Polícia de profissão, mas batedor de recordes nas horas vagas. Depois de ser o homem que marcou o primeiro golo na história da seleção do Gibraltar, Lee Casciaro sagrou-se o jogador mais velho a disputar a qualificação para um Campeonato Europeu.
Foi no Estádio do Algarve, na passada sexta-feira, no jogo entre Gibraltar e Grécia, que o avançado gibraltino garantiu o novo posto. Falava-se que Zlatan Ibrahimovic era o dono do recorde, mas, por quatro dias, não é bem assim.
Adepto confesso do Manchester United e homem de um clube só na totalidade da sua carreira, Lee Casciaro representa, desde 2006, os Lincoln Red Imps. Na sua caminhada, cruza-se com Bernardo Lopes - luso-gibraltino que atuou em vários clubes em Portugal -, mas também com os irmãos Kyle e Ryan Casciaro, também internacionais pela nação.
Casciaro soma 54 jogos e três golos pela seleção de Gibraltar. Este sábado, superou o registo do antigo guarda-redes Dino Zoff, que contava 41 anos e 90 dias quando disputou a última partida da carreira pela seleção de Itália, em maio de 1983, diante da Suécia, aquando da qualificação para o Campeonato Europeu de 1984.
Zlatan Ibrahimovic tem a possibilidade de se tornar o jogador mais velho de sempre a jogar num Campeonato da Europa, sendo que, caso a Suécia se apure para fase final e o avançado seja convocado e jogue, terá 42 anos e oito meses, ultrapassando Gábor Király, que detém o recorde desde o Campeonato Europeu de 2016, com 40 anos e 86 dias.
Lee Casciaro poderá não ter a mesma sorte que o avançado sueco, devido à fragilidade de resultados da seleção do Gibraltar, mas «leva para casa» este recorde.
+ velhos a jogar na fase de qualificação para o Europeu:
— Playmaker (@playmaker_PT) March 26, 2023
41 anos, 5 meses, 23 dias: 🇬🇮Lee Casciaro↗🔝
41 anos, 5 meses, 21 dias: 🇸🇪Zlatan Ibrahimovic↗
41 anos, 3 meses. 🇮🇹Dino Zoff
41 anos, 1 mês: 🇱🇮Mario Frick
40 anos, 11 meses: 🇫🇴Jakup Mikkelsen pic.twitter.com/OrKFSseyrY
0-3 | ||
Giorgos Masouras 11' Manolis Siopis 45' Tasos Bakasetas 58' |