placardpt
    Dragões fazem história com triunfo em Guimarães

    Feitos grandiosos também exigem sofrimento

    Mais um passo de grande importância do FC Porto rumo ao título nacional. Em teoria e também na prática num dos testes mais difíceis dos azuis e brancos até ao final desta época, a equipa de Sérgio Conceição aproveitou a arte de Taremi na conquista de grandes penalidades para vencer com competência o Vitória SC (0-1), num duelo marcado pela quebra do recorde de invencibilidade da Liga.

    57 encontros consecutivos sem qualquer derrota no campeonato, um feito impressionante e que prova a competência do trabalhado realizado por Sérgio Conceição. Curiosamente, Pepa tinha sido o último técnico a bater os dragões, mas o seu Vitória SC não conseguiu este domingo evitar a realização de história por uma equipa lançada rumo à conquista.

    Um grande desbloqueador 

    Num cenário fantástico - há poucas atmosferas como a do D. Afonso Henriques - , o jogo iniciou-se com um Vitória SC bem organizado em bloco baixo e o FC Porto a ter dificuldades para encontrar espaços. Os dragões revelaram muita mobilidade posicional no meio-campo e também em Pepê, que tanto abria no flanco como aparecia mais perto de Taremi, de regresso ao onze.

    Bruno Varela foi um dos protagonistas do encontro ©Catarina Morais / Kapta +

    Com bastantes paragens normais neste tipo de ambiente, o encontro só agitou após o 0-1, num lance onde Taremi voltou a revelar ser um mestre na arte de conquistar grandes penalidades. Em vista corrida, deu ideia de simulação do iraniano, mas a repetição mostrou um contacto claro com Bruno Varela. Imune à muita contestação vitoriana, o avançado não tremeu e aproveitou a oportunidade para colocar os dragões na frente.

    O tento sofrido teve o condão de soltar os comandados de Pepa para o jogo, com o Vitória SC a apertar nos últimos minutos antes do descanso. Rochinha, o grande mestre desta equipa, esteve perto do empate num excelente remate e deu o tónico para a reação que se esperava dos Conquistadores depois do intervalo.

    Obrigados ao sofrimento

    Apesar de enorme vontade, os minhotos sentiram problemas para chegar de forma forte a zonas de finalização, com o FC Porto a controlar os acontecimentos sem encantar. Numa fase em que o jogo parecia preso, Taremi voltou a fazer das suas e sofreu novamente penálti em duelo frente a Bruno Varela, após um excelente passe de Fábio Vieira.

    Após uma pequena reunião junto ao banco promovida por Sérgio Conceição, o iraniano ficou outra vez responsável pela marcação do castigo máximo, mas permitiu a defesa ao guardião adversário. De forma compreensível, o D. Afonso Henriques voltou a acordar e apoiar a sua equipa para uma possível resposta, que o conjunto de Pepa só capaz de dar reduzido a dez unidades.

    A expulsão de Estupiñán deu uma injeção de adrenalina ao Vitória SC, que ultrapassou a desvantagem numérica para ainda assim pressionar o FC Porto. Mesmo em sofrimento, os dragões seguram o jogo e o importante resultado, com o final da partida a ficar marcar por uma estranha invasão de um adepto e ânimos bem quentes.

    U Domingo, 10 Abril 2022 - 18:00
    Estádio D. Afonso Henriques
    João Pinheiro
    0-1
    Mehdi Taremi 36' (g.p.)
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 29
    Lances Capitais
    36´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 15º golo na prova (27 jogos)
    63´
    Mehdi Taremi (FC Porto) falha a grande penalidade!
    81´
    Cartão vermelho para Oscar Estupiñán (Vitória SC) Oscar Estupiñán vê o seu 1º vermelho na prova (24 jogos)
    A Chave

    O jogo estava amarrado, mas Taremi apareceu e com competência arrancou uma grande penalidade que permitiu ao FC Porto atingir a vantagem. Bruno Varela foi ´anjinho´ na abordagem ao lance, até pelas características conhecidas do avançado.

    O Árbitro

    Benefício da dúvida na primeira grande penalidade. Correta a marcação do segundo penálti e o cartão vermelho mostrado a Estupiñán, num jogo difícil e em que o critério de João Pinheiro nem sempre esteve afinado

    O Melhor
    Mais um teste ultrapassado

    Jogo difícil para os dragões, que teimam em não fraquejar nos momentos de maior pressão. A equipa de Sérgio Conceição voltou a ser obrigada a muito trabalho, mas foi capaz de cumprir a missão e conquistar três pontos num palco sempre difícil. As jornadas passam e o FC Porto parece lançado rumo à conquista do título.

    O Pior
    É precisa mão pesada

    São sempre casos a lamentar, mas que precisam de mão pesada por parte das entidades competentes. Já na reta final do encontro, um adepto entrou dentro do relvado e pareceu tentar agredir alguns dos jogadores da equipa da casa. Após rápida intervenção do corpo de segurança, a situação foi resolvida, mas alguém precisa de um raspanete por ter permitido esta falha de controlo.

    Forma
    Vitória SC
    2021/2022
    35J
    15V
    7E
    13D
    51-45G
    FC Porto
    2021/2022
    46J
    33V
    8E
    5D
    101-41G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto não sofre golos no campeonato há 4 jogos: melhor registo da época
    5.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga
    7.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o Vitória SC
    FC Porto faz história: 57 jogos sem perder na Liga, melhor registo de sempre de uma equipa na competição

    Fotografias(42)

    Liga BWIN: Vitória SC x FC Porto
    Liga BWIN: Vitória SC x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Destacar
    2022-04-11 16h23m por Redfoo_16
    O Pepê. O que este rapaz anda a jogar à bola não se escreve. Craque todos os dias além de muito raçudo e culto taticamente, e o melhor dele ainda está para vir
    Jogo, choradeira e título
    2022-04-11 16h21m por Redfoo_16
    Jogo difícil onde não fizemos uma grande exibição mas fomos muito competentes defensivamente (o Vitória teve um xG de 0, 3).
    Vi dinâmicas de um 442 losango com o Pepê mais livre com o Taremi na frente. Grujic mais atrás, Vitinha e Otávio e depois Fábio Vieira a 10. Ter Vitinha, Otávio, Fábio entre linhas e o próprio Pepê faz com que tenhamos um jogo interior forte que atrai tanto os médios como a defensiva do Vitória, o que irá abrir espaços no ataque à profundidade, onde Taremi ...ler comentário completo »
    JS
    Desporto é isto . . .
    2022-04-11 15h15m por jsilva77
    . . . depois de se ler as alarvidades que se lêem por aqui:

    "Maria Amélia Morais, icónica adepta do Braga, faleceu esta segunda-feira, aos 86 anos. O Braga deu conta da triste notícia nas redes sociais e o FC Porto respondeu, deixando uma mensagem de condolências. "

    "Uma paixão tão grande por um clube deixa sempre um vazio irreparável. Sentidas condolências à família e amigos", lê-se na conta oficial dos dragões. "

    O Braga já respondeu com emo...ler comentário completo »
    Yellow__ledbett er
    2022-04-11 13h47m por OJ_Silva
    Talvez tenhas razão. O grande poder sempre esteve instaurado em lisboa e muito recentemente havia um primeiro ministro na comissao de honra de um presidente de um clube de futebol. A polícia faz o que lhe mandam fazer. Mandaram a policia prender o rui pinto e o rui pinto foi preso. Lembro-me de ver manifestaçoes de apoio ao rui pinto na alemanha, frança e outros paises desenvolvidos. Aqui compras oficiais de justiça com uma camisola de futebol. Talvez se os salarios fossem mais altos os a...ler comentário completo »
    resumindo
    2022-04-11 13h14m por tiagodaniel708
    #contratudoecontratodos #basta engraçado este ano não tivemos a famosa tarja com os arbitros porque será ? esquecimento ?
    Yellow__ledbett er
    2022-04-11 13h10m por OJ_Silva
    Meu querido, entao tens que te fazer valente. Quando em portugal o tipico adepto nao sabe reconhecer o mérito ao adversario, o resto é divagar na maionese e copy+paste todas as jornadas da mentalidade mesquinha
    Yellow__ledbett er
    2022-04-11 12h48m por OJ_Silva
    Ai é? Em inglaterra fazem isso? Quero ver na quarta!
    Para registo futuro
    2022-04-11 12h26m por Sir_jaof
    1 - Deixou de haver obstrução no futebol, quem defende pode se colocar a frente de quem leva a bola, e quem tem a bola é que tem de se desviar.

    2 - Um guarda-redes não precisa de jogar a bola, basta se jogar para a frente do atacante, ou meter a perna a frente, que o atacante tem de desistir da jogada e se desviar.

    Eis as duas novas leis no futebol, aprovadas ontem e com efeito retroactivo até ao jogo do FCP. Têm o selo de garantia de Duarte Gomes, o mesmo...ler comentário completo »
    Orgulhovernelho
    2022-04-11 11h56m por tripeiroFCP
    Deves ser uma pessoa doente
    Primeiro dois pênaltis limpos sobre taremi e nem 1 amarelo para o Varela
    A expulsão do Oscar não era 2 amarelo era vermelho direto mas tu percebes muito de futebol. . . .
    Só os pênaltis sobre o Jonas e o Félix é que eram limpinhos kkkkkkk
    slbmeireles
    2022-04-11 11h23m por mikev
    Valha-me deus, cada comentário teu é uma pérola.
    Ao invés de discutires futebol que é para isso que se usa o ZeroZero destilas ódio constante por estares com uma azia descomunal.
    Ainda bem que há adeptos do teu clube ainda com algum discernimento.
    Mete gelo amigo
    Azia continua
    2022-04-11 09h36m por luissilva275
    A cegueira clubista continua.

    É nos sites, programas televisivos cnn/cmtv/bola tv tentam arranjar desculpas para não dar crédito às vitórias portistas.

    Ainda ontem dizem 2 penaltys inexistentes quando são claros.
    Até o Fábio Vieira merecia expulsão, num lance sem intenção.
    Discussão ente Conceição e Taremi, tema de conversa.

    Vale tudo para esta gentinha, querem vencer a força toda.

    É verdade são 40 anos, durante est...ler comentário completo »
    Penalty para o Porto?
    2022-04-11 09h28m por tcb9277
    Confesso que vendo o resumo, parece-me que apenas a 1ª é bem assinalada. A dúvida é saber se o Taremi chegava à bola antes dela sair ou não. Se chegava, então é bem marcado.

    Relativamente ao 2º não me parece penalty, pois o Varela nem se mexeu e o Taremi é que foi contra ele.
    FCP
    2022-04-11 08h57m por moumu
    Apesar de visitas a Braga e luz o FCP está a um passo de de sagrar campeão. Se passar em Braga tá feito.
    BO
    Que vergonha!
    2022-04-11 03h40m por bombastic_power
    Mais uma vez a arbitragem influenciou o resultado num jogo do FC Porto. Se não fosse o penálti do FC Porto, que não devia ter existido, o jogo ficava empatado 0-0. Ainda por cima, teve dois penáltis, que o outro falhou.
    Slbmeireles
    2022-04-11 02h00m por OJ_Silva
    Vi a primeira foto e ja percebi que a propaganda nao dorme e necessita um bode expiatório para esconder o maior investimento da história do futebol português. O porto ainda nao ganhou nada mas atingiu uma marca histórica de jogos inbictos. Deve doer aos mais patológicos. Para mim a foto é um bom meme nada mais. . .
    OJ_Silva
    2022-04-11 01h52m por slbmeireles
    https://pbs. twimg. com/media/FQBCAptWUAkNBk3?form at=jpg&name=medium

    ante s era assim, agora as relações são mais cordiais
    Slbmereles
    2022-04-11 01h45m por OJ_Silva
    Estiveste bem! LoL
    Resumo da nossa liga
    2022-04-11 01h36m por slbmeireles
    https://pbs. twimg. com/media/FQA8UXaXoAwxEc0?form at=jpg&name=small

    O campeonato Português numa foto.
    Penalti devia ser repetido???
    2022-04-11 01h29m por ajsm
    Ainda não li nenhum comentário sobre a marcação do 2 . o penalti.
    Será que fui só eu que vi, o defesa do Vitória que afasta a bola, após defesa de B Varela, a entrar na área (e tirar vantagem) antes do Taremi chutar???
    Entraram outros? Certo. E se fosse um jogador do FCPorto a entrar na área e na recarga fizesse golo???
    Minnowkr
    2022-04-11 01h29m por OJ_Silva
    O van dijk foi muito esperto na leitura do lance e é lógico que nao ia estender uma passadeira vermelha ao darwin. Existe contacto mas o darwin desiste de tentar o golo. Ele teve uma oportunidade de ouro para empatar a eliminatória. E aproveito para dizer que acho que o benfica pode ter uma palavra a dizer em anfield road na quarta, o que eu nao achava possivel na primeira mão. Hoje o liverpool teve um jogo muito intenso e de muito desgaste e o benfica pode aproveitar-se disso.
    OJ Silva
    2022-04-11 01h13m por Minnowkr
    Não é a questão de te tornar mais credível ou não, aliás como eu disse no outro dia eu joguei alguns anos andebol nem foi futebol, mas em alguns movimentos o conceito é o mesmo, e se realmente jogaste futebol isso ajuda te a perceber algumas coisas que se passam no campo que quem não jogou nao tem bem a noção. . . e com certeza, deves perceber a influência que estes braços têm naqueles movimentos.
    Há braço, há intenção de parar o adversário e impediu que o Darwin ficasse de frente...ler comentário completo »
    Minnowkr
    2022-04-11 00h55m por OJ_Silva
    Se na minha opinião fosse penalty eu nao negaria por preferência clubistica. Nao é a minha maneira de ver o desporto.
    O darwin tem que se esforçar mais para próxima
    Minnowkr
    2022-04-11 00h46m por OJ_Silva
    *
    Saudações
    Minnowkr
    2022-04-11 00h45m por OJ_Silva
    Se eu disser que joguei muitos anos no futebol distrital torna-me mais credível?
    Se o darwin tenta o remate e o braço o desiquilibra era uma coisa mas nao foi isso que se passou. Repito: o darwin sente o braço no peito e projecta os pés. É a liga dos campeões e nao a distrital de aveiro.
    OJ Silva
    2022-04-11 00h38m por Minnowkr
    Alegar com a vida pessoal? Eu falei de factos, qualquer pessoa que tenha jogado um desporto que obrigue a mudanças de velocidade e de direcção sabe que o braço que o Van Dijk deixou naquele momento sobre o Darwin inibe completamente que ele consiga avançar e fazer o que tinha em mente. . agora que tu tenhas levado isso para o lado pessoal já não tenho nada com isso, cada um faz da sua vida pessoal o que quiser e ninguém tem nada a haver com isso, muito menos um user online como eu, que não te conhece de lado nenhum.
    Saudações.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    A noite da NBA
    A última madrugada foi novamente de play-off na NBA e contou com três jogos. Em todos eles se verificava um 2-0 de desvantagem para a equipa que ia jogar em casa, pelo que ...