placardpt
Casa Pia vence no Bonfim

Pelo Sado, o ganso chega aos quartos

Nada parece travar esta quase imaculada temporada do Casa Pia. Depois de dois resultados positivos no regresso da Liga Bwin, também a Taça de Portugal voltou com desfecho positivo para os gansos, que venceram por 0-1 numa hostil visita ao Estádio do Bonfim.

Os adeptos da casa queriam a passagem e o Vitória FC lutou até ao final por ela, mas a equipa de Filipe Martins soube sofrer mesmo nos momentos mais quentes e acabou garantir a passagem aos quartos de final, pela primeira vez na sua centenária história. Nessa ronda, receberá o Nacional.

Visitantes quiseram resolver cedo

A casa do Vitória FC, junto ao rio Sado, é sempre um bom lugar para atracar em dias de festa da Taça. Os setubalenses, hoje com menos oportunidades para pisar os maiores palcos do futebol português, chegaram felizes e não arredaram desse entusiasmo mesmo quando, muito cedo, viram o seu otimismo testado pela eficácia visitante.

Foi logo ao terceiro minuto de jogo que o Casa Pia abriu o marcador. Yan Eteki, camaronês com currículo (e perfume) de La Liga, aproveitou o desvio de um defesa para abrir o marcador. Filipe Martins, confiante na sua defesa que poucos dias antes segurara o nulo com 10 jogadores frente FC Porto, encontrou rapidamente tranquilidade.

Os da casa continuaram barulhentos, entre aplausos por cada jogada bem trabalhada e risos por cada passe ou remate que saía mal a um jogador, sadino ou adversário. Também o árbitro ouviu bastante, com e sem razão. Mesmo em desvantagem, com o segundo golo sofrido nesta edição da Taça (primeiro em casa), o tal otimismo das bancadas prevalecia.

Aquilo que se passava em campo é que era o problema. O Vitória não estava mal - longe disso -, mas não estava a conseguir criar ocasiões para empatar. Ambos os homens da frente (José Varela e Rodrigo Pereira) conseguiam segurar bem a bola e esperar por apoio, que tardava em chegar. A frustração crescia e o jogo pedia a Luís Loureiro que olhasse para o banco.

Zequinha brilhou, resultado manteve-se

A segunda parte começou com uma substituição especial, com duas figuras do clube envolvidas. Saiu José Semedo, já amarelado, e entrou Zequinha, uma arma que de nenhuma forma pode ser classificada como secreta.

O impacto foi imediato. Logo nos primeiros segundos em campo, o veterano driblou um adversário e encontrou um colega com um passe de letra, levando os adeptos à loucura. A partir daí, desempenhou exemplarmente a ligação entre meio-campo e ataque, permitindo que o Vitória FC começasse a criar ocasiões de golo.

Primeiro Rodrigo Pereira, depois o próprio Zequinha. Ricardo Batista começou a ser testado e os gansos começavam a acusar algum nervosismo, embora também tenham conseguido explorar algumas transições ofensivas com bom trabalho de Godwin. O jogo estava mais aberto e havia uma sensação de que todos os desfechos estavam em cima da mesa.

A pressão foi sadina, nos minutos finais, mas o golo nunca chegou e foi o Casa Pia a marcar encontro com o Nacional. Prova da tensão acumulada foi a reação de Ricardo Batista (ex-Vitória FC) ao soar do apito final, com um gesto de «falem agora» para os adeptos que o tinham assobiado durante todo o jogo. Foi confrontado por Zequinha e acabou expulso.

jogos históricos
U Quinta, 12 Janeiro 2023 - 19:45
Estádio do Bonfim
António Nobre
0-1
Yan Eteki 3'

ESTÁDIO

Estádio do Bonfim
Lotação18 642
Medidas105x68
Inauguração1962
Lances Capitais
GOLO Casa Pia AC!
Yan Eteki marca
Yan Eteki marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
90´
+7
Cartão vermelho para Ricardo Batista (Casa Pia AC) Ricardo Batista vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
Positivo
História!

O Casa Pia chegou ao Bonfim com o estatuto de equipa de Primeira Liga, frente a um emblema de Liga 3. Apesar do Vitória FC ter uma história muito mais rica nesta competição, o Casa Pia esteve à altura do seu favoritismo e garantiu a primeira presença nos quartos de final, em toda a sua história centenária. A fantástica campanha dos gansos não conhece limites...

Negativo
Vitória out

As coisas não estão a correr tão bem na Liga 3 como a massa associativa ambicionava, de forma que a Taça de Portugal se tornou poço dos desejos para o povo setubalense. Já tinham eliminado uma equipa do primeiro escalão, mas agora caem frente ao Casa Pia, depois de terem dado uma boa luta a uma das melhores equipas do país nesta temporada.

Forma
Vitória FC
2022/2023
18J
6V
3E
9D
28-33G
Casa Pia AC
2022/2023
21J
12V
4E
5D
22-13G
O Árbitro

Tomou algumas más decisões, mas nenhum dos lances teve impacto direto no desfecho do jogo.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA FC
EMPATE
CASA PIA AC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Casa Pia
2023-01-13 05h07m por moumu
Prossegue a sua bela época talvez com sorte possa chegar à final embora eu pense que a prioridade seja a liga.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
com video
Plantel do Sporting recebido em festa
O autocarro que transportava o plantel principal do Sporting estacionou no Marquês de Pombal, levando a festa dos adeptos, já num nível elevadíssimo, ao seu auge. Foi assim....