placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Cazaquistão assumiu liderança do grupo B

    Dia 6: Atenção a esta Eslovénia

    2022/01/24 21:25
    E0

    No grupo B, que se tem mostrado o mais equilíbrio, a segunda jornada chegou para... deixar tudo praticamente na mesma.

    No primeiro jogo do dia, Itália e Eslovénia empataram a duas bolas, num jogo com segundos finais dramáticos. A seguir, o Cazaquistão defrontou a Finlândia, acabando por golear a estreante seleção nórdica no segundo tempo, depois dos primeiro 20 minutos se terem pautado pelo equilíbrio. 

    Com este resultado, o Cazaquistão assumiu a liderança do grupo B, mas está quase tudo em aberto para a derradeira jornada. Os cazaques vão medir forças com os italianos, ao passo que a Eslovénia defronta a Finlândia. Os jogos são todos à mesma hora, e as equipas vão ter que dar tudo por tudo para vencer, caso queiram continuar em prova, pois até os cazaques podem ir embora, se perderem com Itália e a Eslovénia vencer a Finlândia.

    Este é um grupo para seguir com muita atenção, pois é daqui que sairão os adversários das equipas do grupo de Portugal nos quartos de final. 

    Itália x Eslovénia

    Sem Mammarella, rendido por Lorenzo Pietrangelo – com Alex Merlim a assumir a braçadeira de capitão – Itália empatou 2x2 com a Eslovénia, num jogo que esteve muito perto de perder, a 4 segundos do fim.

    Douglas Nicolodi abriu o ativo quando ainda só tinham decorrido 40 segundos, depois de uma boa iniciativa individual na ala. Itália assumiu o jogo, tendo mais posse de bola, mas não conseguia criar oportunidades. Aos 10’, uma infelicidade de Merlim repôs a igualdade, e os eslovenos aproveitaram o balão de oxigénio para crescer no jogo.

    Aos poucos, a Eslovénia ia empurrando os italianos para a sua defesa, e, particularmente nos últimos três/quatro minutos da primeira parte, fizeram valer o bilhete de última hora do guarda-redes Lorenzo Pietrangelo.

    Ao intervalo, as estatísticas eram avassaladoras: 10 remates enquadrados da Eslovénia (em 21), contra apenas 3 da Itália (em 15).

    No segundo tempo, os eslovenos mantiveram-se fiéis à sua ideia de jogo, com processos simples e muito compromisso coletivo, e foram premiados com novo golo, aos 29’. Erro de Merlim na saída de pressão, com a bola a sobrar para Nejc Hozjan bater o desamparado Pietrangelo. Faltavam ideias e soluções a Itália, que, para piorar a situação, ficou tapada por faltas. O remédio de Massimiliano Bellarte foi apostar em Carmelo como guarda-redes avançado, mas o 5x4+GR italiano foi demasiado lento – e dependente de Merlim – e não surtiu efeito.

    Aliás, esteve foi perto de se revelar uma estratégia desastrosa, a escassos segundos do fim. Faltavam apenas quatro segundos para a buzina soar, e Nejc Berzelak defende uma bola, aproveitando para rapidamente atirar em direção à baliza… mas teve pontaria a mais – a bola embateu no poste direito, depois na trave, e saiu! Final inacreditável para ver aqui.

    Finlândia x Cazaquistão

    ©UEFA

    No primeiro jogo oficial entre as duas equipas, o Cazaquistão venceu a Finlândia por 2x6. Jogo de partes distintas, com o equilíbrio a ser a nota dominante na primeira parte, mas os cazaques puxaram dos galões no segundo tempo, e acabaram por golear a seleção nórdica, estreante nestas andanças.

    A Finlândia, sabendo das valências de Higuita, começou por exercer uma pressão alta, não permitindo que o guarda-redes cazaque subisse no terreno. Do lado contrário, Antti Koivumaki subia até ao meio-campo, a espaços, para ajudar na primeira fase de construção do ataque – aproveitando que os cazaques só defendiam no seu meio-campo.

    Nos primeiros 10 minutos de jogo as oportunidades escassearam, e o marcador só desbloqueou aos 13’. Erro de Douglas Júnior na saía de pressão, com a bola a embater em Henri Alamikkotervo e a sobrar para o desvio oportuno de Miika Hosio, que apareceu sozinho na cara de Higuita.

    Os finlandeses não se desviavam da sua ideia de jogo, mas à medida que os cazaques foram subindo as suas linhas – e subindo Higuita, inclusivamente -, os finlandeses começaram a demonstrar algumas debilidades.

    O empate acabou por surgiu aos 18’, na sequência de um canto: Tursagolov assistiu Orazov na área para o desvio de primeira para o golo do empate, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.

    No segundo tempo, os finlandeses continuaram iguais a si mesmos e à procura de voltar ao comando do placard, o que acabou por acontecer, aos 24’. Bela jogada de entendimento coletivo, foi tudo bem feito até à finalização de Korpela. Só que a resposta do Cazaquistão foi de pronto, e empatou a partida menos de um minuto depois. Higuita passou a linha de meio-campo e fez das suas: desferiu um potente remate que surpreendeu tudo e todos, e repôs a igualdade.

    Pouco depois, aos 29’, o Cazaquistão deu a cambalhota ao marcador, com golo de Knaub após passe inteligente de Orazov. Seria o próprio camisola 17 a dilatar a vantagem, aos 32’, com um belo remate à entrada da área.

    Imediatamente após o quarto golo cazaque, a Finlândia apostou em Alamikkotervo como guarda-redes avançado – com mais de oito minutos para jogar. Os cazaques tinham o tempo – e o conforto do resultado – do seu lado, e esperaram pacientemente pela oportunidade para ampliar o marcador, que surgiu aos 36’ para o bis de Knaub. A estreante Finlândia não tinha nada a perder e manteve o 5x4+GR – colocando Korpela com a camisola de guarda-redes, mas o experiente coletivo cazaque não permitiu veleidades aos nórdicos. Em cima do apito final, Azat Valiulline ainda apontou o sexto golo, e garantiu a primeira vitória do Cazaquistão neste Euro 2022 – e a consequente liderança do grupo B.

    Fotos e Vídeos

    Galeria Itália x Eslovénia

    Galeria Finlândia x Cazaquistão

    Skill of the Day (Alex Merlim)

    Goal of the Day (Higuita)



    Itália
    Alex Merlim
    NomeAlex Rodrigo da Silva Merlim
    Nascimento/Idade1986-07-15(37 anos)
    Nacionalidade
    Itália
    Itália
    Dupla Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAla

    Fotografias(100)

    Taça de Portugal Futsal 23/24 | Sporting x SC Braga (Final)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-1 ARO em direto!
    GOLO FC Arouca!Cristo González marca Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55