placardpt
    Benfica vence em Paços de Ferreira

    No fim, os primeiros passos

    Normalmente, há as pré-épocas a anteceder os novos ciclos. Neste caso, houve uma espécie de pós-época a anteceder toda uma nova temporada. No Paços, trabalha-se com tranquilidade a pensar na continuidade. No Benfica, a visão de futuro inclui um olhar muito firme na formação. E foi com esse olhar primordial que, com muita juventude, Nélson Veríssimo se despediu do cargo. Com isso e com uma vitória, à conta de dois golos de Henrique Araújo, um dos mais promissores para o futuro próximo.

    O futuro já começou

    Feijão, ervilha, fava, grão de bico... tudo faz parte da família botânica das Fabáceas. E qualquer um pode ser utilizado para se caracterizar um jogo que mais não era do que a feijões. Ou para a estatística. Só que, ao invés de se olhar para ele como se de uma colheita se tratasse (até porque, em termos classificativos, nada havia para colher), a perspetiva foi a de semear. Colher, só muito lá para a frente. No Benfica, Nélson Veríssimo adensou o número de sementes que já tem lançado. Mais lá para o fim do verão, Roger Schmidt dirá se deu fruto ou não.

    Foi assim o primeiro ©Catarina Morais / Kapta +
    A convocatória das águias já demonstrava um onze alternativo. Mesmo assim, surpresa. Vertonghen, Taarabt ou Yaremchuk tinham sobrevivido à escolha da véspera, que deixou Vlachodimos, Otamendi, Grimaldo ou Darwin em Lisboa, só que também foram preteridos. Era a hora das novas sementes do Seixal aproveitarem o calor de Paços de Ferreira para crescerem.

    Assim foi. Henrique Araújo foi o fruto mais vistoso. Uma parte, dois golos. Tiago Gouveia, por entre ações tímidas e nervosas, deu-lhe um. Gil Dias, no meio de acelerações de pouco contributo para o coletivo, deu-lhe o outro. E, a todos eles, os adeptos dedicaram canções de fertilidade, de amor a um clube que já viveu dias bem melhores e que tenta, nesta viragem de época, refazer prados vistosos e satisfatórios de outras épocas.

    Gouveia assistiu ©Catarina Morais / Kapta +
    Como, por exemplo, das épocas de Gaitán. De volta após mais de um mês lesionado, pôde jogar contra o clube que amou em Portugal. Já sem o ritmo desses tempos, deu ritmo muito aceitável ao Paços e pautou jogo, sobretudo para a direita, de onde saíram vários dos lances perigosos da equipa. César Peixoto foi inteligente a explorar as debilidades defensivas de Sandro Cruz e Tiago Gouveia e o espaço foi constante até ao intervalo, altura em que Nélson Veríssimo corrigiu essa questão.

    No global, não foi, de todo, um Paços inferior, mas foi muito mais frágil a finalizar. Basta ver o lance de Hélder Ferreira, após passe delicioso de Gaitán, que Helton Leite defendeu com grande qualidade. No seguimento, golo encarnado e um 0-2 que, para a segunda parte, tranquilizou totalmente as águias.

    Mais rebentos, menos golos

    Gaitán esteve muito bem ©Catarina Morais / Kapta +
    Na sua despedida da segunda experiência como treinador principal do Benfica, Nélson Veríssimo não aguardou muito tempo para lançar mais nomes. Neste caso, estreias absolutas de Martim Neto e de Diego Moreira, recentes vencedores da Youth League. O jogo estava de feição, apesar de o Paços estar a dominar com bola, e podia ter dado para mais golos, ora porque Gaitán continuava a descobrir colegas que não aproveitavam, ora porque havia espaço de sobra para o Benfica contra-atacar.

    Nem num lado nem no outro deu para voltar a ver golos, mas nem por isso deixou de haver um espírito vivo nas bancadas, onde mais de cinco mil disfarçaram uma época no fim.

    U Sexta, 13 Maio 2022 - 20:15
    Estádio Capital do Móvel
    Hugo Silva
    0-2
    Henrique Araújo 4' 44'
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34
    Lances Capitais
    GOLO Benfica!
    Henrique Araújo marca
    Henrique Araújo marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    Henrique Araújo marcou o seu 2º golo na equipa (6 jogos)
    44´
    GOLO Benfica!
    Henrique Araújo marca
    Henrique Araújo marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    Henrique Araújo marcou o seu 2º golo na equipa (6 jogos)
    A Chave

    A defesa de Helton Leite, a anteceder o 0-2, foi um momento decisivo no jogo. Nélson Veríssimo fez questão de o saudar assim que Araújo marcou.

    O Árbitro

    Arbitragem que foi melhorando com o jogo, depois de uma primeira parte nem sempre acertada. Ainda assim, nenhuma influência no resultado.

    O Melhor
    Capacidade de finalização

    Henrique Araújo foi o melhor da noite e a forma como finaliza com frieza e classe fazem antever que se pode tratar de uma opção bastante válida para o futuro. O português voltou a somar bastantes pontos.

    O Pior
    Erros não forçados

    O Paços, com jogadores mais experientes (embora sem a mesma qualidade), perdeu uma boa oportunidade para bater o Benfica e isso explica-se por momentos como o tal lance de Hélder Ferreira, na cara de Helton Leite, ou o passe falhado por Luiz Carlos que deu no primeiro golo.

    Forma
    Paços de Ferreira
    2021/2022
    43J
    12V
    13E
    18D
    40-55G
    Benfica
    2021/2022
    55J
    32V
    12E
    11D
    112-59G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica termina pela 2.ª época consecutiva no 3.º lugar na Liga Portuguesa, o que não acontecia desde 2008/09 que vinha de uma série de 4 temporadas consecutivas.

    Fotografias(37)

    Liga BWIN: Paços de Ferreira x Benfica
    Liga BWIN: Paços de Ferreira x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    qual a vossa opinião
    2022-05-14 17h27m por LadyBug
    O Otamendi para mim era seguir a vidinha dele. . .

    Central banalissimo, comete demasiados erros para um experiente, bom central. . ultimo ano de contracto e custou 15M€

    Eu fiquei muito bem impressionado com um central do Egipto, na CAN. era o Mvon salvo erro!!!
    temos
    Lucas Verissimo
    Tiagoa Araujo
    Ferro
    Morato
    Paulo Bernardo
    2022-05-14 17h03m por LadyBug
    O Paulo Bernardo ficou um pouco aquem das espectativas, é verdade. Mas também jogou sempre a nr. 8 e tb encostado à esquerda. . .

    Eu apostava nele na próxima época, mas na verdade gostava que tanto o Nuno Santos e Tiago Dantas fizessem pré-época com a equipa. . .

    Taraabt's, João Mário's é para despachar. . . a custo zero se for necessário! cada vez que me lembro, na Luz o Taraabt a ser ultrapassado pelo arbitro em corrida, no golo do fcp. . . era para despedimento!!!
    razga
    2022-05-14 16h57m por LadyBug
    Eu também não concordo com isso, principalmente se o Benfica tiver um plantel curto
    RA
    Tutaemeia
    2022-05-14 16h52m por razga
    Não concordo nada nem acho que faça qualquer tipo de sentido, um jovem jogador deve ser emprestado se não tiver espaço na equipa principal ou se estiver num nível superior a equipa B mas inferior ao da A. Por exemplo 2 dos maiores ídolos do futebol português nunca foram emprestados, Figo e CR, esse tipo de mentalidade é mentalidade de há 30 anos, hoje em dia com todo o projeto de formação isso já não faz sentido.
    RA
    Tutaemeia
    2022-05-14 16h14m por razga
    Isso não faz sentido, o Bernardo só foi para o Mónaco e não foi aposta no Benfica porque o treinador da altura era o JJ e o Cancelo a mesma coisa, se os putos são bons há que apostar neles, o único que dos que jogou ontem que talvez possa ser para emprestar é o Paulo Bernardo porque teve bastantes oportunidades e pouco mostrou mas mesmo assim acho que deve fazer a pré época e aí decidir, ontem até fez o seu melhor jogo pela A.
    Tutaemeia
    2022-05-14 15h57m por Migas29
    Há casos e casos. . . O Félix sempre deu para perceber (eu pelo menos já tinha percebido desde o campeonato de juniores) que se apostássemos logo nele na A no 11 seria uma aposta ganha. . . Há casos em que tu percebes que o jogador é demasiado bom e pode saltar essa fase de maturação. . . Depois há outros que precisam desse tempo. . . Muito sinceramente, penso que o Henrique Araújo não precisa desse tempo, assim como o Ramos não precisou também e agora é dos jogadores mais importantes do B...ler comentário completo »
    ago
    2022-05-14 15h50m por Migas29
    Não consigo perceber todo o hype em volta do Sandro Cruz, o gajo é banalíssimo. . . É por ter selo da formação? Só esse e o João Ferreira
    marcelinoSF
    2022-05-14 15h47m por Migas29
    Não acho que o Pedro Álvaro vá dar jogador para o Benfica. . . Vai ser mais 1 que vai acabar por ser dispensado ou sair num dos típicos negócios 50/50. . .
    Horário
    2022-05-14 15h45m por punktacruz
    Então os jogos na última jornada não eram todos à mesma hora? São 6 ou 7 penalties sobre o Taremi e desbvirtua
    LadyBug
    2022-05-14 14h25m por soqueroterta
    A probabilidade de o everton ir ao mundial é igual a da Itália ir ao mundial
    _ShadyNeves_
    2022-05-14 14h16m por Skittlez
    Eu também acho que vai ser isso o que vai acontecer, o único que me coloca algumas dúvidas é mesmo o Gonçalo Ramos de resto não deve fugir muito disso. . O que me preocupa mais é Laterais, , Meio campo e Extremos. .
    RA
    LadyBug
    2022-05-14 13h31m por razga
    O Everton será quase impossível ir ao Mundial.
    yellow e Shady
    2022-05-14 13h24m por LadyBug
    Obrigado, já contava com ele

    então o Gotze?
    yellow e Shady
    2022-05-14 13h23m por LadyBug
    Ah! foi emprestado por 2 épocas. . .

    pensava que seria apenas 1
    Yellow
    2022-05-14 13h20m por LadyBug
    falta 1?
    como assim? há um protocolo?
    lol
    Ataque Benfica 2022/23
    2022-05-14 13h16m por LadyBug
    Temos:
    - Darwin (para ganhar guito)
    - Seferovic (para não perder guita)
    - Yaremchuk (deverá manter-se)
    - Gonçalo Ramos (gostava que ficasse, mas parece-me que já tem propostas interessantes)
    - Rodrigo Pinho (teve azar, com a lesão, perdeu oportunidade da sua vida deve se emrestado)
    - Henrique Araujo (Unico que se sabe, que fica para a próxima época)

    Regressos:
    - Vinicius (o mal amado do iletrado-EGOcentrista)

    ler comentário completo »
    ago
    2022-05-14 13h06m por LadyBug
    Otamendi? 1 ano de contrato, custou 15M€. . .
    Relativamente ao Cebola, considero que seja para ficar. . . depois do Mundial em Dezembro a época de transferencias vais ser diferente dos ultimos anos, se o Cebola for à selecção do Brasil, seria optimo despachar esse mono, nessa altura.

    Não consideras o Ebuehi, Ferro, Florentino, Nuno Santos, Tiago Dantas, Vinicius?

    Na CAN fiquei impressionado com o defesa central e gr do egipto Mvon (salvo erro)
    E já agora
    2022-05-14 08h45m por ago
    Helton leite
    Gilberto
    Otamendi
    Oliveira ( Getafe )
    Lucas
    Nehuén Pérez ( Atlético Madrid)
    Alexander Bah ( slavia )
    Sangaré ou Musrati ( PSV/Braga )
    Ricardo Horta ( Braga )
    Fernandez ( River )
    David Neres ( Shakhtar)
    Cebolinha
    Musa ( Boavista )
    Yaremchuk
    Mais um ou outro ajuste .
    Benfica
    2022-05-14 08h27m por ago
    Samuel Soares
    Sandro Cruz
    Tomás Araújo
    Rafael Brito
    Martim Neto
    Ndour
    Tiago Gouveia
    Diego Moreira
    Henrique Araújo
    Devem fazer parte no próximo plantel, 9 jogadores.
    Falta os outros 13 .
    Obviamente estes 9 jogadores que referi , quem não for convocado pode ir jogar a B .
    Henrique Araújo
    2022-05-14 08h26m por Sisifo
    É na minha opinião o avançado com mais potencial do futebol português, pela idade que tem, mas, acima de tudo, pela facilidade em marcar, e é o que se pede a um ponta de lança. Se lhe derem oportunidade para mostrar o seu valor, acredito que é jogador para marcar muitos e muitos golos.
    TU
    Enfim
    2022-05-14 08h16m por Tutaemeia
    A propaganda carnido-norte coreana no seu melhor!

    Eh pah jogaram todos muito bem, excelentes. . .

    Se não havia nada para discutir no campeonato porque é que não os lançaram contra o FC Porto???

    O Paços de Ferreira jogou para alguma coisa? Europa? Evitar uma descida??

    Algumas notas
    2022-05-14 01h06m por Mastarado
    O Paços tem uma estratégia muito bem montada e constrói com qualidade, o problema será a falta de intensidade da equipa. Dificilmente fizeram transições em cima de transições, velozmente, porque se ressentiam e tinham a necessidade de pausar o jogo - mesmo havendo oportunidades para lançar em profundidade. Talvez com outra preparação física aguentassem melhor os ritmos altos do jogo.
    Por outro lado, a qualidade do plantel é interessante, mas falta profundidade. Se C. Peixoto for...ler comentário completo »
    Veríssimo
    2022-05-14 00h05m por zecic
    Se tivesse tido a coragem de fazer uma revolução e lançar mais vezes onzes como o de hoje, provavelmente continuaria como treinador do Benfica na próxima época e talvez não terminasse tão longe dos 2 primeiros. . .

    Infelizmente, foi sempre muito medroso e conservador e insistiu em jogadores "mais experientes" que nunca justificaram
    Nunca mais. . .
    2022-05-13 23h40m por marcelinoSF
    Nunca mais treinadores tipo Jorge Jesus que talvez nem sequer conhecia os jogadores da B.
    Um sonho: Samuel Soares titular na baliza e a dupla de centrais Pedro Álvaro e Tomás Araújo e também dar algums minutos a Cher Ndour já em dezembro nos jogos da Taça da Liga
    P0
    Benfica
    2022-05-13 23h40m por P0P1
    Os "miúdos" não ficam nada atrás de Evertons, Andrés Almeidas, Meites e outros tantos. . .
    Que a mentalidade do Schmidt venha ajudar a dispensar muitos desses pastelões que sinceramente só vêm ocupar espaço no plantel. O Everton, mais do que todos os outros, já teve mais do que oportunidades suficientes, não podem esperar "que se adapte" para sempre.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...