placardpt
      Benfica e Dynamo Kyiv empataram a zero

      Valeu pelo susto

      2021/09/14 21:58
      Francisco Paulo Carvalho

      Muita posse, muito estudo, pouco golo e um grande assusto a terminar. Num jogo onde controlou a maioria do jogo, com especial ênfase na 1ª parte, o Benfica acabou por sair do frio da Ucrânia com apenas um ponto, e um grande susto nos instantes finais, na sua estreia na fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões, depois de ter empatado a zero com o Dynamo Kyiv.

      Era a estreia portuguesa nesta edição da Liga dos Campeões e Jorge Jesus apostou no seu habitual 3x4x3, fazendo quatro alterações em relação à equipa titular do último jogo (0x5 com o Santa Clara), com as entradas de Rafa, Yaremchuk, Otamendi e Gilberto para os lugares de Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves, Rodrigo Pinho e Darwin. Do outro lado, o romeno Mircea Lucescu apostou no seu onze titular habitual e fez regressar à equipa Shaparenko e Buyalskyy (que esteve em dúvida até à última), para os lugares de Bogdan Lednev e Oleks Andriyevskyi.

      Faltou a eficácia

      A jogar no sempre difícil frio da Ucrânia e no terreno do Dynamo, o Benfica mostrou desde o apito inicial ser a equipa mais confortável com bola e beneficiou de uma linha de pressão muito mais baixa que o costume dos ucranianos - veja aqui a análise tática do Dynamo Kyiv -, que esteve quase sempre com todos os jogadores atrás da linha da bola, para dominar por completo no capítulo da posse de bola. Com tempo e espaço para ter bola no pé, os encarnados foram sendo muito pacientes e assertivos no controlo da posse, como se viu nos números com que acabou a 1ª parte (74% de posse de bola).

      Essa opção levou o Dynamo a perder muita da identidade que o caracteriza no campeonato ucraniano e a apostar forte na expectativa, no erro e nas transições rápidas aquando da recuperação da bola e, por vezes, num estilo de jogo mais direto em busca do avançado Shkurin. No entanto, o Benfica esteve quase sempre exímio no momento da reação à perda e da transição defensiva e quase nunca deu esse espaço para que a formação comandada por Lucescu saísse em velocidade, demonstrando ter a lição muito bem estudada.

      Benfica esteve exímio defensivamente ©Getty /
      Ao nível de oportunidades, o Dynamo esteve longe de ser muito perigoso, mas o primeiro sinal de perigo até veio do seu lado, num pontapé livre que saiu dos pés de Shaparanko, o mais inconformado com o jogo da sua equipa, e que apenas não tocou nas redes encarnadas devido a uma boa defesa de Vlachodimos. Já do lado do Benfica, as oportunidades foram surgindo, embora com alguma falta de pontaria para os comandados de Jorge Jesus. Contudo, o momento na qual o Benfica criava mais perigo era mesmo aquando da saída a jogar do Dynamo.

      Os ucranianos insistiam, ao seu estilo, quase sempre em sair a jogar curto (apesar das limitações técnicas dos seus centrais) e o Benfica, sabendo disso, pressionou muito alto nesse momento do jogo. Não foi, por isso, de estranhar que, após a meia hora de jogo, surgissem duas ou três oportunidades para os portugueses precisamente dessa forma, embora o guardião Denys Boyko (e a falta de pontaria encarnada) tenha impedido o golo inaugural até ao intervalo.

      Intervalo fez bem ao jogo, mas não ao Benfica

      Depois de uma 1ª parte muito descaracterizada, o Dynamo Kyiv regressou dos balneários muito mais à sua imagem. Embora ainda tenha apresentado uma linha de pressão mais baixa que o costume, subiu-a um pouco e isso permitiu-lhe ter mais bola. Com bola, a diferença também foi notória e em vez da procura pela velocidade na transição, os ucranianos mostraram querer pensar mais o jogo e ter mais tempo a bola no pé. Esta mudança deixou o jogo mais partido e com maior ritmo nos primeiros minutos e até foi o Benfica, pelos pés de Yaremchuk, numa bola perdida, quem deixou o sinal de perigo ativo.

      Benfica piorou na 2ª parte ©Getty /
      Apesar dessa boa oportunidade, Jorge Jesus percebeu que o Benfica continuava com dificuldades em penetrar o bloco baixo ucraniano e fez entrar Lázaro e Radonjic, para dar maior dinamismo às alas além de Grimaldo e Rafa, e Darwin, para atacar a profundidade (algo que Yaremchuk não tinha conseguido). Numa primeira instância, essas alterações na equipa trouxeram um pouco de maior velocidade e dinamismo ao ataque, especialmente na direita, onde os movimentos de Gilberto foram quase sempre óbvios, e Rafa até teve uma boa oportunidade de marcar (decidiu mal), mas rapidamente o Dynamo Kyiv se adaptou às mudanças e as equipas ficaram encaixadas.

      Com o passar dos minutos, o jogo baixou muito de ritmo e as oportunidade de golo começaram a ser cada vez mais escassas, com as substituições efetuadas por Jorge Jesus a provarem não lhe ter corrido de feição. Nos minutos finais, depois de pouco ter feito ao longo da maioria do jogo, o Dynamo Kyiv mudou por completo o "chip" e, especialmente nos descontos, foram intensificando a pressão junto da baliza adversária. Nos momentos finais, Vlachodimos fez duas defesas enormes e à terceira oportunidade não conseguiu impedir o golo de Shaparenko, na sequência de um lance de insistência num canto.

      Tudo apontava para a derrota inglória do Benfica, mas o VAR acabou por "salvar" os encarnados, encontrando um fora de jogo do médio ucraniano aquando do cruzamento. Esse fora de jogo deixou os adeptos e a equipa do Dynamo ao desespero e deixou o Benfica a respirar de alívio. Desta forma, os encarnados entraram com um empate nesta edição da Liga dos Campeões, aproveitando a "salvação" do VAR para limpar a imagem deixada a partir da hora de jogo e valorizando o que fez na 1ª parte.

      U Terça, 14 Setembro 2021 - 20:00
      Olimpiyskyi National Sports Complex
      Anthony Taylor
      0-0
      Olimpiyskyi National Sports Complex
      Lotação70 050
      Medidas105x68
      Inauguração1923
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo EJornada 1
      VIDEOS
      Lances Capitais
      90´
      +1
      Mykola Shaparenko (Dynamo Kyiv) remata ao ferro!!! O médio apareceu à entrada da área e rematou forte ao ferro. Na recarga, Odysseas faz uma defesa espetacular e evita o golo dos ucranianos!!
      90´
      +3
      GOLO INVALIDADO Dynamo Kyiv
      VAR anulou golo de Shaparenko por fora de jogo do camisola 10!
      A Chave

      À passagem da hora de jogo, Jorge Jesus colocou em campo Lázaro, Radonjic e Darwin, esperando melhorar a equipa, mas a verdade é que não lhe correu de feição. Especialmente os últimos dois, estiveram muito abaixo do desejado e a equipa baixou muito de nível.

      O Árbitro

      O inglês Anthony Taylor teve um jogo, na sua maioria, bastante tranquilo para ajuizar e manteve sempre o critério. O golo do Dynamo Kyiv acaba por ser bem anulado pelo VAR devido a posição irregular, enquanto o possível lance de grande penalidade para o Benfica dependerá sempre de critério. O jogador está no chão, com a mão apoiada e, segundo os critérios da FIFA, deve seguir jogo.

      O Melhor
      Personalidade encarnada

      Ao contrário do que acontecia em algumas temporadas do passado, o Benfica não mudou de identidade do campeonato para as provas europeias e teve o controlo da larga maioria do jogo, especialmente ao nível da posse de bola. Foi um Benfica personalizado e à sua imagem na maioria do jogo.

      O Pior
      (In)eficácia

      Muita bola, muita posse, mas pouco golo. A primeira parte do Benfica foi de excelência a nível defensivo, mostrando que tinha a lição bem estudada, e as oportunidades de golo até surgiram a espaços, mas faltou eficácia e mais intensidade no último terço, por forma a penetrar o bloco baixo e cerrado ucraniano.

      Forma
      Dynamo Kyiv
      2021/2022
      8J
      6V
      2E
      0D
      22-2G
      Benfica
      2021/2022
      10J
      8V
      2E
      0D
      19-3G
      Sabia que...by playmaker stats
      1.º jogo esta época que o Dynamo Kyiv não vence em casa
      4.º jogo consecutivo do Dynamo Kyiv sem sofrer golos
      Dynamo Kyiv continua invicto esta época, após 8 jogos (6V 2E)
      Só por uma vez o Benfica tinha estado 3 jogos sem sofrer golos fora de casa nas provas europeias: em 1968 ? mas esta é a 1.ª vez que o consegue numa só época
      Benfica iguala o seu melhor registo defensivo fora de casa nas competições europeus: 3 jogos sem qualquer golo sofrido como vistante
      Benfica invicto após os 10 primeiros jogos da época (8V 2E): não acontecia desde 2011/12, era o treinador... Jorge Jesus
      4.ª vez que o Benfica empata fora no jogo de estreia na Champions ? sempre 0-0:
      1994 Hajduk spilt ? qualificou-se
      2006 Kobenhavn ? eliminado
      2012 Celtic ? eliminado
      2021 Dynamo Kyiv - ?
      Nas 7 últimas participações na Champions, o Benfica só venceu o jogo de estreia uma vez (2-0 ao Astana, em 2015/16)
      Depois de ter perdido o jogo de estreia nas suas 3 últimas participações na Champions, o Benfica arranca a edição da prova 2021/22 com um empate
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      DYNAMO KYIV
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (164)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Romagnoli___30. . .
      2021-09-15 18h03m por AcaroInformatico
      O golo no final não seria de todo injusto. . . enfim, é o que dá ver os jogos com óculos azuis ou verdes. Amanhã estarei por cá, se Deus o permitir, para avaliar os jogos de SCP e FCP vistos com os meus óculos encarnados. . .

      À partida te digo, que seria justo ambos perderem, uma vez que jogam fora. . .
      OrgulhoBenfiqui sta69
      2021-09-15 16h30m por GoldenBoy3095
      Tens que colocar a tua bola de cristal, ao dispor de todos nós. Assim, ninguém vai precisar de ver mais jogos
      Deixo já aqui os próximos jogos
      2021-09-15 15h55m por OrgulhoBenfiquista69
      Benfica 1-2 Barcelona
      Benfica 0-3 Bayern
      Bayern 4-0 Benfica
      Barcelona 2-0 Benfica
      Benfica 1-0 Kiev

      Vão fazer 4 pontitos no mínimo que é uma prestação de excelencia! E que nem sei se chega para ir para a Liga dos pobres.

      No máximo fazem 5 se conseguirem sacar um empate no próximo jogo em casa frente ao Barcelona ( o que não vai acontecer ).

      4 ou 5 pontos já é normal par auma equipa que não pertence a este nível. O melhor cenário será ir para casa com o quarto lugar e ganhar o tugão que é o mínimo exigido.
      Kiev vs Benfica
      2021-09-15 15h50m por Romagnoli___30
      O Benfica controlou mais o jogo sim, mas foi uma posse de bola com pouco perigo ( aquela posse de bola estilo Lopetegui no Porto ).

      As oportunidades mais flagrantes são até do Kiev e aquele golo anulado no final não seria de todo injusto.

      A nível de passagem aos oitavos acho que não se põe em causa , o SLB agora tem é de ganhar em casa aos Ucranianos e rezar para que 4 pontitos sejam suficientes porque não os estou a ver ganhar nem ao Bayern nem ao Barcelona-
      Correção
      2021-09-15 14h34m por GoldenBoy3095
      *treinador
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 14h34m por GoldenBoy3095
      Gostava de os ver com outro treinar, mas parece que é um problema de mentalidade de ambos. Estão a mostrar-se muito fracos mentalmente
      GoldenBoy3095
      2021-09-15 14h32m por CapitaoHaddock
      Sim, sim! Verdade. . .

      Eles são bons jogadores, o EGO-calinadas não os consegue pôr a render!
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 14h31m por GoldenBoy3095
      Apesar de continuar a achar que o preço do Darwin foi bastante inflacionado, não acho que nem ele nem Everton tenham sido erros de casting. Simplesmente não está a funcionar
      AsMo
      2021-09-15 14h28m por CapitaoHaddock
      Se me permites. . . não ganhámos por culpa própria, não foi pela arbitragem, tens razão que isso é um habito, contra Sevilha, por exemplo foi gritante. . .

      Mas o problema ali foi a incapacidade do Benfica criar jogadas. . . Como o Gabriel Alves dizia, foi um carrocel!
      GoldenBoy3095
      2021-09-15 14h26m por CapitaoHaddock
      Sim, concordo tenho pena de o RDT não ter vingado no Benfica é uma boa comparação com o Everton e Darwin. o Ferreyra está sem clube. . . que pena, é um finalizador nato, o mal dele é não criar jogadas, apenas sabe chutar!
      já agora
      2021-09-15 14h23m por AsMo
      se aquela entrada já no fim sobre o Rafa não é vermelho deus me livre, o bissaka do MU foi expulso por menos.
      Somos portugueses e nisto devíamos estar juntos, os clubes portugueses são constantemente roubados lá fora, e neste caso contra uma equipa da ucrania, que nem sequer é uma equipa de um campeonato de topo.
      Jokky
      2021-09-15 14h22m por CapitaoHaddock
      Sabes porquê?

      Porque o Benfica só sabe marcar golos com a equipa a entrar pela baliza a dentro, e/ou em contra-ataque. . .

      O Benfica não tem remate de segunda linha, não tem os extremos e laterais a ir à linha de fundo e centrar. Cebola, é pé direito e joga na esquerda. . .

      Por issoquando apanhas essas 90% de equipas com blocos baixos, é facil, basta manter superioridade numerica dentro do autocarro! pois o Benfica não sabe abrir a defesa
      Jokky
      2021-09-15 14h21m por GoldenBoy3095
      Se tivéssemos marcado um golo, o jogo iria ser totalmente diferente. Na teoria, iriam ter que desmontar o bloco para irem à procura do resultado
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 14h19m por GoldenBoy3095
      Temos primeiro que comprar o Lázaro e Radonjic, para os podermos vender. Temos opção de compra, mas acho que seria um erro verdermos no imediato. Acredito muito nestes dois, tanto quanto acredito em Yaremchuk. Mas lá está, podem ser apenas crenças. Que têm qualidade, acho que é inegável. Se vão resultar, é esperar para ver. Continuo a defender que Darwin e Everton têm qualidade e potencial, simplesmente não está a resultar. RDT não resultou no Benfica, em Espanha está em altas. F...ler comentário completo »
      Dirtylooks
      2021-09-15 14h18m por CapitaoHaddock
      Um bom treinador, ganha campeonatos com bons planteis. O EGO-calinadas nem quando tem o melhor plantel é capaz de ganhar. . .

      O tipo até pode perceber muito bola, o que com muitas decisões dele, eu duvido! mas o gajo é super teimoso e quer ter razão em vez de ser feliz! e leva a sua casmurrisse até à ultima e depois culpa o Covid ou o arbitro ou as lesões ou qualquer outra areia para os olhos. . .

      Eu enquanto Benfiquista com planteis que o Benfica tem, não admito não ganhar!
      Benfica
      2021-09-15 14h15m por Jokky
      Faz-me uma tremenda impressão que não saibamos jogar contra blocos baixos quando esse é o caso em 90% dos jogos que fazemos durante uma época. Passámos a primeira parte toda a mastigar o jogo e sem conseguir criar grandes lances de perigo e, quando conseguimos, falhámos lances que não se podem falhar. Nesta época praticamente só marcamos 2 golos por jogo, salvo o jogo contra o Santa Clara em que tudo entrou. Assim não pode ser, mais jogos como este virão e vai ser complicado manter a regularidade.
      GoldenBoy3095 e nelsongomes11
      2021-09-15 14h12m por CapitaoHaddock
      Concordo com o GoldenBoy3095, relativamente ao Otamendi, mas tenho duvidas em relação ao Radonjic e Lázaro. . . espero estar enganado e que eles façam uma excelente época e que saiam os 3 no final da época por um bom preço, já que o EGO-calinadas sai a zero. . .
      Dirtylooks
      2021-09-15 14h09m por CapitaoHaddock
      Ainda te digo mais. . .

      O JJ na época passada tinha o melhor plantel em Portugal. . . este ano ainda melhor!

      Se qualquer treinador que referi, tivesse o plantel do Benfica, seria campeão na boa!

      ainda mais. . .

      quando o EGO-calinadas esteve cá no Benfica, antes do scp, (onde também teve melhor plantel que o Benfica tinha e não ganhou nada!), teve jogadores como Julio César, Luisão, Garay, Maxi, Matic, Enzo, Salvio, Gait...ler comentário completo »
      nelsongomes11
      2021-09-15 14h07m por GoldenBoy3095
      Como referi, é apenas a minha opinião. Mas vou explicar, para tentar ser entendido. Tens razão, quando dizes que têm de provar a sua qualidade. Mas olhando assim de repente para o plantel, juntamente com os que já tinha mencionado, são os únicos que consigo dizer com praticamente certeza que poderão ser mais valias no futuro. Não coloquei Otamendi, simplesmente por causa da idade, tal como Vertonghen
      Goldenboy3095
      2021-09-15 13h55m por nelsongomes11
      Otamendi? O Lázaro e o radonjic ainda mal jogaram e fariam parte da base da equipa? Não tem lógica. Os outros concordo!
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 13h51m por GoldenBoy3095
      Não era o que passava cá para fora e a ser certo que assim o era, deveria ter sido mais. Hoje, Rúben Amorim poderia ser treinador do Benfica. Não o é, graças à estrutura do Benfica, que lhe quis impingir como trabalhar
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 13h49m por GoldenBoy3095
      Vou ser muito sincero, neste momento, existem 7 jogadores que seriam a base da equipa no futuro(na minha opinião e sem contar com os miúdos da formação). Yaremchuk, Rafa, Radonjic, João Mário, Weigl, Lázaro e Lucas Veríssimo. Qualquer treinador que viesse(já disse quem eu queria ver no Benfica) teria que construir um plantel em torno dos jogadores que mencionei. Volto a frisar que isto é só a minha opinião
      Dirtylooks
      2021-09-15 13h48m por CapitaoHaddock
      Não levo a mal. . . são opiniões e comentar a aqui é mesmo para isso. . .

      Realmente acho que o EGO-calinadas está fora de tudo o que é o Benfica! Não sabe minimamente o que anda a fazer! deve-se enganar no caminho diversas vezes e quando chega a Alcochete não o deixam entrar. . .

      Tanto Lage como o Vitória também não tinham condições e ambos foram campeões e rentabilizaram jogadores, apostando nos jovens. Isso sim é o projecto do Benfica.

      Em por...ler comentário completo »
      CapitaoHaddock
      2021-09-15 13h40m por Dirtylooks
      mandar umas bocas aos rivais, faz bem ao fígado, segundo dizem os experts da bola. Mas desejar o mal do próprio clube, isso é arrepiante, para além de macabro.

      Tudo isto para dizer que ao desejares Pepa, Luis Castro, Ricardo Soares a treinar o teu clube é como atirar o gajo que não sabe nadar, à agua em pleno alto-mar!

      Vá lá. . . achas que em Portugal há alguém com capacidade de treinar o Benfica?
      Se eu acho que não há para o FC Porto, é lógico qu...ler comentário completo »
      GoldenBoy3095
      2021-09-15 13h34m por CapitaoHaddock
      Erik Ten Hag é uma excelente hipotese, eu ficaria mais cotente em não ter lá o EGO-Calinadas!

      mas teria de haver nova revolução no Benfica. . . Cebolas, Gilbertos, Taraabts, Pizzis e outros têm de sair. . .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      Final: PFE 2-2 BEL
      O árbitro apita para o final da partida Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x Belenenses SAD em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      bludouro 27-09-2021, 20:48
      VerdeRubro 27-09-2021, 20:43
      Dirtylooks 27-09-2021, 20:15
      Dirtylooks 27-09-2021, 20:09
      RU
      ruipereira30 27-09-2021, 20:04
      NapoleonBonaparte 27-09-2021, 19:54
      bludouro 27-09-2021, 19:39
      bludouro 27-09-2021, 19:18
      Kaizeler 27-09-2021, 19:09
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 19:04
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 19:03
      bludouro 27-09-2021, 18:58
      otamendidossantos 27-09-2021, 18:55
      bludouro 27-09-2021, 18:52
      YO
      yogamaster 27-09-2021, 18:49
      Pestinha666 27-09-2021, 18:37