placardpt
    Massimo Fortese e um amor aos romanos

    Gelados com sabor a Mourinho e Rui Patrício? Pode provar no cantinho da AS Roma em Leiria

    Estamos por Leiria no intervalo dos dois encontros da final four da Taça da Liga quando damos de caras com o número 28 do Largo Marechal Gomes da Costa. Mera casualidade. O espaço desperta em nós curiosidade imediata: símbolo da AS Roma na parede, várias referências ao eterno Il Capitano, Francesco Totti, e uma imagem de Rui Patrício a segurar o troféu da Conference League, conquistado ao serviço dos romanos na época 2021/22.

    Está fechado. 'Ora bolas!' Olhamos um para o outro e prometemos voltar no final do almoço em busca de respostas. Telemóvel na mão e seguimos de forma religiosa as indicações da aplicação Maps que nos levaria até ao restaurante, no entanto somos forçados a nova paragem. Os nossos olhos brilham: 'o que é isto?' Um mural de homenagem aos Giallorossi absolutamente deslumbrante. Tem de estar relacionado. Só pode! Vamos voltar.

    �Rodrigo Coimbra
    A ânsia de respostas é tal que não conseguimos sossegar a nossa inquietude. As novas tecnologias são perigosas, mas fascinantes. Num clique descobrimos (quase) tudo sobre o espaço. Uma reportagem extraordinária do Jornal de Leiria apresenta-nos a história de Massimo Fortese, italiano de gema e tiffoso devoto da AS Roma, um sósia perfeito de Francesco Totti que abriu uma gelataria - Fior di Latte - no centro histórico de Leiria, em 2010. Não há volta a dar, temos de ir lá!

    Saímos do restaurante em passo acelerado e vamos em direção ao Fior di Latte. Porta aberta, mas Massimo não está. Apresentamo-nos como jornalistas e a senhora que tão simpaticamente nos recebe diz-nos para aguardar. «Ele vem já aí, esperem só um bocadinho». Claro que esperamos. Enquanto aguardamos a chegada do italiano, os nossos olhos percorrem todo o espaço: uma camisola de Rui Patrício, assinada pelo guarda-redes da Seleção Nacional, outra de Totti, alguns recortes de jornais portugueses e italianos, e muitos outros símbolos ligados à AS Roma.

    �Rodrigo Coimbra

    «O Rui Patrício partilhou a foto e quase desmaiei»

    Um espaço de culto ao emblema romano, um auto de amor à AS Roma, onde o único intruso é mesmo Fabrizio Miccoli, avançado italiano que chegou a passar por Portugal ao serviço do Benfica. As explicações chegam mais tarde. Para já, ficamos com os gelados.

    Massimo com Rui Patrício �DR
    Gelado José Mourinho? Gelado Rui Patrício? O frio é muito, mas ninguém resiste a um bom gelado, não é verdade?

    - "Olhe, são dois gelados com estes dois sabores, por favor. Vendem-se bem?", perguntamos.

    - "O do Rui Patrício é o que se vende mais", responde.

    Está explicado. Irresistível. De repente, entra um senhor com uma camisola da Roma e umas calças com o número 10 estampado. Francesco Totti!? Não, claro que não, é ele: Massimo Fortese. Agora sim, percebemos as comparações. São, efetivamente, muito parecidos e é precisamente por aí que começa a nossa conversa.

    «A Roma entra na minha vida pela admiração que tenho ao Francesco Totti. Sempre me disseram que era muito parecido com ele e começaram a chamar-me "Totti" ou "Capitano". Isto atingiu uma tal dimensão que comecei a ser chamado para programas de televisão para fazer de sósia dele, até que decidi deixar isso um pouco de lado e vim para Leiria fazer gelados. Porquê Leiria? O meu irmão tinha um negócio cá e decidi arriscar. Dada a minha admiração, comecei a decorar o espaço com a camisola do Totti, algumas fotografias...», conta-nos Massimo.

    O entusiasmo é contagiante. «Somos a capital romana em Portugal». O italiano agredece-nos, inúmeras vezes, pela visita ao seu espaço e de repente é como se estivessemos em casa. Mostra-nos uma reportagem em que foi protagonista na SportTV, as fotografias com Guardiola, Figo, Adriano Imperador, Roberto Baggio, Mancini... e tantos outros. No meio de tanto amor à AS Roma, uma camisola assinada pelo Rui Patrício.

    �Vasco Moreira
    «O Rui é aqui de Leiria e esta é a camisola da estreia dele na Roma, num particular com o Real Betis. Não sei se já tiveram a possibilidade de ver o mural...», começa por dizer-nos de forma apaixonada sobra sua obra de arte.

    «Claro que sim, Massimo. Está espetacular! Pintou aquilo tudo sozinho?», perguntamos.

    «Sim, sim! Durante a pandemia tive a gelataria fechada, então decidi fazer uma pintura aqui atrás, num muro estragado e abandonado. Comecei pelo símbolo da Roma e não parei. Muito trabalho, muitas horas e muito dinheiro. (...) Quando o Rui Patrício foi contratado decidi escrever o nome dele e fazer a sua camisola. Por uma feliz coincidência, um amigo dele viu e veio perguntar-me se era eu o autor da obra. Disse que sim, claro. Respondeu-me que ia enviar uma fotografia ao Rui e na semana seguinte o Rui Patrício partilhou a fotografia no instagram a dizer "Fuerza Roma". Quase desmaiei! O Rui Patrício!!», explica.

    «A família dele apareceu alguns dias depois com esta camisola autografada por ele. Prometeram-me que ele viria e veio mesmo, com uma camisola do nosso capitão, o Lorenzo Pellegrini, assinada por todos os jogadores do plantel. Disse-lhe: "Rui, este espaço passa a ser teu!"», continua.

    �Rodrigo Coimbra

    «Mourinho está a fazer um grande trabalho»

    Massimo Fortese quer aproveitar todos os minutos connosco e são muitas as histórias que partilha. Sobre um amor que lhe corre nas veias. Roma, AS Roma, Totti! A mais inusitada leva-nos até ao FC Porto x Roma, no Dragão, em 2016, quando foi confundido com... Francesco Totti. Um fotógrafo captou uma imagem de Massimo junto a um adepto portista e julgou tratar-se do então histórico jogador dos romanos. Pois bem, já está a imaginar o resto?

    A foto foi carregada nas plataformas a que os jornais têm acesso e houve quem fizesse notícia: "Totti muito requisitado fora do relvado do Dragão". Risada geral. «Pensaram que era mesmo ele. Incrível!».

    Camisola de Rui Patrício exposta na gelataria �Rodrigo Coimbra
    «Já me encontrei muitas vezes com ele. Em Itália e também aqui em Portugal, quando vieram jogar contra o FC Porto e contra o Sporting. Gosto muito, muito dele. E sabem como se chama o meu filho? Francesco, por causa dele», atira, entre risos.

    O relógio não pára e aproxima-se a hora de irmos até ao Municipal de Leiria, não sem antes falarmos de Mourinho... e dos gelados!

    «Eu não gostava do Mourinho por causa da sua passagem pelo Inter. Ganhou tudo e odiava-o por isso. Mas agora é um de nós. Penso que está a fazer um grande trabalho e espero que fique o máximo de tempo possível na Roma. E quando passar o seu tempo, vai ficar sempre aqui neste espaço como o Totti, o Rui Patrício e o Dybala», garante.

    �Rodrigo Coimbra
    «Temos aqui um gelado com o nome do José Mourinho. Também temos do Totti, do Dybala, mas o do Rui é o que vende mais. Vai haver uma nova entrada na primavera, do meu grande amigo Fabrizio Miccoli. Conheci-o aqui em Portugal quando ele jogava no Benfica e a relação continuou. Em outubro passado, cumpri 50 anos e recebi os parabéns dele através de um vídeo. Fiquei louco. Ele passou por um problemas tristes, mas um amigo verdadeiro não julga. Entretanto, pensei em fazer-lhe uma homenagem e é por isso que ele está aqui e no mural e vai ter um gelado com o nome dele», sustenta.

    «Parece que esta aventura não acaba e ainda bem! Já passei muito tempo aqui e agora já me sinto em casa. Tenho a minha vida aqui e tenho muito orgulho no que criei», remata.

    A que sabe o gelado de Mourinho? E o do Rui Patrício? Pois bem, vai mesmo ter de visitar a Fior di Latte para tirar essas dúvidas. Vale muito a pena, nem que seja só pela experiência proporcionada por Massimo "Totti" Fortese.

    Grazie amico!

    �Rodrigo Coimbra

    Portugal
    Rui Patrício
    NomeRui Pedro dos Santos Patrício
    Nascimento/Idade1988-02-15(36 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoGuarda Redes

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Zerozero
    2023-01-27 18h51m por Riba21
    E não foram ao Mr. Pizza? Conheciam a família toda.
    Frangos
    2023-01-27 03h08m por Indargorri
    Com sabor a Rui Patricio tem havido muito

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:13
    moumu 27-04-2024, 05:13
    SCP_1994 27-04-2024, 03:51
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52