placardpt
    Entrevista ao treinador do Académico de Viseu

    Jorge Costa: «A Taça UEFA em Sevilha foi o título que mais prazer me deu»

    O olhar não o deixa mentir. Jorge Costa senta-se à frente do zerozero, na bancada renovada do Fontelo, e a felicidade é evidente. Aos 51 anos, o treinador está a realizar uma caminhada histórica com o Académico de Viseu. São 16 jogos consecutivos sem perder, 12 deles vitoriosos, entre II Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal. Projeto redentor, sólido, a assinalar o regresso de um nome marcante ao futebol português. A entrevista é emocionante, uma confissão abençoada pelo céu cinzento em terras de Viriato. Recuperado de um problema de saúde e rodeado de um plantel que o adora, o Bicho vive uma nova vida na pele de treinador de futebol. 2023 só pode ser bom. 

    PARTE IV

    O quiz do zerozero abre de espanto a boca de Jorge Costa. Na grande entrevista ao treinador do Académico de Viseu, as perguntas sobre a sua carreira de futebolista recuperam nomes históricos e muitas memórias. Os adjuntos Marco Leite e Diogo Almeida procuram ajudar, mas o passado é rico e complexo. Sobraram as boas intenções. 

    Nesta quarta parte da conversa, Jorge Costa fala da fortíssima ligação ao FC Porto, enquanto futebolista, e das experiências com a camisola das seleções nacionais. O treinador do Académico de Viseu é um dos grandes nomes do momento no futebol nacional. Os viseenses estão há 16 jogos invitos na II Liga, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. 

    PARTE I: «Não aceitaria um projeto para o pontinho, não me iria divertir»

    PARTE II: «Em Braga ainda não estava preparado para ser treinador»

    PARTE III: «No Gabão fui picado por uma raia e pensei que morria»

    zerozero (zz) – O Jorge tem ideia de quem são os futebolistas que mais vezes jogaram ao seu lado?

    Jorge Costa (JC) – Aloísio.

    zz – É o quarto futebolista que teve mais jogos consigo: 213 jogos.

    JC – Paulinho Santos?

    zz – Está em sexto nesse ranking: 188 jogos.

    JC – Folha?

    zz – É apenas o 12º da lista: 101 jogos.

    JC – Vítor Baía!

    zz – Certíssimo: 243 vezes em campo ao seu lado, líder da lista.

    JC – Os outros têm de ser o Secretário…

    zz – É o terceiro, com 221 jogos.

    JC – Falta o segundo… Costinha (11º) não pode ser, Zahovic (18º) também não. É o Drulovic?

    zz – Muito bem. 225 jogos com o Jorge Costa. Fica surpreendido com estes dados?

    JC – Com o Aloísio, não. Como o Vítor Baía esteve alguns anos em Barcelona, julguei que não fosse ele o líder da lista. O Drulovic surpreende-me, sim.

    zz – O Jorge e o Aloísio entendiam-me na perfeição. E tão diferentes eram.

    JC – Dava-me muito bem com ele, fez parte da minha equipa técnica no SC Braga. Era um jogador fantástico, era mesmo muito fácil jogar ao lado dele. E é um ser humano maravilhoso.

    zz – Mantém contacto com o Aloísio?

    JC – Pouco. Menos do que eu queria. É um homem fabuloso e tem uma família fantástica. Gostava de falar e estar mais vezes com ele. Hoje em dia é impossível reeditar uma dupla dessas, que faz 213 jogos lado a lado. É tudo muito volátil, muda tudo demasiado depressa.

    zz – Consegue adivinhar o nome do adversário que mais vezes defrontou?

    JC – Deve ser do Benfica…

    zz – Teve uma passagem forte por lá, sim.

    JC – João Vieira Pinto? (risos)

    zz – Certíssimo.

    JC – Ele lembra-se melhor de mim do que eu dele. 28 jogos? Conseguem ver quantas vezes lhe ganhei? Deve ter sido um dez a zero, facilmente (risos).

    zz – O Jorge ganhou 11 vezes, o João ganhou nove e houve três empates.

    JC – Mesmo assim, até foi equilibrado. E quem foram os outros nessa lista? Pedro Barbosa, José Nuno Azevedo, Calado, José Carlos e Rui Jorge, boa. Ok, ok.

    zz – Sabe que é o oitavo futebolista com mais jogos oficiais pelo FC Porto (383)?

    JC – Não sabia, e fico surpreendido porque eu tive três lesões graves nos joelhos, todos com paragens longas. Sem essas lesões estaria, no mínimo, no top-cinco. É bom ser o oitavo, mas podia estar mais acima na lista. Tive lesões graves em 1993, 1994 e 1996. Foram todas muito seguidas.  

    zz – Muitos dos nossos entrevistados que passaram pelo FC Porto dizem que foi o Jorge Costa a pessoa que lhes mostrou o que era a mística, o ser portista. O homem que os batizou. Os nomes do Jorge e do Paulinho Santos são os mais mencionados.

    JC – Fomos os padres, batizámos essa gente toda (risos). Tinha essa vontade de integrar os novos, ajudá-los a perceber o que era o FC Porto, integrá-los no clube e na cidade. Nisso, na minha altura, o FC Porto era diferente.

    zz – E quem passou a si essa tal mística?

    JC – O João Pinto. Outros também. Jaime Magalhães, Fernando Gomes, Semedo, André, mas a pessoa do João Pinto é a mais marcante nesse aspeto.

    zz – O penta parece algo utópico nos dias de hoje. Mas até podia ter sido mais prolongado esse ciclo de campeonatos do FC Porto.

    JC – É verdade, no sexto ano perdemos mal o campeonato. O Benfica também esteve perto do penta recentemente, atenção. Quando se falha o título seguinte, o demérito é do campeão em título. Tivemos um mérito gigante no penta, tínhamos uma vontade enorme de vencer. E não foram muitos os futebolistas que estiveram nessas cinco temporadas. Eu fui um desses felizardos e fui passando a mensagem, a mística, seja lá isso o que for.

    zz – Pela Seleção Nacional fez 50 jogos e esteve em duas grandes competições. Mas, no início de tudo, foi campeão do mundo de sub20.

    JC – Na pandemia revi isso tudo, ri, chorei, mostrei o que queria mostrar aos meus filhos. Foi um período terrível, mas que trouxe muitas memórias. Vi o Euro2000 e o Mundial2002 completos, soube-me bem. Vivi grandes momentos, mas não usufruí muito deles, porque uma semana depois tínhamos outro objetivo. Não tirei partido deles e na pandemia aproveitei para rever tudo, puxar para trás, apreciar e sentir.

    zz – Comecemos pelo Mundial de 1991.

    JC – Foi lindo e tive a sorte de lá estar. Até em termos pessoais foi decisivo para mim, porque me livrou do serviço militar. Eu estava colocado em Bragança e acabei por não ir devido ao estatuto de alta competição que foi criado nesse período. Havia muitos futebolistas estrangeiros, vários brasileiros e não era fácil a um miúdo português entrar naqueles 16 que iam para a ficha de jogo. Só havia cinco suplentes. E sinto que esse título, juntamente com o de Riade em 1989, mudou o paradigma e abriu mais possibilidades ao jovem futebolista português. Mas o título que me deu mais prazer ganhar, como sénior, foi a Taça UEFA.

    zz – Sevilha, 2003.

    JC – Isso. Por vários motivos: o andamento do marcador, o clima, a proximidade, a família no estádio, o primeiro título internacional ganho com o FC Porto, porque jogávamos muito. Essa equipa jogava tanto! A Liga dos Campeões foi marcante também, claro, mas essa final da UEFA. E falta falar de uma final com a seleção dos sub21.

    zz – No Europeu de 1994.

    JC – Perdemos a final na morte súbita, acho que estreámos esse tipo de derrota. Um tal de Orlandini. Eles tinham o Panucci, o Cannavaro, o Inzaghi… o tipo mete a bola no ângulo do Brassard e acabou o jogo. No Euro2000 a mesma coisa. Penálti do Zidane e fim do jogo.

    zz – A equipa do Euro2000 jogava muito.

    JC – Estávamos juntos há muitos anos, jogávamos muito bem. Só eu e o Fernando Couto é que fizemos os jogos todos. E tínhamos o Luís Figo, que jogava muito. Não era o atleta que o Cristiano é, mas tinha um futebol de eleição. E o Sérgio Conceição fez o hat trick à Alemanha. Foi um torneio espetacular.

    Portugal
    Jorge Costa
    NomeJorge Paulo Costa Almeida
    Nascimento/Idade1971-10-14(52 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(23)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38