F Romper as amarras e rumar aos oitavos :: zerozero.pt
      placardpt
      Crónica
      Casemiro valeu vitória e apuramento

      Romper as amarras e rumar aos oitavos

      E estão apurados. Com mais ou menos dificuldades, o Brasil não entra em surpresas e já está nos oitavos de final do Campeonato do Mundo. Num jogo onde não foi fácil soltar as amarras, a seleção de Tite venceu a Suíça (1-0), fruto de uma segunda parte de samba, depois de um primeiro tempo pobre.

      Logo nos primeiros minutos se percebeu que o Brasil ia ter dificuldades em ter o seu jogo apoiado e de pequenas combinações a furar pelo meio. A Suíça povoou bastante o meio-campo, tendo sempre uma linha muito fechada de quatro e por vezes cinco nessa zona. Isso transformou os primeiros 15/20 minutos num período de experimentação brasileira e onde o futebol acabou por ser aborrecido.

      É verdade que a primeira parte até acabou por não ter claras oportunidades de golo (com exceção para Vinícius que apareceu com perigo num cruzamento de Raphinha), mas fomos vendo alguns momentos de futebol interessante dos homens da frente brasileiros.

      Por seu lado, a seleção europeia soube sempre manter-se organizada, mas pecou por nunca ter conseguido sair na exploração da velocidade de Embolo e companhia.

      Jogo animou

      �Getty /
      A segunda parte trouxe mais Brasil, mas também um jogo mais partido. Isso resultou cedo numa clara oportunidade de golo, com Richarlison a chegar atrasado a um cruzamento de trivela de Vínicius. A canarinha cresceu depois desse momento e beneficiou ofensivamente com a saída de Fred e as entradas de Bruno Guimarães e Rodrygo (entrou ao intervalo).

      Finalmente passamos a ter transições rápidas (para as duas equipas) e com isso o perigo passou a ser mais constante. A Suíça  já não conseguia estar tão coesa e, por isso, os espaços entrelinhas já permitiam aos jogadores brasileiros aparecer embalados.

      Adivinhava-se o golo para o Brasil e ele apareceu, se bem que veio de um local improvável. Casemiro apareceu na área e, com um belo remate de primeira (e trivela) fez o golo que a segunda parte brasileira já merecia. A Suíça tentou reagir, mas acabou por ser interessante ver a forma inteligente como a equipa de Tite geriu a bola e os tempos de jogo, nunca deixando o adversário apertar.

      Encantando a espaços, este Brasil junta-se a países como Espanha ou França como os principais  candidatos. Já a Suíça terá uma verdadeira final no jogo contra a Sérvia.

      U Segunda, 28 Novembro 2022 - 16:00
      Stadium 974
      Iván Barton
      1-0
      Casemiro 83'
      Stadium 974
      Lotação40 000
      Medidas105x68
      Inauguração2021
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo GJornada 2
      Lances Capitais
      64´
      GOLO INVALIDADO Brasil
      após comunicar com o VAR, o árbitro entende que houve um fora de jogo no início da jogada que deu golo. Foi Richarlison que partiu de posição irregular.
      83´
      GOLO Brasil!
      Casemiro marca
      Casemiro marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      Naturalmente, o golo acaba por ser a chave. A entrada de Bruno Guimarães também foi importante e ajudou muito.

      O Árbitro

      Sempre bem, como tem sido normal neste Mundial.

      O Melhor
      Alegria na segunda parte

      Depois de uma pobre primeira parte, a alegria brasileira veio no segundo tempo. Vieram oportunidades, vieram fintas, remates e, claro, o golo.

      O Pior
      Falta de ideias na primeira parte

      É verdade que Suíça trabalhou muito para isso, mas a falta de ideias do Brasil no primeiro tempo foi preocupante. Tirando um lance de combinações ao primeiro toque, nada foi criada ao «estilo brasileiro».

      Forma
      Brasil
      2022
      6J
      6V
      0E
      0D
      17-2G
      Suíça
      2022/2023
      6J
      3V
      0E
      3D
      6-9G
      Sabia que...by playmaker stats
      Brasil sem sofrer golos nos 2 primeiros jogos do Mundial:
      1958
      1962
      1974
      1986
      1994
      2006
      2022
      10.ª vez que o Brasil ganha os 2 primeiros jogos no Campeonato do Mundo ? a última tinha sido em 2010
      1.ª vitória do Brasil frente à Suíça em Campeonatos do Mundo, ao 3.º jogo
      Só por uma vez o Brasil não se qualificou na fase de grupos do Mundial (1966)
      14.º Campeonato do Mundo consecutivo que o Brasil ultrapassa a fase de grupos
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BRASIL
      EMPATE
      SUÍÇA
      Comentários (12)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Ja cheira
      2022-11-28 21h30m por FifaIsBack
      Ja cheira a Portugal vs Brasil nos 4tos. . . e que grande jogo seria!
      Vamos ver. . .
      Este Brasil só tem um problema
      2022-11-28 20h57m por Triper
      Não tem lado direito do ataque, é tudo praticamente canhoto. Sempre que atacam tem de passar pela esquerda ou pelo meio a descair para lá.

      De momento estão bem fortes mas depois da fase de grupos acho que isso vai notar-se mais e mostrar a debilidade da equipa. Se aquele lado apanhar uma defesa bem forte, o jogo tem de mudar de flanco e ele não parece existir de momento. Só ficam com o meio para fazer jogo e nenhuma Seleção está a facilitar nessa área, todos têm defesas e trincos bem fortes.
      Koemanout
      2022-11-28 19h57m por MisticaEncarnada
      A Sérvia não eliminou Portugal por causa do árbitro, foi porque Portugal não jogou nada. Aliás, na Luz perdemos com a Sérvia. Não lhes ganhámos um jogo, empatámos com a Irlanda e falas em árbitros. . .
      Agora é olhar para o Mundial porque a fase de qualificação já foi mas tivemos muito demérito contra a Sérvia, não vale a pena mascarar isso com um erro de arbitragem, é uma postura muito habitual no ser humano, a culpa é dos outros quando corre mal.
      masterhohoho
      2022-11-28 19h36m por Koemanout
      Aceito a tua opinião , mas Ler o q escreveste comprova exatamente o que eu disse , a falta de cultura e noções que vocês brasileiros tem . A Sérvia eliminou Portugal porque o árbitro achou engraçado não dar golo a uma bola dentro da baliza , a Suíça então nem se fala e uma seleção completamente mediana . Espera até apanhares uma Espanha ou uma França e vais ver o que é bom
      MA
      Nem 8, Nem 80
      2022-11-28 19h16m por masterhohoho
      Brasil obviamente sim é um dos favoritos, porém parece que começam travados (nervosismo? afobação?) e não rende o suficiente. . . visível como acalmam os ânimos após um gol, mostrando assim que a pressão lhes tira um tanto de brilho. . . isso em situações adversas (sair atrás do placar, por exemplo), pode comprometer sensivelmente. . .

      Pelo outro lado, falarem que é uma balbúrdia, é complicado, pegaram 2 equipes que deixaram Itália e Portugal pelo caminho nas eliminatór...ler comentário completo »
      Brasil
      2022-11-28 18h27m por Koemanout
      Isto é tudo muito bonito metem medo a todos e tal mas mal apanham uma equipa minimamente organizada taticamente nem sabem o que fazer Tal e a gigante falta de cultura que tem . Continuo a achar que mal apanhem uma seleção a sério vão piar baixo e com jeitinho vão logo para casa .
      Uma palavra também para o burro do tite que preferiu andar a jogar 60 minutos com o fred do que colocar logo de início o Bruno Guimarães que e infimamente superior àquele tronco de nome fred .
      O que é preciso para passar
      2022-11-28 18h26m por GatoPreto
      Brasil - Qualificado.
      Suíça - Ganhar;
      Empatar, se os Camarões não ganharem por mais de 1 golo de diferença ou, se ganharem tangencialmente, desde que marque mais 2 golos que os camaroneses;
      Camarões - Ganhar, desde que a Suíça não ganhe ou
      se Suíça e Sérvia empatarem, se ganhar por mais de 1 golo de diferença ou por 1, desde que não marque menos 2 golos que os sérvios ou,
      s...ler comentário completo »
      "Canivete" Casimiro furou defesa suíça
      2022-11-28 18h17m por GatoPreto
      Jogo quase de sentido único, com grande domínio do Brasil, perante uma Suíça que foi muito eficaz a defender.
      Desde o início que o "escrete" assumiu o jogo, com os suíços em expectativa e a apostar em transições. Contudo, o futebol brasileiro era lento e previsível e as oportunidades escasseavam, ao mesmo tempo que permitia algumas subidas da equipa europeia.
      Na 2ª parte, mais do mesmo até ao momento em que Tite retirou Fred e colocou em campo Bruno Guimarães. O Brasil cr...ler comentário completo »
      Venceu mas não convenceu
      2022-11-28 18h14m por marcosteixeira949
      Se jogar assim, não sei se chegam a final, se apanhar um seleção como França, vão sentir dificuldades com aquela defesa.
      Brasil
      2022-11-28 18h12m por Bluestorm
      este Brasil nas mãos de um treinador de top europeu, era um regalo.

      Nas mãos de Tite parece Portugal!
      Bruno Guimarães e Rodrygo
      2022-11-28 18h07m por dirtyharry
      Melhoraram demais a qualidade de jogo do Brasil, que foi muito mal na primeira parte. Richarlison voltou ao normal, atuação fraca, Gabriel Jesus é muito melhor.
      Brasil
      2022-11-28 18h07m por moumu
      Mesmo sem Neymar que é agitador, o Brasil foi superior e na 2ª parte dominou chegando à vantagem com um belo golo de Casemiro.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      FC Porto
      reportagem
      Lateral recuperou o lugar e as boas vibrações
      Da descrença nada resta. O desânimo já se foi. João Mário fez boom, explodiu na direita, voltou a arriscar e a ganhar no drible, a chegar à linha de fundo e a ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      pedrobalo 27-01-2023, 10:23
      InvincibleEagle 27-01-2023, 10:23
      NA
      naoacreditoemsantos 27-01-2023, 10:21
      InvincibleEagle 27-01-2023, 10:15
      Footblu 27-01-2023, 10:00
      zirel 27-01-2023, 10:00
      Footblu 27-01-2023, 09:59
      orgulhovermelho 27-01-2023, 09:59
      LelloMarmello 27-01-2023, 09:55
      Vic54 27-01-2023, 09:54
      f1950 27-01-2023, 09:53
      LelloMarmello 27-01-2023, 09:49
      LelloMarmello 27-01-2023, 09:46
      Taument_da_Silva 27-01-2023, 09:44
      LU
      lumialfe 27-01-2023, 09:38
      andromeda1 27-01-2023, 09:29