placardpt
    Paços perde em Chaves

    A agonia do castor

    2023/05/13 17:51

    Ainda há vida - seis pontos em disputa, concretamente -, mas a missão do Paços de Ferreira, de permanecer no principal escalão, complicou-se e muito após a derrota em Chaves por 2-0. Resultado ingrato para turma de César Peixoto, que acabou por ser «carrasca» de si própria ao desperdiçar vários lances de real perigo e ao jogar reduzida a 10 desde o minuto 42. O Chaves aproveitou essa superioridade numérica para, sobretudo no segundo tempo, carimbar o terceiro triunfo consecutivo no campeonato e continuar na parte superior da tabela classificativa. Mais um resultado que abrilhanta uma temporada muito bem conseguida por parte dos homens de Vítor Campelos.

    Tanta mistura de sentimentos...

    O aperto constante no coração dos castores faz com que cada jogo seja o jogo de uma vida. Neste caso, de sobrevivência. E, pelo menos em atitude, salvo uma ou outra exceção, a formação comandada por César Peixoto tem feito sempre por inverter o mau momento.

    A entrada do Paços em Chaves foi de se lhe tirar o chapéu. Pressão alta, intensa e a condicionar a primeira fase de construção do adversário, que maioritariamente criou perigo pelos corredores - Bruno Langa em claro destaque.

    Butzke esteve no olho do furacão. Embora ativo, foi demasiado perdulário e, logo a abrir, falhou, de baliza aberta, um «golo cantado». Talvez tenha sido um sinal, até porque, mesmo com uma pequena avalanche, o Paços nunca conseguiu bater Paulo Vítor, uma das principais figuras da partida.

    Os flavienses responderam quase sempre por Héctor, espanhol que ganhou, pelo menos no ar, quase todos os duelos aos centrais contrários e incomodou Marafona constantemente. Apesar do domínio, o jogo ficou «estragado» para os visitantes quando Paulo Bernardo, num curto espaço de tempo, recebeu duplo amarelo por duas entradas sobre João Teixeira.

    Acabou por ser a guilhotina do próprio Paços de Ferreira, que, embora criando lances - incluindo uma bola ao poste de Maracás - na segunda parte, sofreu com a inferioridade numérica. Aproveitou o Chaves para se superiorizar, acumular oportunidades flagrantes e selar a vitória final: Obiora, de cabeça, e João Teixeira, numa recarga, encaminharam o Chaves para o terceiro triunfo consecutivo no campeonato.

    jogos históricos
    U Sábado, 13 Maio 2023 - 15:30
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    João Pinheiro
    2-0
    Nwankwo Obiora 52'
    João Teixeira 78'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    Lances Capitais
    21´
    GOLO INVALIDADO GD Chaves
    Após uma carambola na área pacense, Héctor colocou a bola no fundo das redes, mas Ponck estava fora de jogo e, ao intervir no lance, deitou a possibilidade do 1-0 por terra
    42´
    Cartão vermelho para Paulo Bernardo (Paços de Ferreira) Paulo Bernardo vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
    52´
    GOLO GD Chaves!
    Nwankwo Obiora marca
    Nwankwo Obiora marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
    78´
    GOLO GD Chaves!
    João Teixeira marca
    João Teixeira marca o seu 5º golo na prova (30 jogos)
    João Teixeira marcou o seu 19º golo na equipa (132 jogos)
    Positivo
    Que bela época!

    Sétimo lugar com 46 pontos: incrível para um primodivisionário. O Chaves contrariou todas as odds do arranque da Liga e vai acabá-la em grande, com uma manutenção assegurada com tranquilidade e com ótimos apontamentos de futebol.

    Negativo
    Acontece de tudo...

    O momento não é bom, logicamente, e o Paços de Ferreira vai sofrendo um pouco de tudo. Pagou cara a ineficácia e a inferioridade numérica porque este foi claramente um jogo em que os castores fizeram de tudo para evitar a derrota. Desfecho demasiado doloroso.

    Forma
    GD Chaves
    2022/2023
    36J
    12V
    11E
    13D
    39-44G
    Paços de Ferreira
    2022/2023
    36J
    5V
    7E
    24D
    25-64G
    O Árbitro

    Arbitragem que acaba por ficar marcada pela expulsão de Paulo Bernardo. As entradas do médio são impetuosas, de facto, e percebe-se perfeitamente que interrompem potenciais jogadas de perigo. Ainda assim, o cartão na primeira falta talvez pareça um pouco exagerado, até porque o jogador toca na bola ao efetuar o desarme.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FL
    ValentesTransmo ntano
    2023-05-14 14h47m por flaviebse
    O chamariz da Europa atrairia muitos jogadores que não virão de outra maneira, ainda para mais sabendo que o treinador Vitor Campelos vai embora e vai haver uma razia nos melhores jogadores da equipa e que têm levado o clube a uma posição fantástica: João Correia e Bruno Langa na defesa, João Teixeira e João Mendes no meio campo. É esta a base do sucesso e ainda Paulo Vítor.
    Pelos rumores que correm em Chaves, Paulo Vitor já se terá comprometida com outra equipa. Diz-se com muita in...ler comentário completo »
    flaviebse
    2023-05-14 14h00m por ValentesTransmontano
    Acabo por concordar com alguns pontos!

    Já basta a localização geográfica do Chaves (por exemplo, um jogador que tenha propostas semelhantes de Chaves e Estoril preferirá sempre viver em Cascais do que em Chaves, ou mesmo um clube da 2ª liga como o Belenenses ou o Mafra e viver em Lisboa), quanto mais isso.

    Ainda assim, vou confiar que na próxima época se saberão reforçar. Há sempre bons jogadores nos clubes que descem, nas equipas da II Liga que lutam pela su...ler comentário completo »
    FL
    Palha
    2023-05-14 13h31m por flaviebse
    Será que alguém tem consciência crítica em relação ao que tem acontecido. Até os comentadores da Sport Tv referem:
    - primeiro não compreendem a falta de inscrição nas provas europeias, até porque Luis Freitas Lobo lembra-se do ambiente fantástico da década de 80 em Chaves, quando jogámos nas competições europeias, pergunta-se na altura era necessário dinheiro como agora alegam? o Chaves não estava pior na altura e mesmo assim aquela direcção guerreira fez tudo para que fôssemos).
    ler comentário completo »
    FL
    Vejam os comentadores da Sport TV
    2023-05-14 10h15m por flaviebse
    Desde o minuto 81, as duras críticas à Administração da SAD. Puxem atrás e vejam e ouçam:
    Incompreensível decisão de não se inscrever nas competições europeias e decisões sobre o plantel que prejudicou o trabalho e a ambição do treinador.
    Disse no início da época que este plantel não tinha qualidade e mantenho. Aliás é ver o Transfermarket para percener qual o plantel menos valorizado da 1a Liga. O obreiro deste milagre chama-se Vitor Campelos que uniu os jogadores e criou-lh...ler comentário completo »
    Imparcialmente
    2023-05-13 22h59m por ValentesTransmontano
    Onde é que eu escrevi que o plantel tem falta de ambição?!! Com cada uma que uma pessoa tem de ler. . .

    Nem a direcção acusei disso. Disse sim - e mantenho - que deviam ter dito mais cedo que não se tinham inscrito, porque os adeptos criaram esperanças em vão. Foi a única coisa que apontei.
    Imparcialmente
    2023-05-13 22h57m por ValentesTransmontano
    E os outros não podem estar de consciência limpa? Não se preocupe, a direcção do Chaves não lê os comentários aqui.

    Seja como for, reforço: tirando o Steven Vitória (que à excepção do jogo com o Santa Clara fez uma grande época, e ainda bem!), não critiquei a contratação de mais nenhum jogador. Critiquei, sim, o desequilíbrio em algumas posições, que se CONFIRMOU. Benny não é extremo, Juninho não é ponta-de-lança, Guima não é 6. O Campelos adaptou-os e fez um excelent...ler comentário completo »
    MO
    Chapada
    2023-05-13 22h53m por Motamaral
    Da equipa na direção. Vão ganhar os dois jogos que faltam e ficar em posição para Europeias e vão, com legitimidade, perguntar à direção porque não confiaram neles e por que motivo lhes cortaram as pernas. Parabéns aos jogadores.
    O Langa
    2023-05-13 22h51m por ValentesTransmontano
    Para mim, é o melhor lateral esquerdo na nossa liga e se tivesse 21 ou 22 anos já estaria a ser falado incessantemente para os grandes (já foi apontado ao Benfica, mas sem muita força) e para clubes de dinheiro lá fora. Pena ter chegado "tarde" à 1ª (apesar de ainda ir a tempo de fazer uma bela carreira), adoro-o desde o 1º jogo pelo Chaves, para a Taça da Liga, sendo que foi abancado pelo reformado Bruno Teles na 1ª jornada e fiquei sem saber porquê. Uns meses depois estava o Teles a reformar-se a meio da época e o Langa a partir tudo.
    Imparcialmente
    2023-05-13 22h49m por ValentesTransmontano
    Da minha parte, o que viu foram preocupações que só os adeptos dos cluebs sentem. Não sou hipócrita nenhum e sempre disse que gostaria de estar enganado e que iria festejar se assim fosse. Isto sobre o Steven Vitória, porque no resto não viu crítica nenhuma minha e até defendi as contratações de jogadores menos conhecidos quando outros adeptos andavam por aqui a exigir mundos e fundos (Euller e Hector, por exemplo). Pode ir ver os meus comentários à vontade.
    Imparcialmente
    2023-05-13 21h23m por nelsonferreira475
    Langa e o segundo ou terceiro melhor lateral esquerdo da liga, depende das opinioes se fica atrás de Nuno Santos ou não. Mas e um jogador fenomenal. E vai parar a uma equipa de final de tabela da Premier league
    Flaviebse
    2023-05-13 21h21m por nelsonferreira475
    Ora vamos lá ver. Sim Langa vai por milhões. Teixeira não deve renovar. Correia tem mercado e Mendes já se soube hoje. Mas Paulo deve renovar, Hector também, Juninho assim como monte e ponck devem voltar. Steven esperamos q sim. E essa a responsabilidade da direção. E a renovação mais importante e a do nosso mister. E verdade que a direção tem histórico de fechar a carteira qd não deve. Mas vai haver investimento certo no verão até pq vamos perder 4 dos noss melhores jogadores que tem q ser substituídoz
    ZA
    flaviebse
    2023-05-13 20h50m por Zagorakis
    No início da época dizias que esta equipa era directa para a segunda, agora condenas a "falta de ambição" da Europa porque esta equipa tem "qualidade para mais". Ambição a mais também desgraça equipas.

    O clube acabou de subir, a maior preocupação passará por estabilizar o clube o na primeira divisão e depois logo se vê. Pagar a licença (cujo dinheiro não é reembolsado) e acabar por não se qualificar é mau financeiramente (é um risco como tudo, mas quem estará por dentro da...ler comentário completo »
    FL
    Chaves
    2023-05-13 20h18m por flaviebse
    A mensagem que os jogadores estão a dar a esta Administração da SAD. O plantel é de qualidade muito superior a esta que pensa muito pequenino, quando toca a investir.
    Diz, em entrevista, o Presidente que o orçamento do Chaves é de 7 milhões e a receita de direitos televisivos de 3, 7 milhões.
    E as quotizações dos sócios, a publicidade e a receita dos jogos (só com o Benfica obtiveram mais de 200 mil euros)?
    E as vendas de jogadores?
    Vão vender o Langa por milhõ...ler comentário completo »
    Gaitán
    2023-05-13 20h06m por ValentesTransmontano
    Um dos meus jogadores favoritos de sempre. O que ainda joga é um regalo para a vista. Com as mais do que prováveis saídas do Teixeirinha e descida do Paços, será assim tão impossível ele herdar a 10?. . . Deixem-me sonhar!
    Zagorakis
    2023-05-13 18h45m por redlegion
    Também me pergunto o mesmo xD. Começo a achar que esta conta é um bocado troll.
    ZA
    braga2022
    2023-05-13 18h43m por Zagorakis
    Incluindo o jogo em Braga xD?
    Paços
    2023-05-13 18h03m por Maxaqueen
    O que é que estavam à espera com o César Peixoto a treinador?
    Tiveram a oportunidade de o manter a milhas e mesmo assim foram masoquistas o suficiente para o readmitirem.
    Agora, têm o que merecem. . .
    Paços
    2023-05-13 18h02m por moumu
    Muito dificil assim mas com expulsões prematuras (pode ser dos nervos) não há equipa que aguente tanto tempo a jogar com 10, ainda por cima o ultimo jogo é fora com o Braga, vamos ver o que faz o Maritimo mas prontos o Chaves está bem acima na tabela e venceu o favorito.
    Sinceramente
    2023-05-13 18h01m por OJaime_Pacheco
    O Paços hoje basicamente desceu de divisão mesmo com uma derrota do Marítimo logo.

    Recebem o Rio Ave e depois vão a Braga e 3 pontos não chegam.
    É uma pena , mas provavelmente para o ano voltam a subir.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo.