placardpt
    Águias seguem em frente, após prolongamento

    À justa

    O Benfica qualificou-se para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, mas sem nota artística. As águias foram obrigadas, pelo Trofense, a ter de ganhar o encontro no prolongamento, depois de 90 minutos onde foram perigosos, mas sem serem organizados como equipa.

    Jorge Jesus lançou alertas mais que suficientes sobre a dificuldade que prespetivou antes da deslocação à Trofa, mas não foram ouvidas. As águias entraram em falso, altivas e lentas. Do outro lado, o Trofense, surgiu mais focado, a dar mais, a entregar tudo e a obrigar o Benfica a errar.

    Além da maior vontade, a equipa de Rui Duarte surgiu com muito critério e com as ideias bem definidas: atacar pela zona central, aproveitando a menor ligação entre Meité e Taarabt, para chegar rapidamente à zona central do ataque.

    Dois golos (só um valeu) e o jogo virou

    O Trofense conseguiu, mesmo, materializar a entrada forte na partida com o golo de Elias Achouri. O extremo francês, que entrou nos minutos iniciais para o lugar de Diedhiou, fugiu nas costas de André Almeida, mas foi apanhado em fora-de-jogo.

    O Benfica teve, nos minutos iniciais, muita dificuldade em acertar o passo a Vasco Rocha e Bruno Almeida, mas o golo, embora que anulado, do Trofense serviu para colocar os encarnados em alerta máximo. A equipa de Jorge Jesus aumentou a intensidade, a rapidez nos processos e os desequilíbrios foram surgindo.

    Sempre que o Benfica ganhou os duelos o espaço surgiu e as águias criaram imenso perigo para a baliza de Rodrigo Moura. O golo de Everton foi apenas uma consequência do crescimento dos encarnados.

    Tantas oportunidades, tanto desperdício

    O golo despertou o Benfica, a forma como colocaram a nu as fragilidades do Trofense deram confiança à equipa de Jorge Jesus e as oportunidades apareceram, com naturalidade e de várias maneiras.

    Everton foi o jogador em maior evidência, provocando diversos duelos com o guarda-redes do Trofense, mas Rodrigo Moura levou sempre a melhor. O brasileiro tentou em lances individuais, mas também combinando com Lázaro pelo lado esquerdo.

    Gerir sem marcar e sofrer

    O Benfica apareceu na segunda parte sem grande intensidade, com muita bola, mas com os jogadores desligados. Houve sempre quem desse mais (Everton e André Almeida) e outros que deram muito menos (Taarabt e Meité). Por isso a dinâmica dominadora demorou a sentir-se.

    Pachu fez o golo Trofense ©Vítor Parente / Kapta+
    Jorge Jesus percebeu que a equipa ia precisando de cabeça e meteu três fiéis escudeiros: Weigl, João Mário e Yaremchuck. O Benfica passou a ter maior fluidez, mas o Rui Duarte respondeu na mesma moeda, colocando Bruno Moreira.

    A mensagem do técnico do Trofense e a equipa da casa passou a jogar com dois homens da frente e a esticar mais o jogo. Os homens de Rui Duarte passaram a explorar as subidas de André Almeida e Gilberto, as fragilidades de Ferro e as dúvidas de Helton Leite.

    O golo do empate do Trofense surgiu numa fase em que o Benfica ia demonstrando mais perigo, e muito trabalho para Rodrigo Moura, mas a velha expressão de quem não marca sofre, imperou novamente.

    A tensão das horas extras

    A pausa, antes do prolongamento, foi benéfica para as águias. Jorge Jesus aproveitou o time-out para uma mini-palestra e a equipa entrou concentrada e mais alerta.

    O Trofense entrou a acreditar, mas foi apanhado no forma como tentou chegar esticar o jogo. O Benfica foi letal na primeira tentativa e André Almeida fez o golo do triunfo encarnado.

    Apesar de faltar muito tempo para jogar, as águias tiveram outra atitude de controlo do jogo, no entanto não se livraram de passar por inúmeros calafrios junto da área de Helton Leite.

    U Sábado, 16 Outubro 2021 - 20:15
    Estádio Clube Desportivo Trofense
    António Nobre
    1-2
    a.p.
    Henrique Pachu 80'
    Everton 22'
    André Almeida 94'
    Estádio Clube Desportivo Trofense
    Lotação5 074
    Medidas105x65
    Inauguração1950
    Fase3ª Eliminatória
    Lances Capitais
    16´
    GOLO INVALIDADO Trofense
    Fora de jogo assinalado a Elias Achouri, que finalizou após grande passe de Bruno Almeida. Decisão correta, mas um grande susto para o Benfica
    22´
    GOLO Benfica!
    Everton marca
    Everton marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Everton marcou o seu 9º golo na equipa (62 jogos)
    80´
    GOLO Trofense!
    Henrique Pachu marca
    Henrique Pachu marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    94´
    GOLO Benfica!
    André Almeida marca
    André Almeida marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    André Almeida marcou o seu 11º golo na equipa (290 jogos)
    A Chave

    O golo de André Almeida acabou por ser o momento-chave do desafio. Surgiu numa altura em que as águias poderiam ter alguma crise emocional, mas tornou a vitamina para terminar o jogo sofrendo.

    O Árbitro

    António Nobre esteve bem durante grande parte do jogo. Próximo dos lances, com uma atitude explicativa para os jogadores e com um critério igual. Houve dúvidas e alguma polémica, mas nunca deixou que isso o fizesse perder o controlo do encontro.

    O Melhor
    Polivalência de André Almeida

    Mais que o golo que o capitão do Benfica marcou, e deu a vitória às águias, o jogador colocou em prática tudo aquilo que  Jorge Jesus vai dizendo amiúde: pode jogar em qualquer lugar na defesa. Quando marcou o golo era o lateral esquerdo.

    O Pior
    Ritmo de alguns jogadores do Benfica

    Jorge Jesus levou da Trofa muito trabalho de casa para os jogadores menos utilizados. Se o técnico encarnado queria a equipa toda ao mesmo ritmo, para a fase importante da época, hoje ficou a ver-se que falta intensidade a muitos.

    Forma
    Trofense
    2021/2022
    10J
    2V
    4E
    4D
    9-14G
    Benfica
    2021/2022
    15J
    12V
    2E
    1D
    30-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica vence pela 5.ª vez um prolongamento na Taça de Portugal frente a uma equipa de escalão inferior.

    Em 8 ocasiões nunca perdeu e foi obrigado a jogo de desempate por três vezes.
    Benfica finalista vencido nas duas últimas edições da Taça de Portugal, excluindo as finais, não perde uma eliminatória a uma mão desde 2017: D 3-2 Rio Ave no prolongamento
    Após a vitória frente ao Barcelona, o Benfica não venceu os jogos seguintes no tempo regulamentar:
    D 0-1 Portimonense, Liga
    E 1-1 Trofense, Taça (venceu no prolongamento)

    Sofreu os dois golos com golpes de cabeça.
    Após quatro eliminatórias, a uma só mão, da Taça de Portugal sem sofrer golos (excluindo final), as águias voltam a sofrer um golo:
    Trofense (o pior ataque da Liga 2)
    Belenenses SAD
    Estrela Amadora
    Vilafranquense
    U. Paredes

    Fotografias(26)

    Taça de Portugal: Trofense x Benfica
    Taça de Portugal: Trofense x Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Dirtylooks
    2021-10-17 13h08m por MisticaEncarnada
    Mas é que não tenhas dúvidas. De alguma vez há uns anos havia tanta meia final da taça com clássicos? Perceberam foi que dava audiências.
    Dirtylooks
    2021-10-17 12h47m por MisticaEncarnada
    O objetivo é chegar até à final sem apanhar Porto, Sporting ou Sp. Braga. Se apanharmos um deles ainda acontece como no ano passado :D
    (Digo isto como piada mas foi deprimente perdermos até a final da Taça na época anterior)
    Pois!
    2021-10-17 12h42m por Dirtylooks
    a vergonha é tanta que nem piam. . . 🤣
    Só uma perguntinha
    2021-10-17 11h42m por Dirtylooks
    por onde andam os revoltados contra o Portimonense? Por onde andam os que choraram baba e ranho pelo anti-jogo do clube de Portimão?

    Não é mais execrável a cena do Luisão a obrigar o jogador do Benfica a mandá-lo sentar no chão, dentro do terreno de jogo a 30 centímetros do banco de suplentes!

    E contra o. . . TROFENSE!!!!

    Estamos a falar do lider da 1ª liga, contra uma equipa vulgar do meio da tabela para baixo da 2ª divisão!!!

    Pela boca morre o peixe. Todos diferentes, mas todos tão iguaizinhos!
    Trofense
    2021-10-17 04h59m por moumu
    Vi o ano passado no canal 11 e são muito boa equipa.
    *
    2021-10-17 03h20m por luisFilipe791
    com a equipa mais cansada
    ReturnoftheEagl e
    2021-10-17 03h16m por luisFilipe791
    Não me parece que esses jogadores que jogaram, do que costumam ser titulares, o Vertonghen, João Mário, Weigl, e Yaremechuck, pelo menos esses que são titulares, chegam cansados ao jogo com o Bayern a 3 dias, sem nenhuma viagem pela a Europa, desses titulares, se eu não me engano, só mesmo o Vertonghen, jogou o jogo todo, ou não, mas não é problema nenhum, porque ao lado dele, vai jogar o Lucas Veríssimo e o Otamendi, e ainda falta entrar o Darwin, espero que o Rafa também, Gr...ler comentário completo »
    Inform_Gilberta o
    2021-10-17 01h14m por Mister_BrAnDoN
    E continua a saga de só marcar as faltinhas da treta para um lado quando o jogo está apertado. . . Realmente, é inacreditável!
    explosive_power
    2021-10-17 00h28m por luisFilipe791
    Concordo, o Benfica tem um plantel, com vários soluções, mas muitos deles, nem qualidade tem para jogar no Benfica, na minha opinião, o Benfica tem um onze com qualidade, o onze que vai jogar contra o Bayern, espero que o Rafa possa jogar, mas depois para substituir já não é a mesma coisa, para jogar no campeonato português chega, mas muitas vezes nem sempre
    baia88
    2021-10-17 00h22m por luisFilipe791
    Não falaste nos casos todos do jogo, falaste no lance do golo anulado ao Trofense, que vê se que está adiantado o jogador, não muito, mas esta, e depois desse lance, ainda tens lances que nem falaste, pênaltis a favor do Benfica, ainda na primeira parte, quando o Benfica já ganhava 1-0, o lance do segundo golo do Benfica, olhando apenas para aquela imagem, ninguém tem a certeza, se esta fora de jogo ou não, não basta dizer que esta fora fora de jogo, só porque sim, naquela imagem...ler comentário completo »
    explosive_power
    2021-10-17 00h13m por eduardonlirio
    Imagino. . . é tanto na primeira divisão como nas divisões inferiores. O futebol português até mete pena.
    yellow_ledbette r
    2021-10-17 00h01m por eduardonlirio
    Bem vindo ao futebol português. A arbitragem ainda hoje é uma porcaria autêntica no nosso futebol. Somos os bombos da Europa no que toca a árbitros. Até nos jogos da equipa da minha terra, vejo a arbitragem a ser tão incompetente.
    ReturnoftheEagl e
    2021-10-16 23h57m por eduardonlirio
    Claro que não importa. Como se um jogo de futebol fossem apenas 90 minutos. Está feito, o Benfica ganhou ao Trofense, não se discute mais o assunto. E já que falas no jogo com o Bayern e o Vizela, lembra-te que há jogadores que ainda estão de fora devido aos compromissos com a selecção e por lesão. Já andas com esse pessimismo todo antes da hora, nem sabes o que vai acontecer. A esta altura o Jorge Jesus deve ter dado "um puxão de orelhas" aos jogadores depois do jogo de hoje.
    CA
    Dirtylooks
    2021-10-16 23h56m por caligiuri2018
    Vamos ver como serão os próximos jogos do Portimonense e Trofense, principalmente o Portimonense contra os outros "grandes". . . . . , veremos se o melhor guarda-redes do mundo (Samuel Potugal) não cometa um daqueles erros inexplicáveis de juniores ou não faz um passe para os avançados desses ditos grandes como já vimos nesta época nos jodos do Sporting.
    Só lamento falta de. . .
    2021-10-16 23h55m por baia88
    VAR logo nas eliminatórias da taça. . .
    Golo anulado ao Trofense com muitas dúvidas e também o segundo golo do Benfica também.
    Já vi que o Jorge Jesus disse que o Gilberto duma forma indireta ele parou o jogo para ser assistido várias vezes sem justificação e isto demonstra que afinal não é só o Porto ou o Sporting que fazem anti jogo e os pequenos também.
    O Trofense caiu mas cai de pé e reafirmo que foi prejudicado pela arbitragem.
    Dirtylooks
    2021-10-16 23h52m por MantoApedrejado___
    Fiquei admirado pela posição que ocupam (so estao um lugar abaixo do Porto B) pela combatividade que mostraram hoje.
    É normal ver os tondelas e b sads a suar para ganhar jogos contra equipas deste escalão agora o benfica. . . .
    P0
    André Almeida
    2021-10-16 23h45m por P0P1
    Esteve muito bem no golo. De resto, fez também muita asneira durante o jogo todo, até a forma física deixa a desejar, parece um chouriço. Mas o ZZ e o JJ gostaram muito, portanto. . .
    A diferença entre o onze titular do Benfica e as "reservas" é grande, e a falta de ritmo também não ajuda. Mas também é preciso destacar a raça e a vontade do Trofense, devem estar orgulhosos.
    Dirtylooks
    2021-10-16 23h35m por eduardonlirio
    Como o Portimonense podia ser campeão, se jogassem como jogaram frente ao Benfica.
    SCBFAN
    2021-10-16 23h30m por eduardonlirio
    Que importa se foi em 90 ou em 120? O Benfica ganhou na mesma. O Trofense à terceira, caiu frente ao Benfica.
    Sofrido, mas merecido
    2021-10-16 23h25m por eduardonlirio
    Uau, o meu coração!!! Não foi um jogo bem conseguido, mas o objetivo foi alcançado, que é o que mais importa no fundo de tudo!!! Matamos o borrego!!! Nunca tinhamos ganho ao Trofense (só tinha ganho a equipa B), ganhamos hoje!!!
    Trofa
    2021-10-16 23h23m por SCBFAN
    Pode não ter conseguido seguir em frente mas pelo menos manteve o registo de q ainda não perdeu com o Benfica em 90 minutos
    Estes 30 minutos extra é q não vão ser nada agradáveis qnd o volume de jogos começar a aumentar
    Jogo
    2021-10-16 23h22m por Migas29
    Jogo fraquíssimo, o que me deixou preocupado em relação às nossas segundas linhas. . . Se Weigl ou João Mário se lesionam vai ser um ai Jesus. . . Meité, Taarabt, Pizzi horríveis, medíocres que dói, André Almeida tirando o golo foi uma completa nódoa, o golo do Trofense acontece porque o menino chegou atrasado e é batido no ar, já nem falo noresto dos lances. . . Mas estou a ver que o zerozero viu outro jogo que eu. . . Cebolinha e Ramos até foram dos que mais gostei de ver daqueles q...ler comentário completo »
    Aiaiai
    2021-10-16 23h18m por DabidBTV
    Apanharam pela frente um Super Trofense!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...