placardpt
    FC Porto passa em Chaves

    Dragão de sorriso amarelo

    Os três pontos dão para sorrir, dão também para responder à vitória do Benfica e (porque não?), ao triunfo do Sporting, mas... De equipamento alternativo, num amarelo pálido, a equipa de Sérgio Conceição foi apenas qb, num jogo que acabou nove-contra-onze, desta vez com os portistas sem expulsos e o Chaves a perder a cabeça na parte final. O 1-3 teve vários destaques, como a dupla ofensiva alternativa composta por Namaso e Toni Martínez, mas foi Otávio a figura maior.

    Campo inclinado

    O sub-título remete para arbitragem. Não podia estar mais errado, caro leitor. Falamos de flancos e falamos especificamente do FC Porto. A esquerda muito melhor que a direita. Sem João Mário (castigado), Sérgio teve de lançar Rodrigo, a quem o jogo correu consideravelmente mal. Sem Pepê nem Taremi (opção), foi André Franco um dos escolhidos. Esteve bem, embora muito melhor no corredor central ou nas idas ao outro lado. Também Zaidu, outra das novidades, ajuda a explicar essa tendência, que o camisola 12 aventurou-se muito bem nos lances ofensivos e foi quem criou as primeiras oportunidades.

    Toni jogou na frente com Namaso @Kapta+
    A razão principal foi, porém, Otávio. Já se viu quão bem joga no meio. Já se viu, tanta vez, quão bem desempenha as funções a partir da direita. Pois bem, agora foi na esquerda que começou a partida e foi aí que arquitetou todo o jogo portista. Uma assistência, depois um espetacular golo, e a sensação de que, consigo, a equipa joga sempre bem melhor. Eustaquio acompanhou-o, deixando as despesas defensivas a cargo maioritário de Grujic.

    A chegar ao intervalo a ganhar por 0-2, poder-se-ia dizer que a equipa portista tinha o jogo completamente controlado, só que não foi bem isso que se viu até aí. Mesmo sem o arquiteto João Teixeira, outros meteram mãos à obra e exploraram as debilidades defensivas de um FC Porto errático nesse setor, onde só Marcano esteve a bom nível. E Diogo Costa, pela enésima vez o guardião do cofre com grandes defesas.

    João Mendes foi o mais dinâmico, Jô, Euller e Juninho andaram ameaçadores, só que ninguém conseguiu concretizar as oportunidades. No campo da eficácia, desta vez Sérgio Conceição pôde ficar satisfeito. Corrigimos: um pouco mais do que o normal.

    Otávio foi o melhor em campo @Kapta+
    Não demoraria a que a irritação se apoderasse do técnico portista. Com razão, que o regresso dos balneários foi bastante sonolento e muito bem aproveitado por um Chaves que mereceu reentrar no jogo - fê-lo à conta de um penálti desnecessário de Zaidu, aproveitado por Steven Vitória.

    Mesmo que os portistas não tenham concedido grandes oportunidades depois disso, o jogo continuou aberto. Se o lado esquerdo tinha estado muito bem no primeiro tempo, no segundo as diferenças foram enormes na vertente defensiva, já que o nigeriano acusou a pressão e falhou várias abordagens - valeram Marcano e Otávio a compensar.

    Quando Jô Batista foi expulso, poder-se-ia pensar que as aspirações flavienses ficavam comprometidas. Não foi isso que se verificou, com muito mérito para o espírito imprimido pela equipa, que ainda deu que fazer. Mesmo com nove, depois da expulsão de João Mendes, soube assustar os dragões, que só respiraram de alívio quando Taremi serviu a cabeça de Toni Martínez, premiado com o golo que tanto procurou.

    U Sábado, 04 Março 2023 - 20:30
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Manuel Oliveira
    1-3
    Steven Vitória 53' (g.p.)
    Danny Namaso 15'
    Otávio 43'
    Toni Martínez 90'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 23
    Lances Capitais
    15´
    GOLO FC Porto!
    Danny Namaso marca
    Danny Namaso marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    43´
    GOLO FC Porto!
    Otávio marca
    Otávio marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
    Otávio marcou o seu 28º golo na equipa (268 jogos)
    53´
    GOLO GD Chaves
    Steven Vitória marca de grande penalidade!
    Steven Vitória marca o seu 5º golo na prova (21 jogos)
    74´
    Cartão vermelho para Jô Batista (GD Chaves) por travar Otávio em falta. O avançado flaviense acaba por empurrar o luso-brasileiro nas costas
    Jô Batista vê o seu 1º vermelho na prova (16 jogos)
    82´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Toni Martínez está 21 centímetros em fora de jogo
    87´
    Cartão vermelho para João Mendes (GD Chaves) Muito imprudente o médio português! O flaviense acaba por ser expulso por duplo amarelo num espaço de dois minutos, ao chegar tarde numa disputa com Otávio
    João Mendes vê o seu 1º vermelho na prova (21 jogos)
    90´
    +6
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 4º golo na prova (21 jogos)
    Toni Martínez marcou o seu 26º golo na equipa (100 jogos)
    A Chave

    A grande defesa de Diogo Costa, a meio da primeira parte, foi determinante naquele período do jogo, em que o Chaves ameaçava o empate. A acontecer nessa altura, teria tido um forte impacto anímico nas duas equipas.

    O Árbitro

    Arbitragem de critério muito apertado, que foi usado em quase todo o encontro e que, bem vistas as coisas, não teve grande razão para tal. A expulsão de Jô Batista, para além do lapso do jogador em causa, parece ter sido um equívoco, no que toca à amostragem do primeiro amarelo concedido ao ponta de lança do Chaves.

    O Melhor
    Rejeitar o destino

    Quer o FC Porto, por se recusar a tirar o pé do acelerador, mesmo com oito (que eram 11 no apito inicial) pontos de atraso, quer pelo Chaves, mesmo com as baixas importantes que teve. São duas equipas que não baixam os braços na adversidade, por isso assistiu-se a um jogo intenso e competitivo.

    O Pior
    Asas do dragão

    Rodrigo Conceição na primeira parte, Zaidu na segunda, ambos a mostrarem as debilidades defensivas dos portistas nas laterais. O português foi mau com a bola nos pés, o nigeriano fez penálti desnecessário e foi muito precipitado em algumas decisões.

    Forma
    GD Chaves
    2022/2023
    27J
    6V
    9E
    12D
    27-40G
    FC Porto
    2022/2023
    41J
    31V
    4E
    6D
    96-25G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto, juntamente com o Casa Pia, é a equipa que menos golos sofre (6) durante a 1.ª parte nesta edição da Liga bwin 2022/23.
    FC Porto não perde em Trás-os-Montes há 17 jogos consecutivos.

    Os flavienses foram derrotados pela 6.ª vez consecutiva pelos dragões.
    O FC Porto sofre golos há 3 jogos consecutivos fora de casa, o que acontece pela primeira vez em 2022/23.
    O FC Porto, 5 jornadas depois, volta a marcar 3+ golos fora de casa para a Liga Portuguesa:
    V 1-3 Chaves
    V 1-4 Boavista
    Toni Martínez apontou o 4.º golo nesta temporada, melhora o registo da temporada anterior.

    O avançado espanhol marcou o 24.º golo na Liga Portuguesa:
    14 FC Porto
    10 FC Famalicão

    Fotografias(43)

    Liga BWIN: Chaves x FC Porto
    Liga BWIN: Chaves x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    Bluestorm
    2023-03-06 17h29m por zhar
    1º Foi voce que disse "digo isto em primeira mão:
    Domingos Soares Oliveira abandona amanhã o Benfica " o que se verificou ser falso. . logo mentiu. . .

    2º Agora é um eterno derrotado as eleiçoes do benfica (a quem só o record da importancia) que dita , sabe e impoe o rumo da empresa sport lisboa e benfica? que comedia! é como alguem chegar aqui e dizer que o sergio conceiçao amanha era despedido porque a pessoa nuno lobo que deve 5% nas ultimas eleiçoes disse que sim. ....ler comentário completo »
    NA
    Tem calma chico
    2023-03-06 17h07m por naoacreditoemsantos
    olha o enfarte à espreita.
    ZH
    Domingos Soares Oliveira
    2023-03-06 16h09m por zhar
    Ora esta a terminar o dia e Soares Oliveira ainda continua empregado pela empresa Sport Lisboa e Benfica. . . parece que mais uma vez alguem aqui estava a mentir como ja o fez repetidas vezes antes. . . estas personagens que anunciam em "primeira mão". . . enfim. . .
    E ainda por cima mente novamente em relação ao pagamento do casamento. . . não só era sabido como foi aprovado como um adiantamento de valores que tinha a receber da entidade patronal. . . dupla mentira. . . em tão p...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2023-03-05 20h34m por VerdeRubro
    Sobre a centralização, não se trata de "favorzinho" é uma questão mais uma vez de lógica e mercado, ou achas que os 5 campeonatos de topo mundial optaram pela centralização por pena ou favor???
    Fizeram-no porque sabem que só assim conseguem melhorar a nível desportivo e até financeiro, por isso existe todo o interesse que o campeonato tenha equipas fortes e equilibradas, mas por aqui não, continua-se a preferir que 3 comam tudo, controlem tudo e os restantes são figurantes e depois ...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2023-03-05 20h21m por VerdeRubro
    Sobre a proibição de adereços das equipas visitantes nos espaços reservados aos sócios das equipas visitadas, não sei onde há polémica, mesmo que não fosse por uma questão de segurança razão que já por si é absoluta, o próprio nome diz tudo "Zona reservada para sócios", o problema são as ofertas, empréstimos e biclubistas que eu nem sou contra, mas por uma razão de RESPEITO, não custa nada ir sem adereços e manter-se calado.

    E atenção que isto acontece na maioria dos campe...ler comentário completo »
    Centralização
    2023-03-05 19h09m por VerdeRubro
    A centralização não é boa ideia, é essencial e nem se devíamos estar em 2023 ainda a discuti-la, e isto só acontece porque os clubes ditos pequenos não têm dirigentes capazes, caso contrario a situação já estaria resolvida e não tinha sido preciso intervenção do governo.

    Acho graça ver adeptos dos clubes ditos grandes, a se fazerem de virgens ofendidas quando são todos iguais, apenas vão se revezando à vez, dependendo dos êxitos desportivos.

    E aqueles que ac...ler comentário completo »
    O que todos os Clubes querem
    2023-03-05 18h39m por Aquaman
    Em Portugal, é que os árbitros decidam a seu favor nos lances de dúvida.

    Todo o ruído e críticas à arbitragem, tem como objectivo pressionar os árbitros para que nos próximos jogos as decisões em lances de dúvida caiam para o lado do meu Clube.
    AS
    Rui Costa
    2023-03-05 18h34m por ASNL
    Não vou voltar a comentar a arbitragem do jogo de ontem que demonstrou grosso modo a fraca qualidade do corpo arbitral em Portugal.
    Voltando ao lance do João Mário contra o Gil Vicente. A expulsão é ridícula isso não deixa dúvida, o lance é que dividia as opiniões, nomeadamente no segundo momento em que o João Mário tenta virar-se. Acabei de ver no clássico inglês, ou diria no baile que pool deu ao man United, um lance em que o kounate toca com o braço na bola quando pousa o mesmo ...ler comentário completo »
    ZH
    yellow_ledbette r
    2023-03-05 18h22m por zhar
    É discutivel se pode ou não haver. . . ao longo dos anos houve bons exemplos como belenenses campeao , boavista campeao , braga dos ultimos 15 anos , . . . eu acho que é possivel se houver ambição trabalho e estrutura. . .

    O secretario de estado do desporto ate tem tentado fazer boas mudanças. . . o problema principal são os vicios que estao fortemente enraizados. . . ate uma coisa que devia ser recebida abertamente como banir objectos pirotecnicos dos recindos desportivos...ler comentário completo »
    Centralização
    2023-03-05 18h00m por JohnnyEsquilo
    A centralização dos direitos televisivos é uma boa ideia.
    Mas só poderá avançar depois da limpeza do futebol português; Liga de Clubes e Federação incluídas.
    Enquanto houver este nível de corrupção, é impensável entregar milhões a essa corja!
    Seria apenas o premiar de comportamentos criminosos.
    ZH
    yellow_ledbette r
    2023-03-05 17h50m por zhar
    Essa mentalidade é a diferença entre ter um campeonato como o escoçes que tem pouco ou zero interesse nem investidores ou ter um campeonato como o ingles que todos os fins de semana é estadios cheios , bons jogos , enorme investimento e interesse. . . essa mentalidade de "interessa é a minha casa e se possivel se a casa dos vizinhos estiver a arder melhor ainda" não é algo que me reveja . . mas ok. . . opniões

    Não discordo que com a centralização devia haver regras muito mais...ler comentário completo »
    ZH
    yellow_ledbette r
    2023-03-05 16h57m por zhar
    1º O que estava em causa era alguem , como de costume , vir para aqui "eu tenho informaçao privilegiada" e constantemente a tal informaçao em 1a mão é falsa. . .

    2º Domingos Soares de Oliveira quando diz "Quando diz respeito a gerar mais dinheiro estamos todos incluídos" tem toda a razão! se for um clube a dominar tudo e os outros a ficarem com sobras o campeonato tuga não só nao vai sair da cepa torta com os eternos vencedores , como vai ter 10-14 a lutar pela permanencia e ...ler comentário completo »
    ZH
    mais arroz
    2023-03-05 15h37m por zhar
    "Domingos Soares Oliveira abandona amanhã o Benfica" . . . isto vai ficar guardado a semana toda para chegar ao final do dia e perguntar "o soares oliveira ja saiu?" . . . porque obviamente não chegaram ja todas as vezes anteriores que supostamente teem informações em 1a mão e eram mãos cheias de ar. . .
    Bluestorm
    2023-03-05 15h09m por Aguia_Gloriosa
    ASD e a sua turma ficou com inveja e quer que o porto dedique um hino a eles (senhores de preto).


    Tjy aka newone
    2023-03-05 14h15m por Inuyashapt
    Criticar o Marcano nesse jogo em específico me parece injusto, mas pronto.
    Minnowkr
    2023-03-05 14h13m por Inuyashapt
    Por acaso não foi, talvez acertes na próxima haha.
    Portistas
    2023-03-05 13h43m por JohnnyEsquilo
    Uns dão os parabéns (sem sequer saber o clube da pessoa a quem respondem), outros respondem com hipotéticos lances que beneficiaram o Benfica.
    Argumentos, zero!
    Este campeonato o Contumil não joga nadinha!
    Tem sido constantemente beneficiado pelas arbitragens e se não fosse por isso nunca na vida estariam sequer a discutir o acesso à Champions.
    Lembro-me de um pisão do Taremi transformado em expulsão do Coates que foi muito parecido com o que se passou ontem com G...ler comentário completo »
    JS
    Aguia_Gloriosa
    2023-03-05 13h02m por jsilva77
    Nem vale a pena responder, uma vez que não sabes nem lês as minhas opiniões, por isso . . . Já agora l, eu sei e leio as tuas, por isso . . . Passe bem, parabéns pelo campeonato merecido, algo que concerteza achará estranho ler de um adversário . . . Tudo de bom e fique com a bicicleta . . .
    Águia
    2023-03-05 12h37m por Edfcp
    Veja se entende o meu comentário e o sentido do mesmo. . . . . a cartilha já quer colar o árbitro luis ferreira ao porto, mas não é bem assim, e so quis mostrar com o meu comentário que ele ja falhou pros dois lados.
    Bracara_Avgvsta
    2023-03-05 12h36m por zlatan_21
    Esse é, talvez, o mais fraco a seguir ao Manuel Oliveira. O top-3 dos piores, para mim é composto por Manuel Oliveira, Luis Godinho e de seguida o Fábio Veríssimo.
    Sempre com um critério absolutamente descontrolado e, de vez em quando, comecam a desatar a dar cartoes sem se saber bem porque.
    O famoso
    2023-03-05 12h31m por Portosempre
    Calabote como diz, foi o primeiro arbitro irradiado do futebol por corrupção, não a favor do Porto mas do Benfica, a cegueira e realmente e muita. . .
    Mas pronto, neste pais não interessa ter um campeonato competitivo, interessa que o Benfica ganhe sempre
    Cont. . . . .
    2023-03-05 12h22m por Edfcp
    Só foi pena o apito dourado não ter ido até ao fim. . . . ainda se iriam descobrir algumas "carecas", mas não fosse o diabo tecê-las e mais do que aquelas escutas que estavam no processo, levaram sumisso, não interessava alguém que fossem reveladas!!
    Não apetecia mas la tem de ser!
    2023-03-05 12h18m por Edfcp
    Só pr'aqueles artistas do costume. . . . o árbitro luis Ferreira foi aquele que tb não marcou um penalt limpinho sobre o André André, ou essa parte já não interessa!? Que o árbitro tenha estado mal em alguns lances até concordo, agora virem já com o discurso da treta, já enjoa. . . . .
    JS
    JohnnyEsquilo
    2023-03-05 11h53m por jsilva77
    Parabéns pelo merecido campeonato, e que venha o quanto antes para si . . . Quanto ao resto impossível discutir qualquer opinião sobre o futebol português, melhoria e sustentabilidade, uma vez que isso traz acoplada uma única ideia . . . SLBenfica, portanto, quando assim é, não vale a pena porque a cegueira turva o espírito que se deve ter no desporto, paciência, o problema é que há gente a mais assim no futebol, que não gosta de futebol, gosta sim do seu clube e tudo o que gravita à...ler comentário completo »
    Aguia_Gloriosa
    2023-03-05 11h53m por Bracara_Avgvsta
    Sem argumentos ? A serio ? Já encontraste o comentário onde eu disse que o campeonato do Vitoria SC é ganhar ao SC Braga, ou queres ajuda? Eu sempre estive aqui, independentemente da classificação do SC Braga, e consegues ver os meus comentários nas crónicas da última época.

    Se tiveres alguns problemas nas mãos, diz-me que eu mando-te os links! :)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Destaque
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo.