placardpt
    Os destaques para o zerozero

    5 conclusões a tirar do Clássico (do lado do FC Porto)

    O primeiro Clássico da época 2021/22 permite tirar já algumas conclusões das equipas de Sporting e FC Porto, que fizeram o primeiro jogo após o fecho do mercado, portanto já com as equipas completas para esta temporada.

    Em jeito de balanço, o zerozero apontou cinco conclusões que o duelo entre leões e dragões permitiu retirar sobre as duas equipas e aquilo que pode acontecer esta época. Estas são as do FC Porto.

    Luis Díaz decide jogos

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Não é propriamente surpreendente, até porque aconteceu neste mesmo Clássico, mas o colombiano provou que o fez na Copa América e o que foi fazendo a espaços desde que chegou ao Dragão pode acontecer com mais frequência.

    O extremo foi um caso de boa gestão de Sérgio Conceição, que aproveitou os bons momentos do cafetero para o lançar de início ou a partir do banco de suplentes, mas esta época, também pelo crédito que ganhou no verão, merece assumir o papel de estrela do FC Porto, até porque já é um dos melhores do campeonato.

    Problemas nas laterais

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Num jogo em que João Mário não conseguiu fazer a diferença do ponto de vista ofensivo, ficaram mais uma vez evidentes as fragilidades portistas nos corredores laterais.

    Wendell foi contratado, mas já se esperava que não fosse pegar de estaca imediatamente, uma vez que Sérgio Conceição não costuma apostar logo nos reforços, mas Marcano já mostrou que não pode ser solução para lateral esquerdo e com Zaidu aparentemente riscado, os dragões têm de arranjar soluções.

    Uma delas pode passar precisamente pela entrada de Wendell no onze, mas nos jogos de maior exigência defensiva isso pode não ser suficiente. No mesmo jogo, João Mário e Marcano jogaram de início, Manafá entrou para a esquerda e Corona passou para a direita. Não é, de todo, um setor que viva um momento de estabilidade.

    Aposta para manter

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Durante alguns anos, Diogo Costa andou a trabalhar na sombra de Casillas e, mais tarde, Marchesín, mas sempre se percebeu que mais cedo ou mais tarde iria assumir o papel de titular na baliza do FC Porto. Esse momento parece ter chegado agora.

    A lesão do guarda-redes argentino abriu uma janela que o jovem portista já tinha feito por merecer e dentro de campo nunca se sentiu o impacto da mudança. Os últimos tempos mostraram que todo o potencial que lhe era apontado tem razão de ser.

    Foi pela primeira vez chamado à seleção (não jogou) e acabou como homem no jogo no Clássico. É o futuro, mas também o presente.

    Cabeça noutro lugar (por agora)

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Será algo que se resolverá com o passar dos jogos, mas neste momento parece existir um problema na equipa portista, pelo menos em alguns jogadores.

    O mercado de transferências foi difícil e Corona e Sérgio Oliveira pareciam ter como certas as saídas do FC Porto, mas acabaram por permanecer. Se o caso do médio é mais fácil de gerir por haver margem negocial, o mesmo não se pode dizer de Corona, que a partir de janeiro pode assinar por outro clube. O mexicano foi titular pela primeira vez no Clássico, mas mostrou estar distante da equipa por esta altura.

    O mesmo pode dizer-se de Mbemba, que também termina contrato no final da época e em Alvalade esteve muito longe do que já mostrou. A resolver internamente, até porque são jogadores muito importantes para Sérgio Conceição.

    Jovens ainda sem espaço

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Já destacamos a titularidade de Diogo Costa e o mesmo é válido para João Mário, mas ao mesmo tempo fica a sensação que o momento de alguns jovens dragões continua a ser adiado.

    Ao fim de cinco jornadas, Francisco Conceição, Vitinha, Fábio Vieira, Evanílson e o próprio Pepê ainda não chegaram à hora de utilização. A época é longa e terão certamente essa oportunidade, mas com tantas soluções a aparecer no plantel, precisamente para essas posições, parece que ainda não é desta que estes elementos vão assumir-se como opção mais próxima do onze de Conceição.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Liga BWIN: Sporting x FC Porto
    Liga BWIN: Sporting x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Reflexão
    2021-09-14 21h23m por hjtc
    F. C. Porto tem o mesmo treinador à varias épocas e ainda assim falha dinâmica jogo.
    - Centrais do ultimo jogo tem horas e horas de parceria e falham regularmente as marcações. Enfase para o Chancel que não sabia se ajudava o lateral ou apoiava Pêpe. Nunca decidiu bem a posição e abriu os portões da defesa para que Nuno Santos se desse ao luxo de correr pelo centro e não pelas alas como habitualmente.
    - Seria espectável que Marcano controlasse Pedro Porro ou Jovani. Não era f...ler comentário completo »
    LM
    CHAMPIONS LEAGUE
    2021-09-13 17h03m por Lmacha
    Eu acredito que o 11 para a champions vai ser este
    DIOGO COSTA
    3 CENTRAIS MBEMBA, PEPE, MARCANO
    2 ALAS CORONA, WENDELL
    3 MÉDIOS GRUJIC, URIBE, OTÁVIO
    2 AVANÇADOS LUIZ DIAZ E TONY MARTINEZ (TAREMI)

    Tempos difíceis
    2021-09-13 16h10m por HOMESCOUT
    Infelizmente, e por causa de Um gestão desastrosa, o mercado deste verão foi catastrófico. Não se vendeu e não se resolveram os problemas nas laterais no centro da defesa com um central rápido e não se colmatou a saída do Marega com uma avançado capaz de jogar sozinho na frente. Por isso o desânimo do Sérgio Conceição no final. Não pode fazer melhor
    CA
    Conclusões
    2021-09-13 15h06m por Carago10
    Nova época, os mesmos erros.
    O golo do Sporting, assim como todas as jogadas de perigo que criou na 1º parte foram semelhantes às que fez no ano passado contra o Porto.
    Como é que se cai no mesmo erro tantas vezes. Como é que não se corrige isto?
    A culpa aqui é do SC. Tenho-o defendido várias vezes, mas nestas situações é difícil abonar a favor dele.

    Nando
    2021-09-13 14h30m por CabraCega
    Eu já te dou razão desde a segunda época dele. Não basta bater no peito e dizer que ama o clube. Fora o facto de ser extremamente conflituoso quando perde… Não pode. Quero um treinador que sabia aceitar a derrota e não arrange bodes expiatórios com a arbitragem à imagem do que o Amorim faz. Ao contrário do que vejo com o Amorim a nossa equipa joga um futebol que mete nojo… E quem dera ao Amorim ter o nosso plantel. Na minha opinião os unico que era indiscutível no Porto era o Coates. E o P...ler comentário completo »
    HA
    valterkings
    2021-09-13 14h24m por Halibut
    Zaidu e Manafa não são jogadores para ser titulares no Porto, no máximo suplentes, nunca tivemos laterais tão fracas e os fãs do João Mário eu já o disse aqui, acalme-se porque o miúdo ainda não provou nada, quero ver nos jogos de maior exigência o que vale, teve agora um com o Sporting e não fez um bom jogo.

    Renovem com Diogo, Mbemba, Corona, Fábio Vieira

    Em Janeiro vendam pelo menos o Corona, Zaidu e Sérgio Oliveira, só aqui faziamos 25 milhões, davam ...ler comentário completo »
    Porto
    2021-09-13 14h22m por petitor
    Com Fábio Vieira a entrar muito a ser um joker tem muita qualidade.

    Porto
    2021-09-13 14h22m por petitor
    Temos de voltar a ter um 6 forte na recuperação como era palhinha, libertar Uribe para golos e pressão alta e libertar um criativo como Vitinha

    Mas SC não apostará neste tipo de 11

    Diogo Costa
    João Mario
    Wendell Não conheço mas foi contratado
    Pepe
    Fábio Cardoso Mbemba ainda não renovou e não gosto de Marcano
    Grujic e o 6 que temos
    Uribe
    Vitinha
    O tavio
    Taremi
    Luiz Dias
    Porto
    2021-09-13 13h12m por valterkings
    11 base do Porto tem de ser este:

    GR: Diogo Costa
    DD: Wilson Manafá
    DC: Pepe
    DC: Mbemba
    DE: Zaidu
    MC: Uribe
    MC: Sérgio Oliveira
    MC: Otávio
    ED: Corona
    EE: Luiz Díaz
    PL: Taremi

    O importante aqui não é tanto se joga Taremi ou Toni Martínez na frente por exemplo, o importante é que volte a haver uma base sólida na equipa, a base da época anterior que era muito competitiva, posso estar enganado m...ler comentário completo »
    Porto
    2021-09-13 13h06m por valterkings
    O facto de aparentemente Sérgio Conceição ter riscado Zaidu não faz sentido nenhum, para já é um excelente jogador e depois, será que prefere mesmo ter lá o Marcano como central adaptado?!

    Igual para o Manafá, o rapaz pode ser um meme da internet e tal mas a verdade é que fez uma excelente temporada anterior adaptando-se muito bem à equipa, a meu ver faz muito mais sentido tê-lo lá que o João Mário, oferece uma dinâmica completamente diferente mas enfim.

    Em r...ler comentário completo »
    PORTO
    2021-09-13 13h02m por luissilva275
    A mim só me interessa o fc porto, isso sim dou a minha visão e opinião sobre actualidade do meu clube.
    Não entro em noticias do sporting nenhum Benfica, porque por mim ambos podem perder os jogos todos sejam nacionais ou internacionais.
    Irei comentar sempre nas notícias sobre o fc porto, e respeitarei sempre a opinião de todos portistas porque nos portistas queremos e desejamos o melhor para o nosso clube. Como respeitem a opinião, claro.
    Rivais a comentar as nossas not...ler comentário completo »
    [. . . ] 10
    2021-09-13 12h45m por luissilva275
    Vitor Pereira eu gostava.
    O que eu queria escrever era José peseiro
    Luissilva
    2021-09-13 12h45m por fcpinvicta
    O pepe é um ótimo jogador mas se no Brasil ntem um bom número de golos e assistências (mediano devido ao número elevado de jogos) n é jogador para valer 15M, no máximo metade
    Fka
    2021-09-13 12h43m por fcpinvicta
    Acredito, como acredito que nem 10M custou. Mas 3DD e nenhum teve condições para jogar (jpedro, saravia e janko) diz muito da situação. Quem vai sair a custo zero agora? Vamor virar a chacota da gestão mundial
    CA
    luissilva275
    2021-09-13 12h42m por Carago10
    Quando escreves Pereira referes-te ao Vitor Pereira?
    O VP teve que gerir na sua primeira época uma equipa com jogadores com o ego a rebentar, que andavam amuados por não terem sido transferidos (Guarín, Fernando, Álvaro Pereira, Rolando. . . ) ​Notou-se imenso a estabilidade que a equipa adquiriu na 2ª volta, conseguindo alcançar o título.

    Na 2ª época foi só campeão invicto. Mesmo a 4 pontos do Benfica desde a 23ª jornada (o Benfica demolidor que a CS tanto ba...ler comentário completo »
    PARA TERMINAR ESTE TEMA
    2021-09-13 12h42m por luissilva275
    Em resposta a 2 utilizadores:Marcano goste-se ou não é 1 jogador competente (certinho), no sábado não lhe correu bem o jogo.
    Quanto aos laterais tanto Manafa como Zaidu para segundas opções estão bem. Isso se os titulares forem J. Mario e Wendell.
    Quanto ao Nakajima, quando veio 90% dos portistas ficaram satisfeitos. Simplesmente não se adaptou.
    Quanto ao Pepé deem-lhe mais algum tempo, e irão ver jogador que ele é.
    Marega a mim também me chateava, mas foi 1 jogador que fez parte da história do clube e teve alguns momentos bons.
    Fka
    2021-09-13 12h38m por fcpinvicta
    N é bem assim, o Bruno Costa foi o melhor jogador do paços mas só falavam do eustaquio. O que n faltava eram adeptos do Porto a pedir o mediano do eustaquio
    Jdabm
    2021-09-13 12h36m por fcpinvicta
    O weigl precisa de melhorar a sua intensidade e reação à perda. No jogo na Holanda ele foi dos melhores em campo e fiquei surpreendido com a intensidade demonstrada, a questão é que ele tem um raio de ação seja defensivo ou ofensivo curto, por esses motivos n aprecio ele como jogador ainda mais pelo preço
    Luis Silva
    2021-09-13 12h34m por fcpinvicta
    Para mim negar a saída do marega e andar com manafas é zaidus já é motivo para sair. A fortuna que gastamos em laterais, pepe e nakajima n falas. Ele n tem culpa de tudo, a direção também só tem sanguessugas
    JS
    Não queria voltar a falar aqui
    2021-09-13 12h29m por jsilva77
    Da não contratação de Eustáquio e a vinda de Bruno Costa, um seu suplente, ao invés . . .
    Porto
    2021-09-13 12h29m por fcpinvicta
    Nunca mais temos eleições de novo. . . Pdc merece uma estátua parabéns por tudo mas bateu no fundo e passou a sua hora já. O FC Porto precisa de uma revolução tremenda em todos setores. Pdc vai terminar o mandato sem a academia construída. O Sérgio tem de sair o quanto antes, à dois anos que devia ter ido embora, o porto neste momento n aproveita a formação onde vitinha e Fábio Vieira podem se tornar dois craques mundiais mas andam a comer banco para o Bruno Costa e um jogador que ia sair...ler comentário completo »
    JS
    Aleaotejano
    2021-09-13 12h29m por jsilva77
    Não respondo à letra porque tenho muito apreço e respeito pelos Alentejanos e não só . . . Além de que fiz uma análise objetiva e com argumentos sobre o meu clube, e o que fez no seu comentário ??? Pois . . . Já agora, considerar o Sporting desfalcado por causa da ausência de Gonçalo Inácio, que para mim, e muitos, é ainda um projeto de jogador tão verdinho como a camisola do seu clube, apesar de lhe reconhecer alguma qualidade e . . . TT ??? A sério ??? O Pote, nada a argumentar, mas...ler comentário completo »
    ADEPTOS
    2021-09-13 12h25m por luissilva275
    Todos nós temos as nossas preferências por certos jogadores. Dou um exemplo, os nossos "bebés" da formação(Diogo Costa/Vitinha/Fábio Vieira/Conceição/entre outros)por eles temos um certo carinho mas também temos que perceber que não podem jogar todos. Podia-se sim juntar juventude com experiência.
    Para mim o Sérgio Conceição é o treinador ideal para o nosso cluber, apesar de por vezes eu também o criticar.
    Ele sente o clube, ele é Porto.
    Agora ter treinadores k são elogi...ler comentário completo »
    HA
    MaisDoMesmo
    2021-09-13 12h23m por Halibut
    Grujic + Sérgio Oliveira (médio defensivo e médio centro)
    Uribe + Bruno + Vitinha
    Otávio + Fábio Vieira

    Weigl + Meité. . . . aqui é mais ou menos igual em qualidade
    João Mário + Taarabt + Gedson. . . . aqui é mais ou menos igual em qualidade, embora o Uribe seja mais completo como médio centro.
    Pizzi é o mais ofensivo deles, mas Otávio mete-o num bolso e sobra ainda o Fábio

    No geral somos melhores a meu ver, do Sporting já nem falo,...ler comentário completo »
    MaisDoMesmo
    2021-09-13 12h17m por Aleaotejano
    Sim pá é isso mesmo. O Gonçalo Inácio, titularíssimo desde a época passada, joga xadrez. Epa lol. Ao menos esforcem-se mais a passar essa cartilha dos cansados.

    "Menos?" Pois claro toda a gente sabe que um central expulso aos 30 minutos, após agressão às claras, e com o resultado 1-0 não influencia nada. . . Sai um geladinho para a testa sff.
    12
    jogos históricos
    U Sábado, 11 Setembro 2021 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Nuno Almeida
    1-1
    Nuno Santos 16'
    Luis Díaz 71'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38