placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Jornada com muitos golos

    Feminino| Cinco vencedoras na jornada inaugural

    A Liga Feminina Placard 2022/23 arrancou no último fim de semana, com a primeira jornada a colocar cinco equipas no comando partilhado da tabela classificativa. O Benfica, campeão em título, foi um dos conjuntos que se estreou a vencer, assim como Santa LuziaNovasemente/CavalinhoSporting e Nun'Álvares.

    Santa Luzia - Quinta dos Lombos/ARTVISION

    O Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, recebeu as estreias de Santa Luzia e Quinta dos Lombos/ARTVISION na nova temporada. Numa partida que demorou até ter o nó desatado, a equipa da casa abriu a torneira dos golos na segunda metade e triunfou de forma incontestável por 5-1.

    Depois de uma primeira metade repartida e onde a única coisa a registar na ficha de jogo foi um cartão amarelo para Patrícia Couto, à passagem do minuto 18, a segunda parte trouxe aquilo que os adeptos presentes mais queriam: golos. Ao minuto 22, Dinha assinou o primeiro tento das vianenses em 2022/23.

    As forasteiras tentaram reagir ao golo sofrido, mas o Santa Luzia não precisou de muito tempo para voltar a marcar. Em cima do minuto 29, Carina Santos dilatou a vantagem e trouxe maior conforto à formação orientada por Sérgio Vieira. Como não há dois sem três, Dinha bisou aos 32' e colocou o resultado em 3-0 e cada vez mais irrecuperável para as visitantes.

    O que já era muito difícil, tornou-se praticamente impossível para o Quinta dos Lombos/ARTVISION ao minuto 35, momento em que a internacional portuguesa Ana Azevedo - o reforço mais sonante do Santa Luzia para esta temporada - se estreou a marcar na sua nova casa. Três minutos volvidos, Pholyana Popo fez mais um para as da casa, antes de Patrícia Couto ter fechado as contas com o 5-1.

    Novasemente/Cavalinho - Académica de Coimbra/SF

    Académica de Coimbra/SF estreou-se no principal escalão do futsal feminino português com uma visita a Espinho e à casa da Novasemente/Cavalinho. Com um novo treinador - Ricardo Rodrigues - para esta temporada, a formação nortenha entrou com o pé direito e conquistou os primeiros três pontos com um triunfo por 2-1.

    A vitória da equipa anfitriã foi construída na primeira parte. Ao minuto 11, a experiente Nancy Freitas - a realizar a oitava época consecutiva em Espinho - abriu o ativo e pouco depois, aos 16', a jovem Margarida Carvalho, que foi promovida esta época ao plantel principal, ampliou para 2-0.

    Na segunda metade, as visitantes tentaram responder e mantiveram-se dentro da discussão do resultado final. Aos 38', Mariana Rodrigues fez o primeiro golo das estudantes no escalão principal da modalidade e reacendeu a esperança da equipa em levar mais qualquer coisa da visita ao Norte. Porém, a Novasemente/Cavalinho segurou a vantagem mínima até ao apito final, não se tendo livrado de um susto na receção às estreantes.

    EDC Gondomar - Sporting

    O Pavilhão Municipal de Baguim do Monte recebeu a estreia da EDC Gondomar na primeira divisão de futsal feminino em Portugal. A equipa da casa mediu forças com o Sporting e levou mesmo as leoas ao limite, mas o resultado final foi de 4-5 a favor da equipa lisboeta.

    Numa primeira parte cheia de ação, foi a equipa teoricamente menos favorita a abrir o ativo. A ala Lígia Campos foi a responsável por fazer o 1-0 em cima do minuto sete, mas foi na reta final da etapa inaugural que o jogo mais animou. 

    Aos 16', Sofia Rosendo fez a igualdade para a equipa sportinguista. Três minutos depois, já com o intervalo no horizonte, Carolina Pedreira carimbou a reviravolta, mas a EDC Gondomar não baixou os braços e Lígia Campos precisou de apenas alguns segundos para restabelecer a igualdade com que o encontro seguiu para o descanso.

    Na segunda metade, nova reviravolta no marcador e nova vantagem para a equipa da casa, com Sara Leal a atirar a contar aos 25'. Porém, cinco minutos depois já o resultado estava novamente virado ao contrário, com os golos de Marisa Amorim (27') e Carolina Pedreira (30'). Aos 33', Débora Lavrador colocou a diferença em dois golos e parecia dar algum conforto às verde e brancas.

    Apenas parecia, isto porque Carolina Pedreira fez um auto-golo no minuto seguinte e voltou a deixar a diferença na margem mínima. Ainda com seis minutos pela frente, a EDC Gondomar tentou chegar aos pontos, mas o Sporting foi capaz de segurar a magra vantagem e de regressar a Lisboa com a primeira vitória da temporada na bagagem.

    Águias Santa Marta - At. Povoense

    Em Penafiel, animação foi coisa que não faltou no encontro entre o Águias Santa Marta e o At. Povoense. A equipa da Póvoa de Santa Iria, de regresso ao primeiro escalão, não começou da forma perfeita, mas conseguiu "roubar" pontos a um conjunto que tem sido dos melhores do campeonato nas últimas épocas. O resultado? Um espetacular 7-7.

    A equipa comandada por Bruno Fernandes teve um arranque muito forte e aos dez minutos já vencia por 0-2, fruto dos golos de Daniela Almeida (5') e Érica Ferreira (7'). Só na reta final da primeira metade é que os tentos voltaram a surgir em logo em dose tripla, com o At. Povoense a conseguir sobreviver a uma montanha russa nos últimos dois minutos.

    Andreia Gonçalves - quem mais? - fez o primeiro golo da temporada ao minuto 18 e, no minuto seguinte, Joana Barbosa empatou o encontro. Porém, apenas alguns segundos depois, Joana Vieira devolveu a liderança às visitantes, que conseguiram mesmo sair para o descanso em vantagem.

    Com um 2-3 ao intervalo, a segunda parte foi completamente imprópria para cardíacos. O At. Povoense voltou a ter uma entrada muito forte e fez três golos praticamente de rajada. Érica Ferreira (23'), Catarina Henriques (24') e Marisa Lucas (27') deram à equipa forasteira uma vantagem de 2-6 que parecia ser suficiente para chegar ao triunfo.

    No entanto, nunca nada está ganho nem perdido até ao apito final num jogo de futsal e o Águias Santa Marta deu um exemplo disso. Poucos segundos após o 2-6, Jacinta Santos reduziu a diferença para três golos e deu o mote para a recuperação da equipa e para o espetáculo de Diana Sousa. A capitã liderou por exemplo e rubricou um poker (29', 32', 35' e 38') em nove minutos para transformar um 3-6 num 7-6 a favor das anfitriãs. A recuperação seria épica, mas Daniela Almeida fez de imediato o 7-7 ainda no minuto 38 e a divisão de pontos acabou mesmo por se verificar.

    Arneiros - Nun'Álvares

    Nun'Álvares arrancou a nova temporada com um triunfo tranquilo na visita a Torres Vedras. No recinto do Arneiros, a equipa fafense venceu de forma incontestável por 1-7 e somou os primeiros três pontos.

    A equipa nortenha entrou literalmente a ganhar no encontro, já que Cátia Morgado abriu o ativo ainda antes de estar cumprido o primeiro minuto de jogo. A internacional portuguesa ainda bisou na primeira metade, com um golo apontado ao minuto 15. Um minuto antes, Maria Costa também fez o gosto ao pé e a formação de Fafe saiu para o descanso a vencer por 0-3.

    Na segunda metade, os golos continuaram a surgir e o Nun'Álvares continuou a controlar o rumo dos acontecimentos. Aos 28', Ana Pires fez o primeiro golo da conta pessoal em 2022/23 e deixou a vitória praticamente selada. Ainda assim, Cátia Morgado havia de chegar ao poker (32' e 37') e Liana Alves (35') também se juntou à lista de marcadoras. A um minuto do fim, Diana Silveiro reduziu a diferença, mas não conseguiu mais do que o golo de honra das anfitriãs.

    Benfica - Futsal Feijó/Metaseguros

    Benfica iniciou a defesa do título no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo e com um triunfo tranquilo sobre o Futsal Feijó/Metaseguros. A equipa encarnada venceu por 5-0.

    O primeiro golo da partida apareceu logo aos dois minutos, por intermédio de Inês Fernandes, que concluiu ao segundo poste uma jogada desenhada por Janice Silva Fifó, a fazer recordar os velhos tempos. Aos 12', a capitã retribuiu o gesto e assistiu Fifó para o segundo tento.

    As encarnadas continuavam a controlar e precisaram de apenas mais um minuto para fazer o terceiro golo. Janice Silva assistiu Sara Ferreira para o terceiro e a missão do Futsal Feijó/Metaseguros era cada vez mais complicada.

    Depois de estar em quase todos os golos, Janice Silva entrou finalmente na lista de marcadoras ao minuto 24. A internacional portuguesa só teve que empurrar para o fundo da baliza, após uma assistência de Maria Pereira. A fechar as contas, Sara Ferreira assinou o 5-0 ao minuto 28, na sequência de um grande lance individual.

    No final da primeira jornada, o Nun'Álvares lidera através da diferença de golos. Também na liderança partilhada seguem BenficaSanta LuziaNovasemente/Cavalinho e Sporting. Na próxima jornada, pelo menos um destes conjuntos vai perder terreno, já que o Nun'Álvares recebe a Novasemente/Cavalinho.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    «Queremos construir a equipa à volta dele»
    Bruno Guimarães tem atraído interesse de gigantes como Manchester City, Arsenal ou PSG, mas quem o quiser contratar ao Newcastle United terá de movimentar-se de forma ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    marciosantos321 26-04-2024, 12:13
    GFG 26-04-2024, 12:09
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 11:31
    EspecialistaDaBola 26-04-2024, 11:31
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13