placardpt
    Inglaterra apaixonou-se pelos escalões amadores

    O Non-League inglês tem médias de adeptos superiores à Liga Bwin: como é possível?

    Imagine, caro leitor, que estádios cheios não eram a exceção no futebol português, mas sim a norma. Que Santa Clara, Estoril e Portimonense (meros exemplos) esgotavam os lugares semana após semana no primeiro escalão e que o mesmo acontecia na II Liga e Liga 3.

    Já que estamos em cenários hipotéticos, imagine também que as bancadas enchiam no futebol não profissional, até aos últimos escalões distritais. Pura festa do futebol, semanalmente, naquele pequeno clube da sua freguesia.

    É assim que a bola rola em Inglaterra. Auto-proclamada casa do futebol, onde vivem tantos adeptos que os quatro escalões profissionais não chegam, e o Non-League (do quinto escalão para baixo) atingiu dimensões comparáveis às e algumas ligas teoricamente superiores. Não só no número de fãs, mas também no nível do talento e a qualidade apresentada.

    Palcos humildes com bancadas cheias

    Comecemos mesmo pelas bancadas. Se olharmos para a National League, que corresponde ao quinto escalão da pirâmide, encontramos seis clubes com uma média de espetadores superior à do Paços de Ferreira (4 280), sendo que os castores têm a sétima melhor média da Liga Bwin. O Wrexham roça a dezena de milhares de média e o Notts County chegou a receber mais de 16 mil espetadores no empate com o Yeovil. A média geral desta Liga supera muitos clubes de primeiros escalões e a maioria dos clubes na segunda divisão de Espanha, Itália e França.

    O Macclesfield, que lidera a Northern Division One West (uma das oito ligas que compõe o oitavo escalão inglês e o quarto escalão do Non-League), atrai adeptos suficientes para disputar o top-10 no nosso principal patamar. Do quinto escalão para baixo, existem pelo menos 30 clubes com uma média superior à do FC Arouca! Como é que isto acontece?

    Há proximidade entre adeptos e o futebol @Getty /
    «Acho que as pessoas se sentem mais ligadas ao que está a acontecer quando vão a um jogo de Non-League. Sentem que pertencem, em oposição a serem um mero cliente. Também existe uma maior conexão aos jogadores, com quem muitas vezes é possível conviver após o jogo porque não são uns intocáveis que vivem numa bola. Existe comunidade».

    As palavras são de Matthew Badcock, editor de um jornal britânico com distribuição nacional focado nestes escalões desportivos: o Non-League Paper. Apaixonado pelo tema (e especialista no mesmo), explicou ao zerozero o porquê de muitos optarem por este futebol num país que oferece a qualidade da Premier League e do Championship:

    «Depois do Covid, os estádios tinham limitações ou estavam até à porta fechada, mas as pessoas podiam visitar o seu clube local. Muitas pessoas ansiavam pela oportunidade e isso contribuiu para o aumento das multidões, mas não só. Alguns também sentem apatia em relação à Premier League e preferem ver um jogo competitivo a um preço mais barato», explicou.

    Apaixona pela qualidade, também

    qEmbora grande parte do foco esteja no topo, naturalmente, a maioria das pessoas interage com o futebol num nível muito local. O sistema inglês é único.
    É importante ressalvar que não são só os preços, a comunidade e a cerveja que leva milhares de adeptos ao futebol amador (e semi-profissional, no caso da National League). Em campo há talento e qualidade técnica suficiente para o desenrolar de bons jogos de futebol. Aliás, só assim seriam possíveis histórias como a de Jamie Vardy, que foi melhor marcador da Premier League poucos anos depois de ter sido reserva do Stocksbridge Town no sétimo escalão.

    Há talento local, de projetos grassroots dos próprios clubes. Há talento oriundo das grandes academias do país, que injetam milhões na formação e treino mas que não têm espaço para todo a qualidade que produzem. Há juventude e experiência, mas há, acima de tudo, competência.

    Das últimas 10 equipas que conquistaram a promoção ao quarto escalão (League Two), sete ainda lá estão e duas já subiram novamente, sendo que apenas uma regressou ao Non-League. Há mais de duas décadas que ninguém cai diretamente depois de subir! Não existe melhor prova de competitividade.

    Se são clubes pequenos ou grandes, depende da perspetiva. O que é objetivo é que têm qualidade suficiente para justificar as multidões que atraem e que, ao contrário de equipas de divisões superiores, dependem muito mais das receitas dos dias de jogos caseiros. Quem começa a entrar neste Mundo jamais se arrepende, como concordará Matthew Badcock...

    «Para mim, o Non-League é o coração do futebol em Inglaterra. É lá que estão as verdadeiras histórias, pessoas reais que são tudo a um clube sem procurar recompensa. Jovens com sonhos, mas que nunca os perseguiram pela via tradicional. É um privilégio poder cobrir estes temas».

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SLB_Andreezim
    2023-03-18 19h49m por redlegion
    Se morasses em Lisboa ias ter que conviver com os preços que o teu clube faz, gostes ou não. Eu não vivo em mundos de fantasia e sei perfeitamente que os ordenados são baixos (mas as razões disso já levaria para outra conversa que não é o fundamental aqui), daí dizer que são balelas, mas também sei que há pessoas que preferem pagar mais dinheiro para ser sócio e ter lugar anual de um grande, do que do clube da terra, mesmo que vivam bem longe. E como já foi dito aqui por outros users, os...ler comentário completo »
    yousandro
    2023-03-18 15h36m por afonsofarense2000
    Há mais derbys que seriam interessantes de assistir

    Portalegrense 1925 vs Estrela de Portalegre
    Desportivo de Beja vs Despertar SC
    Académica vs União de Coimbra
    Lusitano GC vs Juventude
    1º de Dezembro vs Sintrense
    Fabril do Barreiro vs Barreirense

    Estes são os derbys principais da mesma cidade que me vem à cabeça e que têm história no nosso futebol. Falta-me mencionar o Louletano vs Juventude Campinense outro derby de Loulé mas não sei como o Campina está em termos de adeptos
    FR
    Os Portugueses
    2023-03-18 13h34m por franciscodasilva
    Actualmente, os Portugueses não gostam de futebol. Podem fazer milhões de análises, mas a realidade é essa, só uma minoria ainda tem alguma paixão.
    Em criança, anos 70, ia ao futebol com o meu pai. Jogos à tarde, após o almoço em família. 3ª divisão, campo pelado, em pé, à chuva ou ao sol tórridos, campos cheios sempre. Ainda hoje tenho paixão pelo futebol, mas só pelo jogo.
    Nos últimos 40, tivemos um extraordinário desenvolvimento dos jogadores, treinadores, e ...ler comentário completo »
    santossantos
    2023-03-18 13h21m por MCP5
    Já agora, esqueci de referir que comparar PIB com futebol não é lá muito coerente, nem sequer se percebe qual o fundamento. . .
    santossantos
    2023-03-18 13h14m por MCP5
    Saber o mínimo é coisa que demonstras não saber. . .

    Uma nota que não disse nos comentários abaixo: boa parte dos estádios em Portugal tem capacidade para 5mil espectadores, em Inglaterra e na própria Holanda boa parte tem capacidade para 30mil.

    Ou seja, se por um lado Portugal tem 6x menos população, também é verdade que boa parte dos estádios têm 6x menos lugares para espectadores. A razão está de igual para igual, então como explicas a enorme diferença en...ler comentário completo »
    FFZ & RedLegion.
    2023-03-18 13h07m por Bracara_Avgvsta
    Tal e qual. Coimbra é outra cidade que tem capacidade para preencher bem o estádio e mesmo assim está sempre às moscas. Desde que o clube desceu de divisão muita gente abandonadou o clube, infelizmente.
    ZagorakisJ
    2023-03-18 12h54m por Bracara_Avgvsta
    A maioria dos adeptos em Portugal apoia clubes que ganham mais títulos, ou seja, FC Porto, SL Benfica e Sporting, e mesmo assim não conseguem encher o seu próprio estádio jogo após jogo. Na Inglaterra, pode existir mil defeitos, mas sem dúvida que vivem muito mais o futebol e têm muito mais orgulho no clube da terra do que Portugal.
    SA
    É preciso muita paciência. . .
    2023-03-18 11h57m por santossantos
    Portugal: 10, 3 milhões de pessoas.
    Inglaterra: 60 milhões de pessoas, com País de Gales.

    Alguém acredita realmente que se Portugal tivesse 60 MILHÕES de pessoas as assistências eram iguais!? A sério que isto passa pela cabeça de alguém?

    E não é só a população, é só saber o mínimo sobre os últimos 100 anos de Portugal. Que clubes existiam há 50 anos em Odivelas, Loures, Amadora, Gaia, etc. etc. ? Quantas pessoas viviam nesses locais?

    ...ler comentário completo »
    Zagorakis
    2023-03-18 11h29m por Taument_da_Silva
    Os adeptos ingleses não são "tão iguais" como os portugueses, nem consigo perceber como queres justificar isso. Desculpa lá, mas essa observação já entra no domínio do absurdo.

    Em Inglaterra, todas as cidades têm clubes com adeptos; em Portugal, todas as cidades só têm adeptos dos 3 grandes (salvo uma minúscula minoria).

    Em Inglaterra, mesmo no Championship, praticamente não há clubes com uma taxa de ocupação média abaixo dos 50%; em Portugal, praticament...ler comentário completo »
    Clube da freguesia
    2023-03-18 10h32m por cortina
    Por aqui, sempre acompanho os jogos em casa do clube da minha freguesia, seniores, juniores e juvenis e, por vezes, até jogos fora!
    JO
    Excelente Artigo
    2023-03-18 10h23m por jonyvice
    Temos muito a aprender com está cultura inglesa de ir aos estádios, como já foi revertido nos comentários a Alemanha também é um bom exemplo, toda a zona da Renânia do Norte tem uma cultura enorme de ir ao futebol, tem uma densidade muito grande de clubes nas primeiras divisões alemãs
    Cultura desportiva
    2023-03-18 10h19m por Melkor
    O que acontece em Inglaterra é impossível de acontecer em Portugal, ou para isso, o futebol e o desporto no geral precisava de começar de novo. Os motivos que ajudam a explicar a falta de cultura desportiva em Portugal, já foram todos mencionados nos comentários e, não vale a pena repetir o mesmo, uma e outra e outra vez. . . Porque infelizmente não vai mudar nada. Já vejo há muito tempo o futebol português e todos os anos a discussão é a mesma, e não se iludam com a centralização dos direitos televisivos, porque não vai mudar nada.
    GatoPreto
    2023-03-18 09h33m por redlegion
    Vou só repor alguma verdade no número de habitantes dos concelhos que referes aí (segundo os Censos de 2021): Braga tem 193. 324; Coimbra tem 140. 816; Funchal tem 105. 782 (neste aqui até estiveste lá perto xD).
    É preciso também lembrar que muitas vezes é possível ter adeptos a viver em concelhos vizinhos do mesmo distrito. Falando no caso de Braga, começamos a ter cada vez mais adeptos em Vila Verde (ironicamente uma terra de benfiquistas, apesar do nome), Amares, Póvoa de Lanhos...ler comentário completo »
    GatoPreto
    2023-03-18 02h59m por Erling9Haland
    Boa analise, sou parte da culpa, sendo do Estarola Porto, clube do meu Distrito, mas não da minha freguesia onde só vejo os resultados
    Falta de cultura desportiva e não só
    2023-03-18 02h11m por GatoPreto
    Há vários fatores que explicam esse fenómeno e a maioria (se não a totalidade) já foi aqui discutida por algum pessoal que aqui comenta, uns colocando maior ênfase nuns, outros noutros.
    Para mim, a falta de cultura desportiva é o fator fundamental.
    Desde logo, a maioria dos portugueses não gosta de desporto nem sequer de futebol na sua essência. Quer é ganhar e festejar as vitórias. Daí o "estarolismo": a maioria das pessoas é do Benfica, do Sporting e do Porto porque são ...ler comentário completo »
    Demografia
    2023-03-18 01h57m por MariaHelenaOsswald
    Não tem nada a ver com demografia. É claramente uma questão cultural. Num país de parolos e analfabetos estão à espera de quê?
    TI
    Caso português
    2023-03-18 01h46m por tink
    As pessoas comentam sobre valores de bilhetes e população, mas por exemplo um Boavista vs Famalicão tem bilhetes grátis para sócios, com possibilidade de comprar mais 10 bilhetes a 1€, numa cidade com 300 mil habitantes como o Porto e vai ter menos gente que o Braga vs Porto com bilhetes a 100€. Há pessoas que se fossem sócios do clube da sua terra gastavam 150€ numa época por 20 jogos e gastam o mesmo dinheiro para ver um jogo do Benfica só em portagens e combustível e ainda têm de comer e ...ler comentário completo »
    Demografia?????
    2023-03-18 00h36m por Alvalade00
    Clubes como o Porto, Benfica e Sporting que são clubes Nacionais antes de serem clubes de cidades não conseguem encher estádios como é que se fala na questão da demografia???? Cultura, é uma questão cultural. E de qualidade do espectáculo.
    Barcelona tem 8 vezes mais população que Dortmund e mete menos espectadores. . .
    MO
    Em Portugal
    2023-03-18 00h35m por Motamaral
    É particamente tudo do Benfica. O pessoal está-se nas tintas para os clubes da terra. Há excepções, mas residuais
    Para haver adesão
    2023-03-18 00h26m por Alvalade00
    O espectáculo tem de ser atraente e a sala de espectáculos tem de confortável.
    Para o espectáculo ser atraente, os produtores tem de ser competentes e os actores de qualidade.
    Competências, qualidades e estádios convidativos é o que se vê pouco no futebol português.
    redlegion
    2023-03-18 00h13m por MCP5
    Está à vista de todos os que realmente quiserem ver.

    A maioria dos clubes faz os possíveis para angariar adeptos, qual é o clube que não quer? Penso que ainda no ano passado o Penafiel dava 3 bilhetes a cada sócio, e ainda assim não chegaram a 600 pessoas no estádio, como explicar isto? E vejo muitas pessoas justificando que a culpa é dos clubes que não sabe chamar gente ao estádio, como se alguma vez se consegue fazer frente a uma comunicação social tão viciada como a nossa. . .
    MCP5
    2023-03-18 00h08m por redlegion
    Houve um dirigente do Estoril que chegou a dizer em entrevista ao Canal 11 que eles fazem os possíveis para chamar mais pessoas ao estádio e as pessoas simplesmente não aderem.
    Zagorakis
    2023-03-18 00h03m por MCP5
    Eu percebo o teu ponto de vista, mas não tentes tapar um buraco que toda a gente sabe que existe.

    Eu vou-te dar o exemplo do Paços, mas como nós existe boa parte dos clubes a fazer o mesmo e com muito menos aderência. Temos uma cidade com cerca de 60mil habitantes. Para ser sócio do clube pagas 7. 5€ por mês, e tens entrada gratuita todos os jogos em casa, e descontos nos jogos fora. Várias vezes os sócios podem levantar 1 bilhete extra para acompanhante.
    Ainda ass...ler comentário completo »
    SLB_Andreezim
    2023-03-17 23h56m por redlegion
    Não consegues, porque vives numa ilha longe do continente. . . O resto que dizes são balelas que já todos sabemos, mas de qualquer forma há pessoas que preferem comprar o Red Pass ou um Dragon Seat, mesmo vivendo a centenas de kms e não se importam de deslocar mais do que uma vez ao mês a Lisboa ou Porto, quando têm um clube à porta de casa com quotas e lugar anual mais baratos.
    Mas podíamos começar por algo mais simples: horários decentes.
    Bracara_Avgvsta
    2023-03-17 23h31m por redlegion
    É exatamente o que penso! Temos cidades com população suficiente para encher à vontade os seus estádios e a densidade populacional ou questões demográficas não justificam tudo. Veja-se o caso de Leiria que tem 128. 640 habitantes (de acordo com os últimos censos) e o Magalhães Pessoa anda às moscas.
    12
    jogos históricos
    U Quinta, 16 Março 2023 - 20:00
    Emirates Stadium
    Mateu Lahoz
    1-1
    (3-5 g.p.)
    Granit Xhaka 19'
    Pedro Gonçalves 62'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47