placardpt
    Quim e José Mota recordaram final de 2018

    A última vez que David venceu Golias na Taça: «Estive na final por Braga e Benfica e fui ganhar pelo Aves»

    2022/05/20 16:20
    E3

    FC Porto e Tondela vão encontrar-se este domingo para disputar a grande final da Taça de Portugal 2022. À partida, podem parecer favas contadas, mas há exemplos passados que demonstram que o favoritismo não é, de todo, sinónimo de conquista.

    Nas últimas 10 edições da prova, de resto, os ditos três grandes venceram apenas cinco finais. Se excluirmos o Braga desta equação, uma vez que até é considerado por muitos como o «quarto grande», temos de recuar até 2017/18 para encontrar a última equipa «pequena» que fez frente a um «grande» e ergueu o troféu da Taça de Portugal. Foi o Desportivo das Aves, frente ao Sporting (2-1), numa final que ficou ainda marcada pela invasão de Alcochete, cinco dias antes da partida.

    «Era daqueles jogos com um significado muito grande. Era o meu último jogo da carreira. Para mim, foi especial. Já tinha perdido duas finais da Taça e tinha o objetivo de a vencer à terceira, mesmo sabendo da dificuldade que ia ser. Estive numa final pelo Braga e outra pelo Benfica e fui ganhar a Taça pelo Desportivo das Aves.... É um bocadinho impensável. Também surgiram situações inesperadas na altura, como a situação do Sporting, mas nós tentámos fazer o nosso trabalho o melhor possível, sabendo das dificuldades. Tínhamos uma percentagem mínima, mas foi possível festejar no fim. Acho que, acima de tudo, acreditar que era possível foi fundamental.», começou por recordar Quim em conversa com o zerozero.

    «Recordo com nostalgia, porque foi um dia inesquecível. Foi uma final que vencemos com muito mérito. Mas, acima de tudo, foi um dia de grande glória, não só para os simpatizantes do Desportivo das Aves, mas fundamentalmente para quem gosta de futebol. Foi uma final muito, muito bem disputada. Ambas as equipas demonstraram estar à altura de uma final. É um dia que recordarei para sempre, porque essa final e essa vitória era um sonho de todos nós, que enveredamos pela carreira de futebolista e, posteriormente, de treinador. Todos sonhamos estar presentes na final e vencer foi um feito histórico para todos nós.», lembrou também José Mota, então treinador do Desportivo das Aves, em declarações ao zerozero.

    «Estávamos convencidos de que poderíamos vencer»

    ©Carlos Alberto Costa

    Num jogo em que o favoritismo é claro para um dos lados – neste caso, para o FC Porto -, a preparação é sempre mais difícil e pode ser chave. Quim admite que esse foi um dos segredos do Desportivo das Aves, mas enalteceu, sobretudo, o respeito que os avenses tiveram sempre pelo Sporting.

    «O segredo foi respeitar o Sporting. Sabendo das dificuldades e da semana difícil que o Sporting teve, mas tendo a noção do valor do Sporting e tentando fazer o nosso trabalho. Sabíamos perfeitamente que seria difícil se o Sporting marcasse primeiro, porque ia ganhar moral. Nós defendemos bem, tentámos contra-atacar melhor e nos poucos contra-ataques que tivemos tentámos marcar golo. E foi o que aconteceu. Depois sabíamos que o Sporting em desvantagem iria tentar arriscar e nós, continuando no contra-ataque também conseguimos fazer o 2-0. O Sporting ainda reduziu na parte final, mas foi daqueles momentos inesperados. Contado, ninguém acreditava no início da época.», explicou Quim.

    CD Aves
    Taça de Portugal Placard 2017/2018
    7J
    6V
    1E
    0D
    18-7G
    Já José Mota, treinador responsável pela preparação e pela estratégia que permitiu ao Aves a histórica conquista, lembrou a qualidade do plantel de então dos avenses e destacou como chave a forma como a partida foi preparada, num estágio de três dias em Peniche.

    «É importante que se perceba que o Aves tinha bons executantes, tinha uma belíssima equipa. Tínhamos conseguido a manutenção na Primeira Liga, também um feito história para o Aves, que nunca o tinha feito. A equipa também tinha jogadores que já tinham vencido a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Eram uma série de jogadores com uma certa experiência, que olharam para aquela final com grande determinação e seriedade, aliás, todos nós, e, fundamentalmente, com convicção que poderíamos vencer.», recordou José Mota.

    «Recordo-me que a semana de trabalho foi baseada na perspetiva de não só trabalharmos sobre os pontos que achávamos que eram importantes sobre o adversário, mas também de olharmos muito para nós e para aquilo que poderíamos e deveríamos fazer. Essa final foi muito bem trabalhada e os jogadores estiveram sempre com a concentração nos limites e com o objetivo de vitória. Esse foi o ponto principal. Nós estávamos convencidos de que poderíamos vencer a Taça de Portugal. Essa mesma crença, essa mesma alma levou a que fosse uma final muito bem disputada, em que ambas as equipas fizeram tudo para vencer e o Desportivo das Aves acabou por ter aquela pontinha de sorte que é preciso ter numa final.», acrescentou.

    «Têm que se alhear do que se passou no campeonato»

    ©Carlos Alberto Costa

    Os cenários, tal como José Mota e Quim fizeram questão de realçar não são idênticos. Ao contrário do Tondela, o Aves tinha conseguido a manutenção e chegou à final motivado, sendo que do outro lado, em vez do campeão nacional, estava um Sporting fragilizado pelos acontecimentos de Alcochete. Ainda assim, ambos deixaram um conselho ao Tondela, que procura repetir o feito inesperado de 2017.

    «O conselho que posso dar ao Tondela é que têm de preparar muitíssimo bem essa final. Os jogadores têm que se alhear daquilo que se passou no campeonato e tem que se fazer sentir no grupo de trabalho que há condições. Não se podem lamentar todos os dias "vamos defrontar o campeão nacional, vamos enfrentar o FC Porto", têm que olhar para eles mesmos e perceber que têm uma equipa de Primeira Liga e que têm de ter objetivos ao disputar aquela final e vontade de vencer. Isso é muito importante. Se não o fizerem, se não sentirem e se houver uma valorização muito grande para com o adversário, é claro que estarão muito mais perto de perder a final. Sabemos que o adversário é muito forte, mas o Tondela tem que sentir que tem hipóteses de lutar pela Taça de Portugal e fazer um jogo digno. E quem sabe conseguir um feito, que será sempre uma surpresa, mas as surpresas acontecem no futebol.», aconselhou José Mota.

    «O Tondela, infelizmente para eles, desceu de divisão e tem ali um jogo que pode dar algum ânimo. É difícil, mas a esperança dos adeptos do Tondela é a última a morrer. É uma final da taça e tudo pode acontecer, da mesma forma que aconteceu com o Aves. E se o FC Porto facilitar, não tenho a menor dúvida que o Tondela vai aproveitar e irá surpreender. (…) Sem dúvida que a situação do Aves na altura era diferente. O Aves tinha-se mantido na Primeira Liga e já vinha com um certo ânimo. Acredito que não será fácil para os jogadores do Tondela encararem o jogo com uma descida de divisão. Estão a ter uma semana difícil e é um sabor agridoce. Mas é o que digo, têm de acreditar e ter o pensamento nos seus sócios, porque a alegria deles também é importante.», concluiu Quim.

    O Tondela tem no Desportivo das Aves um exemplo a seguir, sendo que, de acordo com dados do playmakerstats, caso haja surpresa na final da Taça de Portugal, os beirões juntam-se precisamente ao Aves e também ao Estrela da Amadora como as únicas equipas que ergueram o troféu na única final que disputaram.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD AVES
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Desp. Aves x Sporting - Taca de Portugal Placard 2017/2018 - Final 
    Desp. Aves x Sporting - Taca de Portugal Placard 2017/2018 - Final 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    moumou
    2022-05-20 18h14m por Kurika
    Não têm culpa nenhuma disso. Continua a ser um belo marco, sobretudo na carreira do José Mota.
    ON
    Zerozero
    2022-05-20 17h57m por Onespecial
    "QUIM E JOSÉ MOTA RECORDARAM FINAL DE 2017"
    A final em alusão refere-se a de 2018 e não 2017

    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    Aves
    2022-05-20 16h31m por moumu
    A aproveitar um SCP "traumatizado".
    jogos históricos
    U Domingo, 20 Maio 2018 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Tiago Martins
    2-1
    Alexandre Guedes 16' 72'
    Fredy Montero 85'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:13
    moumu 27-04-2024, 05:13
    SCP_1994 27-04-2024, 03:51
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52