placardpt
    Portugal ainda sonha com Mundial

    Nervos de aço para o(s) Paço(s) seguinte(s)

    Foi preciso nervos de aço, mas Portugal está na ronda seguinte do play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol feminino. Em Vizela, a seleção nacional bateu a Bélgica, por 2-1, com o golo decisivo a surgir nos minutos finais.

    Ter mais do jogo, mas...

    Há muito que esta seleção nacional deixou de sucumbir a complexos de inferioridade. A equipa de Francisco Neto é um «produto» afirmado e com qualidade atestada. Perante as belgas, seleção 19ª do ranking FIFA, só os minutos iniciais foram de desconforto. Depois, Portugal agarrou o jogo pelos «colarinhos» e dominou-o. No entanto, foi-se castigando a si própria.

    A Bélgica, nos primeiros 45 minutos, só por duas vezes foi perigosa, e sempre por consequência de erros lusos. Aos 12 minutos, Diana Gomes escorregou onde não podia e deixou Tessa Wullaert cavalgar sozinha em direção a Patrícia Morais; valeu o instinto junto à relva da guardiã portuguesa a evitar o golo que colocaria a seleção de Ives Serneels em vantagem.

    O segundo momento deu-se já com a história do jogo noutra página. A vencer, Portugal permitiu que as belgas chegassem uma segunda vez com perigo à sua baliza. Aí, Joana Marchão abriu em demasia os braços e intercetou o remate de Janice Cayman; o VAR foi ativado e Wullaert voltou ao duelo com Patrícia Morais, agora com finalização segura da marca dos 11 metros.

    Um castigo cruel. Porque entre os dois erros, Portugal foi melhor. Desperdiçou ocasiões de golo feito (5' Jéssica Silva) e ensaiou outros momentos de perigo relativo. Mas também chegou ao golo, aos 28 minutos, numa finalização em antecipação de Diana Silva depois de um cruzamento tirado a régua e esquadro por Joana Marchão.

    Domínio, susto e alívio

    Foi quase sempre assim em Vizela, independentemente das partes. Portugal continuou a ter o golo à mercê, fosse no remate de Fátima Pinto que Nicky Evrad defendeu de forma soberba ou nas aproximações de Jéssica Silva, com «nota artística» à mistura. Mas a equipa das «Quinas» pôs-se, também, a jeito de um dissabor azedo perante os mais de 2.600 adeptos portugueses presentes.

    E o que sofreu Portugal! Primeiro, quando Ella van Kerkhoven falhou o impensável, só com a linha de golo e a baliza deserta à sua frente (69'), depois quando só o VAR reverteu aquele que era o 1-2, aos 72 minutos. Tessa Wullaert, sempre ela, tinha finalizado na cara de Patrícia Morais, mas estava em posição irregular no momento do passe de Julie BIesmans.

    E depois, os minutos loucos de Vizela. Minuto 85 e grande penalidade assinalada a favor de Portugal. O lance foi ao VAR e, na sequência, passou para livre direto e expulsão de Amber Tysiak. Na cobrança do livre, Carole Costa atirou à trave, com Evrad a desviar de forma decisiva. Mas do canto resultou o «grito do Ipiranga» português, com Fátima Pinto a fazer o 2-1 e a carimbar a passagem de Portugal ao segundo jogo do play-off, terça-feira, frente à Islândia, em Paços de Ferreira.

    jogos históricos
    U Quinta, 06 Outubro 2022 - 18:00
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Kateryna Monzul
    2-1
    Diana Silva 28'
    Fátima Pinto 89'
    Tessa Wullaert 40'

    ESTÁDIO

    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    Lances Capitais
    28´
    GOLO Portugal!
    Diana Silva marca
    Diana Silva marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
    40´
    GOLO Bélgica!
    Tessa Wullaert marca
    Tessa Wullaert marca o seu 17º golo na prova (11 jogos)
    72´
    GOLO INVALIDADO Bélgica
    . Sorte para Portugal. As belgas chegaram à vantagem, mas o VAR reverteu o tento de Wullaert por posição irregular.
    88´
    Cartão vermelho para Amber Tysiak (Bélgica) Amber Tysiak vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
    89´
    GOLO Portugal!
    Fátima Pinto marca
    Fátima Pinto marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    Positivo
    Vitória lusa

    Numa tarde/noite como esta, o sabor da vitória só pode ser o mais importante. Portugal foi globalmente superior, soube sofrer, e marcou nos minutos finais, para gáudio do público nacional.

    Negativo
    Sofrimento desnecessário

    Portugal foi superior e podia ter evitado tanto sofrimento. A qualidade da equipa é inegável, mas é preciso ser mais frio no momento de decidir os lances.

    Forma
    Portugal
    2022/2023
    Bélgica
    2022/2023
    O Árbitro

    Duas decisões tomadas e revertidas pelo VAR. A atuação foi globalmente boa, mas Kateryna Monzul teve ajuda preciosa da tecnologia para não ter impacto direto no resultado.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BÉLGICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZY
    bludouro
    2022-10-07 08h18m por zyxw4321
    Infelizmente não dependemos apenas de nós para o apuramento direto. Para isso, além de uma vitória sobre a Islândia, é preciso que:

    - Gales ganhe à Suíça jogando fora;

    OU

    - A Irlanda elimine a Escócia nos pénaltis;

    OU

    - A Escócia derrote a Irlanda por menos golos do que Portugal derrote a Islândia.

    Apesar de possível, qualquer destes cenários é pouco provável. De qualquer, no play-off intercontinenta...ler comentário completo »
    Minuto 63'
    2022-10-07 01h17m por GERRARDandRONALDINHO
    Aquela entrada de carrinho era claramente para cartão vermelho. . . Aliás, se fosse no futebol masculino poucas dúvidas restariam. . . Os árbitros no futebol feminino são muito permissivos. Demasiado permissivos. . .
    A Bélgica jogou duro do princípio ao fim. Tirando aquele golo anulado nada fizeram. . .
    Portugal desperdiçou e desperdiçou e arriscava-se a perder um jogo que até podia ter vencido por 3-1. . .
    A Capeta e a Telma têm que jogar mais vezes. Dão outro poder ...ler comentário completo »
    Portugal
    2022-10-06 20h41m por moumu
    Que feito, foi preciso muito sofrimento, agora falta o ultimo teste.
    ZY
    Apuramento
    2022-10-06 20h10m por zyxw4321
    Muitos parabéns! Conseguiram ultrapassar uma seleção forte, e agora estão a um (ou mais provavelmente dois) jogos de marcar presença no Mundial pela primeira vez! Boa sorte para a final do play-off.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Mundial
    Destaque
    Através de um sistema alternativo
    Caro leitor, imagine um universo paralelo onde o campeão mundial não é definido, única e exclusivamente, pelo maior torneio da modalidade. Um universo paralelo ...