placardpt
    O histórico encarnado frente a gauleses

    Benfica volta a encontrar franceses pelo caminho: a história é positiva, mas este Paris SG...

    Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Benfica joga, esta quarta-feira, a 3ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e tem pela frente o milionário Paris SG, um bem conhecido seu a nível europeu. Três anos depois, as águias reencontram um adversário gaulês na Europa e o registo é positivo, embora talvez nunca tenha encontrado algo igual a este conjunto parisiense.

    A história entre as águias e clubes franceses é já longa e antiga, havendo 30 encontros a registar em todas as competições europeias. A primeira vez que o Benfica defrontou um adversário gaulês em partidas oficiais foi já na longínqua década de 1960, quando, na altura, ultrapassou o histórico Saint-Étienne (2-0 e 1-0) para se qualificar para os quartos de final da Taça dos Campeões 1967/68, época onde chegou à final e perdeu para o Manchester United (4-1).

    Desde aí, os encarnados «conheceram», oficialmente, outros nove adversários franceses - Bastia, Lille, Nantes, Monaco, Lyon, Bordeaux, Marseille, Paris SG e Montpellier -, sendo que o registo, feitas as contas finais, é positivo: 30 jogos, 15 vitórias, sete empate e oito derrotas. Destas dez equipas franceses, a única que, de resto, nunca perdeu com as águias foi o Bastia (1-0 e 0-0), curiosamente a única desta lista que, aos dias que correm, não está na Ligue 1.

    Lyon foi o último adversário francês © JEFF PACHOUD / Getty Images
    O também histórico Lyon foi a última formação gaulesa a colocar-se no caminho das águias, em 2019, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20. Na altura, as duas equipas «dividiram» as contas, levando cada qual uma vitória na bagagem (2-1 e 3-1). Nessa temporada, o Benfica terminou em 3º lugar no grupo G, caindo para a Liga Europa, onde acabaria por ser eliminado nos 16avos de final, frente ao Shakhtar Donetsk (2-1 e 3-3).

    Apesar desse registo, a verdade é que os números também mostram que, na generalidade, os encontros entre Benfica e franceses são equilibrados, de tal modo que, em média, o clube da Luz sofre um golo por partida (30 golos sofridos no total) nos mesmos e marca 1,26 por jogo (38 golos marcados no total).

    Paris SG, o mais bem velho conhecido

    Ora, esta quarta-feira, o Benfica reencontra precisamente a equipa francesa que mais vezes defrontou na Europa, o histórico Paris SG. No total, as duas já se defrontaram seis vezes, sendo que os encarnados venceram três, perderam duas e empataram a última.

    Contudo, muito mudou desde a última vez que se encontraram. Essa foi já em 2013, pouco depois do dinheiro árabe de Nasser Al-Khelaïfi ter entrado no clube da capital de França. Já com jogadores como Marquinhos, Pastore, Lucas Moura, Lavezzi ou Cavani do outro lado, o Benfica voltou a dividir as contas, vencendo uma partida (2-1) e perdendo a outra (3-0). Agora, os milhões investidos em Paris são ainda mais.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    PARIS SG

    Fotografias

    Champions League: Benfica x Paris SG
    Champions League: Benfica x Paris SG

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Até apostava
    2022-10-04 23h40m por filipeOliveiraCosta
    SLB 3, PSG 0.

    Vêm armados em vedetas, cerrem os dentes e caiam em cima deles, sem misericórdia. Eles são bons e vocês, são o quê?
    Era muito bom. . .
    2022-10-04 22h41m por NuAroundHere
    que ganhassem e ter confiança na equipa é bonito e recomenda-se, mas tenham lá calma. . . eu acho que se não levarmos um saco cheio como com o Bayern já fico contente. Mas este psg é melhor que aquele Bayern da época passada.

    Por isso se amanhã estivermos a comentar até possivelmente uma derrota histórica, tenham calma que estes tipos não são do nosso campeonato. É como se o slb fosse jogar para a taça com uma equipa da 2da liga. . . é a realidade.

    E para r...ler comentário completo »
    Dragonkiller. . .
    2022-10-04 19h18m por AmoFutebolAmoSLB
    Quando a CS fala e escreve sobre o SLB. . . no caso da CMT é horas e horas e horas a fio a falar do SLB, vocês falam em centralismo de Lisboa (não sou de Lisboa, nem de lá perto. . . 300km). Quando falam do FCP, no caso concreto falam de Taremi, eis que no FCP se levantam indignados, falando no centralismo de Lisboa.

    Peço desculpa se ofendo alguém. . . mas, essa postura parece-me mais do mesmo. É assim que o FCP funciona, sempre foi e sempre será. . . é a gasolina p...ler comentário completo »
    fcpflaw. . .
    2022-10-04 18h57m por AmoFutebolAmoSLB
    É a tua opinião, que eu respeito.

    E na minha opinião, todo o mi-mi-mi que o FCP começou a fazer sobre o Taremi, nada mais é do que pressão nos bastidores.

    É a minha opinião. . .

    Um abraço. . . sem palas.
    yellow_ledbette r
    2022-10-04 18h05m por MisticaEncarnada
    Esta noite vi a segunda parte do Palmeiras e olha que se os nossos árbitros apitam tudo lá não é melhor mas também estamos a falar de um país em que o futebol está mais retrógado que se calhar na liga Turca. O árbitro assinalava tudo, até faltas em que nem contacto existia.
    Enquanto tivermos arbitragens destas em que os árbitros apitam a mínima falta e o nosso tempo útil de jogo for ridículo ninguém vai olhar para o nosso futebol.
    De resto, é isso, falta termos mais um joga...ler comentário completo »
    outubro. . .
    2022-10-04 17h59m por AmoFutebolAmoSLB
    Este jogo é dos mais fáceis do mês de outubro. . . mês em que finalmente vamos ver o que vale este SLB.

    O mês de setembro não foi mau, mas houve ali algumas vitórias um pouco fortuitas. . . e outras houve com grande mérito.

    O jogo de Guimarães era um daqueles jogos em que se o SLB tivesse ganhado, eu diria. . . temos campeão! Assim foi com o SCP há dois anos, sempre que lançava o Coates a avançado. . . viravam o jogo. Ou com o FCP no ano passado, quando ...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2022-10-04 16h58m por MisticaEncarnada
    Mas não é uma lógica linear. Porque dependendo do adversário a equipa A ou B tem um rendimento diferente e em dias diferentes pode ter um rendimento diferente mesmo jogado contra a mesma equipa. Um jogo é um jogo, não mais que isso.
    O Porto podia jogar hoje com o Rio Ave e ganhar por 4-0 mas naquele dia perdeu. O Real Madrid também perde pontos na Liga Espanhola com clubes que podem descer de divisão no final do campeonato.

    Já agora, o mal do Benfica é ter poucas o...ler comentário completo »
    BenficaMundial
    2022-10-04 16h27m por MisticaEncarnada
    Essa é a tal lógica da batata, se o Benfica ganhou à Juventus e se o Vitória de Guimarães podia ter ganho ao Benfica, então o Vitória podia ganhar por 3-1 ou 4-1 à Juventus. :D
    Falando a sério, num dia muito bom do Benfica e menos bom do PSG podemos ganhar por 1-0 ou 2-1 mas se a equipa do PSG, que vale mais do que o seu trio ofensivo, estiver inspirada podemos sair de saco cheio em ambos os jogos.
    Se não ganharmos 1 ponto que seja na Luz não ganhamos nenhum porque em França não vamos lá ganhar.
    BE
    Parece ser uma opinião generalizada
    2022-10-04 16h20m por BenficaMundial
    De acordo com a sondagem da notícia 65% do pessoal acredita numa vitória nossa xD
    Confiança!
    BE
    Um presente divino
    2022-10-04 16h17m por BenficaMundial
    Seria o Maccabi roubar pontos aos italianos haha
    A Juve deve ganhar em casa e empatar em Israel.
    BE
    Hmmm
    2022-10-04 16h11m por BenficaMundial
    Volto a repetir o que tenho vindo a escrever: Amanhã faremos pontos contra o PSG. O PSG não tem um estilo e tática de jogo superior ao nosso, vivendo de individualidades. Depois de um mau jogo em Guimarães, acredito que a equipa esteja mais que motivada para fazer um bom jogo. Um excelente jogo para abdicar da posse e jogar em transições diretas defesa-ataque. Pena não termos um terceiro central apto e um estilo de jogo adaptado para tal, mas a defesa do PSG não mete medo. É mais prováve...ler comentário completo »
    PA
    Benfica-PSG
    2022-10-04 15h43m por PauloMartins14
    Bem, jogo difícil de prever o resultado final. O Benfica, acredito que vai fazer um pressing altíssimo, e a tentar ter bola. Mas do outro lado, está nada mais, nada menos que um tal PSG, que só tem Messi-Neymar-Mbappe na frente. Ou seja, é difícil de prever o resultado, pois estes jogadores se tiverem num dia sim, resolvem um jogo sozinhos praticamente.
    Mas vou arriscar num prognóstico, sendo racional : Benfica 1 PSG 3
    Prognóstico vindo do coração: Benfica 2 PSG 1
    Minnowkr
    2022-10-04 15h42m por MisticaEncarnada
    Uma coisa é certa, se ganharmos à Juventus na Luz ou empatarmos com eles e ganharmos ao Maccabi Haifa passamos. Creio é que será difícil na mesma pontuar com a Juventus na Luz independentemente do resultado em Itália. Daí que, como dizes, 1 ponto com o PSG pode fazer alguma diferença na qualificação mas provavelmente o jogo que vai decidir quem passa é o jogo na Luz com a Juventus.

    Uma curiosidade apenas, era giro de ver se a Juventus ganhasse ao PSG em casa mas fosse eliminada porque perdia algum jogo com o Maccabi.
    MisticaEncarnad a
    2022-10-04 14h03m por Minnowkr
    Realisticamente se conseguíssemos um empate num dos dois jogos já não seria mau, era o suficiente para nos dar vantagem pontual sobre a Juve, que se ganha agora os dois jogos contra o Maccabi fica com os mesmos 6 pontos que temos agora.

    Mas claro uma eventual vitória surpresa frente ao PSG dá-nos praticamente o apuramento para os oitavos. Amanhã na Luz diria que será uns 30%-70%, mas claro tudo vai depender da atitude que o PSG entrar em campo.
    . . .
    2022-10-04 13h51m por rayman
    Carrega Paris! Só queremos o Neymar a sambar para os NN.
    Minnowkr
    2022-10-04 13h29m por MisticaEncarnada
    Vitória por 1-0 na Luz com um autogolo e derrota por 4-0 em França e assino já :D
    PSG
    2022-10-04 13h23m por Minnowkr
    Será muito complicado nos dois jogos, do trio MNM estão todos em grande forma e irá criar imensas dificuldades ao Benfica, mas também acho que se o PSG vier com a mentalidade que já está ganho e vai ser um passeio pode ser que tenham uma surpresa. Vamos ver o que acontece.
    PORTOTUGA2
    2022-10-04 13h15m por MisticaEncarnada
    O ZeroZero costuma fazer assim: sai notícia no dia antes e no próprio dia julgo que voltam a fazer notícia.
    PORTOTUGA2
    2022-10-04 13h14m por MisticaEncarnada
    Vai pesquisar e vê se as notícias dos jogos do Sporting e Porto não saíram ontem.
    ZY
    PORTOTUGA2
    2022-10-04 12h22m por zyxw4321
    Há um artigo relativo ao Benfica-PSG de amanhã, tal como ontem já havia artigos para os jogos do Sporting e do Porto. Mania da perseguição com essa conspiração bacoca de centralismos. . .
    PO
    Sinceramente, não entendo estas
    2022-10-04 12h07m por PORTOTUGA2
    Atitudes provincianas do centralismo bacoco português. . .
    Então FCP e Scp jogam hoje e. . .
    O maior destaque é dado ao slb que joga amanhã?
    O que vale é que lá fora dão o destaque a quem merece e no tempo certo. . .
    Agora pensem. . .
    SLB
    2022-10-04 11h51m por moumu
    Perderam contra o Bastia porque o Pringle entrou.
    Benfica vs PSG
    2022-10-04 11h45m por MisticaEncarnada
    Sendo realista espero duas derrotas frente ao PSG mas nunca se sabe. Um empate já seria um bom resultado, o PSG é mais equipa que a Juventus. Espero que os jogadores tenham a cabeça no jogo já que em Guimarães não a tinham lá. Espero que o Schmidt lhes tenha dado um bom puxão de orelhas.
    jogos históricos
    U Quarta, 05 Outubro 2022 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Gil Manzano
    1-1
    Lionel Messi 22'
    Danilo Pereira 41' (p.b.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38