ter mudado, mas é como eu digo: temos de encarar a nossa realidade. Sinto que estou a fazer uma carreira engraçada. Podia ter feito muito melhor, mas também muito pior, nunca sabemos, por isso estou feliz.

    zz: Voltemos ao dia de hoje. Ias terminar contrato, mas renovaste com o Legia por mais um ano...

    J: Eu renovei porque eu sinto-me muito bem aqui e porque, lá está, sou o capitão e ganhámos a Taça... mas isso não chega para mim. Quero ser campeão neste clube! Eu vi as imagens dos festejos e eu gostava sentir aquilo na pele. Já senti na festa de quando ganhámos a Taça da Polónia, sei bem o que é o Legia, mas se ganhar o campeonato vou sentir isso ainda melhor.

    zz: Cumprindo esse objetivo ou não, o que se segue daqui a um ano? O regresso é uma opção?

    J: Neste momento Portugal não está nos meus planos. Às vezes falo com a esposa, agente ou amigos e digo-lhes que depois do futebol gostava de tentar ser treinador. Obviamente que de "gostava de tentar" até ser ainda vai muita coisa, mas é uma coisa que me apaixona muito. No final, dependerá de mim e da sorte que terei.

    zz: E esse é um sonho a curto-prazo ou o mister Josué é uma realidade ainda distante?

    J: Não tenho nenhum plano. Até agora, graças a Deus, nunca tive nenhuma lesão e é isso que muitas vezes leva os jogadores a retirarem-se cedo. Sinto-me bem e que posso jogar ao mais alto nível durante muito tempo, por isso não penso em parar ainda. O que eu mais gosto é de desfrutar o momento.

    Portugal
    Josué
    NomeJosué Filipe Soares Pesqueira
    Nascimento/Idade1990-09-17(33 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Josué
    2023-06-06 20h45m por Jorusescu
    Foi daqueles jogadores que sempre seguiu o dinheiro em vez do futebol, foi pena pois poderia ter tido uma carreira decente em vez de israéis e polónias desta vida.
    Quem viu aquela meia época mágica do SCB com Rafa e Josué nas alas, que saudades, fizeram me acreditar que o Hassan e o Stoijilkovic eram de classe mundial xd

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Uma iniciativa que começa a ganhar tração
    Já lá vão dois meses desde que o Bayern München decidiu (e anunciou) que a ligação a Thomas Tuchel terminará no final da temporada, mas os adeptos ainda ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48
    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02