placardpt
    A análise ao Sporting 2022/23

    Cinco ilações a tirar do Sporting-Sevilla

    Mais do que vencer o troféu, apesar da importância, até pelo nome que lhe é associado, foi importante para o Sporting ultimar detalhes para uma época que se espera longa e desafiante.

    Embora não tenha sido publicamente assumido, o objetivo da equipa leonina passa por tentar voltar à conquista do campeonato, além dos restantes troféus e de uma boa prestação na Liga dos Campeões, mas em que ponto está, nesta altura, a equipa de Rúben Amorim.

    Foi isso que o zerozero procurou analisar no jogo deste domingo, sem esquecer alguns jogos da pré-época. Este leão já tem coisas boas, mas em noite de violinos mostrou que ainda precisa de algumas afinações.

    Pedro Gonçalves pode fazer a diferença

    © Kapta+

    O primeiro impacto foi evidente e faz com que seja difícil retirá-lo do ataque para voltar a colocá-lo no meio-campo, até porque na frente de ataque é dos que mais pressiona, mas com a veia goleadora a cair para níveis mais normais, pode ser interessante para Rúben Amorim voltar a recuar Pedro Gonçalves para o meio-campo.

    Com a lesão de Daniel Bragança, os leões ficaram com menos opções neste setor e se as notícias de que o plantel está fechado forem verdadeiras, as soluções ficam curtas - há Ugarte, Matheus Nunes, Morita e Mateus Fernandes -, pelo que a solução pode ser utilizar Pedro Gonçalves, em alguns jogos, no meio-campo, nomeadamente em partidas da Liga dos Campeões, de forma a colocar três jogadores no centro do terreno.

    Diferente de todos os médios à disposição de Rúben Amorim, Pedro Gonçalves pode dar a criatividade no passe que várias vezes falta ao miolo leonino, sem que com isso perca a capacidade finalizadora, contando que terá liberdade para aparecer à entrada da área, onde gosta de encostar para a baliza.

    Morita é reforço

    © Sporting CP

    Aqueles que seguiram com atenção as exibições do japonês no Santa Clara não tinham grandes dúvidas, mas à medida que a pré-época foi avançando, as certezas tornaram-se cada vez mais claras.

    O médio nipónico dá à equipa leonina uma intensidade mais ao nível de João Palhinha, mas com muitas coisas diferentes com bola. Esta noite, frente ao Sevilla, bastou ver a forma como mudou o jogo ofensivo dos leões, com uma simplicidade e velocidade de processos que podem fazer a diferença num jogo por vezes demasiado previsível.

    À primeira vista, partia como alternativa a Ugarte, mas nestes primeiros meses de leão ao peito já mostrou que, mesmo que não seja habitual titular, vai ter certamente muitos minutos de jogo.

    Dificuldades na pressão

    © Kapta+

    Não é apenas desta pré-época, é algo que já vem das épocas anteriores, especialmente a temporada passada, nos jogos da Liga dos Campeões, frente a Ajax e Borussia Dortmund. 

    Com apenas dois médios no meio-campo, parece que ainda falta encontrar a melhor fórmula para pressionar equipas com um estilo de jogo mais apoiado e que não tremem quando veem os adversários a correr de frente.

    A subida de um dos centrais nos momentos de pressão para a zona dos médios pode ajudar a corrigir essa dificuldade leonina, mas na primeira parte do jogo com o Sevilla deu para perceber que Rúben Amorim ainda não conseguiu descobrir de que forma pode corrigir esta pressão sem desmontar as restantes ideias de jogo. 

    Plantel fechado, mas...

    © Kapta+

    Diz-se que o Sporting tem fechado o plantel para esta temporada, pelo menos caso não saia nenhum jogador do plantel principal, mas este jogo com o Sevilla ajudou a perceber que ainda faltam algumas soluções para que Rúben Amorim tenha um plantel mais equilibrado.

    É certo que a lesão de St.Juste veio atrasar a procura de uma alternativa direta a Gonçalo Inácio, que continua a jogar na direita, mas mais à frente fica a sensação que as opções ainda são algo curtas.

    No meio-campo, como já destacámos, a lesão de longa duração de Daniel Bragança poderia levar a uma reformulação do plantel (caso Pedro Gonçalves passe para o meio-campo, falta um jogador para o corredor esquerdo), mas é na frente de ataque que a falta de alternativas é mais evidente. Embora esteja a ser trabalhada uma forma mais móvel de atacar, pedia-se uma concorrência direta para Paulinho, algo que Chermiti e Rodrigo Ribeiro ainda não conseguem dar.

    Previsibilidade na posse

    © Kapta+

    Já aqui destácamos as dificuldades leoninas nos momentos de pressão, mas há até uma fórmula simples, na teoria, para resolver este problema: se o Sporting tiver bola, não tem de pressionar. Só que esse também é um problema para a equipa de Rúben Amorim.

    Na terceira época de início como treinador do Sporting, o técnico leonino ainda não encontrou grandes alternativas nos momentos de posse. A equipa verde e branca sente dificuldades para circular com bola e invariavelmente acaba a procurar os espaços abertos pelos alas nos flancos.

    O problema é que os adversários já sabem como contrariar essa forma de jogar. Na época passada, a espaços, as soluções foram aparecendo - Paulinho recua e dá soluções no corredor central, Trincão, no papel de Sarabia, e Pedro Gonçalves aparecem por dentro para que os alas possam projetar-se e encontrar espaço junto à linha -, mas essas ideias, que já não são novas, precisam ainda de ser trabalhadas e isso também passa pelos defesas centrais, nomeadamente por Coates, que é muitas vezes o responsável pela saída de bola e, perante a pouca participação dos médios na saída, - Matheus Nunes e Ugarte não são jogadores que participem habitualmente no início da construção -, a forma de procurar zonas de ataque passa, habitualmente, por esticar jogo.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SEVILLA

    Fotografias

    Amigável: Sporting CP x Sevilla FC
    Amigável: Sporting CP x Sevilla FC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ultras-__FCP
    2022-07-25 17h02m por pedrinho_dgl
    Não acho. O plantel do Sporting era curto, este ano há mais opções.
    É verdade que não há Sarabia, e ninguém vai colmatar essa perda, mas há mais jogadores para essa posição, Trincão e Edwards à cabeça, ambos com muita qualidade e margem de progressão.
    O Morita acho que ainda vai surpreender, é muito melhor que o Palha com bola e a equipa vai beneficiar no processo ofensivo. Defensivamente também é um jogador intenso, mas claro, nesse aspeto é difícil substituir o Palhin...ler comentário completo »
    JS
    A meu ver . . .
    2022-07-25 16h34m por jsilva77
    Morita é superior a Ugarte e Palhinha, muito mais jogador e muito mais equilibrado a atacar om critério e a defender com cultura tática, portanto . . . de longe . . .

    St Juste é um incógnita, é verdade mas, a meu ver, se não tiver percalços, é muito melhor que Neto e Feddal juntos, e poderá até discutir o lugar com Inácio, Coates poderá também ir sentando aos poucos e ter algum descanso com qualidade . . .

    Bragança, ora bem, até parece que é uma tragédi...ler comentário completo »
    Redfoo_16
    2022-07-25 13h49m por Ultras-__FCP
    É o único defeito dele e na minha opinião o que o impede de dar o passo seguinte, estas teimosias, no último ano do Marega, o gajo não se arrastava mas foi titular praticamente até ao fim, a dois anos, toda a gente, literalmente toda a gente sabia que o Mbemba era superior ao Marcano, que estava sempre a enterrar, mas teve que se lesionar para finalmente dar a titularidade ao congolês.

    Este ano vai ser outra vez com o Marcano, vai ser titular nos dois primeiros jogos e v...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2022-07-25 13h44m por Redfoo_16
    Já o ano passado nos primeiros 5 jogos andámos a jogar com Brunos Costas e Marcanos. Resultado foi que dos 5 não ganhámos 2 e no jogo em Fama tivemos uma grande sorte, caso contrário fazíamos 9 pontos em 15 possíveis. Este ano ao que parece será igual
    petitor
    2022-07-25 13h20m por Ultras-__FCP
    O principal problema do Conceição são certas teimosias, como a época passada lançar o Bruno Costa a titular quando toda a gente sabia que ele não tinha, não tem nem nunca terá qualidade para jogar no Porto, para além disso tinha o Oliveira e o Vitinha no banco, o que é ainda mais ridículo, depois tens o caso Marcano, o ano passado voltamos ao filme, começou como lateral esquerdo e só desfez o disparate depois de perder 4 pontos.

    Este ano vai ser igual, vou voltar a teimar...ler comentário completo »
    pedrinho_dgl
    2022-07-25 13h16m por Ultras-__FCP
    Não acho que o plantel esteja melhor, o Sporting perde o Sarabia, que foi o jogador mais influente da época passada, recebe o Trincao, potencial, mas nem de perto nem de longe ao nível do espanhol, o mesmo no meio campo, o Morita tem qualidade mas não é nenhum Palhinha, depois o Juste é uma autêntica incógnita, estamos a falar de um jogador com 3 ou 4 páginas de lesões no transfermarkt. Para além disso perdem também o Slimani, que me surpreendeu bastante e até ao afastamento estava a ...ler comentário completo »
    Ruben Amorim
    2022-07-25 12h33m por petitor
    E de facto um optimo treinador, penso que ganha muito no relacionamento com os atletas e tem uma ideia fixa de jogo, que por um lado e bom por outro limitativo. Penso que mesmo durante os jogos não tem plano B, e tem muitas dificuldades contra equipes com bloco baixo. Dizer que esta muito acima dos outros e uma barbaridade. SC tem um trabalho que os resultados falam por si, penso que são os 2 melhores treinadores em Portugal e que vão ter um bom futuro la fora, não vou dizer que este e m...ler comentário completo »
    JS
    Amorim está muito acima dos outros
    2022-07-25 11h35m por jsilva77
    O comentário do dia está feito 🙂 nada mais havendo a acrescentar, penso que ficamos por aqui e a emissão para para outra publicação . . . É cá cada uma . . .
    Sporting
    2022-07-25 11h33m por pedrinho_dgl
    Não se tiram algumas destas conclusões baseadas num único jogo.
    É verdade que a 1ª parte foi do pior que se viu, e que o Sevilha foi muito mais equipa que o Sporting. Mas não passa de um amigável, espero que estes erros como os golos que temos sofrido ajudem a preparar a equipa para o futuro.
    Só passando dificuldades como passamos na 1ª parte do jogo de ontem é que vamos evoluir.
    Houve jogadores em subrendimento, principalmente o Matheus Nunes. Mas não é por isso ...ler comentário completo »
    Jsilva
    2022-07-25 09h57m por Minnowkr
    Ontem comentei algo do género do que disseste, não sei se foi para mim também ou não, mas o meu comentário não foi a desvalorizar, na minha opinião o Sporting tem uma equipa bastante competitiva e com jogadores com muita qualidade, como o Porro, Gonçalo Inácio, Matheus Nunes , Mateus Reis, Adan, mas depois o resto da equipa é uma equipa muito física e tática mas não são jogadores que façam a diferença contra este tipo de adversários, especialmente os do ataque, tipo, Tabata, Nuno Sa...ler comentário completo »
    JS
    Este Morita não engana
    2022-07-25 08h35m por jsilva77
    Deveria ter sido reforço do FCPorto, já há muito o tinha dito, ainda a procissão ia no adro em termos de campeonato, mas pronto . . . Bom e barato, sai foi este negócio para o Sporting . . .

    Quanto ao resto, mais do mesmo, nada muda naquilo que tenho dito sobre o Sporting de Amorim, e esta pré época mostra-o mais uma vez, as lacunas continuam lá . . . Algo que é disfarçado com jogadores de inegável qualidade como Adan, Coates, Porro, Pote, Ugarte, a que se juntam a...ler comentário completo »
    Médios do Sporting
    2022-07-25 03h53m por Erling9Haland
    Com Bragança lesionado até ao Mundial, vao pra epoca só com 3 medios seniores e um par de subs-19? Não vão buscar mais um médio?
    PL
    2022-07-25 01h29m por moumu
    Tentem no Brasil, sempre se arranje melhor que Paulinho,
    jogos históricos
    U Domingo, 24 Julho 2022 - 19:45
    Estádio José Alvalade
    António Nobre
    1-1
    Paulinho 81'
    Jesús Corona 15'

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42