Benfica e Dynamo Kyiv empataram a zero

Valeu pelo susto

Muita posse, muito estudo, pouco golo e um grande assusto a terminar. Num jogo onde controlou a maioria do jogo, com especial ênfase na 1ª parte, o Benfica acabou por sair do frio da Ucrânia com apenas um ponto, e um grande susto nos instantes finais, na sua estreia na fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões, depois de ter empatado a zero com o Dynamo Kyiv.

Era a estreia portuguesa nesta edição da Liga dos Campeões e Jorge Jesus apostou no seu habitual 3x4x3, fazendo quatro alterações em relação à equipa titular do último jogo (0x5 com o Santa Clara), com as entradas de Rafa, Yaremchuk, Otamendi e Gilberto para os lugares de Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves, Rodrigo Pinho e Darwin. Do outro lado, o romeno Mircea Lucescu apostou no seu onze titular habitual e fez regressar à equipa Shaparenko e Buyalskyy (que esteve em dúvida até à última), para os lugares de Bogdan Lednev e Oleks Andriyevskyi.

Faltou a eficácia

A jogar no sempre difícil frio da Ucrânia e no terreno do Dynamo, o Benfica mostrou desde o apito inicial ser a equipa mais confortável com bola e beneficiou de uma linha de pressão muito mais baixa que o costume dos ucranianos - veja aqui a análise tática do Dynamo Kyiv -, que esteve quase sempre com todos os jogadores atrás da linha da bola, para dominar por completo no capítulo da posse de bola. Com tempo e espaço para ter bola no pé, os encarnados foram sendo muito pacientes e assertivos no controlo da posse, como se viu nos números com que acabou a 1ª parte (74% de posse de bola).

Essa opção levou o Dynamo a perder muita da identidade que o caracteriza no campeonato ucraniano e a apostar forte na expectativa, no erro e nas transições rápidas aquando da recuperação da bola e, por vezes, num estilo de jogo mais direto em busca do avançado Shkurin. No entanto, o Benfica esteve quase sempre exímio no momento da reação à perda e da transição defensiva e quase nunca deu esse espaço para que a formação comandada por Lucescu saísse em velocidade, demonstrando ter a lição muito bem estudada.

Benfica esteve exímio defensivamente ©Getty /
Ao nível de oportunidades, o Dynamo esteve longe de ser muito perigoso, mas o primeiro sinal de perigo até veio do seu lado, num pontapé livre que saiu dos pés de Shaparanko, o mais inconformado com o jogo da sua equipa, e que apenas não tocou nas redes encarnadas devido a uma boa defesa de Vlachodimos. Já do lado do Benfica, as oportunidades foram surgindo, embora com alguma falta de pontaria para os comandados de Jorge Jesus. Contudo, o momento na qual o Benfica criava mais perigo era mesmo aquando da saída a jogar do Dynamo.

Os ucranianos insistiam, ao seu estilo, quase sempre em sair a jogar curto (apesar das limitações técnicas dos seus centrais) e o Benfica, sabendo disso, pressionou muito alto nesse momento do jogo. Não foi, por isso, de estranhar que, após a meia hora de jogo, surgissem duas ou três oportunidades para os portugueses precisamente dessa forma, embora o guardião Denys Boyko (e a falta de pontaria encarnada) tenha impedido o golo inaugural até ao intervalo.

Intervalo fez bem ao jogo, mas não ao Benfica

Depois de uma 1ª parte muito descaracterizada, o Dynamo Kyiv regressou dos balneários muito mais à sua imagem. Embora ainda tenha apresentado uma linha de pressão mais baixa que o costume, subiu-a um pouco e isso permitiu-lhe ter mais bola. Com bola, a diferença também foi notória e em vez da procura pela velocidade na transição, os ucranianos mostraram querer pensar mais o jogo e ter mais tempo a bola no pé. Esta mudança deixou o jogo mais partido e com maior ritmo nos primeiros minutos e até foi o Benfica, pelos pés de Yaremchuk, numa bola perdida, quem deixou o sinal de perigo ativo.

Benfica piorou na 2ª parte ©Getty /
Apesar dessa boa oportunidade, Jorge Jesus percebeu que o Benfica continuava com dificuldades em penetrar o bloco baixo ucraniano e fez entrar Lázaro e Radonjic, para dar maior dinamismo às alas além de Grimaldo e Rafa, e Darwin, para atacar a profundidade (algo que Yaremchuk não tinha conseguido). Numa primeira instância, essas alterações na equipa trouxeram um pouco de maior velocidade e dinamismo ao ataque, especialmente na direita, onde os movimentos de Gilberto foram quase sempre óbvios, e Rafa até teve uma boa oportunidade de marcar (decidiu mal), mas rapidamente o Dynamo Kyiv se adaptou às mudanças e as equipas ficaram encaixadas.

Com o passar dos minutos, o jogo baixou muito de ritmo e as oportunidade de golo começaram a ser cada vez mais escassas, com as substituições efetuadas por Jorge Jesus a provarem não lhe ter corrido de feição. Nos minutos finais, depois de pouco ter feito ao longo da maioria do jogo, o Dynamo Kyiv mudou por completo o "chip" e, especialmente nos descontos, foram intensificando a pressão junto da baliza adversária. Nos momentos finais, Vlachodimos fez duas defesas enormes e à terceira oportunidade não conseguiu impedir o golo de Shaparenko, na sequência de um lance de insistência num canto.

Tudo apontava para a derrota inglória do Benfica, mas o VAR acabou por "salvar" os encarnados, encontrando um fora de jogo do médio ucraniano aquando do cruzamento. Esse fora de jogo deixou os adeptos e a equipa do Dynamo ao desespero e deixou o Benfica a respirar de alívio. Desta forma, os encarnados entraram com um empate nesta edição da Liga dos Campeões, aproveitando a "salvação" do VAR para limpar a imagem deixada a partir da hora de jogo e valorizando o que fez na 1ª parte.

U Terça, 14 Setembro 2021 - 20:00
Olimpiyskyi National Sports Complex
Anthony Taylor
0-0
Olimpiyskyi National Sports Complex
Lotação70 050
Medidas105x68
Inauguração1923
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo EJornada 1
Lances Capitais
90´
+1
Mykola Shaparenko (Dynamo Kyiv) remata ao ferro!!! O médio apareceu à entrada da área e rematou forte ao ferro. Na recarga, Odysseas faz uma defesa espetacular e evita o golo dos ucranianos!!
90´
+3
GOLO INVALIDADO Dynamo Kyiv
VAR anulou golo de Shaparenko por fora de jogo do camisola 10!
A Chave

À passagem da hora de jogo, Jorge Jesus colocou em campo Lázaro, Radonjic e Darwin, esperando melhorar a equipa, mas a verdade é que não lhe correu de feição. Especialmente os últimos dois, estiveram muito abaixo do desejado e a equipa baixou muito de nível.

O Árbitro

O inglês Anthony Taylor teve um jogo, na sua maioria, bastante tranquilo para ajuizar e manteve sempre o critério. O golo do Dynamo Kyiv acaba por ser bem anulado pelo VAR devido a posição irregular, enquanto o possível lance de grande penalidade para o Benfica dependerá sempre de critério. O jogador está no chão, com a mão apoiada e, segundo os critérios da FIFA, deve seguir jogo.

O Melhor
Personalidade encarnada

Ao contrário do que acontecia em algumas temporadas do passado, o Benfica não mudou de identidade do campeonato para as provas europeias e teve o controlo da larga maioria do jogo, especialmente ao nível da posse de bola. Foi um Benfica personalizado e à sua imagem na maioria do jogo.

O Pior
(In)eficácia

Muita bola, muita posse, mas pouco golo. A primeira parte do Benfica foi de excelência a nível defensivo, mostrando que tinha a lição bem estudada, e as oportunidades de golo até surgiram a espaços, mas faltou eficácia e mais intensidade no último terço, por forma a penetrar o bloco baixo e cerrado ucraniano.

Forma
Dynamo Kyiv
2021/2022
8J
6V
2E
0D
22-2G
Benfica
2021/2022
10J
8V
2E
0D
19-3G
Sabia que...by playmaker stats
1.º jogo esta época que o Dynamo Kyiv não vence em casa
4.º jogo consecutivo do Dynamo Kyiv sem sofrer golos
Dynamo Kyiv continua invicto esta época, após 8 jogos (6V 2E)
Só por uma vez o Benfica tinha estado 3 jogos sem sofrer golos fora de casa nas provas europeias: em 1968 ? mas esta é a 1.ª vez que o consegue numa só época
Benfica iguala o seu melhor registo defensivo fora de casa nas competições europeus: 3 jogos sem qualquer golo sofrido como vistante
Benfica invicto após os 10 primeiros jogos da época (8V 2E): não acontecia desde 2011/12, era o treinador... Jorge Jesus
4.ª vez que o Benfica empata fora no jogo de estreia na Champions ? sempre 0-0:
1994 Hajduk spilt ? qualificou-se
2006 Kobenhavn ? eliminado
2012 Celtic ? eliminado
2021 Dynamo Kyiv - ?
Nas 7 últimas participações na Champions, o Benfica só venceu o jogo de estreia uma vez (2-0 ao Astana, em 2015/16)
Depois de ter perdido o jogo de estreia nas suas 3 últimas participações na Champions, o Benfica arranca a edição da prova 2021/22 com um empate
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
DYNAMO KYIV
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Romagnoli___30. . .
2021-09-15 18h03m por AcaroInformatico
O golo no final não seria de todo injusto. . . enfim, é o que dá ver os jogos com óculos azuis ou verdes. Amanhã estarei por cá, se Deus o permitir, para avaliar os jogos de SCP e FCP vistos com os meus óculos encarnados. . .

À partida te digo, que seria justo ambos perderem, uma vez que jogam fora. . .
GoldenBoy3095
2021-09-15 14h32m por CapitaoHaddock
Sim, sim! Verdade. . .

Eles são bons jogadores, o EGO-calinadas não os consegue pôr a render!
AsMo
2021-09-15 14h28m por CapitaoHaddock
Se me permites. . . não ganhámos por culpa própria, não foi pela arbitragem, tens razão que isso é um habito, contra Sevilha, por exemplo foi gritante. . .

Mas o problema ali foi a incapacidade do Benfica criar jogadas. . . Como o Gabriel Alves dizia, foi um carrocel!
GoldenBoy3095
2021-09-15 14h26m por CapitaoHaddock
Sim, concordo tenho pena de o RDT não ter vingado no Benfica é uma boa comparação com o Everton e Darwin. o Ferreyra está sem clube. . . que pena, é um finalizador nato, o mal dele é não criar jogadas, apenas sabe chutar!
AS
já agora
2021-09-15 14h23m por AsMo
se aquela entrada já no fim sobre o Rafa não é vermelho deus me livre, o bissaka do MU foi expulso por menos.
Somos portugueses e nisto devíamos estar juntos, os clubes portugueses são constantemente roubados lá fora, e neste caso contra uma equipa da ucrania, que nem sequer é uma equipa de um campeonato de topo.
Jokky
2021-09-15 14h22m por CapitaoHaddock
Sabes porquê?

Porque o Benfica só sabe marcar golos com a equipa a entrar pela baliza a dentro, e/ou em contra-ataque. . .

O Benfica não tem remate de segunda linha, não tem os extremos e laterais a ir à linha de fundo e centrar. Cebola, é pé direito e joga na esquerda. . .

Por issoquando apanhas essas 90% de equipas com blocos baixos, é facil, basta manter superioridade numerica dentro do autocarro! pois o Benfica não sabe abrir a defesa
Dirtylooks
2021-09-15 14h18m por CapitaoHaddock
Um bom treinador, ganha campeonatos com bons planteis. O EGO-calinadas nem quando tem o melhor plantel é capaz de ganhar. . .

O tipo até pode perceber muito bola, o que com muitas decisões dele, eu duvido! mas o gajo é super teimoso e quer ter razão em vez de ser feliz! e leva a sua casmurrisse até à ultima e depois culpa o Covid ou o arbitro ou as lesões ou qualquer outra areia para os olhos. . .

Eu enquanto Benfiquista com planteis que o Benfica tem, não admito não ganhar!
Benfica
2021-09-15 14h15m por Jokky
Faz-me uma tremenda impressão que não saibamos jogar contra blocos baixos quando esse é o caso em 90% dos jogos que fazemos durante uma época. Passámos a primeira parte toda a mastigar o jogo e sem conseguir criar grandes lances de perigo e, quando conseguimos, falhámos lances que não se podem falhar. Nesta época praticamente só marcamos 2 golos por jogo, salvo o jogo contra o Santa Clara em que tudo entrou. Assim não pode ser, mais jogos como este virão e vai ser complicado manter a regularidade.
GoldenBoy3095 e nelsongomes11
2021-09-15 14h12m por CapitaoHaddock
Concordo com o GoldenBoy3095, relativamente ao Otamendi, mas tenho duvidas em relação ao Radonjic e Lázaro. . . espero estar enganado e que eles façam uma excelente época e que saiam os 3 no final da época por um bom preço, já que o EGO-calinadas sai a zero. . .
Dirtylooks
2021-09-15 14h09m por CapitaoHaddock
Ainda te digo mais. . .

O JJ na época passada tinha o melhor plantel em Portugal. . . este ano ainda melhor!

Se qualquer treinador que referi, tivesse o plantel do Benfica, seria campeão na boa!

ainda mais. . .

quando o EGO-calinadas esteve cá no Benfica, antes do scp, (onde também teve melhor plantel que o Benfica tinha e não ganhou nada!), teve jogadores como Julio César, Luisão, Garay, Maxi, Matic, Enzo, Salvio, Gait...ler comentário completo »
Goldenboy3095
2021-09-15 13h55m por nelsongomes11
Otamendi? O Lázaro e o radonjic ainda mal jogaram e fariam parte da base da equipa? Não tem lógica. Os outros concordo!
Dirtylooks
2021-09-15 13h48m por CapitaoHaddock
Não levo a mal. . . são opiniões e comentar a aqui é mesmo para isso. . .

Realmente acho que o EGO-calinadas está fora de tudo o que é o Benfica! Não sabe minimamente o que anda a fazer! deve-se enganar no caminho diversas vezes e quando chega a Alcochete não o deixam entrar. . .

Tanto Lage como o Vitória também não tinham condições e ambos foram campeões e rentabilizaram jogadores, apostando nos jovens. Isso sim é o projecto do Benfica.

Em por...ler comentário completo »
GoldenBoy3095
2021-09-15 13h34m por CapitaoHaddock
Erik Ten Hag é uma excelente hipotese, eu ficaria mais cotente em não ter lá o EGO-Calinadas!

mas teria de haver nova revolução no Benfica. . . Cebolas, Gilbertos, Taraabts, Pizzis e outros têm de sair. . .
GoldenBoy3095
2021-09-15 13h31m por CapitaoHaddock
Não, não, não. . . !!!

O Lage foi duro. . . o problema foi o LFV meter-se, ficar do lado dos jogadores e condiccionar o trabalho do Lage. . . e fez o mesmo com o Rui Vitória!

O LFV dizia que não precebia nada de futebol. . . mas o amiguinho Pizzi tinha de jogar!
GoldenBoy3095
2021-09-15 13h28m por CapitaoHaddock
Mas esse não deve querer trocar o Ajax pelo Benfica. . .

Mas é precisamente um treinar assim que precisamos! que se identifique com o projecto Seixal!

É arrepiante ver jogadores da formação a fazer tudo para se porem ao fresco e nascer 10x
GoldenBoy3095
2021-09-15 13h24m por CapitaoHaddock
Pois não, mas já lá não está o amigalhaço Vieira
AcaroInformatic o
2021-09-15 13h23m por CapitaoHaddock
Lol! Pringle. . . quem te foste lembrar. . .

AHAHAH
AcaroInformatic o
2021-09-15 13h21m por CapitaoHaddock
Espero sinceramente que o Iletrado Ego-calinadas ingnorante, se vá embora no final da época. . .

Que venha o Pepa, Luis Castro ou Ricardo Soares, já que o Lage que é o meu treinador está no Wolves!
CapitaoHaddock
2021-09-15 13h17m por AcaroInformatico
Gonçalo Ramos já era. . . somente na taça, e se jogarmos frente ao Sacavenense. . .

JJ é isto e isto mesmo. . . os 50 jogadores que chegaram no ano passado, este ano já não servem. Os 50 jogadores que chegam este ano, par o próximo ano já não servem. . .

Cervi já marca em Espanha. . . o Evertón Cebolão passeia-se com a camisola do SLB, até o André Almeida renderia mais naquela posição.

Darwin. . . pior do que só me lembro do Pringle, embo...ler comentário completo »
Inform_Gilberta o
2021-09-15 13h13m por CapitaoHaddock
O Gedson no meio-campo, não se safa. . . mas entre o Pizzi e o "Marrocano" concordo contigo.

Para mim o Gedson tem as caracteristicas do Lázaro, e deveria ser aposta para o lado direito com 3 centrais! Mas há lá:

Gilberto que seria bem vendido. . .
Diogo Gonçalves;
André Almeida;
Lázaro; e
Paulo Bernardo (posição onde o iletrado ignorante, conta com ele!!!) LOL
danielqualquer. . .
2021-09-15 13h11m por AcaroInformatico
Ao ler um artigo no zero zero, saio sempre mais rico gramaticalmente. . .
Inform_Gilberta o
2021-09-15 13h02m por CapitaoHaddock
Só no Gedson?

Eu acho que o Paulo Bernardo, tira o lugar a qualquer um desses "marrecos". . . além disso o Cebola a jogar assim, até o Embaló é titular!
Na defesa o Ferro faz melhor que o Vertonghan, que dá com cada casa que até parece o Otamendi na época passada!
Por falar em aposta, ontém o Gonçalo Ramos é que deveria ter entrado no lugar do Darwin!!!
"Muita posse, muito estudo, pouco. . . "
2021-09-15 12h29m por danielqualquer
"Muita posse, muito estudo, pouco golo e um grande assusto a terminar. "
"grande assusto" é da mesma categoria gramatical de "comer uma assandes"?
PO
A estória do jogo resume se ao JJ
2021-09-15 11h02m por PORTOTUGA2
"jogamos na Champions! Não num campeonato de. . . . não digo"
Ora aí está! Revelado porque é que o FCP tem sido, ao longo de décadas, o melhor a nível internacional!
Hoje em dia, interessa pouco ser campeão nacional, até pelas vicissitudes especiais do nosso centralismo bacoco.
Interessa sim, ir á Champions e ser o melhor, desportiva e financeiramente, clube português.
Os jogadores querem jogos contra Madrid e não contra Tondelas, com todo o respeito pelo c...ler comentário completo »
ZH
Benfica
2021-09-15 10h51m por zhar
Fez um bom jogo , encostou o dinamo as cordas durante 90 minutos, falhou alguns golos que não devia ter falhado , ate se pode queixar de um penalti manhoso não assinalado (defesa arrastou a bola com a mao no chao) . . . e como habitual mal entraram o tarabt e pizzi começaram as coisas a correr mal. . . e ainda por cima a equipa mostrou sempre vontade e determinaçao. . . o que não é aceitavel é os ja mais que habituais pseudo adeptos que ao menor resultado que não vitoria saiem da toca como...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...