placardpt
    Espanha e França jogam final da Liga das Nações

    Se deixa de ser nossa, que fique bem entregue

    2021/10/09 22:57
    E8

    Aproxima-se a hora da segunda passagem de testemunho português. A primeira foi há três meses, coube à Itália conquistar a taça que Éder levou para o relvado de Wembley... já agora, Gonçalo Guedes, houve convite para levar este segundo troféu português para Milão?

    As honras na segunda edição de sempre da Liga das Nações, dois anos depois de Portugal ter sido coroado no Estádio do Dragão, ficarão para Espanha ou França. Duas das mais tituladas nações no futebol europeu querem juntar mais um título ao palmarés. Não é um Mundial, nem sequer um Europeu, mas um troféu que vai conquistando a sua relevância no espaço internacional.

    Ferrán Torres bisou na meia-final contra a Itália ©Getty / Tullio Puglia - UEFA

    Começando pela perspetiva de La Roja: desde a derrota com a Suécia na qualificação para o Mundial seguiram-se três vitórias consecutivas e os espanhóis têm na mira o primeiro título desde o Euro 2012, jogando a primeira final desde então. Em caso de triunfo, somam o quinto grande título internacional, a que juntam aos três títulos europeus e a um Mundial.

    A era Luis Enrique tem sido de mudança na base da equipa. Basta ver o nível de esperança que recai em jovens como Pablo Gavi, Yéremi Pino ou Bryan Gil... sem esquecer, claro, Pedri, mas este não está disponível por agora. Irreverência ou inexperiência? São dois lados de uma mesma moeda. 

    Com a bola a rolar, a base de um futebol de posse continua a existir, mas não parece ter a mesma preponderância de outrora e La Roja já não se coíbe tanto de imprimir velocidade nos flancos ou fazer transições rápidas em zona central. Foi essa conjugação de qualidades que levou a equipa de Luis Enrique até às meias-finais do Europeu, caindo apenas nos penáltis contra a eventual campeã Itália, e que colocou nuestros hermanos nesta final de Milão, eliminando essa mesma Itália pelo caminho.

    Franceses protagonizaram emocionante reviravolta contra a Bélgica ©Getty /

    Do outro lado nesta final estará a campeã mundial França, que procura o sétimo troféu sénior da sua história. Ainda sob a tutela de Didier Deschamps, a equipa gaulesa tem vindo a atravessar um período de adaptação a um modelo tático de três centrais, uma tendência cada vez mais vista em equipas de topo pelo mundo fora. A alucinante meia-final contra a Bélgica mostrou que a nível defensivo ainda há margem para crescer. Já o trio de ataque intimida qualquer um: Mbappé, Benzema e Griezmann são protagonistas e um dos mais temíveis tridentes do futebol atual.

    Além dos mecanismos da defesa, ainda por terminar de olear, a zona central do meio-campo suscita algumas dúvidas na ante-câmara da final devido às ausências de peso: já estava de fora Kanté, o todo-o-terreno que qualquer equipa quer ter, foi baixa de última hora Adrien Rabiot, pelo que a alternativa para fazer companhia a Pogba será certamente um jogador com menos experiência de seleção, seja ele Tchouameni, Veretout ou Guendouzi.

    Algumas horas antes arranca em Turim o duelo pelo terceiro lugar desta Liga das Nações, com Itália e Bélgica frente a frente... mas é nesta batalha pelo troféu em Milão que os olhares se vão concentrar. Que as meias-finais sirvam de bom exemplo para uma final com futebol de topo... e que leve o (ainda nosso) troféu quem mais o merecer.

    U Domingo, 10 Outubro 2021 - 19:45
    Stadio Giuseppe Meazza
    Anthony Taylor
    1-2
    Mikel Oyarzabal 64'
    Karim Benzema 66'
    Kylian Mbappé 80'
    Stadio Giuseppe Meazza
    Lotação80 018
    Medidas105x68
    Inauguração1925
    Convocatória
    Espanha
    França
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados

    Ferran Torres (em dúvida)

    Adrien Rabiot (Covid-19)

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Espanha
    2021/2022
    França
    2021/2022
    A diferença passa por...
    Espanha
    Irreverência da juventude

    Não há Pedri, mas há um Pablo Gavi que com apenas 17 anos impressionou na estreia, em plena meia-final contra a Itália. Yéremy Pino ou Bryan Gil são também jovens talentos em ascensão e podemos incluir aqui Ferrán Torres, decisivo na meia-final com dois golos e que ainda tem apenas 21 anos. Renovar uma seleção não é um percurso simples, acarreta dores de crescimento... mas também tem aspetos bem positivos, mesmo no imediato.

    França
    Tridente afiado

    Mbappé, Benzema, Griezmann. Nomes que não passam despercebidos, três setas apontadas a qualquer baliza e que em qualquer momento podem decidir um jogo - qualquer um dos três. Grande parte da força desta França está no ataque. Se a equipa conseguir passar por cima das ausências de relevo na zona intermédia e potenciar ao máximo a nova disposição tática, estes três craques agradecem.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (UEFA Nations League 2020/2021)

    EspanhaFrança
    82Golos marcados37
    71Golos sofridos28
    1
    Jogos
    1
    7
    2
    Golos Marcados
    1
    8
    Sabia que...by playmaker stats
    TREINADORESLuis Enrique e Didier Deschamps defrontam-se enquanto treinadores pela 1.ª vez mas, enquanto jogadores, defrontaram-se por quatro vezes, duas delas pelas seleções
    EQUIPASA França disputa a 9.ª final da sua história: soma seis títulos
    EQUIPASA França só perdeu um dos 11 jogos que realizou na Nations League: 2-0 frente aos Países Baixos
    EQUIPASA França só perdeu um dos 30 últimos jogos
    EQUIPASA França não perde há 15 jogos
    EQUIPASA Espanha disputa a 7.ª final da sua história: soma quatro títulos
    EQUIPASA Espanha só perdeu um dos 18 últimos jogos
    EQUIPASA Espanha soma três vitórias consecutivas
    CONFRONTOSAs duas equipas defrontam-se numa final pela 2.ª vez na história. Em 1984, a França conquistou o seu 1.º título ao derrotar a Espanha por 2-0
    CONFRONTOSA única vitória da Espanha sobre a França em fases finais foi no Euro 2012: triunfo por 2-0, nos quartos de final
    CONFRONTOSAs duas equipas defrontaram-se em fases finais por cinco vezes, com três vitórias da França e um triunfo da Espanha
    CONFRONTOSA última vez que as duas equipas se defrontaram em competições oficiais (excluindo jogos amigáveis) foi na fase de qualificação para o Mundial 2014, com vitória da Espanha no Stade de France por 0-1
    CONFRONTOSSe excluirmos jogos de preparação, este é o 10.º jogo entre as duas equipas, com a França a apresentar: soma cinco vitórias, contra dois triunfos da Espanha
    CONFRONTOSEsta é a 1.ª vez que as duas equipas se defrontam na Nations League
    CONFRONTOSO último jogo entre as duas equipas foi em março de 2017, com vitória da Espanha por 0-2, num jogo de preparação realizado no Stade de France
    CONFRONTOSEspanha e França defrontaram-se por 35 vezes, com vantagem dos espanhóis, que somam 14 vitórias, contra 12 triunfos dos gauleses
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESPANHA
    EMPATE
    FRANÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Primeira parte
    2021-10-10 20h51m por Arshavin_Arsenal23
    Muito fraca. Espanha a dominar e França a ver jogar, com o domínio espanhol a não se materializar em ocasiões de golo.

    Notas de destaque: Marcos Alonso (excelente jogo até agora), Busquets e Gavi. Todos eles muito bem. Azpilicueta a fazer um belo jogo também.
    Jogo
    2021-10-10 19h45m por Arshavin_Arsenal23
    Espero sobretudo que seja um grande jogo de futebol, com muitas oportunidades, magia e muitos golos. Prefiro que ganhe a França porque não gosto de Luis Enrique enquanto selecionador. Mas sobretudo, que seja um excelente espetáculo!
    prognóstico
    2021-10-10 11h05m por moumu
    Espanha 1-3 França
    RP
    Final
    2021-10-10 09h35m por RP12
    Vamos nuestros hermanos! Vamos Espanha!!!
    Duelo pelo terceiro lugar
    2021-10-10 08h40m por valterkings
    Acredito que a Bélgica vingue a derrota do Europeu e consiga vencer hoje e ficar com o terceiro lugar. Está num momento um pouco melhor que a Itália que tem vindo gradualmente a baixar de produção depois da sua conquista do Euro 2020.

    Prognóstico: Itália 1-2 Bélgica

    - No entanto espero que vença a Itália ;)
    Final Liga das Nações
    2021-10-10 08h32m por valterkings
    Não acho que esteja 50/50, continuo a achar a França favorita.

    Mas é um favoritismo bastante teórico neste momento, já houve uma maior diferença de qualidade entre estas duas equipas, do Europeu para cá a balança tem vindo a equilibrar-se.

    Prognóstico: Espanha 0-1 França
    OK
    2021-10-10 06h53m por xithombo
    Um dos duelos mais apetecíveis do futebol actual. Qualquer das equipas está à altura de conquistar o troféu. Isto está 50/50 e prevejo muitos golos e decisão por penalties.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Mercado
    Notícia avançada pelo Record
    A confirmar-se, é uma bomba para o andebol português. A edição desta sexta-feira do jornal Record levanta a possibilidade de, caso André Villas-Boas vença as ...