placardpt
    Marrocos surpreende e vence Bélgica

    Quando o querer fala mais alto, dá nisto...

    O futebol é muito ligado ao talento. A grande percentagem de vitórias vai para as equipas que têm mais talento. Isso acaba por ser normal, mas há uma razão (nem sempre fácil de encontrar) para se gostar de um desporto onde os mesmos ganham praticamente sempre. E a razão é poder ver jogos onde o talento é negado pela entrega e pelo querer. Foi isso que aconteceu (mais uma vez) no jogo entre Bélgica e Marrocos, que a seleção africana venceu por 0-2.

    Os belgas acomodaram-se por baixo do guarda-chuva do talento e foram surpreendidos por uma rajada de chuva lateral que veio do querer marroquino. Para além de ter sido uma surpresa, esta vitória complica as contas do grupo F, onde Bélgica e Croácia apareciam como claras favoritas.

    A primeira parte (e muito da segunda) da Bélgica foi uma extensão do primeiro jogo, contra o Canadá, e foi um continuar dos problemas da equipa orientada por Roberto Martínez. Uma equipa capaz de ter bola, capaz de ter momentos de brilhantismo coletivo e individual, mas com muitas dificuldades em «esmagar» o adversário e em ser objetiva na procura do golo.

    Posto isto, não foi uma grande surpresa ver que a seleção  europeia não teve uma verdadeira oportunidade de golo nos primeiros 45 minutos, com uma ligeira exceção para um lance em que Michy Batshuayi apareceu com perigo na cara de Munir, logo aos 5 minutos.

    Por seu lado, a seleção de Marrocos manteve sempre uma postura inteligente no jogo, mas também impertinente. Os africanos exploraram muito bem a falta de ritmo e o acomodar do Bélgica e, em vários lances clássicos de contra-ataque (Ziyech e Hakimi à cabeça) criaram perigo para a baliza de Courtois. Perto do intervalo houve mesmo um golo marroquino, numa bola parada,  mas bem anulado por fora de jogo.

    Querer resultou em golos

    �Getty /
    A segunda parte trouxe uma Bélgica ligeiramente mais capaz de ferir Marrocos, mas apenas as espaços. Eden Hazard ainda ameaçou aos 52', mas foi sol de pouca dura. A seleção orientada por Hoalid Regragui passou a estar ainda mais confortável e ainda mais capaz de ser perigosa.

    Sofiane Boufal começou por ameaçar num belo remate de fora da área, mas o momento do jogo veio pouco depois. Em mais um livre lateral, Abdelhamid Sabiri enganou Courtois e rematou direto para o primeiro golo do jogo.

    Depois disso, a Bélgica tentou um jogo mais direto, já com Lukaku no campo, mas a falta de ideias não permitiu criar verdadeiras oportunidades, tirando num pontapé de canto, no qual Jan Vertonghen cabeceou ao lado. Já perto do fim ainda veio 0-2, em mais um lance de contra-ataque, e que castigou a pobre exibição europeia.

    A Bélgica volta a mostrar que o talento individual ainda não está a trabalhar como um coletivo. O apuramento não está em causa, mas a ideia de que os belgas são uma das melhores seleções nesta prova começa a morrer. Já Marrocos, jogo quase perfeito este domingo e o apuramento está ali tão perto.

    U Domingo, 27 Novembro 2022 - 13:00
    Al Thumama Stadium
    César Ramos
    0-2
    Romain Saiss 73'
    Zakaria Aboukhlal 90'
    Al Thumama Stadium
    Lotação40 000
    Medidas105x68
    Inauguração2021
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 2
    Lances Capitais
    45´
    +2
    GOLO INVALIDADO Marrocos
    Ziyech cobra o livre de forma traiçoeira na direção da baliza de Courtois, Romain Saiss está no caminho da bola e interfere com a visão do guardião belga. O árbitro não tem dúvidas e assinala fora de jogo
    73´
    GOLO Marrocos!
    Abdelhamid Sabiri marca
    Abdelhamid Sabiri marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +2
    GOLO Marrocos!
    Zakaria Aboukhlal marca
    Zakaria Aboukhlal marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    O primeiro golo do jogo acaba por decidir tudo. Não que os belgas não tivessem tempo para virar o jogo, mas com o que se  estava a ver percebia-se que só uma mudança radical permitiria virar o rumo do jogo e isso não aconteceu.

    O Árbitro

    Com recurso ao VAR, o golo de Marrocos no final da primeira parte é bem anulado.

    O Melhor
    Querer marroquino

    Todos os mundiais temos «surpresas» e este não foge à regra. Este jogo é mais uma delas e é sempre bom ver quando uma equipa joga com a entrega deste Marrocos.

    O Pior
    Falta de tudo

    Chega a ser enervante ver a Bélgica jogar. Fica-se sempre com a ideia de que a qualquer momento vai acontecer qualquer coisa e, neste jogo, isso nunca aconteceu. Falta de ideias, objetividade e, no ataque, de quase tudo.

    Forma
    Bélgica
    2022/2023
    6J
    3V
    1E
    2D
    11-8G
    Marrocos
    2022/2023
    2J
    2V
    0E
    0D
    4-1G
    Sabia que...by playmaker stats
    A última derrota da Bélgica na fase de grupos do Mundial tinha sido em 1994, frente à Arábia Saudita
    A Bélgica volta a perder um jogo na fase de grupos do Mundial, 13 jogos depois
    3.ª vitória de Marrocos em Campeonatos do Mundo, sempre frente a equipas europeias:
    1986 Portugal, 3-1
    1998 Escócia, 3-0
    2022 Bélgica, 2-0
    24 anos depois, Marrocos volta a ganhar em Campeonatos do Mundo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BÉLGICA
    EMPATE
    MARROCOS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZY
    estaramosold
    2022-11-28 09h04m por zyxw4321
    Se o Ronaldo tivesse ido para Inglaterra com 18 anos, e não fosse chamado uma única vez à seleção portuguesa, os ingleses teriam todo o direito de o convocar a partir dos 24, desde que ele tivesse passado esse tempo todo em Inglaterra, e assumindo que as regras deles são semelhantes às nossas (podem ser bastante mais restritivos). Qual é a questão aqui, mesmo?

    E depois, tu não estás a "dar uma opinião". Estás a fazer uma afirmação objetivamente falsa e discrimatória sobre ...ler comentário completo »
    bluestorm
    2022-11-27 23h37m por estaramosold
    Eu sei que ele foi internacional, mas não calçou durante grande parte da sua carreira, ao contrário do Pepe que calçou sempre, todos sabemos o porquê.
    Racismo
    2022-11-27 23h03m por estaramosold
    Fiz um comentário acerca daquilo que eu acho que é uma competição de seleções, podes concordar ou não, mas não deves usar esse tipo de linguagem numa caixa de comentários. O racismo é um problema que existe na nossa sociedade. Não uses palavras como esta fora do contexto certo, porque estás a contribuir para que o tema seja diminuido na sua importância. Não é por mim, que eu não me sinto ofendido por coisa nenhuma que uma pessoa como tu diga na internet, acho pessoalmente que é preciso s...ler comentário completo »
    DI
    Marrocos
    2022-11-27 21h34m por Diego_Forlan
    Saem sempre dali jogadores com uma tecnica admiravel antes tinham o belhanda agora apareceu o zyech excelentes jogadores com muita qualidade muito merecida esta vitoria
    Cidadãos Portugueses
    2022-11-27 21h33m por estaramosold
    Isso não é verdade, cidadão português sou eu que nasci em Portugal. Se emigrar para França e ficar lá 20 anos, não vou deixar de ser nascido e criado em Portugal, como provam os nossos emigrantes (e filhos. . . ) que regressam ao seu pais. O Otavio é cidadão brasileiro, nascido e criado no Brasil, com um cartão de cidadão português. Tomou a decisão de com 20 anos vir jogar para o Porto e para alavancar um pouco mais a sua carreira de futebolista representar a seleção portuguesa (o que ma...ler comentário completo »
    ikercasillasbes tgk
    2022-11-27 21h28m por redlegion
    Creio que sim. Ele treinou a Nova Zelândia e depois o Canadá (e foi aos Jogos Olímpicos de 2008 com elas!). Passou a treinar a equipa masculina em 2018.
    redlegion
    2022-11-27 21h26m por ikercasillasbestgk
    É verdade sim senhor. Aliás se não me engano ele é o primeiro treinador a participar num mundial feminino e masculino.
    ikercasillasbes tgk
    2022-11-27 21h12m por redlegion
    Mas curiosamente só treinou seleções femininas até 2017 xD
    Cidadãos
    2022-11-27 20h50m por VerdeRubro
    Todos os atletas que estão a representar seleção portuguesa no Qatar são cidadãos portugueses.
    Não percebo qual a indignação de ver um cidadão português a vestir a camisola da seleção portuguesa de futebol.

    ZY
    estaramosold
    2022-11-27 18h48m por zyxw4321
    Imagina dizer que a seleção francesa tem cidadãos do Gana. . . Mais um, sem dúvida, que tem um conceito tão purista de nacionalidade que deve achar que o Mbappé, nascido e criado em França, e trabalhador em França toda a sua vida, com mãe francesa, devia ter uma obrigação moral de representar os Camarões só porque o pai é camaronês.
    estaramosold
    2022-11-27 18h26m por Kurika
    Que confusão que vai para aí. Selecionadores estrangeiros já havia aos montes antigamente. Não é novidade.
    E França não tem cidadãos do Gana coisíssima nenhuma. Os únicos que nasceram fora de França foram Mandanda e Camavinga (o Thuram nasceu em Itália porque o pai jogava lá). Tudo o resto nasceu em França.
    Isso não tem nada a ver com Otávios e Liedsons, mania de misturarem tudo. . .
    Competições com seleções
    2022-11-27 18h16m por estaramosold
    Cada vez mais deixam de fazer sentido, se queremos ver boas equipas a jogar à bola temos a champions league. Seleções cheias de individualidades que não estão habituadas a jogar juntas provam isso mesmo, com excepção da França, Brasil e Espanha, neste mundial andam todos a ter prestações mediocres.

    Antigamente tinha significado ver diferentes povos a jogarem uns contra os outros, atualmente a seleção francesa é constituida por cidadãos do gana, a portuguesa por cidadãos do...ler comentário completo »
    Andre 6
    2022-11-27 18h03m por iSMURF4
    A Italia primeiro tem se qualificar para o mundial. . . segundo precisam de tentar ganhar à Macedonia do Norte.
    AN
    Selecções
    2022-11-27 17h26m por andre_6
    Sinceramente não entendo alguma da surpresa que se vê por alguns resultados. Há Selecções que são medianas há anos e são persistentemente enaltecidas por tanta gente sem motivo.

    A Holanda continua a não ter talento nenhum a sério há anos e viu-se tanta malta a tomá-los como candidatos sem qualquer razão fundamentada.

    A Dinamarca sempre foi mediana desde 92 e lá tem sacado melhores resultados nos últimos anos com força de vontade, físico e organização táctica. ler comentário completo »
    Bluestorm
    2022-11-27 17h17m por ikercasillasbestgk
    O treinador do Canadá é inglês XD, portanto essa piada foi um tiro ao lado.
    correção
    2022-11-27 17h14m por ikercasillasbestgk
    Que nasceu na Bélgica jogando por Marrocos.
    Resultado mais que justo
    2022-11-27 17h13m por Triper
    Até hoje não consigo perceber como os Belgas estão no topo do ranking de Seleções a ganhar nada de nada e a praticar um futebol por si só fraco. Nunca fez sentido, nunca fará.

    A qualidade está lá mas o querer não existe. Não houve uma única jogada deles a dizer "EU QUERO A VITÓRIA! EU QUERO MARCAR!", foi tudo pura gestão de equipa e resultado, como se já estivesse resolvido o jogo por ser contra Marrocos. Foi uma grande falta de respeito pelo adversário e pagaram caro por i...ler comentário completo »
    grove_street
    2022-11-27 17h12m por ikercasillasbestgk
    Um jogador queres dizer: Selim Amallah. Foi o único jogador que jogou nesta partida que nasceu na Bélgica a não ser que passou-me algum.
    moumu
    2022-11-27 17h03m por Triper
    Tu não percebes como o Lukaku não é titular? Fácil, porque esteve até ontem lesionado.

    "Biceps femoris muscle injury, Oct 31, 2022 - Nov 26, 2022"
    É FUTEBOL
    2022-11-27 16h56m por grove_street
    Não critico o futebol da Bélgica , elogio sim o futebol de MARROCOS .

    Grande seleção e curioso foi ver jogadores que nasceram na Bélgica a jogar pelo Marrocos .
    iSMURF4
    2022-11-27 16h10m por luisFilipe791
    Quer dizer, passa em primeiro, se a Bélgica não ganhar, mas se a Bélgica ganhar, o Canadá terá que fazer o mesmo resultado que a Bélgica, ou melhor, mas tem sempre que ganhar ao Marrocos, e ver o que a acontece no outro jogo
    iSMURF4
    2022-11-27 16h02m por luisFilipe791
    Por acaso nem foi um mau resultado para o Canadá, se ganhar 1-0 hoje, passa para segundo, fica 1-1 golos marcados e sofridos, a Bélgica esta 1-2, conta os golos marcados, não o confronto, o Canadá no último jogo ganhando ao Marrocos passa em primeiro
    Finalmente justiça
    2022-11-27 15h56m por Sir_jaof
    Já tinham ganho ao Canadá sem saber como. . . Agora a derrota. Bélgica a ser Bélgica, grandes nomes, super ranking e depois falha sempre no fim.
    Grande Marrocos
    2022-11-27 15h48m por Judeu10
    Viva África, ❤️💯
    V amos classificar em primeiro num grupo muito competitivo.
    Mhm
    2022-11-27 15h44m por iSMURF4
    Nao sei se será um bom resultado para o Canada. . . :/
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-1 ARO em direto!
    GOLO FC Arouca!Cristo González marca Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.