placardpt
    Estoril Praia regressa às vitórias

    São ares mais respiráveis, com este avançado...

    Sem vencer até aqui, Ricardo Soares aproveitou a janela de jogos internacionais para se familiarizar ao máximo com o seu plantel e todas as suas opções, passando a conhecê-lo da forma que conhecia o do Gil Vicente - adversário nesta sexta-feira que abriu a 26ª jornada.

    Foi tempo bem investido, já que o treinador do Estoril Praia optou por dar a Alejandro Marqués uma primeira titularidade na Liga Bwin, e o dianteiro espanhol anunciou-se de imediato como uma potencial estrela para o que resta do nosso campeonato. Foi, no mínimo, decisivo para o tão aguardado regresso dos canarinhos às vitórias!

    Sem tempo a perder

    Em meros instantes se destroem duas semanas de trabalho, terá pensado o treinador visitante quando, aos 50 segundos de jogo, o Estoril Praia abriu o marcador no Estádio António Coimbra da Mota.

    Ainda havia adeptos no exterior do recinto e nem uma gota de suor nas cabeças dos jogadores quando uma jogada rápida se construiu entre Pedro Álvaro, Tiago Gouveia e João Carvalho, antes de ser concluída de forma exemplar por Alejandro Marqués - avançado espanhol que foi surpresa no onze e assim se estreou a marcar na Primeira Liga. Ao longo do jogo, Marqués deu garantias de que esta não será a sua última titularidade.

    Primeira vitória de Ricardo Soares, logo contra a antiga equipa @Kapta+
    Ricardo Soares mostrou-se satisfeito no banco, em contraste com o que tinha revelado nos seus primeiros jogos no novo clube, mas o treinador conhece o Gil Vicente e as respetivas individualidades como ninguém, de maneira que também não exagerou numa festa prematura. Prova disso foi o trabalho de Kanya Fujimoto logo aos cinco minutos, que só não deu empate porque a trave não deixou.

    Fran Navarro também fez das suas, claro. A figura maior do ataque gilista esteve muito perto de marcar em duas ocasiões, mas viu o golo negado por um importante corte de Tiago Araújo e pouco depois pela face de Dani Figueira. Não era o dia deste ponta de lança espanhol.

    Uma das boas oportunidades de golo do Gil Vicente @Kapta+

    A centímetros da glória

    Depois desse susto a dois tempos, o Estoril voltou à carga. Pela direita, no ataque, uma dupla de Tiagos procurava o protagonismo. Santos e Gouveia, lateral e extremo, mostraram a sua abundante qualidade técnica e variabilidade de jogo, mas também se revelaram erráticos e tomaram algumas más decisões. A pior foi do segundo, que optou pela força e não acertou no alvo quando estava isolado e com tudo para duplicar a vantagem.

    Marqués: um golo marcado e dois invalidados @Kapta+
    Fora esses dois, aos quais os adeptos já estão acostumados, o destaque cai quase todo para o impressionante Alejandro Marqués e alguns salpicos para o menino João Marques, dois estreantes no onze que foram chave para o sucesso ofensivo do Estoril. Já tinham brilhado na primeira parte, mas na segunda repetiram a dose. 

    Tal como na primeira parte, bastaram poucos segundos para que Alejandro Marqués colocasse a bola na baliza. Um remate colocado e brevemente festejado, porque havia um fora de jogo de... sete centímetros.

    Um quarto de hora depois, a mesma história. Lance absolutamente delicioso, com detalhes que só pertencem ao repertório de um craque, mas o golo foi novamente retirado a Marqués por uma posição irregular. Uma análise mais longa na Cidade do Futebol e no fim um veredito quase tão doloroso como o anterior: oito centímetros.

    O jogo partiu, na meia hora que faltava até à confirmação do regresso às vitórias canarinhas. O Estoril podia ter ampliado, mas também voltou a apanhar sustos, especialmente nos minutos finais (que se prolongaram em compensação que os adeptos entenderam como excessiva). No final, o apito soou e os amarelos caíram ao chão em alívio. Três valiosos pontos, que justificaram, até, fogo de artifício na Amoreira!

    jogos históricos
    U Sexta, 31 Março 2023 - 20:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Hélder Carvalho
    1-0
    Alejandro Marqués 1'

    ESTÁDIO

    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    Lances Capitais
    GOLO Estoril Praia!
    Alejandro Marqués marca
    Alejandro Marqués marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    46´
    GOLO INVALIDADO Estoril Praia
    fora de jogo assinalado a João Marques no lance! 22 segundos e a história quase se repetia. Foram sete os centímetros que colocaram o jogador em posição irregular.
    60´
    GOLO INVALIDADO Estoril Praia
    assinalado fora de jogo a Alejandro Marqués por... oito centímetros. Fica na retina a grande jogada do avançado.
    Positivo
    Opções valiosas

    O problema do Estoril até aqui não tinha sido tanto a profundidade do plantel, mas sim a qualidade das opções do mesmo. Alejandro Marqués tinha sido, até aqui, um mero figurante no plantel, somando golos e titularidades apenas na Taça da Liga, mas parece improvável que esse continue a ser o caso depois da tremenda exibição que fez. Também João Marques, jovem dos sub-23, fez um belo jogo na sua primeira titularidade, de maneira que ninguém sentiu a ausência de Geraldes (por opção).

    Negativo
    Fazer das derrotas hábito

    Pela segunda jornada consecutiva, o Gil Vicente deslocou-se e regressou a casa sem qualquer ponto. Não é caso para pânico, mas é importante que não se torne num mau hábito neste final de temporada, especialmente em jogos como o de hoje: a equipa de Daniel Sousa pecou defensivamente e só por sorte não sofreu mais, mas também falhou na finalização e, perdendo por apenas um golo, deixa a sensação de que podia ter protagonizado um jogo profundamente diferente.

    Forma
    Estoril Praia
    2022/2023
    32J
    8V
    6E
    18D
    29-48G
    Gil Vicente
    2022/2023
    35J
    12V
    7E
    16D
    43-47G
    O Árbitro

    A exibição de Hélder Martins foi imperfeita por natureza. Fora alguns lances que não foram compreendidos pelo juiz, que nem sempre esteve em sintonia com o resto da sua equipa, o que chamou à atenção foi a falta de uniformidade no critério de disciplina que aplicou.

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: GD Estoril Praia x Gil Vicente FC
    Liga BWIN: GD Estoril Praia x Gil Vicente FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GS
    Estoril 1 Gil Vicente 0
    2023-04-01 11h37m por GSCGrandeamor
    O Estoril com esta vitória afasta alguns fantasmas e um deles é o de uma possivel descida. Já tinham uma margem relativamente tranquila mas esta vitória veio dar moral à equipa que tem a manutenção ao virar da esquina.
    Esta vitória deixa os adversário diretos (Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara) sem margem de erro, se antes já não tinham. . . agora ainda pior. Esta vitória acaba por valer mais do que 3 pontos e pode ter sido uma das mais importante da época do Estoril.
    ler comentário completo »
    Vamos!
    2023-04-01 08h46m por Estoril-Praia
    Finalmente! Colocar o Vital no lugar do Mexer é logo outra história. É a nossa melhor dupla de centrais (Álvaro e Vital) e isso sempre foi visível durante a época. Depois creio que o Marques se lhe forem dadas mais oportunidades como ontem pode ser um jogador muito valioso para esta reta final de campeonato. Parece-me que com confiança e muitos minutos se pode revelar-se aqui mais um Fran Navarro.

    Vamos, Mágico!!!
    Estoril e Gil Vicente
    2023-04-01 07h06m por zlatan_21
    A paragem parece que fez mesmo bem ao Estoril. Olhando para o 11 titular, metade dos jogadores eram de segunda linha para o Nélson Veríssimo. Alguns nem jogavam com sequer.
    Portanto, esta pausa foi utilizada pelo Ricardo Soares para analisar o que tinha e deu oportunidade a quem, provavelmente, se mostrou mais empenhado nos treinos.

    Quanto ao Gil. Não conseguiu reagir com eficácia ao golo madrugador. Aqui, penso eu, seja um problema da falta de experiência do treinador.

    Estoril
    2023-03-31 22h51m por moumu
    Bem podem fazer a festa afastam-se dos de baixo que penso estarem condenados aos ultimos 3 lugares, o Estoril tinha matéria-prima no plantel e Ricardo Soares parece ter sido uma contratação acertada até para preparar a próxima época.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Já ocupava a posição de forma interina
    Pedro Rocha foi proclamado esta sexta-feira o novo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), depois de receber o apoio da maioria dos membros da assembleia da ...