placardpt
    Sporting bate Gil Vicente

    Enquanto houver Morita, o leão ainda vai a tempo

    O regresso da Liga Portugal Bwin, depois da primeira janela de jogos internacionais em 2022/23, coincidiu com o regresso às vitórias do Sporting. 13 dias depois da derrota frente ao Boavista, o leão rugiu bem mais alto perante os seus adeptos e, com uma exibição forte, conquistou três pontos em vésperas de mais uma jornada europeia.

    Do outro lado estava um galo sem voz, e quando aldeia percebeu ser dia, já o leão já tinha matado duas vezes. O Gil Vicente foi vítima de um Sporting que esteve num bom nível, é certo, mas também se fez presa fácil ao entrar no campo de um «grande» com a estratégia errada.

    Galo atordoado, leão aproveitador

    Uma crise de lesões obrigou Rúben Amorim a entrar em campo com uma defesa remendada. Com Porro de fora, Esgaio foi titular e voltou a registar uma exibição que terá enchido as medidas de muito poucos durante a primeira parte, mas foi no centro da defesa que as ausências de Coates, Neto e St, Juste (este último regressou a tempo de ser convocado) justificaram um trio de esquerdinos e, acima de tudo, uma oportunidade para o jovem José Marsà.

    ©Kapta+
    Esses contratempos, tão amplificados antes do jogo, acabaram por pesar pouco dentro das quatro linhas. O sistema inicial de Ivo Vieira (5x3x2) não surtiu efeito e até deixou o ataque do Gil Vicente pouco ameaçador, o que permitiu ao Sporting, através de um miolo em grande nível e de um ataque sedento de sangue, começar a carburar.

    Ainda com milhares de pessoas no lado exterior do estádio, fruto da hora do apito inicial, o Sporting marcou pela primeira vez. Paulinho mostrou os dentes no regresso à titularidade, mas o sorriso virou amarelo quando a equipa de arbitragem identificou um fora de jogo. Nuno Santos perdeu a sua assistência, mas vingou-se quatro minutos depois ao servir Hidemasa Morita, que só teve de encostar no seu primeiro golo pela nova equipa.

    Alvalade lembrou Tanaka, o último japonês a marcar pelo Sporting (já lá vão sete anos...), mas teve oportunidade de voltar a celebrar pela via do seu maestro nipónico, que ditou o ritmo do jogo enquanto o seu parceiro de meio-campo - Ugarte -  tratava das limpezas. Não bisou, Morita, mas com o calcanhar fez o passe que permitiu a Pedro Gonçalves marcar o quinto golo na Liga, com uma finalização ao seu estilo.

    ©Kapta+

    Futebol de ataque!

    Incapaz de criar uma teia de passes (três consecutivos já era muito), o Gil Vicente não criou qualquer perigo antes do remate de Navarro à figura de Adán, já no 42º minuto. Antes e depois disso a equipa da casa continuava a mostrar facilidade na criação de oportunidades, graças aos espaços deixados pelo adversário e também devido a um par de momentos maradonescos de Trincão.

    Como seria de esperar, chegou o intervalo e a linha de cinco defesas do Gil foi desmontada uma última vez. Pelo treinador, por fim. Reverter para o habitual 4x3x3 permitiu à equipa visitante ficar mais confortável, mas não eliminou todos os problemas e a melhor equipa em campo continuou a ser a mesma, apesar de uma boa chance de Navarro após uma bola parada.

    ©Kapta+
    Trincão dilatou para 3-0 no seu último minuto em campo, em mais um lance que seria invalidado, mas o Sporting não desistiu de procurar o terceiro. Com alguma surpresa, Esgaio fez-se veículo para as últimas chances dos comandados de Amorim. Viu Nuno Santos não chegar à bola, minutos antes de servir o recém-entrado Rochinha para o seu primeiro golo em Alvalade.

    Gil quis deixar a sua marca, num remate de Boselli que não foi além da trave, mas essa vontade deixou espaço que permitiu aos adeptos caseiros sonhar com um quarto golo. Nuno Santos tentou, Inácio também, Sotiris foi quem mais insistiu (bela entrada do grego), mas o desespero foi tanto que a equipa de Ivo Vieira acabou por conseguir o que queria: 3-1, gritou, por fim, Navarro.

    U Sexta, 30 Setembro 2022 - 19:00
    Estádio José Alvalade
    Tiago Martins
    3-1
    Hidemasa Morita 16'
    Pedro Gonçalves 22'
    Rochinha 82'
    Fran Navarro 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 8
    Lances Capitais
    12´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Golo de Paulinho bem anulado. Grande passe de Ugarte para Nuno Santos, que depois serviu para o golo do avançado, mas estava adiantado
    16´
    GOLO Sporting!
    Hidemasa Morita marca
    Hidemasa Morita marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    22´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 43º golo na equipa (88 jogos)
    63´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Trincão aparece a marcar depois de uma recuperação de Paulinho perto da área. VAR analisa e anula
    82´
    GOLO Sporting!
    Rochinha marca
    Rochinha marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    Rochinha marcou o seu 1º golo na equipa (9 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Gil Vicente!
    Fran Navarro marca
    Fran Navarro marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    A Chave

    Minuto 22´ - Marsà encontra Morita que, com um toque de calcanhar, encontra Pote. O número 28 fez o que melhor sabe e deu o segundo golo de vantagem ao Sporting.

    O Árbitro

    Golos bem invalidados.

    O Melhor
    Na ofensiva

    Foi um jogo rico em oportunidades, mas o que deixa os adeptos satisfeitos (e que tantas vezes deixou a desejar na era Amorim) é uma equipa que continua a procurar o golo mesmo quando tem uma vantagem confortável. Isso, aliado a um Gil Vicente que cresceu na segunda parte, permitiu um bom espetáculo.

    O Pior
    Ingenuidade visitante

    Se não tivesse existido a pausa internacional e, por consequência, duas semanas para preparar este jogo, talvez Ivo Vieira não tivesse caído na tentação de sair do seu molde habitual e trabalhar uma formação específica para este jogo. Uma coisa é certa: não funcionou.

    Forma
    Sporting
    2022/2023
    10J
    6V
    1E
    3D
    21-11G
    Gil Vicente
    2022/2023
    12J
    3V
    4E
    5D
    14-18G
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde que regressou à I liga, o Gil Vicente marcou sempre em Alvalade (4 jogos)
    Manteve-se a regularidade estatística: nas 10 últimas receções ao Gil Vicente, o Sporting marcou sempre, pelo menos, 2 golos
    O Sporting ganhou as 11 últimas receções ao Gil Vicente na Liga
    13.ª vitória do Sporting nos 14 últimos jogos frente ao Gil Vicente
    7.ª vitória consecutiva do Sporting frente ao Gil Vicente

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: Sporting CP x Gil Vicente FC
    Liga BWIN: Sporting CP x Gil Vicente FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    3D
    Sporting
    2022-10-01 18h03m por 3dA
    Boa exibição do Sporting ontem, gostei de ver a equipa com 2-0 à procura do terceiro golo. Infelizmente pecamos muito no último terço, definimos mal lances em que estamos em vantagem e noutros jogos paga-se caro (Chaves) mas a equipa esteve bem no geral. Agora é dar sequência, para nós o campeonato é ir vencendo e esperar que os adversários tropecem, como nesta jornada em que ganhámos 3 pontos ao Braga, faltando ver o que o Benfica faz em Guimarães.

    Melhor em campo: Morita...ler comentário completo »
    Morita
    2022-10-01 12h21m por Maxaqueen
    Ah e tal a equipa não rende com ele no meio porque tem de ser um jogador como o Matheus Nunes a jogar lá.
    Ah e tal o Morita não é um 8 mas sim um trinco (ou "pivot" como alguém disse aqui).
    Ah e tal ele não dá o que a equipa precisa no ataque.

    A verdade é que continua a jogar lá e agora até foi decisivo, como já tinha sido no jogo com o Eintracht.
    Foi um bom jogo
    2022-09-30 22h10m por BlacqueJacqueShellac
    Mais uma vez o Sporting foi superior ao adversário, com muitas oportunidades de golo, mas, pouco eficaz. . . Se o Sporting for capaz de marcar (não digo todas) mas a grande maioria das oportunidades que tem, acabava os jogos com mais tranquilidade. Foi um bom jogo de Marsà, bom jogo de Morita, bom jogo de Esgaio que parece muitas vezes intranquilo em campo, Trincão é bom jogador mas quem viu o Sporting com Sarabia. . . Um dos problemas do Sporting esta época é que sofre muitos golos, ...ler comentário completo »
    SC
    Futsal
    2022-09-30 21h24m por Scpdp
    Esqueçam, já vi que é às 19
    SC
    Off topic
    2022-09-30 21h20m por Scpdp
    Alguém sabe a que horas é o jogo de futsal amanhã?
    GS
    Sporting 3 Gil Vicente 0
    2022-09-30 21h14m por GSCGrandeamor
    Vitória justa e esperada do Sporting. Falharam muitos golos e podiam levar a vitória para outros números, mas o objetivo principal do Leão foi cumprido.
    O Gil Vicente está longe de ser a equipa que foi na época passada, mas têm qualidade suficiente para conseguir a manutenção sem problemas, só se acontecer algum hecatombe.

    Saudações
    SPORTING
    2022-09-30 21h13m por grove_street
    Pontos negativos - Trincão as vezes é guloso , Nuno Santos leva amarelos por culpa propria e mais uma vez a sofrer golos .

    Pontos positivos - Marsã é uma mais valia e jogaço de morita na 1 parte .
    SCP
    2022-09-30 21h03m por moumu
    Cumpriram mas este Gil já não é do ano passado. Bom para Morita e Pote está mais afinado em frente da baliza.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...