placardpt
    Casemiro valeu vitória e apuramento

    Romper as amarras e rumar aos oitavos

    E estão apurados. Com mais ou menos dificuldades, o Brasil não entra em surpresas e já está nos oitavos de final do Campeonato do Mundo. Num jogo onde não foi fácil soltar as amarras, a seleção de Tite venceu a Suíça (1-0), fruto de uma segunda parte de samba, depois de um primeiro tempo pobre.

    Logo nos primeiros minutos se percebeu que o Brasil ia ter dificuldades em ter o seu jogo apoiado e de pequenas combinações a furar pelo meio. A Suíça povoou bastante o meio-campo, tendo sempre uma linha muito fechada de quatro e por vezes cinco nessa zona. Isso transformou os primeiros 15/20 minutos num período de experimentação brasileira e onde o futebol acabou por ser aborrecido.

    É verdade que a primeira parte até acabou por não ter claras oportunidades de golo (com exceção para Vinícius que apareceu com perigo num cruzamento de Raphinha), mas fomos vendo alguns momentos de futebol interessante dos homens da frente brasileiros.

    Por seu lado, a seleção europeia soube sempre manter-se organizada, mas pecou por nunca ter conseguido sair na exploração da velocidade de Embolo e companhia.

    Jogo animou

    �Getty /
    A segunda parte trouxe mais Brasil, mas também um jogo mais partido. Isso resultou cedo numa clara oportunidade de golo, com Richarlison a chegar atrasado a um cruzamento de trivela de Vínicius. A canarinha cresceu depois desse momento e beneficiou ofensivamente com a saída de Fred e as entradas de Bruno Guimarães e Rodrygo (entrou ao intervalo).

    Finalmente passamos a ter transições rápidas (para as duas equipas) e com isso o perigo passou a ser mais constante. A Suíça  já não conseguia estar tão coesa e, por isso, os espaços entrelinhas já permitiam aos jogadores brasileiros aparecer embalados.

    Adivinhava-se o golo para o Brasil e ele apareceu, se bem que veio de um local improvável. Casemiro apareceu na área e, com um belo remate de primeira (e trivela) fez o golo que a segunda parte brasileira já merecia. A Suíça tentou reagir, mas acabou por ser interessante ver a forma inteligente como a equipa de Tite geriu a bola e os tempos de jogo, nunca deixando o adversário apertar.

    Encantando a espaços, este Brasil junta-se a países como Espanha ou França como os principais  candidatos. Já a Suíça terá uma verdadeira final no jogo contra a Sérvia.

    U Segunda, 28 Novembro 2022 - 16:00
    Stadium 974
    Iván Barton
    1-0
    Casemiro 83'
    Stadium 974
    Lotação40 000
    Medidas105x68
    Inauguração2021
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo GJornada 2
    Lances Capitais
    64´
    GOLO INVALIDADO Brasil
    após comunicar com o VAR, o árbitro entende que houve um fora de jogo no início da jogada que deu golo. Foi Richarlison que partiu de posição irregular.
    83´
    GOLO Brasil!
    Casemiro marca
    Casemiro marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Naturalmente, o golo acaba por ser a chave. A entrada de Bruno Guimarães também foi importante e ajudou muito.

    O Árbitro

    Sempre bem, como tem sido normal neste Mundial.

    O Melhor
    Alegria na segunda parte

    Depois de uma pobre primeira parte, a alegria brasileira veio no segundo tempo. Vieram oportunidades, vieram fintas, remates e, claro, o golo.

    O Pior
    Falta de ideias na primeira parte

    É verdade que Suíça trabalhou muito para isso, mas a falta de ideias do Brasil no primeiro tempo foi preocupante. Tirando um lance de combinações ao primeiro toque, nada foi criada ao «estilo brasileiro».

    Forma
    Brasil
    2022
    6J
    6V
    0E
    0D
    17-2G
    Suíça
    2022/2023
    6J
    3V
    0E
    3D
    6-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    Brasil sem sofrer golos nos 2 primeiros jogos do Mundial:
    1958
    1962
    1974
    1986
    1994
    2006
    2022
    10.ª vez que o Brasil ganha os 2 primeiros jogos no Campeonato do Mundo ? a última tinha sido em 2010
    1.ª vitória do Brasil frente à Suíça em Campeonatos do Mundo, ao 3.º jogo
    Só por uma vez o Brasil não se qualificou na fase de grupos do Mundial (1966)
    14.º Campeonato do Mundo consecutivo que o Brasil ultrapassa a fase de grupos
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BRASIL
    EMPATE
    SUÍÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Este Brasil só tem um problema
    2022-11-28 20h57m por Triper
    Não tem lado direito do ataque, é tudo praticamente canhoto. Sempre que atacam tem de passar pela esquerda ou pelo meio a descair para lá.

    De momento estão bem fortes mas depois da fase de grupos acho que isso vai notar-se mais e mostrar a debilidade da equipa. Se aquele lado apanhar uma defesa bem forte, o jogo tem de mudar de flanco e ele não parece existir de momento. Só ficam com o meio para fazer jogo e nenhuma Seleção está a facilitar nessa área, todos têm defesas e trincos bem fortes.
    Koemanout
    2022-11-28 19h57m por MisticaEncarnada
    A Sérvia não eliminou Portugal por causa do árbitro, foi porque Portugal não jogou nada. Aliás, na Luz perdemos com a Sérvia. Não lhes ganhámos um jogo, empatámos com a Irlanda e falas em árbitros. . .
    Agora é olhar para o Mundial porque a fase de qualificação já foi mas tivemos muito demérito contra a Sérvia, não vale a pena mascarar isso com um erro de arbitragem, é uma postura muito habitual no ser humano, a culpa é dos outros quando corre mal.
    masterhohoho
    2022-11-28 19h36m por Koemanout
    Aceito a tua opinião , mas Ler o q escreveste comprova exatamente o que eu disse , a falta de cultura e noções que vocês brasileiros tem . A Sérvia eliminou Portugal porque o árbitro achou engraçado não dar golo a uma bola dentro da baliza , a Suíça então nem se fala e uma seleção completamente mediana . Espera até apanhares uma Espanha ou uma França e vais ver o que é bom
    MA
    Nem 8, Nem 80
    2022-11-28 19h16m por masterhohoho
    Brasil obviamente sim é um dos favoritos, porém parece que começam travados (nervosismo? afobação?) e não rende o suficiente. . . visível como acalmam os ânimos após um gol, mostrando assim que a pressão lhes tira um tanto de brilho. . . isso em situações adversas (sair atrás do placar, por exemplo), pode comprometer sensivelmente. . .

    Pelo outro lado, falarem que é uma balbúrdia, é complicado, pegaram 2 equipes que deixaram Itália e Portugal pelo caminho nas eliminatór...ler comentário completo »
    Brasil
    2022-11-28 18h27m por Koemanout
    Isto é tudo muito bonito metem medo a todos e tal mas mal apanham uma equipa minimamente organizada taticamente nem sabem o que fazer Tal e a gigante falta de cultura que tem . Continuo a achar que mal apanhem uma seleção a sério vão piar baixo e com jeitinho vão logo para casa .
    Uma palavra também para o burro do tite que preferiu andar a jogar 60 minutos com o fred do que colocar logo de início o Bruno Guimarães que e infimamente superior àquele tronco de nome fred .
    Venceu mas não convenceu
    2022-11-28 18h14m por marcosteixeira949
    Se jogar assim, não sei se chegam a final, se apanhar um seleção como França, vão sentir dificuldades com aquela defesa.
    Bruno Guimarães e Rodrygo
    2022-11-28 18h07m por dirtyharry
    Melhoraram demais a qualidade de jogo do Brasil, que foi muito mal na primeira parte. Richarlison voltou ao normal, atuação fraca, Gabriel Jesus é muito melhor.
    Brasil
    2022-11-28 18h07m por moumu
    Mesmo sem Neymar que é agitador, o Brasil foi superior e na 2ª parte dominou chegando à vantagem com um belo golo de Casemiro.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...